Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Psicologia. 

Subiu até 5% para baixar até 2% e assim parece algo razoavel e "bom". 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Psicologia. 

As taxas fixas não andavam nesses valores também? E quem tinha achava bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 31/10/2025 at 09:02:

Psicologia. 

Os 2% é o "normal". Estava é tudo mal habituado com as taxas negativas. 

Eu tenho fixa mais 3 anos e aos valores de hoje se passasse a variável agora com o meu spread ficava igual à fixa que tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o melhor tópico mas ninguém viu a reportagem da Now no sábado sobre as moradias de Palmela ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Immobile, há 3 horas:

esperaa aíiii, vais deixar de me dar selos do continente?????

watch-game-of-thrones.png

@Petar Musa assegura

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Immobile, há 5 horas:

esperaa aíiii, vais deixar de me dar selos do continente?????

steve-carell-wink.gif

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, Em 26/11/2025 at 13:35:

Escritura assinada.

images?q=tbn:ANd9GcRUizZkcCCaoFodF55bIO3

Fiz agora de manhã a minha. Os últimos dias foram uma montanha russa. Desde faltar a certidão de infraestruturas emitida pela Câmara, até a uma dívida de ... 0,51€ que o vendedor desconhecia que tinha e que por causa disso não dava para emitir as guias de IMT e IS.

Tudo isto para cumprir o deadline, que acabava hoje, da proposta do Abanca e não ter que fazer o financiamento de novo. Pelo meio ainda levei uma piçada em que me aumentaram o Multirriscos anual em 50€ porque a anterior simulação tinha expirado. O que me vale é que mesmo assim, em taxa mista compensa. Mas é quase certo que irei mudar em variável.

Preciso de um retiro zen.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 25 minutos:

Fiz agora de manhã a minha. Os últimos dias foram uma montanha russa. Desde faltar a certidão de infraestruturas emitida pela Câmara, até a uma dívida de ... 0,51€ que o vendedor desconhecia que tinha e que por causa disso não dava para emitir as guias de IMT e IS.

Tudo isto para cumprir o deadline, que acabava hoje, da proposta do Abanca e não ter que fazer o financiamento de novo. Pelo meio ainda levei uma piçada em que me aumentaram o Multirriscos anual em 50€ porque a anterior simulação tinha expirado. O que me vale é que mesmo assim, em taxa mista compensa. Mas é quase certo que irei mudar em variável.

É chato quando isso acontece.

Euquando estava na sessão da escritura, o proprietário apercebeu-se que o condomínio emitiu a declaração de não dívida (não sei o termo ao certo) com a rua errada, então ligou a não sei quantas pessoas a pedir a declaração correta na hora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 51 minutos:

tamujunto.

Comigo o problema foi precisamente as guias. O banco disse que era a imobiliária e vice-versa. No dia anterior ao final do dia, o advogado da imobiliária tentou sacar isso do portal mas não deu. Tive de ir às finanças às 9 da manhã, com a escritura às 10:30. Nas finanças deram-me os formulários errados e tive de repetir tudo. Cheguei meia hora atrasado à escritura...

Compartilhar este post

Link para o post

pqp

A minha correu super bem, e super rápido. Felizmente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 11 horas:

pqp

A minha correu super bem, e super rápido. Felizmente. 

Tendo em conta as autênticas histórias de terror que leio online, também acho que a minha não podia ter corrido melhor. Tive bastante sorte também.

Felizmente a mediadora imobiliária com quem tratei tudo era 5* e competente.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha estava marcada para as 10h mas, primeiro, o vendedor não tinha um papel qualquer (a consultora não lhe disse); e depois o sistema das Finanças para tirar uma guia foi abaixo.

Isso de faltarem papéis ouço demasiadas vezes. Não são sempre os mesmos? Os consultores não deviam saber isso de cor?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 29/11/2025 at 09:00:

Isso de faltarem papéis ouço demasiadas vezes. Não são sempre os mesmos? Os consultores não deviam saber isso de cor?

Não necessariamente. Cada caso é um caso, e quem dita o que falta é o departamento jurídico do banco que vai fazer o financiamento. Pode ser uma certidão de infraestruturas por se tratar da 1ª transmissão de um imóvel em loteamento, pode ser uma declaração toponímica quando há mudança dos nomes das ruas, pode ser um assento de nascimento, casamento ou acordo de divórcio. Muitas vezes é um documento que, regra geral, não é obrigatório, mas as circunstâncias (ou o banco) assim o determina.

Depois depende também dos conhecimentos de quem intervém. Gestores dos Intermediários de crédito, solicitadores, mediadores imobiliários. Como em qualquer área, tens pessoas mais capazes que outras.

Ou então pode ser o crl de uma dívida de 0,51€, que, por ser um valor tão baixo, não aparece nas declarações de não-dívida. E para além de ter de ser paga pelo vendedor, ainda tem de ser liquidada pelo chefe do serviço de finanças da área do imóvel.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a escritura dia 18 de Novembro de uma casa a 5 minutos de Torres Vedras. Desde então tenho andado no processo normal de contratação eletricidade, água, telecomunicações, mobilar a casa etc... apesar de ser cansativo, tem sido muito recompensador ver um objetivo que já tinha há muito tempo ganhar forma aos poucos. É provável que me mude no início de Janeiro, e estou bastante entusiasmado

• Like 23

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 23 horas:

Fiz a escritura dia 18 de Novembro de uma casa a 5 minutos de Torres Vedras. Desde então tenho andado no processo normal de contratação eletricidade, água, telecomunicações, mobilar a casa etc... apesar de ser cansativo, tem sido muito recompensador ver um objetivo que já tinha há muito tempo ganhar forma aos poucos. É provável que me mude no início de Janeiro, e estou bastante entusiasmado

Espera até teres de comprar cortinados... Pqp não fazia ideia que ia ser a maior despesa da casa 😂

Mas sim, é um ótimo sentimento ir construindo o teu lar aos poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor não afagues o chão. Foi a despesa de mudança de casa mais idiota que fiz. Visualmente ficou quase igual, e mandei o maior espalhanço da minha vida na minha própria sala. Ainda fiquei uns minutos estendido, pensei que tinha partido a anca. Assim é que os velhos morrem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida.

Comprei a minha casa este ano e tenho a isenção do IMI. 

Estou a "comprar" (será apenas pagar a escritura) uma casa e mais uns terrenos na aldeia dos meus avós a uns primos. 

Esta compra pode anular a isenção do IMI da minha casa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 2 horas:

Uma dúvida.

Estou a "comprar" (será apenas pagar a escritura) uma casa e mais uns terrenos na aldeia dos meus avós a uns primos. 

Tenho ideia que não, a menos que essa da aldeia fique como habitação principal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, Em 10/12/2025 at 19:12:

Uma dúvida.

se foi a tua primeira compra, tens isenção de imi nos primeiros 3 anos, o que inclui o ano da compra. coisa mais estúpida

imagina que o dono paga o imi deste ano. tu compras a casa a 31 de dezembro. em 2026, tens isenção de pagamento do ano de 2025 lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 41 minutos:

se foi a tua primeira compra, tens isenção de imi nos primeiros 3 anos, o que inclui o ano da compra. coisa mais estúpida

imagina que o dono paga o imi deste ano. tu compras a casa a 31 de dezembro. em 2026, tens isenção de pagamento do ano de 2025 lol

Não é assim. Comprei a minha em 2022 e este ano ainda não paguei IMI. Só pago em 2026 que é quando faz os 3 anos de isenção

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 18 minutos:

Não é assim. Comprei a minha em 2022 e este ano ainda não paguei IMI. Só pago em 2026 que é quando faz os 3 anos de isenção

exatamente xD

compraste em 22, em 23, ano que ias pagar o de 22 tens isenção.

então tens isenção em 23, 24 e 25, vais pagar em 26 😛 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 minutos:

exatamente xD

compraste em 22, em 23, ano que ias pagar o de 22 tens isenção.

então tens isenção em 23, 24 e 25, vais pagar em 26 😛 

Não percebi se me estás a dar razão ou não :4_joy: ou então eu é que não percebi o teu post.

Porque, na realidade, eu tenho estes 3 anos de isenção

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...