Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, há 6 minutos:

E não são 15% normalmente, de valor inicial?

90% é o crédito máximo possível estipulado pelo regulador, mas os bancos podem ser mais conservadores.

Por exemplo o Santander há um ano tinha definido 85% como tecto máximo de crédito, mesmo para agregados com rendimentos bastante acima da média.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

10% (15%) de 150k aos 30 anos não é nada do outro mundo.

começando a trabalhar aos 23 são 7 anos para poupar 15k (22.5k), 2k (3k) por ano, 150 (225) por mês com 14 meses. 75 (112.5) se forem duas pessoas.

o problema é isso em Lisboa, onde 150k são 300k. de onde sou natural 150k é uma vivenda.

Editado por bobzz
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 47 minutos:

10% (15%) de 150k aos 30 anos não é nada do outro mundo.

começando a trabalhar aos 23 são 7 anos para poupar 15k (22.5k), 2k (3k) por ano, 150 (225) por mês com 14 meses. 75 (112.5) se forem duas pessoas.

o problema é isso em Lisboa, onde 150k são 300k. de onde sou natural 150k é uma vivenda.

O único problema dessas contas é que se uma pessoa quer viver sozinha uma boa parte desse dinheiro acaba indo para uma renda, ficando sempre a ideia que podia estar a pagar menos para ter algo seu.

Citação de joe, há 1 hora:

Mas tu também estás a ter!

Tu, tal como muita gente o fez antes, queres adquirir um bem sem ter sequer 10% do seu valor. Se pudesses provavelmente fazias o mesmo. Aqui o teu sentimento de injustiça é por já não poderes fazer aquilo que antes era permitido.

Eu estou longe de ser entendido em economia, mas diria que a obrigação de ter 10% de entrada é capaz de proteger mais os clientes que os bancos...

"Apenas" protege os clientes em casos de atitude predatória dos bancos . De resto protege é os bancos pois a casa tem logo uma parte paga e têm mais garantias, filtrando logo à partida aqueles casos de risco em que antes eram gulosos e aceitavam.

No fundo isto é tudo muito giro e responsável mas no entanto recebo imensas vezes aliciamento a crédito pessoal de valores entre os 2 a 5 mil euros como se fosse algo banal.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

Para não falar nos problemas de fiadores. O meu sogro ficou agarrado com um crédito do negócio e outro de habitação do próprio irmão, que não quer trabalhar e a mulher recebe o salário mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 4 horas:

Mas tu também estás a ter!

Tu, tal como muita gente o fez antes, queres adquirir um bem sem ter sequer 10% do seu valor. Se pudesses provavelmente fazias o mesmo. Aqui o teu sentimento de injustiça é por já não poderes fazer aquilo que antes era permitido.

Eu estou longe de ser entendido em economia, mas diria que a obrigação de ter 10% de entrada é capaz de proteger mais os clientes que os bancos...

Eu não tenho nada além de ideias, o que é uma diferença importante. Além disso, o facto de alguém ter o dinheiro suficiente para uma entrada não significa obrigatoriamente que seja mais capaz de suportar o crédito.

De qualquer forma, não estou propriamente a criticar o modelo dos créditos, estou só a partilhar os meus pensamentos, na primeira vez em que pensei seriamente no assunto, e uma certa frustração por não poder avançar. Mas o problema principal é claramente meu, por não ter as poupanças que provavelmente devia e podia ter nesta altura da minha vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Não me parece que isso faça grande sentido, sinceramente. A partir do momento em que pagas a primeira prestação do crédito, já estás a investir dinheiro do teu bolso. De resto, também me parece irónico que, por exemplo no meu caso, me fosse (teoricamente) mais fácil arranjar 180 mil euros do empréstimo do que os 20 mil da entrada.

Novamente, não estou a chorar-me, só estou a partilhar as minhas reflexões sobre o assunto. Claro que percebo de onde vem a necessidade de não financiar a 100%, e não estou necessariamente contra.

Citação de Mafia_SCP, há 10 horas:

Também não vejo que seja fácil largar um imóvel mesmo que não tenha dado entrada, vou ficar com o nome queimado para sempre e sem habitação. Não percebo nada disso, mas talvez seja para por exemplo compras uma casa de 180k, dás 30k de entrada e pedes 150k, passado meio ano deixas de pagar e é mais fácil o banco vender logo de um dia para o outro pelos 150k e não perde dinheiro, do que estar uns meses ou eternamente a tentar vender o imóvel pelos 180k. Penso que seja mais por aí do que pela facilidade de deixares o imóvel caso não tenhas dado entrada. Porque dando entrada ou não, se comprei o imóvel é porque preciso, se preciso não vou abdicar de qualquer maneira, só esgotando todas as possibilidades, mas isto sou eu que acho mais importante a habitação do que o carro, a PS, o Iphone,...

Não é muito mais difícil entregar um imóvel ao banco para o qual eu contribui com 20 ou 30 mil euros do que um que eu não investi nada do meu bolso?! 

tipo... 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 6 horas:

Não é muito mais difícil entregar um imóvel ao banco para o qual eu contribui com 20 ou 30 mil euros do que um que eu não investi nada do meu bolso?! 

tipo... 

É como disseram aí em cima... Quando entregarem o imóvel, já tudo o resto foi pensado em entregar ou entregado. Além de que se pensares bem, secalhar os primeiros 10 anos, nem sequer começaste a pagar o valor que pediste, é tudo juros.

Consigo ver os 2 lados, mas poupar para a entrada de uma casa vivendo numa grande cidade é algo utópico, se forem 2 salários a ganhar pouco mais que o mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 7 horas:

tipo... 

Nada...só em imt, comissões, etc vão logo uns 7mil no mínimo. E digo eu que não perdes o imóvel logo de inicio, mesmo que tenhas dificuldades logo de inicio vais vender o carro e tudo o que tiveres, pedes a um familiar ou o que for, ou seja quando o perdes mesmo que não tenhas dado entrada já está ali muito dinheiro investido, além de perderem o seu lar, por isso ser mais fácil perder um imóvel por dar entrada é relativo, porque certamente nunca será uma situação fácil. Mas percebo o que queres dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 25 minutos:

É como disseram aí em cima... Quando entregarem o imóvel, já tudo o resto foi pensado em entregar ou entregado. Além de que se pensares bem, secalhar os primeiros 10 anos, nem sequer começaste a pagar o valor que pediste, é tudo juros.

Consigo ver os 2 lados, mas poupar para a entrada de uma casa vivendo numa grande cidade é algo utópico, se forem 2 salários a ganhar pouco mais que o mínimo.

Mas tu aí já estás a falar de um casal, que já paga uma renda. A altura ideal para poupar é vivendo em casa dos pais. Eu pagava a minha alimentação, roupas, saídas, gasolina, tudo, só não pagava rendas/água /luz...dos 19 aos 24 poupei o suficiente para valores das entradas que se fala aqui e aos 19 comecei a trabalhar a ganhar o ordenado mínimo, depois de começar a ter essas despesas todas e agora com um filho, esse poder de poupança já não é igual 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo pagando renda é possível poupar, mas se eu posso pagar uma renda de 500 e quero poupar tenho que arranjar uma 250, nem que seja só um quarto, para poupar a outra metade, se eu posso comprar um carro de 20k, vou comprar um de 10k e poupar a outra metade, se eu posso ir de férias para as Maldivas, vou para o Algarve, só assim é que se consegue poupar para a entrada de uma casa, e eu falo por experiência própria, foram 6 anos a fazer isto, mas agora pago menos de crédito pela minha vivenda nova do que pela renda de um apartamento minúsculo.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 22 horas:

Os bancos foram irresponsáveis e deram tudo a toda a gente e agora quem se lixa é o povo.

Tudo o que dizes costuma ser ponderado e correcto.

Isso não foi.

Então e o pessoal que se andou a endividar? Não tem culpa no cartório?

É o mesmo que dizer que te afogas no mar porque tem água.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 3 horas:

Tudo o que dizes costuma ser ponderado e correcto.

Isso não foi.

Então e o pessoal que se andou a endividar? Não tem culpa no cartório?

É o mesmo que dizer que te afogas no mar porque tem água.

Mas se fores passear numa excursão sem colete salva-vidas de quem é a culpa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 8 horas:

Mas tu aí já estás a falar de um casal, que já paga uma renda. A altura ideal para poupar é vivendo em casa dos pais. Eu pagava a minha alimentação, roupas, saídas, gasolina, tudo, só não pagava rendas/água /luz...dos 19 aos 24 poupei o suficiente para valores das entradas que se fala aqui e aos 19 comecei a trabalhar a ganhar o ordenado mínimo, depois de começar a ter essas despesas todas e agora com um filho, esse poder de poupança já não é igual 😁

E quem não tem essa oportunidade dos pais? Eu não tive, por exemplo.

Aos 16 tinha saído de casa e aos 18 já estava na tropa que me f*di 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 12 horas:

Nada...só em imt, comissões, etc vão logo uns 7mil no mínimo. E digo eu que não perdes o imóvel logo de inicio, mesmo que tenhas dificuldades logo de inicio vais vender o carro e tudo o que tiveres, pedes a um familiar ou o que for, ou seja quando o perdes mesmo que não tenhas dado entrada já está ali muito dinheiro investido, além de perderem o seu lar, por isso ser mais fácil perder um imóvel por dar entrada é relativo, porque certamente nunca será uma situação fácil. Mas percebo o que queres dizer.

7 mil?! 

vocês andam a comprar casas caras 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 2 horas:

7 mil?! 

vocês andam a comprar casas caras 

7k só de imt e aquela outra despesa grande que não sei agora assim de cabeça como aparece, despesas de contrato ou assim. Mais comissões e taxinhas, vai para uns 8.5k

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é para uma casa de 250k

Tenho a ideia que para uma casa de 150k são uns 4k€

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 13 minutos:

7k só de imt e aquela outra despesa grande que não sei agora assim de cabeça como aparece, despesas de contrato ou assim. Mais comissões e taxinhas, vai para uns 8.5k

Imposto de selo.

É fácil chegar aos 7k. Eu paguei 5.5k para um empréstimo de 120k.

Screenshot-2020-12-13-00-33-23-2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 16 minutos:

As despesas (para o estado) dependem do valor do imóvel. 
imposto de selo, IMT, entre outros, são valores calculados segundo os valores do imóvel e por isso o cálculo que estás a fazer é altamente erróneo. Até pode acontecer e ser esse o valor, mas isso não é um valor fixo nem normal na compra de uma casa para uma família de classe média. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 8 horas:

imposto de selo, IMT, entre outros, são valores calculados segundo os valores do imóvel e por isso o cálculo que estás a fazer é altamente erróneo. Até pode acontecer e ser esse o valor, mas isso não é um valor fixo nem normal na compra de uma casa para uma família de classe média. 

Eu sei que é sobre o valor do imóvel. Estou a falar de um imóvel avaliado pelo banco em 200k, vendido por 180, empréstimo de 150

Vi agora nas folhas, 3.5k de imt, 3.2k.despesas de contrato e 3 comissões, nos meus apontamentos dá um total de 7.5k

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 11 horas:

Por exemplo no Porto, Matosinhos e afins T3 fracos são por 150k, médios por 180-200. Quem compra por estes preços é classe média.

Para todos esses casos, os impostos e taxas ficam pelos valores que ele referiu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Por exemplo no Porto, Matosinhos e afins T3 fracos são por 150k, médios por 180-200. Quem compra por estes preços é classe média.

Para todos esses casos, os impostos e taxas ficam pelos valores que ele referiu.

Para 200k, são 4.9k só para imt 😲

Compartilhar este post

Link para o post

Estou numa realidade diferente. 

mas reparem, a questão é que antigamente podiam pedir crédito para a casa e aproveitavam e pediam mais um bocado para remodelar, para mobilar, para pagar esses valores iniciais. 

uma casa custava inicialmente zero. Nada! As entidades bancárias não queriam simplesmente saber e abriram os cordões à bolsa. Uma casa não tinha qualquer custo inicial para o comprador. Estamos a comparar situações incomparáveis. Aceito perfeitamente que seja difícil ter a poupança que é pedida inicialmente, mas concordo a 100% que é uma forma de controlar os eventuais incumprimentos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 22 horas:

Estou numa realidade diferente. 

mas reparem, a questão é que antigamente podiam pedir crédito para a casa e aproveitavam e pediam mais um bocado para remodelar, para mobilar, para pagar esses valores iniciais. 

uma casa custava inicialmente zero. Nada! As entidades bancárias não queriam simplesmente saber e abriram os cordões à bolsa. Uma casa não tinha qualquer custo inicial para o comprador. Estamos a comparar situações incomparáveis. Aceito perfeitamente que seja difícil ter a poupança que é pedida inicialmente, mas concordo a 100% que é uma forma de controlar os eventuais incumprimentos. 

Mas para isso é que eles pedem o extrato dos últimos 3 meses, vão ver ao banco de Portugal se o teu nome está na lama, basicamente fazem-te um background check para terem a certeza a quem estão a emprestar o dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

um background check de 3 meses para um empréstimo que dura 40 anos ? makes total sense

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...