Le God Publicado 14 Setembro 2025 Citação de fornix, há 2 horas: Eu nem sei como as pessoas equacionam os 100%. Porque se calhar não têm outra opção. É o mesmo que olhar para a tua situação e dizer "eu não sei como é que as pessoas equacionam pedir 70% quando podem pagar logo tudo". Durante anos, para quem não tinha entrada, havia alternativa arrendamento. Hoje em dia isso não é uma alternativa. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 14 Setembro 2025 Citação de JPB, Em 08/09/2025 at 13:00: Não dá imagem, mas dá som? Se meteres a lanterna a apontar para a TV, consegues ver imagem? Só agora vi a tua resposta. A TV é da minha sogra. Quando lá cheguei para ver, estava a dar normalmente 😁 depois até toquei no cabo da antena não fosse ser mau contacto e realmente deu uma falhas, mas depois ficou a dar normalmente, entretanto acho que já houve um dia ou outro com falhas, mas quando vou lá não falha. Curiosamente em minha casa no meu quarto muitas falhas em alguns canais, mas como era só no meu quarto nunca liguei muito, agora no quarto do meu filho também, e quer nessas tvs em casa, quer na da minha sogra, qualquer toque no cabo de antena dá logo falhas, até cheguei a trocar o cabo de antena que liga á tv do meu quarto, mas ainda fica pior, o que dá melhor é um cabo velho meio solto até Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 14 Setembro 2025 Citação de noikeee, há 13 horas: Yep. Idealmente ou fixas a taxa ou tens de ter alguma flexibilidade para poder comportar taxas de esforço maiores caso a Euribor suba. Ou então estás perfeitamente ciente do risco e és uma pessoa confortável com isso, que sabe o que pode acontecer. Eu fixei por largos anos, e até foi numa má altura, e agora tou a pagar um bom bocado acima do que o mercado consegue. E se calhar também fui um pouco modesto no que comprei e podia ter me esticado para um T3 em vez dum T2. A mentalidade aqui em Portugal é de que eu sou maluco e estou a ser enr*abado por temporariamente pagar 70 euros de juros a mais todos os meses. A minha visão é que tou a pagar por dormir melhor à noite e estar garantido que mesmo que isto dê o berro não vou à falência, e isso vale dinheiro. Não há certos nem errados e depende do nível de risco com que uma pessoa está disposta a lidar. Mas infelizmente muita gente está numa situação em que ou toma esses riscos, ou continua a alugar indefinidamente, o que em Portugal é uma m*rda porque as rendas estão demasiado altas também. O mercado está completamente disfuncional e ou consegues dar o salto para conseguires comprar algo ou estás a ser enrrabadíssimo. É muito mau para a sociedade e muito injusto. Deixa, as pessoas não entendem que a taxa fixa não serve para pagar menos, serve para saber quanto se vai pagar e toda a tranquilidade e segurança que isso traz. Se uma pessoa sabe que pode pagar caso a taxa suba 2, 3, 4%, então que faça variável, mas usar o discurso de que se paga mais na fixa e que na variável está mais baixo, depois não se queixem se a taxa aumentar e deixarem de conseguir pagar. Também comprei casa este mês e nem é bonito o que paguei em IMT, imposto de selo na compra e imposto de selo no crédito. Dezenas de milhar tudo a fundo perdido... Comprei a casa na qual quero viver "para sempre" mas foi um esforço financeiro absolutamente brutal. 3 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Setembro 2025 Essa da Euribor a 4% e pessoas a cortar os pulsos viu-se bem, "era agora que a bolha ia rebentar!!" 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 15 Setembro 2025 Citação de kareca, há 8 horas: Essa da Euribor a 4% e pessoas a cortar os pulsos viu-se bem, "era agora que a bolha ia rebentar!!" Talvez por nunca ter sido, nem pouco mais ou menos, uma bolha? Quem apregoa esse jargão não tem noção no que consiste uma bolha e nos pressupostos que a desencadeia. Isso não invalida que muitas pessoas façam financiamentos com taxas de esforço de 35-40% com taxas de juro de 2,x% e que, depois, não fiquem com a corda ao pescoço quando a Euribor sobe 1-2%. Situações que seriam de "chapa ganha chapa gasta" passam para cortes em despesas, algumas fundamentais como alimentação ou utilities, para não entrar em incumprimento com as prestações. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 (editado) Gostei do gestor de conta a jurar que as taxas vão evoluir assim ou assado. Se há coisa que os últimos anos nos mostram é que o cenário pode virar do avesso de um momento para o outro. Acho que a única coisa "certa" é que os preços das casas vão continuar a aumentar. Era preciso haver uma recessão brutal associada a uma quebra do turismo e também quebra da imigração, tudo em simultâneo, para isso poder acontecer. Há pouquíssima oferta para a procura, e construir casas em grande quantidade demora bastante tempo. Antigamente os pais poupavam dinheiro para pagar a universidade dos filhos, agora poupa-se para os ajudar a pagar a entrada de uma casa. Aqui já começámos. Editado 15 Setembro 2025 por Quan Chi 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 8 minutos: Gostei do gestor de conta a jurar que as taxas vão evoluir assim ou assado. Se há coisa que os últimos anos nos mostram é que o cenário pode virar do avesso de um momento para o outro. Acho que a única coisa "certa" é que os preços das casas vão continuar a aumentar. Era preciso haver uma recessão brutal associada a uma quebra do turismo e também quebra da imigração, tudo em simultâneo, para isso poder acontecer. Há pouquíssima oferta para a procura, e construir casas em grande quantidade demora bastante tempo. Antigamente os pais poupavam dinheiro para pagar a universidade dos filhos, agora poupa-se para os ajudar a pagar a entrada de uma casa. Aqui já começámos. Quando comprei a minha há 3 anos, na altura que as taxas de juro estavam a disparar, o meu gestor de conta disse que podiam chegar aos 5% mas depois haveriam de estabilizar entre os 2 e os 3. Isto na discussão entre taxa variável e taxa fixa. Fiz bem confiar no homem porque na nova atualização vou pagar a pouco mais de 2%, ao contrário do que seria a taxa fixa (acho que 5 e qualquer) Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 23 minutos: Gostei do gestor de conta a jurar que as taxas vão evoluir assim ou assado. Se há coisa que os últimos anos nos mostram é que o cenário pode virar do avesso de um momento para o outro. Acho que a única coisa "certa" é que os preços das casas vão continuar a aumentar. Era preciso haver uma recessão brutal associada a uma quebra do turismo e também quebra da imigração, tudo em simultâneo, para isso poder acontecer. Há pouquíssima oferta para a procura, e construir casas em grande quantidade demora bastante tempo. Antigamente os pais poupavam dinheiro para pagar a universidade dos filhos, agora poupa-se para os ajudar a pagar a entrada de uma casa. Aqui já começámos. Era preciso haver vontade de regular o mercado. Como não int€r€ssa, a coisa vai continuar assim. Mesmo havendo mais construção. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 18 minutos: Era preciso haver vontade de regular o mercado. Como não int€r€ssa, a coisa vai continuar assim. Mesmo havendo mais construção. O que é regular o mercado? Congelar preços? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 3 minutos: O que é regular o mercado? Congelar preços? Regular quem pode comprar e limitar os fins para que se podem usar as casas. Diz-se que faltam 130mil habitações em portugal. Tens 124mil alojamentos locais. E a isto ainda se junta as compras para vistos, casas de férias e afins por parte de estrangeiros. Enquanto isto continuar sem grandes restrições, a selva vai-se manter. Não é por acaso que a maioria da habitação a ser construída é de luxo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Plagio o Original, Em 25/03/2025 at 17:15: eu votaria, não ironicamente, em quem propusesse: todos os sujeitos que tenham mais que uma habitação teriam as suas propriedades expropriadas excepto a casa que comprovadamente é a sua primeira habitação, e postas à venda a valores não especulativos. proibir quem já tenha uma casa para habitação própria de adquirir mais imobiliário. proibir sujeitos estrangeiros com valor patrimonial superior a x de adquirir propriedades 💦 Citação de smashing_pumpkin , há 34 minutos: Era preciso haver vontade de regular o mercado. Como não int€r€ssa, a coisa vai continuar assim. Mesmo havendo mais construção. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos: Regular quem pode comprar e limitar os fins para que se podem usar as casas. Diz-se que faltam 130mil habitações em portugal. Tens 124mil alojamentos locais. E a isto ainda se junta as compras para vistos, casas de férias e afins por parte de estrangeiros. Enquanto isto continuar sem grandes restrições, a selva vai-se manter. Não é por acaso que a maioria da habitação a ser construída é de luxo. Não concordo com medidas que são negativas para a economia (e consequentemente para nós todos), nomeadamente as que demonizam os alojamentos locais ou a imigração. Preferia que o Estado ficasse com todas as casas devolutas ou desocupadas cujos proprietários não querem ou não conseguem tornar habitáveis, as reabilitasse e as colocasse no mercado de arrendamento a preços acessíveis. Ou que existissem impostos progressivos (mas não proibições) para quem tem 2, 3, 4, ... casas (incluindo alojamentos locais) e que esses impostos fossem idênticos para pessoas singulares e coletivas. Ou outras medidas que não consigo formular mas que não seriam restritivas para a economia. Mas não é uma discussão fácil e, problema principal, é uma questão que não é passível de ser resolvida em 1 ou 2 legislaturas e por isso é ignorada pelos vários governos, pois não conseguem obter ganhos num prisma eleitoralista. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 15 Setembro 2025 (editado) Citação de Quan Chi, há 21 minutos: O que é regular o mercado? Congelar preços? Já nem falando de alojamentos locais, IMI bastante mais elevado para compra de segundas, terceiras, quartas, quintas, sextas casas sem contrato de arrendamento. Até poderia ser progressivo, numa segunda casa pagava o IMI tabelado+X, na terceira o IMI tabelado+X+Y e por aí fora. Se queres ter casas vazias pode mas tens de pagar bem por isso. Todo o dinheiro arrecadado iria para construção/compra de habitação pública. Para além disso poderia ter um efeito colateral positivo que era os senhorios com arrendamentos sem contrato, fazerem contrato para poupar no IMI e por essa via entrarem os impostos do arrendamento que neste momento é feito "por debaixo da mesa". Para além disso novas licenças de habitação teriam de ter uma percentagem de para venda a custos controlados ou as câmaras ficariam com elas para arrendamento a custos controlados. E devem haver mais medidas que ajudariam sem andar o congelar preços ou rendas, que são as medidas que os que andam a ganhar com isto apresentam como papões cada vez que se fala em fazer alguma coisa. Editado 15 Setembro 2025 por challenger Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 1 hora: Antigamente os pais poupavam dinheiro para pagar a universidade dos filhos, agora poupa-se para os ajudar a pagar a entrada de uma casa. Aqui já começámos. É isso que estou a fazer para os meus pais que infelizmente estão desempregados e vivem numa casa arrendada. Receita para o desastre, perco noites de sono a pensar nisso. 2 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Hansy, Em 09/09/2025 at 17:44: É em segunda mão, nunca morei lá, mas quem morava dizia que era das piores zonas da linha de Sintra, insegura e barulhenta. Tenho amigos de Algueirão e queixam-se muito disso do que falas, sim. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 2 horas: Antigamente os pais poupavam dinheiro para pagar a universidade dos filhos, agora poupa-se para os ajudar a pagar a entrada de uma casa. Aqui já começámos. Interessante isto, por acaso não concordo nada com esta visão. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Su1, há 1 hora: É isso que estou a fazer para os meus pais que infelizmente estão desempregados e vivem numa casa arrendada. Receita para o desastre, perco noites de sono a pensar nisso. Lamento muito, e espero que as coisas se consigam endireitar o mais depressa possível para eles. Força. Citação de kareca, há 17 minutos: Interessante isto, por acaso não concordo nada com esta visão. Em que sentido? 1 Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 1 hora: Preferia que o Estado ficasse com todas as casas devolutas ou desocupadas cujos proprietários não querem ou não conseguem tornar habitáveis, as reabilitasse e as colocasse no mercado de arrendamento a preços acessíveis. Ou que existissem impostos progressivos (mas não proibições) para quem tem 2, 3, 4, ... casas (incluindo alojamentos locais) e que esses impostos fossem idênticos para pessoas singulares e coletivas. Ou outras medidas que não consigo formular mas que não seriam restritivas para a economia. A solução para quem não tem ou não está próximo de casos de casas devolutas é sempre simples, mas depois quando se tenta perceber o porquê dos problemas e das casas estarem assim há anos, aí as coisas já mudam um bocadinho de figura. Antes disso tudo que falas muita coisa tem que mudar com heranças/partilhas, com a brincadeira dos PDMs e dos jogos de interesse nas autarquias, estradas que estão previstas há mais de 20 anos e continuam por construir que não deixam reconstruir nada ali há volta... Só na minha família tenho meia dúzia de casos desses, mas quem está de fora e olha só pensa em taxar aquilo tudo e dar as casas ao estado, que é quem está a provocar o problema todo à partida. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 4 minutos: Em que sentido? Pensar em objetivos dessa dimensão para os filhos sem saber se é algo que eles vão querer ou não. Não que vá prejudicar o teu presente (ainda seria pior), mas são decisões onde investir que podem fazer a diferença agora. Depois há a dimensão do que deve ser a responsabilidade de cada um. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 15 Setembro 2025 Desculpem o offtopic (Não sei se é neste tópico) Quero colocar AC com duas máquinas e queria ter noção +/- do que esperar para começar a pedir orçamentos. Alguém passou pelo processo e consegue dar-me uma ideia? Não tenho pré-instalação. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 Citação de pm2lp, há 34 minutos: A solução para quem não tem ou não está próximo de casos de casas devolutas é sempre simples, mas depois quando se tenta perceber o porquê dos problemas e das casas estarem assim há anos, aí as coisas já mudam um bocadinho de figura. Antes disso tudo que falas muita coisa tem que mudar com heranças/partilhas, com a brincadeira dos PDMs e dos jogos de interesse nas autarquias, estradas que estão previstas há mais de 20 anos e continuam por construir que não deixam reconstruir nada ali há volta... Só na minha família tenho meia dúzia de casos desses, mas quem está de fora e olha só pensa em taxar aquilo tudo e dar as casas ao estado, que é quem está a provocar o problema todo à partida. Certo, e por isso disse que não é uma discussão fácil. Porque não pode ser uma lei chapa 5 para todas as situações, como o teu caso bem exemplifica. Citação de kareca, há 29 minutos: Pensar em objetivos dessa dimensão para os filhos sem saber se é algo que eles vão querer ou não. Não que vá prejudicar o teu presente (ainda seria pior), mas são decisões onde investir que podem fazer a diferença agora. Depois há a dimensão do que deve ser a responsabilidade de cada um. Mas o "onde investir" é independente de o que fazer com o dinheiro daqui a 25 ou 30 anos. Se depois não quiserem comprar uma casa com esse dinheiro, logo se discute o assunto. Na parte da responsabilidade, não concordo totalmente. Claro que um pai/mãe não tem obrigação moral de poupar dinheiro para um filho num futuro distante em que este previsivelmente já terá o seu emprego e a sua vida. Pode nem ter capacidade financeira para essa poupança e aí nem há questão. Mas acho que, existindo essa capacidade, poupar algum dinheiro para ter a certeza que os filhos não ficam "descalços" é o mínimo de empatia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 (editado) Citação de Robe, há 39 minutos: Desculpem o offtopic (Não sei se é neste tópico) Quero colocar AC com duas máquinas e queria ter noção +/- do que esperar para começar a pedir orçamentos. Alguém passou pelo processo e consegue dar-me uma ideia? Não tenho pré-instalação. Pesquisa na IAs da vida para não ires completamente a zeros. Nomeadamente na "potência" que cada máquina deve ter consoante a dimensão da divisão, a orientação geográfica, quantidade de janelas, se é quarto / sala / cozinha, etc. Arranja 2 ou 3 empresas que vão ver a tua casa sem custos, para ouvires opiniões diferentes e poderes tirar a pinta da conversa. Os orçamentos não deverá divergir muito entre elas. Se não conheceres nenhuma empresa pesquisa nos grupos de facebook dos "amigos do bairro X" da zona onde moras. Sobre preços, dependerá muito das caraterísticas que referi no 1º parágrafo, mas se fores para uma das 2-3 marcas com melhor reputação e não tiveres uma sala gigante, diria para apontares para 900-1000€/máquina (não esquecendo a exterior). A isto acrescerá a pré-instalação, que não faço ideia quanto custará, felizmente não precisei. Editado 15 Setembro 2025 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Quan Chi, há 11 minutos: Na parte da responsabilidade, não concordo totalmente. Claro que um pai/mãe não tem obrigação moral de poupar dinheiro para um filho num futuro distante em que este previsivelmente já terá o seu emprego e a sua vida. Pode nem ter capacidade financeira para essa poupança e aí nem há questão. Mas acho que, existindo essa capacidade, poupar algum dinheiro para ter a certeza que os filhos não ficam "descalços" é o mínimo de empatia. Mas isso é a definição de responsabilidade 😄 O que não podes é deixar de pensar também no teu futuro e como as reformas serão uns 40% do último ordenado num futuro próximo. Uma das coisas mais degradantes enquanto pai é pensar que por algum azar possa depender dos filhos quando for velho. Isto falando neste universo menos folgado em que andamos aqui todos à procura da melhor solução de CH e de pagar menos. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2025 Citação de kareca, há 4 minutos: Mas isso é a definição de responsabilidade 😄 O que não podes é deixar de pensar também no teu futuro e como as reformas serão uns 40% do último ordenado num futuro próximo. Uma das coisas mais degradantes enquanto pai é pensar que por algum azar possa depender dos filhos quando for velho. Isto falando neste universo menos folgado em que andamos aqui todos à procura da melhor solução de CH e de pagar menos. Certo, tens um ponto totalmente válido e no qual não pensei ainda como deveria. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 15 Setembro 2025 Citação de pm2lp, há 2 horas: A solução para quem não tem ou não está próximo de casos de casas devolutas é sempre simples, mas depois quando se tenta perceber o porquê dos problemas e das casas estarem assim há anos, aí as coisas já mudam um bocadinho de figura. Antes disso tudo que falas muita coisa tem que mudar com heranças/partilhas, com a brincadeira dos PDMs e dos jogos de interesse nas autarquias, estradas que estão previstas há mais de 20 anos e continuam por construir que não deixam reconstruir nada ali há volta... Só na minha família tenho meia dúzia de casos desses, mas quem está de fora e olha só pensa em taxar aquilo tudo e dar as casas ao estado, que é quem está a provocar o problema todo à partida. O taxar não é para o estado ficar com aquilo. O taxar forte é precisamente para colocar mais imóveis no mercado. Se não tens despesas com eles, também não te vais desfazer deles. Se o IMI começar a pesar no orçamento talvez o coloques no mercado de venda ou penses em arrendar (ou no caso de imóveis devolutos, remodelar para arrendar) no caso do IMI se manter no normal se a casa tiver contrato de arrendamento. Compartilhar este post Link para o post