Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Casual 1904, há 2 horas:

Boa zona, vivi em Alvalade 10 anos numa transversal à avenida de Igreja.

O Tico Tico é muito bom. Para umas tapas bacanas e hambúrguer tens o Grog.

vivi na Afonso Lopes Vieira durante 3 anos tb, Alvalade é uma zona excelente. Sdds do Grog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 3 horas:

Boa zona, vivi em Alvalade 10 anos numa transversal à avenida de Igreja.

O Tico Tico é muito bom. Para umas tapas bacanas e hambúrguer tens o Grog.

Tico Tico é maravilha!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 5 horas:

O filtro é um daqueles filtros de areia?

Tapas a piscina quando não a usas? Para tirar isso agora só com aspirador. 

É de cartucho. Tapo, mas ao tirar também deve cair lixo que está lá pousado. Qualquer aspirador de piscina serve? Queria algo barato, mas também convém que tire esse sujidade que fica no fundo

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma pergunta "à rico".

Se, num cenário hipotético, eu for proprietário de 3 casas, cada uma a valer 100.000€, não posso vender as 3 e comprar uma casa de 300.000€, sem pagar mais valias?

Porque, na realidade, eu só posso ter habitação própria e permanente numa delas. Mas a nova casa será para habitação própria e permanente.

Compartilhar este post

Link para o post

Vivi durante 6 anos em alvalade,é uma zona maravilhosa para se viver. Gostava mais do Sem nome do que do Tico Tico (se bem que o sem nome decaiu) mas o que não falta por ali são bons restaurantes (e farmácias lol). Também havia uma casa de chás que ia muito mas duvido que ainda exista.

E pipocas do cinema alvalade 😋

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 3 horas:

Tenho uma pergunta "à rico".

Se, num cenário hipotético, eu for proprietário de 3 casas, cada uma a valer 100.000€, não posso vender as 3 e comprar uma casa de 300.000€, sem pagar mais valias?

Porque, na realidade, eu só posso ter habitação própria e permanente numa delas. Mas a nova casa será para habitação própria e permanente.

Se cada uma vale esse valor nunca pagas mais valias. O meu pai comprou uma casa há 10 anos por 100.000€, vendeu o mês passado por 135.000€ e não teve que pagar mais valias. A mesma casa ao dia de hoje só pagaria mais valias se a vendesse por mais de 140.000€ que era o que estava avaliada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 3 minutos:

Se cada uma vale esse valor nunca pagas mais valias. O meu pai comprou uma casa há 10 anos por 100.000€, vendeu o mês passado por 135.000€ e não teve que pagar mais valias. A mesma casa ao dia de hoje só pagaria mais valias se a vendesse por mais de 140.000€ que era o que estava avaliada.

Só podes assumir isso se souberes por quanto ele comprou as casas, não? Se ele deu 60 ou 70 mil por elas há 2 ou 3 anos, vai ter mais valias.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é que disse que cada uma vale isso, assumi que esse seria o valor delas. Mesmo que ele as tenha comprado por valor mais baixo que esse com o passar dos anos as casas já devem ter valorizado, basta ver a quanto está o metro quadrado nessas zonas e casas similares no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 19 minutos:

Ele é que disse que cada uma vale isso, assumi que esse seria o valor delas. Mesmo que ele as tenha comprado por valor mais baixo que esse com o passar dos anos as casas já devem ter valorizado, basta ver a quanto está o metro quadrado nessas zonas e casas similares no mercado.

Mas como se calcula a mais valia? Pensei que era valor de venda - valor de compra aplicando um multiplicador de inflação. Não é isso? 

Ou é o valor da avaliação na altura da compra e venda?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho cem por cento certeza, mas até obras que faças de melhoria também contam. Não é só a inflação.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos comentários. O valor 100k foi meramente ilustrativo, mas as mais valias pagam-se com o valor de venda menos o valor de compra menos despesas.

A minha questão prende-se mais com o facto de, se vocês venderem a vossa casa onde vivem e comprarem outra para viver, gastando o que receberam, não pagam mais valias ao estado, porque reinvestiram o valor total. Se por exemplo, gastarem apenas metade, a outra metade vai ser tributada como mais valias.

No entanto, se venderem uma casa que não seja a vossa habitação permanente, isso vai ser tributado tudo como mais valia, mesmo que invistam tudo (corrijam-me se estiver enganado pf).

O que eu queria saber era, se eu vender a minha habitação permanente + outra(s) casa(s) para comprar uma única casa (mais cara) para ser a minha habitação permanente, como é que é tributado?

Depois há a outra questão dos impostos que é estúpida... Eu vendo uma casa, tenho lucro e pago mais valia. Mas depois compro outra casa e pago IMT... Quase que nem dá vontade investir.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do meu pai a casa que vendeu não era habitação permanente dele, era a casa da minha avó que neste momento vive com a minha tia. 

Compartilhar este post

Link para o post

Esse vídeo explica bem o que achava, só não sabia que tínhamos de guardar as faturas dos últimos 12 anos, mas faz sentido.

O VPT não sabia que podia influenciar assim! Fogo

No caso que apresentei, para efeito de exercício, vamos imaginar que comprei 3 casas há 10 anos, cada uma por 50k. Se vender as três por 100k cada, sendo uma delas a minha habitação permanente, vou ter 0k + 50k + 50k de mais valias, o que significa que vou pagar 12,5k + 12.5k = 25k de IRS. Ou seja, só posso investir numa casa de 275k. Isto contas à merceeiro, porque faltam N mais impostos, por exemplo o IMT e imposto de selo (para um valor destes, será à volta de 12,5k. Mais escrituras e etc... O que já significa que vou poder apenas gastar 250k dos 300k, porque o resto é para o Estado. Ridículo.

Não sei se há alguma excepção para o caso que apresentei, mas se vou comprar uma casa nova, é ridículo não poder aplicar todo o dinheiro. É por isto que depois há esquemas, porque se vender a minha habitação permanente mais cara, não vou pagar tantos impostos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, Em 03/07/2021 at 13:42:

Esse vídeo explica bem o que achava, só não sabia que tínhamos de guardar as faturas dos últimos 12 anos, mas faz sentido.

O VPT não sabia que podia influenciar assim! Fogo

No caso que apresentei, para efeito de exercício, vamos imaginar que comprei 3 casas há 10 anos, cada uma por 50k. Se vender as três por 100k cada, sendo uma delas a minha habitação permanente, vou ter 0k + 50k + 50k de mais valias, o que significa que vou pagar 12,5k + 12.5k = 25k de IRS. Ou seja, só posso investir numa casa de 275k. Isto contas à merceeiro, porque faltam N mais impostos, por exemplo o IMT e imposto de selo (para um valor destes, será à volta de 12,5k. Mais escrituras e etc... O que já significa que vou poder apenas gastar 250k dos 300k, porque o resto é para o Estado. Ridículo.

Não sei se há alguma excepção para o caso que apresentei, mas se vou comprar uma casa nova, é ridículo não poder aplicar todo o dinheiro. É por isto que depois há esquemas, porque se vender a minha habitação permanente mais cara, não vou pagar tantos impostos.

Ridículo porque o estado não te deixa enriquecer facilmente negociando um direito básico universal?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 horas:

Ridículo porque o estado não te deixa enriquecer facilmente negociando um direito básico universal?

A não ser que o dinheiro que ele investiu inicialmente tenha vindo da droga... Não vejo onde é enriquecer facilmente 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 02/07/2021 at 17:16:

É de cartucho. Tapo, mas ao tirar também deve cair lixo que está lá pousado. Qualquer aspirador de piscina serve? Queria algo barato, mas também convém que tire esse sujidade que fica no fundo

O filtro não devia de estar a funcionar em contínuo? Depois muda-o uma ou duas vezes por mês, também vês pela cor. Isso depois da tua canalização e da qualidade da água. 

Aspirador arranja um baratuxo. A tua piscina é pequena, não vais dar-lhe grande uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não entendo porque é considerado enriquecer facilmente. É que então ainda me estás a dar razão, porque se tenho direito a uma casa própria, e tendo dinheiro para a comprar, não devia ter de pagar tantos impostos. É que já vou pagar IMI todos os anos depois de a comprar. A minha indignação é só essa, impostos atrás de impostos relativamente ao mesmo propósito: comprar casa própria para habitação permanente.

Relativamente a pagar impostos sobre as mais valias, totalmente de acordo que eles sejam aplicados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 4 horas:

O filtro não devia de estar a funcionar em contínuo? Depois muda-o uma ou duas vezes por mês, também vês pela cor. Isso depois da tua canalização e da qualidade da água. 

Aspirador arranja um baratuxo. A tua piscina é pequena, não vais dar-lhe grande uso.

Pelo que li na net, basta ligar umas horas por dia e que o filtro costuma a ser mudado apenas uma vez por ano. Agora também é uma questão de ir experimentando, para já a água parece estar bem, é mesmo só essa "terra" no fundo, e isso mesmo que ligasse o filtro o dia todo, não ir resolver porque esse lixo fica parado no fundo. Posso é ligar o filtro e ir tentando com uma vassoura dispersar esse lixo para a zona da saída de água. Mas provavelmente o melhor é mesmo comprar o aspirador.

A ideia é naqueles fins de semana que não apetece sair, ficar por casa e ter a piscina para refrescar um bocado e o pequenito se entreter um bocado, também não queria maior por causa dele, além de ir gastar mais água sabendo que não vou dar um uso frequente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 30/06/2021 at 20:32:

Comprei uma piscina(leva 4m3) com filtro, sabem quanto tempo devo ligar o filtro? Uso também a boia com o cloro, o filtro tenho ligado 3 horas de 3 em 3 dias, a água está boa, mas tem sujidade no fundo da piscina, terra ou assim. Como tratam disso? Só comprando aspirador?

Também tenho uma dessas. Tenho o filtro a ligar em 3 períodos de uma hora durante o dia e pelo menos uma vez por semana lavo. Tenho a boia que leva uma pastilha 10 ações, para o cloro e assim e a rede para apanhas o lixo maior. Tirando quando me esqueço de colocar nova pastilha, a água nunca fica verde.

O maior problema é mesmo limpar o fundo, aquilo é tão minúsculo que passa na rede, mas comprei á dias um limpa fundos de sucção, que se liga á mangueira, mas mesmo assim ficam sempre uns resíduos.

No Leroy há um a +/- 50 paus, mas não tenho qualquer feedback do mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à conversa do financiamento, passem pela vossa agência se tiverem tempo.

A CGD faz-me 1% de spread + Variável, ou se quiser taxa fixa fazem-me 1.9%.

São menos 80€ +/- por mês do que aquilo que estava a contar, é uma grande diferença

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 21 minutos:

Em relação à conversa do financiamento, passem pela vossa agência se tiverem tempo.

A CGD faz-me 1% de spread + Variável, ou se quiser taxa fixa fazem-me 1.9%.

São menos 80€ +/- por mês do que aquilo que estava a contar, é uma grande diferença

A quantos anos paladino? 

É incrível a diferença para os bancos noutros países. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 horas:

A quantos anos paladino? 

É incrível a diferença para os bancos noutros países. 

Taxa fixa máximo de 30 anos. Eu vi duas simulações diferentes, uma para financiamento de 150k a 35 anos e outra para financiamento de 130k a 30 anos (ambos com 60k de entrada, total 210k no 1° e 190k no segundo). As taxas eram iguais em ambos.

Noutros países a taxa é ainda menor? Eu estava sinceramente à espera de mais mas não tenho noção de como está lá fora. E isto atenção, sem qualquer negociação e para um puto que apareceu lá de calças de fato treino 😅

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...