Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Estou no Bayern e quero implementar um modelo de posse de bola e com muitas oportunidades, golos, podendo mesmo comprometer um pouco a organização defensiva mas minimizar o risco.

O sistema que quero adoptar é este:

c5d6092da84f5409940beba2d49c92d2.png

Instruções à equipa:

b8544344ded12744df30098bd06821dd.png

Táctica: 4-1-1-3-1

Como quero jogar:

Quero que a equipa tenha bastante posse de bola, criando várias oportunidades de golo mas mantendo o equilíbrio defensivo. Quero jogar com linhas bastante juntas, reduzir o espaço ao adversário e pressionar bastante, reacção imediata à perda da bola. Quero que a equipa ataque e defenda em bloco, com os laterais a darem bastante profundidade mas com atenção à defesa (especialmente o Lahm). Quero um bloco coeso a atacar e a defender. Escolhi "Menos Intensidade" porque quero manter a bola e ter o controlo do jogo, mas estava na dúvida entre essa opção e "Mais Intensidade". Estava a pensar em escolher "Mais Intensidade" quando não estou a criar oportunidades, mas opinem.

Guarda-redes: Quero que o GR corte as bolas que passem a defesa (como o Neuer faz) e distribua o jogo para os laterais.

Centrais: Quero que sejam agressivos nos desarmes e que não dêem espaço aos avançados, o Boateng e o Benatia são rápidos o que pode compensar o mau posicionamento. Estou na dúvida se escolha o Boateng para Defesa Central (Cobrir) ou Limitado (Cobrir), mas como tenho o Neur a líbero parece-me que central está bem. (na img está defesa limitado errado)

Alas: Quero que dêem profundidade mas que sejam capazes de defender. O Alaba é bastante rápido e ataca bem, daí que tenha escolhido Ala (Atacar). O Lahm não é rápido mas é muito bom a defender, quero que dê largura mas apenas quando não existe risco de perder a bola e ficar desposicionado. Escolhi Ala (Apoiar). Eventualmente poderei mudar o Alaba ou mesmo ambas para Alas Completos, mas visto que esses papéis são só de ataque não queria comprometer a defesa.

Médio Defensivo: Tenho o Xabi Alonso a CJR (Defender), quero apenas que construa jogo e que mantenha a posição. No entanto também tenho o Javi Martínez que faz médio defensivo e médio centro, se bem que a maior parte das vezes vai jogar a defensivo, mas visto que ele é um jogador defensivo e não um criador de jogo, qual a melhor função com base na minha táctica? Médio Defensivo (Defender), MRB, Trinco ou Pivô Defensivo?

Médio Centro: Actualmente tenho o Schweinsteiger a Médio Centro (Apoiar), quero que mantenha a posição no ataque e que apoie os avançados, ficando assim com 4/5 jogadores de características mais defensivas.

Extremos: Ribéry e Robben. Ribéry é pé direito mas é forte com os 2 pés, tem movimento preferencial vem para dentro como o Robben, mas nestou na dúvida entre Extremo a apoiar ou Avançado Interior (Apoiar). Têm os 2 vem para dentro como movimento preferencial e boa finalização e remates de longe então decidi por Avançado Interior (Apoiar) nos 2.

Médio Ofensivo Centro: Quero que crie bastantes oportunidades e que ande à procura de espaço no ataque. Como achei que tinha poucos jogadores na área decidi por CJA (Atacar) e não apoiar.

Ponta-de-lança: Lewandowski, estava na dúvida entre Avançado Completo (Atacar) e Avançado Recuado (Atacar), mas como apanha a maior parte dos atributos dele decidi por Completo.

Como ainda não joguei nenhum jogo não vi ainda a táctica em acção, mas gostava de ler algumas opiniões :biggrin:

Editado por andrew65

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu não sou de opinar coisas, mas porque não? :mrgreen:

Andrew65, pelo que vejo nas instruções, tens "enfrentar defesa", eu tiraria isso, visto que queres um modelo em posse de bola, queres jogar com linhas bastante juntas? Mete jogar mais fechado. Como tens uma linha defensiva bastante alta convém pôres usar defesa em linha. Quanto à mais intensidade e menos intensidade? Eu normalmente não ponho nenhuma :lolada: Só ponho mais intensidade quando tou a precisar de um golo, e menos intensidade quando tenho vantagem de 2 golos pelo menos, mas isso é a teu critério como queres fazer a intensidade. Quanto às funções, queres um modelo perto do bayern? Aconselho o pivô defensivo, e assim esse 4-1-1-3-1 transforma-se mais ao menos numa tática com 3 defesas (não vou dizer um modelo, porque eu não sou muito bom a dizer novos modelos táticos lool) Esse CJA só vai mesmo atacar, e com um AC(at.) não sei não, podias por o CJA a médio ofensivo apoiar ou atacar (apoiar, deixas o AC atacar, atacar deixas o AC a apoiar, ou se quiseres um falso nove, isso deixas a teu critério) e assim mudavas esse MC a apoiar para um CJA ou um CJR apoiar ou atacar, depende das tuas escolhas anteriores, é isso, o resto deixa com o MichaelAndrews, que talvez vaia corrigir-me alguma coisa que eu te tenha aconselhado, mas acho que não xD)

Edit: Acho que deves pôr um extremo, em vez de 2 AI, aconselho-te no lado direito, visto que tens o lahm a apoiar...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

http://s13.postimg.org/6znejc75j/instrucoes_posse.png

http://s2.postimg.org/4xw33js49/tactica_em_posse.png

Esta e o modelo e a forma como tenho desenvolvido recentemente um modelo em posse. Ate agora estou a gostar da posse de bola nunca menos de 65% sendo que ao intervalo costuma ser mais de 70%.

Nao estou a gostar das oportunidades criadas, muito poucas apesar de ter uma boa media de golos a equipa ataca com pouca gente e nao cria situacoes claras de golo.

Tenho algumas duvidas e gostava de saber a vossa opiniao

Primeiro sobre os alas, nao tenho gostado muito das prestacoes deles, entram pouco no jogo, nao criam situacoes e entram pouco na posse de bola, alguma sugestao?

Acerca das instrucoes tenho vindo a utilizar jogar fechado mas durante algum tempo utilizei jogar largo e a explorar pelo meio, O que acham que seria melhor utilizar ? jogando fechado mudariam algo?

Em relacao a intensidade e outra duvida que nao consigo concluir qual sera a melhor a aplicar?

Espero a vossa opiniao desde ja obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Não entram pouco no jogo, entram é pouco na tua organização ofensiva porque definiste uma mentalidade defensiva aos alas (tarefa automática assume a mentalidade contra-atacar). Também precisas de quem tenha tarefas de ataque, o natural é que sejam os avançados interiores para ocuparem os espaços criados pelo Falso 9. Se este baixa para arrastar os defesas contrários quem ocupa esse espaço ? Dessa forma ninguém ! Podes é combinar, um avançado interior com um extremo ou com um raumdeuter: o extremo dá-te largura no ataque, enquanto o Raumdeuter ocupa mais os corredores interiores, entre o lateral e o central.

Jogar mais fechado significa que tens menos largura, jogadores mais juntos, o que facilta a recuperação de bola, mas depois também te afecta a forma como atacas, daí a importância de dar alguma largura através das funções que dás aos jogadores.

A temporização é algo que depende bastante dos jogos e da forma como o adversário te pressiona: usar mais ou usar menos não é uma fórmula mágica que te vai dar mais posse ou mais golos, portanto, é mesmo uma questão de observares os jogos e perceberes se a equipa precisa de circular a bola mais depressa ou mais devagar.

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, podes-me dar uns conselhos com a minha táctica?

Está em cima, ainda estou a tentar ajustar posicionamentos e papéis, mas até agora ainda não encontrei o que pretendo.

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, podes-me dar uns conselhos com a minha táctica?

Está em cima, ainda estou a tentar ajustar posicionamentos e papéis, mas até agora ainda não encontrei o que pretendo.

Leste isto ???

Bem, eu não sou de opinar coisas, mas porque não? :mrgreen:

Andrew65, pelo que vejo nas instruções, tens "enfrentar defesa", eu tiraria isso, visto que queres um modelo em posse de bola, queres jogar com linhas bastante juntas? Mete jogar mais fechado. Como tens uma linha defensiva bastante alta convém pôres usar defesa em linha. Quanto à mais intensidade e menos intensidade? Eu normalmente não ponho nenhuma :lolada: Só ponho mais intensidade quando tou a precisar de um golo, e menos intensidade quando tenho vantagem de 2 golos pelo menos, mas isso é a teu critério como queres fazer a intensidade. Quanto às funções, queres um modelo perto do bayern? Aconselho o pivô defensivo, e assim esse 4-1-1-3-1 transforma-se mais ao menos numa tática com 3 defesas (não vou dizer um modelo, porque eu não sou muito bom a dizer novos modelos táticos lool) Esse CJA só vai mesmo atacar, e com um AC(at.) não sei não, podias por o CJA a médio ofensivo apoiar ou atacar (apoiar, deixas o AC atacar, atacar deixas o AC a apoiar, ou se quiseres um falso nove, isso deixas a teu critério) e assim mudavas esse MC a apoiar para um CJA ou um CJR apoiar ou atacar, depende das tuas escolhas anteriores, é isso, o resto deixa com o MichaelAndrews, que talvez vaia corrigir-me alguma coisa que eu te tenha aconselhado, mas acho que não xD)

Edit: Acho que deves pôr um extremo, em vez de 2 AI, aconselho-te no lado direito, visto que tens o lahm a apoiar...

Não precisas de Enfrentar a Defesa porque o que escolheste já tem implícito que usem mais o drible, é redundante. O CJA não vai apenas atacar, a tarefa dele é realmente essa mas jogas com Muito Fluido, logo o jogador vai procurar executar mais do que o determinado pela função e tarefa. Mas, tal como no texto em cima, tens 4 jogadores a concentrarem-se no mesmo espaço e convém dar largura à equipa (sim, os alas fazem-no mas é insuficiente) Agora se queres um modelo próximo do Bayern actual, em primeiro lugar não podes optar por Muito Fluido, de certeza que não vês os centrais do Bayern a participarem na organização ofensiva da equipa :-), em segundo lugar é impossível reproduzi-lo porque o FM ainda não contempla determinadas funções de jogadores que o Bayern aplica. Em termos de esquema táctico, há demasiadas variações, desde 4231, 343, 3331, 3412 e 3421, o Guardiola muda amiúde o esquema, embora os conceitos sejam idênticos. Em termos de FM, se optas por um jogador que jogue mais entre os centrais, precisas de alimentá-lo, seja com passes ou cruzamentos; se optas por um jogador que venha mais ao meio-campo e arraste os centrais, precisas de diagonais e ocupação dos corredores interiores: ambas as opções são válidas, não dá é concentrar jogadores num espaço que já é reduzido em espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim li, e até agradeci ao user. No entanto continuo a sofrer muitos golos e a marcar bastantes com o os conselhos que me deu. Em 4 jogos foram dois 6-3 lol.

Mas vou aplicar os que me deste agora.

Em termos de FM' date=' se optas por um jogador que jogue mais entre os centrais, precisas de alimentá-lo, seja com passes ou cruzamentos; se optas por um jogador que venha mais ao meio-campo e arraste os centrais, precisas de diagonais e ocupação dos corredores interiores: ambas as opções são válidas, não dá é concentrar jogadores num espaço que já é reduzido em espaço. [/quote']

Pois, então se tenho 2 avançados interior poucas vão ser poucas as vezes que vão cruzar para a área. Tenho o MOC a Médio Ofensivo a apoiar e vou meter agora os extremos para extremo mesmo.

Editado por andrew65

Compartilhar este post

Link para o post

Sim li, e até agradeci ao user. No entanto continuo a sofrer muitos golos e a marcar bastantes com o os conselhos que me deu. Em 4 jogos foram dois 6-3 lol.

Mas vou aplicar os que me deste agora.

Pois, então se tenho 2 avançados interior poucas vão ser poucas as vezes que vão cruzar para a área. Tenho o MOC a Médio Ofensivo a apoiar e vou meter agora os extremos para extremo mesmo.

Também podes experimentar assimetrias: de um lado, um jogador a cortar para dentro, do outro a dar largura. Baixa a fluidez, estás a pedir a todos os jogadores que façam mais do que lhes é determinado pela função e tarefa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês não notam que os vossos alas fecham demasiado mesmo pedindo para eles ficarem abertos?

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos ja ha uns tempos que aqui nao vinha!! Mas como estou a começar um novo save com o Tenerife, vou tentar implementar um modelo de posse por estas bandas!!

Este é o sistema tactico:

362GMnN.png

E aqui as instrucçoes;

4RfnFZo.png

Opinioes???

Compartilhar este post

Link para o post

Vais dificultar a vida aos jogadores nas alas com a indicação das Sobreposições porque tens os laterais a apoiar os avançados interiores, portanto:

a) Não usas a instrução;

b) Não usas a instrução e atribuis tarefa de ataque aos laterais e de apoio aos avançados interiores;

c) Usas a instrução e atribuis a mesma tarefa a laterais e avançados interiores;

p.s. - e jogar em posse contra barcelona, real madrid, at. madrid, valência, sevilha, real sociedad, etc, etc hummmmm, não sei não :-)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Vais dificultar a vida aos jogadores nas alas com a indicação das Sobreposições porque tens os laterais a apoiar os avançados interiores, portanto:

a) Não usas a instrução;

b) Não usas a instrução e atribuis tarefa de ataque aos laterais e de apoio aos avançados interiores;

c) Usas a instrução e atribuis a mesma tarefa a laterais e avançados interiores;

p.s. - e jogar em posse contra barcelona, real madrid, at. madrid, valência, sevilha, real sociedad, etc, etc hummmmm, não sei não :-)

Na minha logica as sobreposiçoes vao fazer com que a equipa, "pause" o jogo! Ou seja qd o Av. Interiores cortam pa dentro e por exemplo a bola chega a um medio, este vai la ter os laterais a dar a linha de passe nas alas!

Agora qd dizes pa por laterais e Av, interiores com a mesma instruçao tou com um dilema!! Se ponho os dois com apoiar, acho aque os Av, Interiores ficam pouco agressivos, se ponho a atacar temo que os laterias ataquem demais e deixem mt espaço nas costas!

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha logica as sobreposiçoes vao fazer com que a equipa, "pause" o jogo! Ou seja qd o Av. Interiores cortam pa dentro e por exemplo a bola chega a um medio, este vai la ter os laterais a dar a linha de passe nas alas!

Agora qd dizes pa por laterais e Av, interiores com a mesma instruçao tou com um dilema!! Se ponho os dois com apoiar, acho aque os Av, Interiores ficam pouco agressivos, se ponho a atacar temo que os laterias ataquem demais e deixem mt espaço nas costas!

Esse é o momento em que surge o dinamismo que é exigido ao treinador :-) não tens que estipular as tarefas e manteres-te rígido, é mais importante observares com que tarefas a equipa adversária se apresenta e ajustas as tuas.

Pois sim, a ideia é que alguns jogadores segurem mais a bola, em particular, os extremos, enquanto aguardam serem ladeados pelos laterais. Este segurar de bola é mais facilitado se o lateral tiver uma propensão mais ofensiva; se não a tem e o objectivo é que se limite a apoiar, o extremo vai ficar à espera de alguém que mais dificilmente vai aparecer no espaço, correndo o risco de ser pressionado, perder o tempo de passe e ser desarmado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vila_Real_Arsenal_Geral_Vista_Geral.jpg

Primeira_Liga_Portuguesa_Vista_Geral_Fases.jpg

Caixa_de_Correio_Recebidas.jpg

no campeonato empatei alguns jogos porque no fim fiz muita rotacao por causa da taca de portugal e liga europa

Fui para o clube em 2014/2015

Vila_Real_Hist_rico_Competi_es.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Michael da m a tua opiniao??

Tens mais de metade dos jogadores a optar mais pelo drible do que pelo passe, portanto, para quê Enfrentar Defesa ? Os alas têm uma tarefa equivalente à atacar (devido à Mentalidade), sobrepondo-se aos avançados interiores que funcionam como apoio, portanto, para quê as Sobreposições ? Pressionar Mais Alto é discutível, primeiro porque a Mentalidade já estipula uma linha defensiva bastante alta e segundo, porque precisas de criar espaços para a circulação de bola ao invés de compactar o adversário num espaço reduzido, ao mesmo tempo que dizes aos jogadores para optarem por decisões de alto risco. E precisas de movimento, bastante movimento para aproveitar os espaços criados e não dizer para serem rígidos e manterem-se nas posições.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens mais de metade dos jogadores a optar mais pelo drible do que pelo passe, portanto, para quê Enfrentar Defesa ? Os alas têm uma tarefa equivalente à atacar (devido à Mentalidade), sobrepondo-se aos avançados interiores que funcionam como apoio, portanto, para quê as Sobreposições ? Pressionar Mais Alto é discutível, primeiro porque a Mentalidade já estipula uma linha defensiva bastante alta e segundo, porque precisas de criar espaços para a circulação de bola ao invés de compactar o adversário num espaço reduzido, ao mesmo tempo que dizes aos jogadores para optarem por decisões de alto risco. E precisas de movimento, bastante movimento para aproveitar os espaços criados e não dizer para serem rígidos e manterem-se nas posições.

E ter como opçao um estilo de jogo estruturado?? O meu medo tem a ver com o campeonato onde estou e a qualidade dos jogadores! O meu receio é que dando mt liberdida a equipa em termos defensivos fico mt desposicionada!

Compartilhar este post

Link para o post

E ter como opçao um estilo de jogo estruturado?? O meu medo tem a ver com o campeonato onde estou e a qualidade dos jogadores! O meu receio é que dando mt liberdida a equipa em termos defensivos fico mt desposicionada!

Quanto mais estruturado mais compartimentada a Mentalidade, isto é, há mais conjuntos de mentalidades. Também significa que cada jogador vai focar-se mais na sua função e na sua tarefa, não sendo sobrecarregados com outras responsabilidades, por exemplo, um ala com uma tarefa automática vai focar-se mais em atacar (caso a mentalidade seja ofensiva) e menos em outras responsabilidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem obteve bons resultados com uma tactica de posse e pressão alta em inglaterra? Acho que é o campeonato mais dificil ..

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem obteve bons resultados com uma tactica de posse e pressão alta em inglaterra? Acho que é o campeonato mais dificil ..

Ando a exprimentar na Escocia!! Nao é Inglaterra mas é mt parecido! Nao tem corrido mal, mas nao é facil!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael qual é a tua opiniao em jogar com um CJA e CJR nos dois medios centro?? Nao gostei mt do que vi ate agora! Parece me que no inicio de construçao de jogo os dois atropelam se! Vou exprimentar um CJA com um MC a ver como resulta!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael qual é a tua opiniao em jogar com um CJA e CJR nos dois medios centro?? Nao gostei mt do que vi ate agora! Parece me que no inicio de construçao de jogo os dois atropelam se! Vou exprimentar um CJA com um MC a ver como resulta!

Normalmente é uma boa opção porque o primeiro faz a ligação meio-campo / ataque e o segundo defesa / meio-campo. Acontece que neste FM, os organizadores de jogo andam muito juntos e resulta da codificação do jogo, portanto será algo a rever no fm16. A solução passa por prescindir de um dos organizadores ou trabalhar os movimentos preferidos de cada um para criarem mais espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...