Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Educação Física nas escolas, o elo mais fraco

Publicações recomendadas

Estão no caminho certo, os alunos que melhores médias tinham mesmo que fossem uns nabos a educação física tinham boas notas para não prejudicarem as médias brilhantes, como isso não chegava ainda retiraram a educação física da média..não são os alunos que precisam de mudar a mentalidade, é o ministério.

Eu disse que era preciso mudar a mentalidade dos alunos mas isso obviamente tem de partir do ministério, estendendo-se aos professores, não só os de EF. E é claro que os alunos têm de mudar de mentalidade, mas isso não vai acontecer por obra e graça do Espírito Santo.

1º bold:

Depende. Quem estiver num meio onde não haja grande ou praticamente escolha nenhuma, e a sua intenção seja seguir desporto (foi o meu caso) está bem fod*do! Hoje em dia já há mais escolha e em quase todo o lado, é uma verdade, mas mesmo assim há sempre lugares onde não tens escolha nenhuma.

2º bold:

Não faz grande diferença!? Quem quiser seguir deporto faz toda a diferença! Se eu já acho que 180min é demasiado pouco, 150 ainda é pior! Como disse, quem quiser seguir desporto, leva no minimo 450min semanais onde não paras um segundo como o podes fazer no secundário. São só mais 300min daquilo a que estão habituados nas escolas. E sim, estou apenas a referir-me a quem não faz nada extra-curricular porque quer queiras ou não, há muita gente que não faz desporto extra-curricular e o que mais quer é seguir desporto no futuro. :compinchas:

Resposta do 1º bold - pelo menos na minha escola, não havia programa a cumprir, basicamente cada professor seguia o seu próprio programa, e no caso da minha turma havia pouca variedade, principalmente no caso dos desportos coletivos, isso não chega de perto nem de longe para quem quer entrar em ciências do desporto ou alguma licenciatura parecida, portanto terá mesmo que recorrer a outra coisa.

Quanto ao 2º bold - Sò faz diferença para quem quer seguir desporto mas isso é uma minoria dos alunos, estava a falar em geral. Não podem fazer um plano curricular a pensar num curso em específico. A pensar assim, também não fazia sentido nenhum EF contar para a média para quem ia para Engenharia ou Direito.

E acho estranho quem quer seguir desporto e não tenha nenhuma atividade extra-curricular relacionada com isso mas cada um sabe de si.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu segui engª informática e não há nada de informática nas escolas. Tic é mexer no excel e fazer m*rda inuteis em 99% das escolas, aplicações informaticas era uma boa m*rda também. Nós acabamos o programa do 11º inteiro ainda no segundo período e as aulas de sexta à tarde eram passadas a jogar cs em lan porque o prof nunca conseguia ligar o projector.

Não vejo porque desporto devia ser aprofundado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse que era preciso mudar a mentalidade dos alunos mas isso obviamente tem de partir do ministério, estendendo-se aos professores, não só os de EF. E é claro que os alunos têm de mudar de mentalidade, mas isso não vai acontecer por obra e graça do Espírito Santo.

Resposta do 1º bold - pelo menos na minha escola, não havia programa a cumprir, basicamente cada professor seguia o seu próprio programa, e no caso da minha turma havia pouca variedade, principalmente no caso dos desportos coletivos, isso não chega de perto nem de longe para quem quer entrar em ciências do desporto ou alguma licenciatura parecida, portanto terá mesmo que recorrer a outra coisa.

Quanto ao 2º bold - Sò faz diferença para quem quer seguir desporto mas isso é uma minoria dos alunos, estava a falar em geral. Não podem fazer um plano curricular a pensar num curso em específico. A pensar assim, também não fazia sentido nenhum EF contar para a média para quem ia para Engenharia ou Direito.

E acho estranho quem quer seguir desporto e não tenha nenhuma atividade extra-curricular relacionada com isso mas cada um sabe de si.

1º bold:

Falando por experiência própria e tendo tido basicamente professores e aulas como tu tiveste visto as minhas não terem diferenciado muito disso, se alguém quiser tanto seguir licenciaturas desportivas como eu quis e quero, que remédio tem senão em chegar. Custou a habituar no inicio mas como estava finalmente naquilo que queria seguir acabas por não te cansar tanto porque tens uma maior força de vontade. A menos que seja uma pessoa de desistir ao 1º dia tipo aqueles que vao para o exercito e ao fim do 2º dia já estão a pensar ir embora porque ai e tal cansa muito e não era nada daquilo que queriam quando na verdade até era mas a carga é tanta que desistem à primeira oportunidade.

2º bold:

Uma minoria para ti são quantos alunos? É que pelo menos em Bragança, são cerca de 50 por ano a ingressar em desporto :compinchas:

3º bold:

EF pode não fazer sentido contar para média para quem quer entrar em engenharias ou direito porque não necessitam de tal coisa. Mas para quem quer entrar em desporto, matemática faz todo o sentido porque se não pescares de matemática também não te safas em desporto. O que quero dizer é que, para seguir desporto precisas de tudo e mais alguma coisa e para seguir outras coisas EF pode ser colocada de parte. Para mim é uma estupidez estarem a tratar EF como estão mas pronto. É só a opinião de quem está a no 3º ano de licenciatura de desporto :compinchas:

4º bold:

Lol!? Uma coisa nada tem a ver com a outra. Quem quer uma coisa para o seu futuro e tiver a oportunidade de seguir isso mesmo, só vai para outra coisa se for burro! Querendo eu desporto e, embora nunca ter tido grandes actividades extra-curriculares, tendo a oportunidade de seguir isso mesmo nunca na vida o trocaria por nada. Não tendo oportunidade cada um safa-se como poderia mas ao ter oportunidade ninguém pensa duas vezes. É uma questão com resposta mais que lógica!

Editado por laruncho

Compartilhar este post

Link para o post

1º bold:

Falando por experiência própria e tendo tido basicamente professores e aulas como tu tiveste visto as minhas não terem diferenciado muito disso, se alguém quiser tanto seguir licenciaturas desportivas como eu quis e quero, que remédio tem senão em chegar. Custou a habituar no inicio mas como estava finalmente naquilo que queria seguir acabas por não te cansar tanto porque tens uma maior força de vontade. A menos que seja uma pessoa de desistir ao 1º dia tipo aqueles que vao para o exercito e ao fim do 2º dia já estão a pensar ir embora porque ai e tal cansa muito e não era nada daquilo que queriam quando na verdade até era mas a carga é tanta que desistem à primeira oportunidade.

2º bold:

Uma minoria para ti são quantos alunos? É que pelo menos em Bragança, são cerca de 50 por ano a ingressar em desporto :compinchas:

3º bold:

EF pode não fazer sentido contar para média para quem quer entrar em engenharias ou direito porque não necessitam de tal coisa. Mas para quem quer entrar em desporto, matemática faz todo o sentido porque se não pescares de matemática também não te safas em desporto. O que quero dizer é que, para seguir desporto precisas de tudo e mais alguma coisa e para seguir outras coisas EF pode ser colocada de parte. Para mim é uma estupidez estarem a tratar EF como estão mas pronto. É só a opinião de quem está a no 3º ano de licenciatura de desporto :compinchas:

Minoria é a nível percentual em todo o país. Eu sei que Ciências do Desporto precisa de Matemática, daí fazer sentido.

E EF bem dado seria uma coisa muito positiva, os desportos coletivos podem ajudar na tua evolução mas não há uniformização na disciplina e as condições dos alunos para praticar desporto também são diferentes. Entre o básico e o secundário as condições que tinha eram muito diferentes, no secundário o campo lá fora era de pedra e estava cheio de pedrinhas no chão, quem fosse ao chão ficava todo esfolado.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

ter aulas de EF só às segundas/quartas/sextas.. e espaço para tal? Lá na minha escola costumam ter 3/4 turmas EF em simultâneo.

Lá tem-se 3 tempos por semana de EF, e não acho que seja tão suave como se pensa, pode ser pela presença dos estagiários, mas nunca tive aulas de EF onde não se fizesse "nada". laruncho tu que estás em desporto, tu fizeste o secundário no regular? ou tem-se que estar no curso profissional de desporto? É um dos cursos que privilegio muito também porque desde os 2 anos pratico desporto, e gostava mm de seguir esse ramo.

Compartilhar este post

Link para o post

Minoria é a nível percentual em todo o país. Eu sei que Ciências do Desporto precisa de Matemática, daí fazer sentido.

E EF bem dado seria uma coisa muito positiva, os desportos coletivos podem ajudar na tua evolução mas não há uniformização na disciplina e as condições dos alunos para praticar desporto também são diferentes. Entre o básico e o secundário as condições que tinha eram muito diferentes, no secundário o campo lá fora era de pedra e estava cheio de pedrinhas no chão, quem fosse ao chão ficava todo esfolado.

Lá está. Faz sentido. Daí o fazer sentido EF também contar para a média pelo menos para quem quer seguir desporto. Da forma que as coisas estão, basicamente entras em desporto com nota minima a EF e ninguém te diz nada, e para mim isso não tem lógica nenhuma. :estrelas:

Antes pedrinhas que alcatrão como o campo exterior da minha escola! :-

ter aulas de EF só às segundas/quartas/sextas.. e espaço para tal? Lá na minha escola costumam ter 3/4 turmas EF em simultâneo.

Lá tem-se 3 tempos por semana de EF, e não acho que seja tão suave como se pensa, pode ser pela presença dos estagiários, mas nunca tive aulas de EF onde não se fizesse "nada". laruncho tu que estás em desporto, tu fizeste o secundário no regular? ou tem-se que estar no curso profissional de desporto? É um dos cursos que privilegio muito também porque desde os 2 anos pratico desporto, e gostava mm de seguir esse ramo.

Eu falei em segundas/terças/sextas porque era sem duvida o melhor a fazer caso houvesse espaço para todos. Mas era apenas um exemplo :compinchas:

Por ensino regular sim. Demorei foi mais tempo do que devia. Andei no secundário da santa terrinha 4 anos divididos por 2 no 10º e 2 no 11º. Isto porque não conseguia estudar lá. Queria mais era sair com o pessoal que outra coisa. Depois visto que a vontade de estudar era pouca na altura, decidi procurar trabalho. Meio era pequeno e os meus pais chatearam-se com toda a razão e deram-me 2 escolhas. Ou voltava a estudar (fosse lá ou fora) ou então iria ter de me desenrascar sozinho. Falei com eles e decidi ir estudar para fora, Porto. Quando fui, foi para um curso profissional que dava equivalencia ao 12º ano. Mecatronica foi a escolha e fiz aquilo apenas para acabar o 12º ano. Acabei por ficar com média de 14 no mesmo. Ao fim do mesmo parei mais um ano. Tive a oportunidade de ir trabalhar para fora do país mas não era isso que queria e falei com os meus pais de que queria seguir desporto. Eles aceitaram, eu trabalhei num café de um primo meu como ajudante no qual não recebia nada mas também não pagava o que consumia à conta disso. Mal abriram as inscrições aos exames nacionais, fiz a inscrição às mesmas e siga. Foi que nem uma luva. :compinchas:

Editado por laruncho

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que terem tirado EFísica da contagem para a média só os descoordenados inaptos e as raparigas e seus pais que tentavam travar guerras para E.Física não contar para a média e para se inflacionar as notas conforme a média de outras disciplinas... por essa lógica se um aluno tiver 18 a tudo e a matematica tiver 10 por razoes de dificuldades próprias na disciplina, o professor de matemática teria que lhe dar uma nota ao nível da média, para não a estragar...

Enquanto a disciplina não for levada a sério por todos e voltar a contar para a média, os professores da mesma também não serão levados em conta e a carga horária da mesma diminuirá. Mas tudo isto é culpa dos professores de ed.física, que andaram a ceder a pressões e eles próprios inflacionavam e inflacionam bastante as notas às raparigas e aos descoordenados que são bons alunos noutras disciplinas...

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de contar para a média é bullshit.

Quando eu andava no secundário contava e era uma palhaçada na mesma. Só passou a contar para a média em 2004 ou 2005, dantes não contava e os alunos até eram capazes de levar a disciplina mais a sério.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é para mim, mas posso te responder. Existe Curso Tecnológico de Desporto e Curso Profissional de Desporto.

Na minha zona havia Tecnológico de Desporto que foi o que tirei, mas quando eu estava no 11º ano, há sensivelmente três anos, o curso de desporto que abriu foi o Profissional de Desporto, e penso que seja essa a medida que se está a adoptar pelo país inteiro.

E já agora de referir que são cursos com algumas didácticas diferentes.

Editado por Pantera

Compartilhar este post

Link para o post

Já escrevi por aqui e não foi há muito tempo sobre isto. Para mim a disciplina de Educação Física devia ser opcional.

Principalmente nos moldes como está. Que é uma autêntica parvoíce!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu segui engª informática e não há nada de informática nas escolas. Tic é mexer no excel e fazer m*rda inuteis em 99% das escolas, aplicações informaticas era uma boa m*rda também. Nós acabamos o programa do 11º inteiro ainda no segundo período e as aulas de sexta à tarde eram passadas a jogar cs em lan porque o prof nunca conseguia ligar o projector.

Eish, tudo tal e qual aqui, com a excepção de não ter tido a oportunidade de escolher aplicações informáticas :lol: Aquelas aulas de TIC não eram nada, valiam porque passávamos a aulas à conversa ou a jogar e tínhamos todos altas notas porque todos fazíamos o que nos era pedido na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. Informática agora é só num curso profissional. Nos outros é uma amostra.

Eish, tudo tal e qual aqui, com a excepção de não ter tido a oportunidade de escolher aplicações informáticas lol.gif Aquelas aulas de TIC não eram nada, valiam porque passávamos a aulas à conversa ou a jogar e tínhamos todos altas notas porque todos fazíamos o que nos era pedido na boa.

Tal e qual. E estou num profissional de informática.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas aulas de TIC era CS 1.6 durante 90 minutos, ganhava o que tivesse mais hacks :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema foi a ridícula falta de uniformização dos critérios e do que devia ou não ser avaliada. Não se justifica numa escola(a minha por exemplo) ter níveis tão dispares de exigência e de critérios dependendo do professor.

E é por isso que houve maior descredibilização da disciplina resultando no fim desta contar para a média.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, como é que têm tão pouca educação fisica?

Eu tenho 180 minutos e estou no 12º ano. O ano passado tinha 135 e é sempre prático, nunca teórico. Isto equivale a 4 aulas de 45 minutos (ou 2 de 90, como eu tenho) e no ano passado 2 blocos juntos de 45 (90) mais um separado.

Não percebo como é que dizem que só têm 1 tempo de educação fisica por semana. Isso é ridículo e nunca vi acontecer.

Editado por Einstein

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opniao é que EF deveria voltar a contar para media, quer os alunos queiram ir para Direito ou markting ou para ciencias do desporto ou quer que seja, porque no fundo e o que eu acho realmente deveria ser feito no ambito escolar (digamos assim) era incutir no futuro de amanha a necessidade de pratica de desporto (e nao digo a nivel federado ou algo parecido) nem que fosse 1h por semana a jogar futebol como eu faço com os meus colegas de trabalho.

Cada vez mais se vê "estes garotos" de hoje agarrados a pc's, telemoveis, tablets e afins mais do que nunca (isto nao é so culpa das escolas, tambem é culpa dos pais). Engraçado cada vez mais vemos na rua muidos cada vez mais gordos e cada vez mais existe casos de diabetes precoce e etc etc (poderia estar aqui a noite todo a enumerar varias coisas.)

Actividade fisica é essencial para o corpo humano, qualquer uma que seja, e cada vez mais ela é precisa, porque cada vez mais os trabalhos/empregos estar a tornar sedentarios.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Espanha houve um ano em que tinha 45' de EF logo a seguir ao almoço. Tinhamos 1h15m de tempo de refeição. Chegar a casa, almoçar e isso tudo, um gajo ía para a aula de barriga cheia.

Isto sim era estúpido.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Querem saber o que é estupido? Ter aulas de 50 minutos de educação fisica e o nosso professor ser o director de turma. Vou contar como é uma aula minha (a minha escola agora as aulas são de 50 minutos, 12º). Uma das aulas começa as 9h15, temos que estar ja equipados as 9h20. Ora como toda a gente sabe, nós (e nós refiro-me a 85% dos alunos duma turma, nos quais nao me incluo) cagam nisso e aparecem la pas 9h25. Dez minutos queimados já. Fazer a chamada e absolutamente todas as aulas surge um novo problema de direcção de turma, ou se mudaram certos estatutos do aluno ou algum bacano/a ultrapassou metade do limite de faltas, e como sao todos uns belos de atrasados que nao percebem o que o professor diz, fazem 50 perguntas, nisto sem exagero, queimamos mais 15 minutos (não, não estou a brincar, já cronometrei). Ora nisto ja so nos resta o que? 25 minutos de aula certo? Ora, contando que a generalidade dos professores (o meu incluido) deixa sair cerca de cinco minutos mais cedo vamos em vinte minutos de aula. E leia-se "vinte minutos" porque até o pessoal organizar equipas, se entender, ir buscar o material ao carrinho e começar a fazer a m*rda da aula, bem, maior parte deve-se lembrar quanto tempo estas coisas demoravam, especialmente nos rapazes.

Outra coisa que me deixa f*dido? Educacao Fisica em principio para mim ainda conta, nao tenho a certeza e na secretaria ninguem me sabe responder, nao sou nenhum Ronaldo por isso esforço-me bastante e sou razoavel a todos os desportos (menos atletismo, e por atletismo na minha escola entenda-se correr, estafetas, etc, que é onde sou melhor) e acabo por ter a mesma nota que gajas que literalmente nao fazem nada durante a aula inteira. Ou nem sequer se mexem para tentar fazer uma manchete ou a merdinha dum simples passe em volei ou quando jogamos basquet ou outro desporto la fora elas colam o cu no banco e nao se levantam o resto da aula, e o stor das duas uma, ou e retardado ou nao repara, e acabo por ter a mesma nota que essas raparigas que ainda teem a lata de refilar que mereciam mais.

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Querem saber o que é estupido? Ter aulas de 50 minutos de educação fisica e o nosso professor ser o director de turma. Vou contar como é uma aula minha (a minha escola agora as aulas são de 50 minutos, 12º). Uma das aulas começa as 9h15, temos que estar ja equipados as 9h20. Ora como toda a gente sabe, nós (e nós refiro-me a 85% dos alunos duma turma, nos quais nao me incluo) cagam nisso e aparecem la pas 9h25. Dez minutos queimados já. Fazer a chamada e absolutamente todas as aulas surge um novo problema de direcção de turma, ou se mudaram certos estatutos do aluno ou algum bacano/a ultrapassou metade do limite de faltas, e como sao todos uns belos de atrasados que nao percebem o que o professor diz, fazem 50 perguntas, nisto sem exagero, queimamos mais 15 minutos (não, não estou a brincar, já cronometrei). Ora nisto ja so nos resta o que? 25 minutos de aula certo? Ora, contando que a generalidade dos professores (o meu incluido) deixa sair cerca de cinco minutos mais cedo vamos em vinte minutos de aula. E leia-se "vinte minutos" porque até o pessoal organizar equipas, se entender, ir buscar o material ao carrinho e começar a fazer a m*rda da aula, bem, maior parte deve-se lembrar quanto tempo estas coisas demoravam, especialmente nos rapazes.

Outra coisa que me deixa f*dido? Educacao Fisica em principio para mim ainda conta, nao tenho a certeza e na secretaria ninguem me sabe responder, nao sou nenhum Ronaldo por isso esforço-me bastante e sou razoavel a todos os desportos (menos atletismo, e por atletismo na minha escola entenda-se correr, estafetas, etc, que é onde sou melhor) e acabo por ter a mesma nota que gajas que literalmente nao fazem nada durante a aula inteira. Ou nem sequer se mexem para tentar fazer uma manchete ou a merdinha dum simples passe em volei ou quando jogamos basquet ou outro desporto la fora elas colam o cu no banco e nao se levantam o resto da aula, e o stor das duas uma, ou e retardado ou nao repara, e acabo por ter a mesma nota que essas raparigas que ainda teem a lata de refilar que mereciam mais.

porque esses momentos com assuntos de direcção de turma deveriam ser em disciplinas menos importantes, como inglês ou matematica...seriously?

eu quando era puto tambem adorava as aulas de educação fisica, como qualquer rapaz que gosta de jogar a bola, mas a verdade é que são as mais inuteis de todo o curriculo.

essa historia de miudos gordos e da necessidade de fazer desporto não se aprende nas escolas, aprende-se em casa e se antigamente os miudos eram "menos chubby", isso deve-se ao facto que nao existia mais nada para fazer sem ser ir para um descampado qualquer jogar a bola, não era porque os pais se preocupavam mais nem pela EF nas escolas ser melhor ou mais fomentada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, seriously. Porque Portugues tenho 3 vezes por semana (uma de cinquenta, e duas de cem minutos) e Matematica tenho 4 vezes por semana (sendo duas de cem minutos e duas de cinquenta), ou seja, nao custa tirar 10/15 minutinhos para tratar duns assuntos. Educacao Fisica tenho 3 vezes por semana mas sao as tres de ciquenta minutos, ou seja tenho 150 minutos semanais e desses 150, bem, sem exagero devo fazer uns 60 de educacao fisica porque o resto é desperdicado em coisas "insignificantes" como as que expliquei

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo que boa parte aqui tem uma noção diferente sobre as aulas de educação fisica. Não vejo como é que isso deveria ser opcional, acho antes que seja obrigatorio. Vivi no Canada durante 5 anos e aquilo ali era top, tinhamos que não so aprender a jogar algumas modalidades (hockey, natação, futebol, andebol, basket, volei, ténis, foot americano, enfim quase tudo o que era desporto), como também tinhamos aulas de primeiros socorros, como lidar com a vida no campo (sim, faziamos excursões), snowboard e outros desportos de inverno (como lidar com a natureza nos tempos de frio, essas cenas). E no meio disto tudo, eramos avaliados. Posso dizer que aprendi muito durante esses 5 anos, não so como praticar certas modalidades, mas também como lidar com varas situações. Pode até parecer parvo, mas aprende-se muito o que é trabalhar em equipa, o que é ter um espirito de sacrificio, aprender a conhecer e controlar o seu corpo, enfim, muito fixe. Não sei como é que é em Portugal, mas no Canada aquilo até era fixe e dava para aprender muita cena.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

A partir do momento que a nota de Educação Física deixou de contar para a média, matou a disciplina. Qual é a motivação dos alunos?

Compartilhar este post

Link para o post

Querem combater a obesidade? Realizar uma maratona de 5 a 10 kms. Os finalistas recebem um vale de 20 euros para descontar no McDonalds.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...