Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

O melhor deve ser AC. E não aquece "a casa", cada aparelho aquece a sua divisão.

Para aquecer "a casa", as soluções são caras e exigem obras, se não houver instalação já feita.

Compartilhar este post

Link para o post

Para aquecer a casa não há nada como a bela da lenha com um recuperador ligado a radiadores, ontem andava de t shirt em casa com -3° na rua e sem gastar um cêntimo (tenho lenha de borla). Pellets é mais prático mas a manutenção e custo não justificava para mim, tudo o resto, a eletricidade é bom é para queimar €€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 8 minutos:

Para aquecer a casa não há nada como a bela da lenha com um recuperador ligado a radiadores, ontem andava de t shirt em casa com -3° na rua e sem gastar um cêntimo (tenho lenha de borla). Pellets é mais prático mas a manutenção e custo não justificava para mim, tudo o resto, a eletricidade é bom é para queimar €€.

Lenha é bom e não muito caro (especialmente se for à borla 😬), mas tem desvantagens: sujidade, trabalho (teres de ir buscar onde a tens guardada) e o facto de ser manual, ou seja, só começa a aquecer quando acendes a lareira.

Nesses aspectos, pellets, caldeiras a gasóleo ou bombas de calor são muito melhores, mas também bem mais caras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 3 horas:

Alguém daqui tem contrato de eletricidade com a Endesa? Se sim, que feedback têm relativamente à promoção da fatura anual grátis? Supostamente no próximo mês tenho a fatura grátis, mas cheira-me que me vão tentar comer de cebolada e eu já estou pronto para armar um pé de vento.

Desde que coloquei eletricidade Endesa, nos primeiros 9 meses andou tudo bastante direitinho. Uns meses cobravam-me dois kW a mais do que consumi, no mês a seguir cobravam três a menos e por aí fora, resultando que no final de Setembro, os kW que eu tinha efetivamente gasto e aqueles que me tinham cobrado estavam absolutamente corretos, a uma média de 288kW/mês.

Como faço sempre, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, entre o dia 9 e o dia 11 de cada mês, dei as contagens reais, com gastos de 278, 292 e 280 kW respetivamente. Nestes meses cobraram-me 314, 322 e 319. É uma diferença total entre energia gasta e faturada de 105 kW em apenas três meses, quando a diferença máxima ao longo dos anteriores nove meses tinha sido de apenas 4 kW e, na altura, até era a meu favor.

Cheira-me que com isto me vão acertar no próximo mês a contagem, para na realidade o mês de borla ser apenas meio mês.

Não sei exatamente como funciona a fatura grátis da Endesa. Se eles dizem que oferecem a fatura emitida ou se oferecem a energia gasta nesse mês. Se for a primeira opção parece-me que poderá acontecer. Acho estranho isso acontecer, mas sinceramente não me surpreenderia vindo da Endesa 😂 

Relativamente aos consumos superiores às leituras, não sei se te alteraram os períodos de faturação. No meu caso, e apesar de ter leituras automáticas, o período de faturação não coincide com o período de leituras. o que faz com que tenha sempre uma parte de gasto real e um conjunto de dias estimado pela comercializadora.

Diria que não perdes nada em ligar (além de tempo) e perguntar o porquê de te estarem a sobrestimar os consumos nesta fase.

PS: Trabalho numa comercializadora de energia e portanto diria para teres cuidado com essa tarifa e fazeres a conta à despesa anual. Tem um valor bastante alto por kWh se for a tarifa aniversário. O mesmo acontecendo com a potência contratada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, há 20 minutos:

Não sei exatamente como funciona a fatura grátis da Endesa. Se eles dizem que oferecem a fatura emitida ou se oferecem a energia gasta nesse mês. Se for a primeira opção parece-me que poderá acontecer. Acho estranho isso acontecer, mas sinceramente não me surpreenderia vindo da Endesa 😂 

Relativamente aos consumos superiores às leituras, não sei se te alteraram os períodos de faturação. No meu caso, e apesar de ter leituras automáticas, o período de faturação não coincide com o período de leituras. o que faz com que tenha sempre uma parte de gasto real e um conjunto de dias estimado pela comercializadora.

Diria que não perdes nada em ligar (além de tempo) e perguntar o porquê de te estarem a sobrestimar os consumos nesta fase.

PS: Trabalho numa comercializadora de energia e portanto diria para teres cuidado com essa tarifa e fazeres a conta à despesa anual. Tem um valor bastante alto por kWh se for a tarifa aniversário. O mesmo acontecendo com a potência contratada.

Energia gasta durante o período de faturação correspondente ao 12º mês de cada ano. O que não implica que não tentem passar a perna aos mais distraídos.

Eu fiz as contas e na altura acabou por ser a que compensou mais, tendo em conta que preciso de potência contratada um pouco acima da média e o consumo que normalmente ia tendo (e tenho notado uma redução relativamente ao que pagava à edp). Posto isto, aquando da mudança de fornecedor de energia também tenho um documento passado por eles da contagem que tinha aquando da transição para a Endesa, por isso, o gasto real que terei durante o período de contrato também estará sempre registado.

Quanto ao período de faturação é de 10 a 10 de cada mês, já confirmei nas faturas se poderia ser esse o motivo do aumento dos kW estimados do consumo, mas não houve nenhuma alteração. O único motivo que vejo para me poderem subestimar os custos, tendo em conta que só agora faço um ano de historial com eles seja uma qualquer fórmula geral que eles tenham de mais gasto no Inverno devido a potenciais aumentos de consumo com aquecimento de casas, coisa que no meu caso não se aplica, mas que eles também não adivinham, como é óbvio. Mas estranho isso acontecer agora quando em janeiro ou fevereiro do ano passado tal não aconteceu.

EDIT: Obrigado pelo feedback, btw. 😉

Editado por Carson Wentz
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 2 horas:

Era como eu tinha onde morava. Agora onde estou não tenho nada disso.

@Ghelthon existe daqueles ac's portáteis, achas que compensa?

Compartilhar este post

Link para o post

Estavam aí a falar de comprar casas e o crl. Já estive mais longe de ponderar comprar um barracão e remodelar aquela merda toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 06/01/2021 at 17:19:

Já que tocam nesse assunto... Há algum ventilador/aquecedor que aqueça a casa de forma económica ou isso é utópico ainda?

Sempre ouvi dizer que esses aparelhos gastam de crl e se refletia na fatura, mas fds, tem estado um frio!!

Os aquecedores a óleo e com pedras cerâmicas acabam por gastar um pouco menos que os termoventiladores devido à sua inércia, mas continuam a gastar uma brutalidade.

Se queres uma solução elétrica e podes investir, ar condicionado fixo é a melhor opção (pode gastar até 7 vezes menos que esses aquecedores, dependendo do seu COP). Se quiseres gastar um pouco menos, tens os ar? condicionados portáteis (menos eficientes que os fixos, mas mais eficientes que os aquecedores).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A cena mais fixe que vi, para aquecer a casa, foi tubos no chão, tubos na parede, no tecto. 

Era super quentinho, mas fdç se aquilo tem uma fuga f*de tudo. 

Basicamente era o sistema de soalho aquecido, mas all over

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Swarley, há 8 minutos:

Os aquecedores a óleo e com pedras cerâmicas acabam por gastar um pouco menos que os termoventiladores devido à sua inércia, mas continuam a gastar uma brutalidade.

Se queres uma solução elétrica e podes investir, ar condicionado fixo é a melhor opção (pode gastar até 7 vezes menos que esses aquecedores, dependendo do seu COP). Se quiseres gastar um pouco menos, tens os ar? condicionados portáteis (menos eficientes que os fixos, mas mais eficientes que os aquecedores).

Estou seriamente a ponderar comprar um ac portátil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 9 minutos:

A cena mais fixe que vi, para aquecer a casa, foi tubos no chão, tubos na parede, no tecto. 

O pavimento radiante é o sistema mais confortável que há para aquecer a casa. 

O problema é o investimento inicial e condensações que possam aparecer se utilizares para refrescamento. Fugas é muito difícil de acontecer. 

Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

Estou seriamente a ponderar comprar um ac portátil.

É uma boa opção, a curto médio prazo. 

Tem a vantagem de não necessitar de obras e podes ir mudando de divisão.

Por outro lado, é bem mais ruidoso e gasta +/- dobro do AC fixo.

Verifica o COP (rendimento em aquecimento) e o EER (rendimento em arrefecimento), para saberes quais os mais eficientes. 

Editado por Swarley
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Swarley, há 4 minutos:

O pavimento radiante é o sistema mais confortável que há para aquecer a casa. 

O problema é o investimento inicial e condensações que possam aparecer se utilizares para refrescamento. Fugas é muito difícil de acontecer. 

É uma boa opção, a curto médio prazo. 

Tem a vantagem de não necessitar de obras e podes ir mudando de divisão.

Por outro lado, é bem mais ruidoso e gasta +/- dobro do AC fixo.

Já agora se me souberes responder... Eu para pôr um fixo, preciso de avisar alguém, mesmo o apartamento sendo meu?

Já me disseram que sim, por causa da fachada, já me disseram que não, que como é meu, faço o que quero... E sei que não é bem assim 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 17 minutos:

Já agora se me souberes responder... Eu para pôr um fixo, preciso de avisar alguém, mesmo o apartamento sendo meu?

Já me disseram que sim, por causa da fachada, já me disseram que não, que como é meu, faço o que quero... E sei que não é bem assim 😅

Depende da Câmara Municipal e dos teus vizinhos.

Em algumas zonas de Lisboa, por exemplo, é proibido a colocação de unidades na fachada.

Terás que solicitar um instalador a instalação das unidades, por isso, pergunta-lhes que eles sabem de certeza a legislação camarária. 

Em alguns prédios, o condomínio não autoriza (embora ache que do posto de vista legal não podem proibir, mas ninguém que ter problemas com os vizinhos).

Se algum vizinho tiver, podes sempre perguntar-lhe. Se fores o primeiro, pergunta à empresa que gere o condomínio.  

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Swarley, há 27 minutos:

Depende da Câmara Municipal e dos teus vizinhos.

Em algumas zonas de Lisboa, por exemplo, é proibido a colocação de unidades na fachada.

Terás que solicitar um instalador a instalação das unidades, por isso, pergunta-lhes que eles sabem de certeza a legislação camarária. 

Em alguns prédios, o condomínio não autoriza (embora ache que do posto de vista legal não podem proibir, mas ninguém que ter problemas com os vizinhos).

Se algum vizinho tiver, podes sempre perguntar-lhe. Se fores o primeiro, pergunta à empresa que gere o condomínio.  

Vou falar com o condomínio num primeira instância, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 12 minutos:

@Swarley quão menos gasta um AC portátil em comparação com um aquecedor cerâmico de 2000W ?

Tens que comparar o COP ou SCOP.

Para o efeito, podes considerar um COP = 1 para um aquecedor cerâmico.

Se um AC tiver um COP=3, então gasta 3 vezes menos. A maioria dos AC's portáteis não anda longe disso, mas varia consoante a marca e modelo.

Num AC fixo, encontras facilmente unidades com COP de 5/6 em marcas com uma boa relação preço/qualidade.

Editado por Swarley
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 06/01/2021 at 21:20:

@Ghelthon existe daqueles ac's portáteis, achas que compensa?

Honestamente não sei, não tenho experiência com esses.

Citação de Bumba, Em 08/01/2021 at 18:49:

Radiante apenas no chão já é mais do que suficiente. Depois a discussão pode ser no que alimenta o sistema, porque aí pode ser o que tu quiseres (lareira, caldeira a gasóleo, bomba de calor, whatever).

E, como diz o Swarley, é de facto a melhor solução, porque aquece a divisão por inteiro. Os radiadores safam, mas são menos eficientes porque aquecem a divisão aos poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente o Swarley responderá com mais conhecimento, mas diria que depende. Se já tiveres instalado o sistema a lenha, não sei até que ponto a diferença de custo de alimentação ou de rendimento compensará o investimento.

Se isso não for problema, é claro que pellets é muito mais prático e limpo. E também penso que (mas não tenho a certeza, nunca usei nem tive) é possível que aquilo se ligue automaticamente, o que também é uma vantagem.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Feedback de casas pre fabricadas alguém ?

Rapa se um frio do camandro ou não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando a onda. Quero pintar uma parede cá em casa. Não percebo um real crl de pintar paredes, mas nada que um tutorial ou outro no YouTube não resolva.

Isto surgiu porque apanhei um video qualquer de um qualquer guru da produtividade e o gajo tinha uma das paredes de uma cor que, segundo ele, com a Hue Play da Philips (que já tinha) acaba por não ferir tanto a vista nas horas passadas à frente do computar. Anyway, long story short, a cor que o gajo tem na parede apenas existe nos USA, lucky me.

Investiguei mais um pouco e descobri que consegui sacar o LRV e RGB da cor (presumo que seja igual ao funcionamento de uma gráfica ou photoshop). Aqui vai ele LRV: 8 R: 78 G: 81 B: 82

Agora a pergunta para um milhão: com esta informação consigo comprar/recriar a mesma tonalidade/brilho (ou ausência) da dita tinta original? Já agora deixo a original - https://www.behr.com/consumer/ColorDetailView/PPU26-01

Obrigado aos mais entendidos nestas matérias 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 11/01/2021 at 17:54:

@Ghelthon @Swarley e uma salamandra a pellets? Sempre usei lenha, e sempre me disseram que era mais económico os pellets que a lenha.

Que acham?

Teoricamente, o preço do kwh dos pellets e da lenha é semelhante, mas depende do preço a que consegues comprar.

Os pellets acabam por compensar pois consegues ter um controlo muito mais preciso. Com a lenha podes estar a gastar 8 kWh quando só precisas de 2,  depende da lenha que lá colocares, não tens um controlo preciso.

De resto é como o @Ghelthon disse, é um sistema mais prático e limpo, pese embora, tenha custos e trabalhos de manutenção mais elevados.

Citação de Djork, há 18 horas:

Não tenho experiência, mas há tempos estive a ler um pouco sobre isso e depende do isolamento que escolheres.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Djork, há 19 horas:

Isso depende imenso da casa. Pode ser mais isolada do que uma casa em betão, depende da composição das paredes.

Citação de w0, há 6 horas:

Aproveitando a onda. Quero pintar uma parede cá em casa. Não percebo um real crl de pintar paredes, mas nada que um tutorial ou outro no YouTube não resolva.

Isto surgiu porque apanhei um video qualquer de um qualquer guru da produtividade e o gajo tinha uma das paredes de uma cor que, segundo ele, com a Hue Play da Philips (que já tinha) acaba por não ferir tanto a vista nas horas passadas à frente do computar. Anyway, long story short, a cor que o gajo tem na parede apenas existe nos USA, lucky me.

Investiguei mais um pouco e descobri que consegui sacar o LRV e RGB da cor (presumo que seja igual ao funcionamento de uma gráfica ou photoshop). Aqui vai ele LRV: 8 R: 78 G: 81 B: 82

Agora a pergunta para um milhão: com esta informação consigo comprar/recriar a mesma tonalidade/brilho (ou ausência) da dita tinta original? Já agora deixo a original - https://www.behr.com/consumer/ColorDetailView/PPU26-01

Obrigado aos mais entendidos nestas matérias 🙂 

Qual é o guru já agora? Duvido muito que tenha de ser uma cor específica que só exista numa marca. Normalmente para tintas o que temos de fornecer é o RAL. Tem muito menos cores do que o RGB, mas hoje em dia existem tantas que duvido que não consigas uma praticamente igual à que queres. Provavelmente consegues uma cuja diferença nao seja destinguível a olho nu.

Para esse RGB que indicaste o RAL mais aproximado é o RAL 7043. O RGB desse RAL é o 79, 82, 80. Não os vais conseguir distinguir, muito menos notar diferença do cansaço de uma para a outra.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 3 horas:

Isso depende imenso da casa. Pode ser mais isolada do que uma casa em betão, depende da composição das paredes.

Qual é o guru já agora? Duvido muito que tenha de ser uma cor específica que só exista numa marca. Normalmente para tintas o que temos de fornecer é o RAL. Tem muito menos cores do que o RGB, mas hoje em dia existem tantas que duvido que não consigas uma praticamente igual à que queres. Provavelmente consegues uma cuja diferença nao seja destinguível a olho nu.

Para esse RGB que indicaste o RAL mais aproximado é o RAL 7043. O RGB desse RAL é o 79, 82, 80. Não os vais conseguir distinguir, muito menos notar diferença do cansaço de uma para a outra.

Thanks! É o Ali Abdaal.

a cor não tem de ser essa por ser milagrosa, era mais porque gostei 😂 

Vou então ver onde comprar disso! Obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...