Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Bazuka, há 10 horas:

não estou a dizer que iria ter menos cuidados, só que com as exigências da DGS para os espaços existentes são uma coisa, se fores abrir uma coisa nova são outra, porque têm montes de coisas que "são aplicáveis se possível no espaço existente", sendo um espaço "novo" passavam a ser obrigatórias.

Provavelmente o problema não é abrir um negócio novo que seja um problema, provavelmente é ter a licença de um espaço para funcionar como loja, é isso que estás a dizer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 43 minutos:

Provavelmente o problema não é abrir um negócio novo que seja um problema, provavelmente é ter a licença de um espaço para funcionar como loja, é isso que estás a dizer?

Não, o problema das normas da DGS é que neste momento a maioria tem sempre a ressalva de que são aplicáveis se possível aos negócios já existentes. Como a tua maria iria abrir um espaço novo, o "se possível" passava a ser obrigatório, dessa forma iriam ter que fazer um espaço de raiz e com as normas da DGS em consideração.

Isso alem de caro, depois podia limitar a vossa utilização do espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, penso que o melhor tópico para perguntar é este. hoje acordei e notei que, no corredor, estava um pequeno buraco no chão de madeira. não sei se já lá estava há mais tempo ou se foi só agora. tem uns poucos milímetros de diâmetro, quase não se nota. parece quase como se fosse desgaste na madeira. devo preocupar? há forma de preencher? n está estético

fotos

109919269_1174059729624668_2155989231544

109529423_731469584318981_41104662512862

Compartilhar este post

Link para o post

Sem o zoom nem se nota, parece-se com os outros pontos mais escuros.

Anyways, essa m*rda parece um buraco de bala.

Compartilhar este post

Link para o post

glory hole 

para tapar é usar aquela fórmula de noodles e cola.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as diferenças de despesas entre um apartamento e uma moradia? Num apartamento tenho o condomínio e o imi, numa moradia é só o imi? E o imi funciona da mesma forma que para um apartamento? Em termos de contrato de agua, luz, etc os valores são os mesmos quer seja moradia ou apartamento?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 3 horas:

Quais as diferenças de despesas entre um apartamento e uma moradia? Num apartamento tenho o condomínio e o imi, numa moradia é só o imi? E o imi funciona da mesma forma que para um apartamento? Em termos de contrato de agua, luz, etc os valores são os mesmos quer seja moradia ou apartamento?

Numa moradia tens sempre 'terreno exterior' mesmo que arranjado, precisa de manutenção devido ao tempo, e vegetação à volta ou no quintal.

A luz é mais cara, porque tens mais luz lol, água acabas por gastar com a mangueira a lavar o carro ou a regar alguma cena.

O imi funciona da mesma maneira, mas é muito mais caro em comparação a um apartamento mediano.

Basicamente, é mais caro ter uma moradia.

Normalmente com o dobro ou triplo de m2 de um apartamento é normal que acarrete mais custos, nem que seja básicos de manutenção, como pintar paredes, arranjar chão, relva wtv quantos mais metros mais trabalho, mais custos, mais imi. simple as that

Compartilhar este post

Link para o post

Na electricidade acabas por pagar mais, porque em princípio precisas de mais potência, portanto só por aí já aumenta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 5 horas:

Numa moradia tens sempre 'terreno exterior' mesmo que arranjado, precisa de manutenção devido ao tempo, e vegetação à volta ou no quintal.

A luz é mais cara, porque tens mais luz lol, água acabas por gastar com a mangueira a lavar o carro ou a regar alguma cena.

O imi funciona da mesma maneira, mas é muito mais caro em comparação a um apartamento mediano.

Basicamente, é mais caro ter uma moradia.

Normalmente com o dobro ou triplo de m2 de um apartamento é normal que acarrete mais custos, nem que seja básicos de manutenção, como pintar paredes, arranjar chão, relva wtv quantos mais metros mais trabalho, mais custos, mais imi. simple as that

A ideia sendo moradia seria um espaço exterior pequeno e prático, chão em pedra ou o que seja e meter relva sintética no espaço que seja para meter uma mesa, cadeiras, piscina para o miúdo, não quero andar a cortar relva e podar árvores, quanto mais simples, melhor.

A luz é mais cara porque tenho mais luz? Quanto muito o que terá a mais será alguma iluminação no exterior.

A água é capaz de subir alguma coisa por lavar o carro e o espaço exterior, poupo na máquina das lavagens auto.

o imi se é igual, é dependente do valor do imóvel, por isso depende sempre da avaliação.

A manutenção, neste momento pago 75euros de condomínio e é só para despesas, se houver obras temos de pagar que não há dinheiro de fundo de reserva, ainda à uns 3 anos paguei 400 e tal euros, está a cair azulejos do prédio, mais cedo ou mais tarde é outro tanto, pelo menos numa moradia se tiver dinheiro arranjo, senão tenho de desenrascar.

Basicamente é para saber se os contratos de água, electricidade e assim são iguais seja moradia ou apartamento, penso que seja igual, mas também pensava que nas lojas era igual e o da água faz bastante diferença por exemplo. Em termos de gastos de água e luz eu sei que vai depender da utilização

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Na electricidade acabas por pagar mais, porque em princípio precisas de mais potência, portanto só por aí já aumenta.

Duvido, o que vá ter numa moradia é o que já tenho aqui, e tenho potência alta que gosto de poder ligar tudo à vontade. Chego a ter a maquina da louça, da roupa de lavar, a de secar, forno, tudo ligado sem problemas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 21/07/2020 at 13:16:

Eu acabo por gastar menos luz porque tenho paineis solares (e as águas ligadas ao aquecimento central) para AQS, em vez de cilindro elétrico como tinha no apartamento. Além disso, como a casa é minha, investi em Leds em tudo e num bom isolamento, o que me permite poupar em aquecimento no inverno e arrefecimento no verão, a título de exemplo, a casa ainda não passou dos 23 graus no interior, e na ultima semana chegou aos 38 no exterior. A primeira conta de luz foi de 43€, chegava a pagar o triplo disso antes.

Quanto ao imi, um dos fatores mais importantes é o coeficiente de localização, podes pagar um balurdio por um t0 numa zona boa e metade disso por uma vivenda t4 com piscina, a poucos kms de distância, é tudo muito relativo.

Quanto aos gastos exteriores, como já disse, mandei calcetar tudo e só meti 10m2 de relva artificial, os custos de manutenção são 0 nos próximos anos.

Da água, sou capaz de vir a gastar mais por causa do carro, mas poupo nas lavagens automaticas, também pode dar para meter poço, como têm os meus pais, e aí o gasto é muito mais baixo.

Editado por pm2lp
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 53 minutos:

Eu acabo por gastar menos luz porque tenho paineis solares (e as águas ligadas ao aquecimento central) para AQS, em vez de cilindro elétrico como tinha no apartamento. Além disso, como a casa é minha, investi em Leds em tudo e num bom isolamento, o que me permite poupar em aquecimento no inverno e arrefecimento no verão, a título de exemplo, a casa ainda não passou dos 23 graus no interior, e na ultima semana chegou aos 38 no exterior. A primeira conta de luz foi de 43€, chegava a pagar o triplo disso antes.

Quanto ao imi, um dos fatores mais importantes é o coeficiente de localização, podes pagar um balurdio por um t0 numa zona boa e metade disso por uma vivenda t4 com piscina, a poucos kms de distância, é tudo muito relativo.

Quanto aos gastos exteriores, como já disse, mandei calcetar tudo e só meti 10m2 de relva artificial, os custos de manutenção são 0 nos próximos anos.

Da água, sou capaz de vir a gastar mais por causa do carro, mas poupo nas lavagens automaticas, também pode dar para meter poço, como têm os meus pais, e aí o gasto é muito mais baixo.

O imi é uma % que cada município decide(tem um mínimo e um máximo) e é essa % sobre a avaliação do imóvel, certo?

Imaginando que é 0.3% e o imóvel está avaliado em 100mil, são 300euros, se estiver avaliado em 300mil são 900 euros, seja moradia ou apartamento é assim que funciona, ou estou errado?

Da água não sei como funciona aí, mas aqui quem tem água do poço é obrigado a ter contrato com a empresa da água na mesma. Como só de taxas e taxinhas já se paga bem, não vale a pena ter poço por aqui

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 6 minutos:

O imi é uma % que cada município decide(tem um mínimo e um máximo) e é essa % sobre a avaliação do imóvel, certo?

Imaginando que é 0.3% e o imóvel está avaliado em 100mil, são 300euros, se estiver avaliado em 300mil são 900 euros, seja moradia ou apartamento é assim que funciona, ou estou errado?

Da água não sei como funciona aí, mas aqui quem tem água do poço é obrigado a ter contrato com a empresa da água na mesma. Como só de taxas e taxinhas já se paga bem, não vale a pena ter poço por aqui

Sim, mas o IMI é calculado com base no valor patrimonial tributário (vpt), e mesmo dentro do mesmo município podes ter a mesma casa em dois sítios diferentes, separadas por poucos kms, uma a valer 200 mil e outra a valer 100 mil. O que faz muita diferença no cálculo do imi, e na isenção de pagamento nos primeiros anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, Em 17/07/2020 at 12:21:

amigos, penso que o melhor tópico para perguntar é este. hoje acordei e notei que, no corredor, estava um pequeno buraco no chão de madeira. não sei se já lá estava há mais tempo ou se foi só agora. tem uns poucos milímetros de diâmetro, quase não se nota. parece quase como se fosse desgaste na madeira. devo preocupar? há forma de preencher? n está estético

fotos

109919269_1174059729624668_2155989231544

109529423_731469584318981_41104662512862

121505.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

malta, máquinas de café o que compensa? eu tenho uma delta Q em casa dos meus pais, mas acho que a longo prazo o preço das cápsulas faz com que compense uma máquina com café de grão/café moído

thoughts?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

malta, máquinas de café o que compensa? eu tenho uma delta Q em casa dos meus pais, mas acho que a longo prazo o preço das cápsulas faz com que compense uma máquina com café de grão/café moído

thoughts?

Quando mudei de casa o meu velho ofereceu-me esta https://www.radiopopular.pt/produto/maquina-cafe-expresso-dimobilli-d2?gclid=Cj0KCQjw6uT4BRD5ARIsADwJQ18dsQTv7tf_NNdW6A7ogen4F8eEB6OIs54b6wUyEpXVuArMuYJ0XekaAhzPEALw_wcB

Não ache que tire um café incrível, mas pelo menos tem a possibilidade de tirar de capsulas, moído e uns sacos estranhos.

Compraria algo deste género https://www.radiopopular.pt/produto/maquina-cafe-expresso-princess-249407. Nunca fiz contas a sério, mas acredito que fique muito mais barato do que capsulas. 

Editado por Augusto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 5 horas:

Quando mudei de casa o meu velho ofereceu-me esta https://www.radiopopular.pt/produto/maquina-cafe-expresso-dimobilli-d2?gclid=Cj0KCQjw6uT4BRD5ARIsADwJQ18dsQTv7tf_NNdW6A7ogen4F8eEB6OIs54b6wUyEpXVuArMuYJ0XekaAhzPEALw_wcB

Não ache que tire um café incrível, mas pelo menos tem a possibilidade de tirar de capsulas, moído e uns sacos estranhos.

Compraria algo deste género https://www.radiopopular.pt/produto/maquina-cafe-expresso-princess-249407. Nunca fiz contas a sério, mas acredito que fique muito mais barato do que capsulas. 

Thanks!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 7 horas:

thoughts?

Tudo depende do consumo de cafés que tenhas por dia. Se em casa beberem mais de 4/5 cafés por dia começa a compensar uma máquina de café moido/grão. Perdes na variedade que as capsulas têm, mas acabas por beber algo mais natural, já que algumas capsulas têm misturadas de café com os produtos para terem aroma/fazerem creme.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Numa máquina de grão tens a vantagem de poder escolher o café que queres, portanto não acho que haja menos variedade. Para os verdadeiros apreciadores até é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem uma pequena horta na varanda de um apartamento? Se sim, como o fixeram/compraram as coisas, etc?

Citação de Solero, há 23 horas:

thoughts?

Se não fores grande apreciador de café, uma Dolce Gusto (apesar de ter bons cafés), ou uma da Pingo Doce (aqui os cafés são merdosos), compensam em relaçao a uma máquina de café moido de 60% porque não vais ter o problema da sujidade do pó do café, etc.

Se fores apreciador de café, investe numa máquina a sério (uns 200€) e não compres daquele café em pó m*rdoso que costuma ter no hiper, e mesmo assim sai mais barato que Delta Q ou Nespresso.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando falei na variedade, era mais na questão de todos os dias poder variar no tipo de café. No grão, isso já é difícil porque não convém ter o pacote aberto muito tempo.

Mas já são gostos pessoais, por exemplo, eu só uso máquinas de café em grão e não bebo café das capsulas.  Fruto também do meu trabalho, visto que trabalho com café e sei o que estou a beber. Já que temos no mercado cafés em que é 'injetado' no grão cafeína artificial, mas isso já são outros quinhentos e já foge à questão em foco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...