Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Sim, evitem escovas de pelo. Tenho um roomba, deve ter uns 6 anos. O maior handicap é mesmo uma das escovas ser de pelo.

Como tenho dois cães, os pelos deles enrolam-se nas escovas e depois é um pincel para tirar isso, mais vale mandar vir escovas novas da aliexpress ou ebay e ir trocando, mas na altura era o melhor que havia. 😅

Para mim, o combo ideal é aspirador robot, um bom aspirador vertical (os da bosch de 21v ou 25v são excelentes) para os cantos e zonas mais difíceis e ter alguém que vá lá a casa 1 vez de semana a semana fazer 2hrs chega perfeitamente. Dar um toque nas janelas, nos lavatórios e esse género de merdas.

Aliás, acredito que se não for muita gente a morar em casa nem precisem de semana a semana.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Só limpo os WC uma vez por semana. O resto da casa é raro ser todas as semanas. Não fazia outra coisa aos sábados 😅

Compartilhar este post


Link para o post

A minha sogra mora numa casa arrendada há uns 30 anos. Está à espera que uma pessoa saia de um apartamento que deverá ser entretanto e vai alugar esse para ir para lá, mas não tem uma previsão certa, por isso fica complicado avisar o senhorio de quando ela vai sair. Perguntei a ela se tinha contrato para ver se tem um prazo para avisar o senhorio e assim, ela diz que não, não sei se não tem ou se perdeu.

O senhorio passa fatura, mesmo não tendo contrato mas visto que ele passa fatura, será que tem que avisar por carta com meses de antecedência?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 35 minutos:

A minha sogra mora numa casa arrendada há uns 30 anos. Está à espera que uma pessoa saia de um apartamento que deverá ser entretanto e vai alugar esse para ir para lá, mas não tem uma previsão certa, por isso fica complicado avisar o senhorio de quando ela vai sair. Perguntei a ela se tinha contrato para ver se tem um prazo para avisar o senhorio e assim, ela diz que não, não sei se não tem ou se perdeu.

O senhorio passa fatura, mesmo não tendo contrato mas visto que ele passa fatura, será que tem que avisar por carta com meses de antecedência?

É muito estranho passar fatura e não ter contrato. Caso exista contrato, aparentemente os prazos a cumprir dependem da duração do contrato: https://www.e-konomista.pt/rescisao-do-contrato-de-arrendamento/

Compartilhar este post


Link para o post

Limpo a casa 1x por semana desde pó, WC, aspirar manualmente, lavar o chão , etc 😐

Compartilhar este post


Link para o post

Não havendo melhor tópico, fica aqui:

Malta quero construir uma marquise no meu apartamento, posso? 😄

 

Arquitectos ( @joe, mais alguém?) o que tem a dizer da polemica em volta do apartamento do CR7?

 

https://www.ojogo.pt/internacional/cristiano-ronaldo/noticias/criticas-a-ronaldo-por-obra-em-apartamento-em-lisboa-originam-reacao-das-irmas-13789132.html

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, Em 01/06/2021 at 10:25:

Não havendo melhor tópico, fica aqui:

Malta quero construir uma marquise no meu apartamento, posso? 😄

 

Arquitectos ( @joe, mais alguém?) o que tem a dizer da polemica em volta do apartamento do CR7?

 

https://www.ojogo.pt/internacional/cristiano-ronaldo/noticias/criticas-a-ronaldo-por-obra-em-apartamento-em-lisboa-originam-reacao-das-irmas-13789132.html

 

Talvez possas, mas como estamos a falar de alterações de fachada, legalmente falando precisarias primeiro de um pedido de licenciamento e só após a aprovação do mesmo é que podias fazer isso. Eventualmente uma comunicação prévia poderia ser o suficiente, mas não sei em que condições (não é bem o género de coisas com que me preocupo no meu trabalho lol). De qualquer das formas para a teres legalizada haveria sempre burocracia chata, tempo de espera e custos associados (para além da marquise em si). 

E no caso de estar inserido num condomínio terias de pedir autorização aos restantes condóminos. O que faz sentido porque o aspecto exterior é entendido como um conjunto, se tens um prédio todo janota e de repente enfias para lá uma marquise no teu apartamento podes estar a desvalorizar a casa do vizinho do lado.

Portanto, o que recomendo, se quiseres meeeeeesmo fazer a marquise, e se conseguires fazer a coisa sem que se note muito durante a fase da obra, fala com os teus vizinhos primeiro e caso aprovem, faz e pronto lol. Porque se a tentares licenciar quase de certeza que não te aprovam isso. Pelo menos aqui em Lisboa não.

 

Já o caso do Ronaldo, pah, eu nem sei se fui mais exposto à questão por estar em vário grupos de WhatsApp com malta de arquitectura, mas acho tudo um bocado um circo. Acho que aquela marquise não chateia ninguém, para além das vedetas da arquitectura que desenharam o prédio. Agora, se não é legal e há provas disso, a partir do momento em que haja uma denúncia tem que ser tratado como qualquer outro caso do género, manda-se desmontar e pronto, é uma não questão. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de joe, há 8 horas:

 

Talvez possas, mas como estamos a falar de alterações de fachada, legalmente falando precisarias primeiro de um pedido de licenciamento e só após a aprovação do mesmo é que podias fazer isso. Eventualmente uma comunicação prévia poderia ser o suficiente, mas não sei em que condições (não é bem o género de coisas com que me preocupo no meu trabalho lol). De qualquer das formas para a teres legalizada haveria sempre burocracia chata, tempo de espera e custos associados (para além da marquise em si). 

E no caso de estar inserido num condomínio terias de pedir autorização aos restantes condóminos. O que faz sentido porque o aspecto exterior é entendido como um conjunto, se tens um prédio todo janota e de repente enfias para lá uma marquise no teu apartamento podes estar a desvalorizar a casa do vizinho do lado.

Portanto, o que recomendo, se quiseres meeeeeesmo fazer a marquise, e se conseguires fazer a coisa sem que se note muito durante a fase da obra, fala com os teus vizinhos primeiro e caso aprovem, faz e pronto lol. Porque se a tentares licenciar quase de certeza que não te aprovam isso. Pelo menos aqui em Lisboa não.

 

Já o caso do Ronaldo, pah, eu nem sei se fui mais exposto à questão por estar em vário grupos de WhatsApp com malta de arquitectura, mas acho tudo um bocado um circo. Acho que aquela marquise não chateia ninguém, para além das vedetas da arquitectura que desenharam o prédio. Agora, se não é legal e há provas disso, a partir do momento em que haja uma denúncia tem que ser tratado como qualquer outro caso do género, manda-se desmontar e pronto, é uma não questão. 

Haja alguém  Eu nem quis acreditar quando durante alguns dias as redes sociais e meios noticiários se encheram de notícias sobre... uma marquise 😂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de joe, há 9 horas:

fala com os teus vizinhos primeiro e caso aprovem, faz e pronto lol. Porque se a tentares licenciar quase de certeza que não te aprovam isso. Pelo menos aqui em Lisboa não.

Como assim "faz e pronto"? Não corre o risco da camara ficar a saber e manda-lo remover e pagar multa? 

Compartilhar este post


Link para o post

Tinha ideia que se for amovível (se não estiver fixo permanentemente à fachada ou chão) não podem implicar, por isso eu faria uma coisa dessas.

Compartilhar este post


Link para o post

o cristiano este ano limpa o Pritzker à custa de uma marquise

siiii

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Creio que coisas que alterem o formato da construção inicial dos prédios não é permitido. Uma tia minha queria mudar as janelas (caixilharias, presumo, e vidros) por algo mais robusto e que isolasse melhor o som e acho que não pôde. Talvez na câmara (?) te possam dar essa informação.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu alterei toda a caixilharia da casa não há muitos anos e ninguém me proibiu de nada. As janelas são quase iguais às que tinha, a única diferença é serem de PVC e oscilobatentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 23 horas:

Como assim "faz e pronto"? Não corre o risco da camara ficar a saber e manda-lo remover e pagar multa? 

Em Portugal? 😂 Este país é a catedral das marquises.

Compartilhar este post


Link para o post

Felizmente já não moro em apartamento, mas se morasse e alguém implicasse comigo seja pelo que fosse, espetava um mono destes, mas em cor de rosa, na varanda só para chatear.

6c4f36d9fbaf756f59c45633465d27d0.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Até começar a ficar com furos das beatas dos javardos

Compartilhar este post


Link para o post

Caso isso acontecesse forrava com uma folhinha de alumínio. Ia ficar mesmo a matar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 6 horas:

Em Portugal? 😂 Este país é a catedral das marquises.

na minha aldeia já se passaram multas por causa de barracões descobertos pelo google earth...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 horas:

na minha aldeia já se passaram multas por causa de barracões descobertos pelo google earth...

A quantidade de piscinas que não foram descobertas assim. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, Em 03/06/2021 at 09:52:

Haja alguém  Eu nem quis acreditar quando durante alguns dias as redes sociais e meios noticiários se encheram de notícias sobre... uma marquise 😂

 

Infelizmente até dentro do meio foi um tema que vi divulgado até à exaustão. Até a presidente da secção de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos deu uma entrevista sobre o assunto. Não sei se era só sobre isso, mas no IG dela era esse ou headline. Que ridículo. Acho que a significância dada a isto por nós, assim como a indignação pública de um arquitecto com grande influência nacional só contribui para a descredibilização da profissão, reforçando a imagem que os arquitectos são todos umas prima-donas que só complicam as coisas, quando deveríamos tentar precisamente o contrário. 

 

Citação de kareca, Em 03/06/2021 at 10:11:

Como assim "faz e pronto"? Não corre o risco da camara ficar a saber e manda-lo remover e pagar multa? 

 

Claro. Ele é que tem de medir a sua tolerância a esse risco, e perceber o que quer: Tenta ir pela via legal, tem custos a nível de arquitectura e arrisca-se a ficar vários meses à espera de um parecer provavelmente desfavorável, ou "faz e pronto" e arrisca-se a ser descoberto. Não estou com isto a encorajar que o faça, porque pessoalmente não gosto de marquises e dependendo do sítio (tipo certas áreas de Lisboa) mais vale não tentar nem uma nem a outra, porque no final ficava sem marquise e sem dinheiro.

 

Citação de pm2lp, Em 03/06/2021 at 10:15:

Tinha ideia que se for amovível (se não estiver fixo permanentemente à fachada ou chão) não podem implicar, por isso eu faria uma coisa dessas.

Correcto. Talvez haja excepções que não conheço.

 

 

Citação de malaquias, Em 03/06/2021 at 23:20:

Creio que coisas que alterem o formato da construção inicial dos prédios não é permitido. Uma tia minha queria mudar as janelas (caixilharias, presumo, e vidros) por algo mais robusto e que isolasse melhor o som e acho que não pôde. Talvez na câmara (?) te possam dar essa informação.

 

Citação de Casual 1904, Em 04/06/2021 at 00:15:

Eu alterei toda a caixilharia da casa não há muitos anos e ninguém me proibiu de nada. As janelas são quase iguais às que tinha, a única diferença é serem de PVC e oscilobatentes.

Permitido é. Não é permitido que o faças sem o consentimento ou aviso prévio à Câmara Municipal.

Agora, umas janelas trocas numas horas. O empreiteiro deixa aquilo tudo pronto, desmonta as que lá estão e monta as novas num instante. Depois disso quem é vai mesmo chatear-te com o assunto? 

Contra mim falo que sou arquitecto, mas acho escusado contactarem um arquitecto só para isso. Há uns tempos uma miúda veio falar comigo porque comprou um apartamento (que deve ter custado na boa uns 350k) e estava na dúvida se precisava de um arquitecto para fazer umas obras de remodelação. Também tinha essa questão das caixilharias e mais uma ou outra coisa. O que lhe disse é que não achava que se justificasse contratar alguém só para assinar dois ou três papeis. Mas que se contratasse um arquitecto secalhar em vez de gastar 60k nas obras gastava 50k e/ou em vez de valorizar o apartamento em 80k valorizava 100k. Mas pronto, a honestidade não compensou e a gaja foi directamente falar com o empreiteiro lol.

Compartilhar este post


Link para o post

@joe se tiveres oportunidade e se não houver problema e conseguires ajudar era fixeeee.

A minha sogra tem uma casa, e nessa casa tem um terreno "porreiro", dava na boa para fazer mais uma casa mais ou menos de 100m2, só de um andar.. Pelo que estive a ver na zona é possível construir segundo o plano da câmara. A frente do terreno dá para fazer mais um portão se for necessário. 

Achas que para obter autorização para dividir o terreno em dois lotes é o caos? 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...