Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Pessoas de olhos azuis terão todas um ‘pai’ em comum

Publicações recomendadas

Pessoas de olhos azuis terão todas um ‘pai’ em comum

Uma investigação recente, de que dá conta a Revista Galileu, mostra que as pessoas que têm olhos azuis poderão ter entre elas um grau de parentesco, mesmo que muito distante.

Tem olhos azuis? Pois bem, saiba que a sua ligação com outras pessoas com a mesma característica física pode ser bem mais profunda do que pensava.

É que uma investigação de que dá conta a Revista Galileu, que teve por base uma análise realizada a ADN mitocondrial, revelou que todas as pessoas com olhos azuis têm, de certa forma, ainda que num grau muito distante, algum grau de parentesco.

A conclusão surge depois de um levantamento realizado pelo dinamarquês Hans Eiberg, numa viagem que o levou a países como Turquia, Jordânia e Dinamarca estudando os genes de pessoas com olho azul.

O investigador descobriu que uma única mutação genética terá sido responsável pela pigmentação dos olhos e diz ter conseguido descobrir o evento no espaço e no tempo. Assim, segundo este geneticista, o primeiro ser humano da história a ter esta cor de olhos terá vivido junto ao mar Negro, há cerca de seis milénios, fazendo depois com que a característica acabasse por continuar a ser adquirida de geração em geração.

Segundo explica a publicação brasileira, este facto pode explicar a mais elevada concentração de indivíduos com olhos azuis na Europa e a elevada predominância desta característica no leste europeu.

“Uma mutação genética afetando o gene OCA2 nos nossos cromossomas resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a habilidade de produzir olhos castanhos”, explica o investigador.

Este gene controla toda a nossa produção de melanina, pigmento que regula as ‘cores’ do corpo humano - pele, cabelo e olhos.

Por outro lado, se se interroga, saiba que as variações em indivíduos com olhos verdes ou avelã são menos comuns, ocorrem de forma mais aleatória, o que dificulta a identificação de um ponto temporal único para determinar o primeiro homem com este tipo de coloração.

@noticiasaominuto

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isto não é um bocado... lógico?

Não. Só se presumisses que a mutação dos olhos azuis só se deu uma vez em todo o espaço temporal da espécie humana ;)

Compartilhar este post

Link para o post

que grande "notícia"

amanhã sai a notícia de que, tal como o ano passado, este ano a Sexta-Feira Santa calha a uma Sexta-Feira

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não é um bocado... lógico?

^

que belo estudo

eu arriscaria a dizer q todos os de cabelo preto têm um parente distante com todos os q têm o cabelo pintado de laranja

Compartilhar este post

Link para o post

Se já sabias disto porque é que não fizeste tu o estudo? Neste momento estavas a ganhar dinheiro à custa desta "noticia"

ontem foi dia e tu aí?

se fosse a ti ia fazer um estudo para averiguar que dia da semana foi ontem

Compartilhar este post

Link para o post

Está bem campeão, continua a comparar coisas sem sentido....

tu é que fizeste uma pergunta sem sentido oh "campeão" :lol:

então porque é que não fiz um estudo sobre isto?

1º porquê era um pouco óbvia a conclusão

2º não tenho nem tempo livre nem dinheiro para fazer um estudo destes

3º não tenho os estudos necessários (nem equipamento) para fazer um estudo, como o homem tem

queres mais, ou já chega para parares com as perguntas parvas?

Editado por Reddish Ruse

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Só se presumisses que a mutação dos olhos azuis só se deu uma vez em todo o espaço temporal da espécie humana ;)

Esta resposta está certa. É uma notícia importante por isto, porque mostra que o fenótipo "olhos azuis" surgiu apenas uma vez. Não é óbvio - há certas características que surgiram várias vezes, em locais e períodos diferentes.

Acho que há um nome específico para isso, mas agora só me lembro da convergência evolutiva.

tu é que fizeste uma pergunta sem sentido oh "campeão" :lol:

então porque é que não fiz um estudo sobre isto?

1º porquê era um pouco óbvia a conclusão

2º não tenho nem tempo livre nem dinheiro para fazer um estudo destes

3º não tenho os estudos necessários (nem equipamento) para fazer um estudo, como o homem tem

queres mais, ou já chega para parares com as perguntas parvas?

Não é nada óbvia, não sejas ignorante.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Se já sabias disto porque é que não fizeste tu o estudo? Neste momento estavas a ganhar dinheiro à custa desta "noticia"

Yeah, right. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta resposta está certa. É uma notícia importante por isto, porque mostra que o fenótipo "olhos azuis" surgiu apenas uma vez. Não é óbvio - há certas características que surgiram várias vezes, em locais e períodos diferentes.

Acho que há um nome específico para isso, mas agora só me lembro da convergência evolutiva.

não tinha pensado nisto :facepalm:

btw: esta notícia é de 2008 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca é tarde para discutir Ciência, especialmente se o assunto for Evolução. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post
Assim, segundo este geneticista, o primeiro ser humano da história a ter esta cor de olhos terá vivido junto ao mar Negro, há cerca de seis milénios, fazendo depois com que a característica acabasse por continuar a ser adquirida de geração em geração.

De facto, isto é puro senso-comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem-me a ignorância, mas havendo um antepassado comum no qual originou esta mutação, como é que os seus descendentes tb tinham olhos azuis? Ou a mutação não é a mesma que nós temos hoje em dia, e na altura o azul foi dominante sobre o castanho, ou então a mutação terá ocorrido noutra pessoa também, visto que seria necessária outra pessoa com o gene do olho azul para que os seus filhos tivessem olho azul.

Edit: Ok, afinal acho que não é nada disso. Basta que umas gerações mais tarde os seus descendentes tenham filhos entre si. Nobreza style :mrgreen:

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Se a conclusão era óbvia porque é que precisavas de estudos e equipamentos que o senhor tinha?

oh dark tu estás a gozar, certo? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem-me a ignorância, mas havendo um antepassado comum no qual originou esta mutação, como é que os seus descendentes tb tinham olhos azuis? Ou a mutação não é a mesma que nós temos hoje em dia, e na altura o azul foi dominante sobre o castanho, ou então a mutação terá ocorrido noutra pessoa também, visto que seria necessária outra pessoa com o gene do olho azul para que os seus filhos tivessem olho azul.

Edit: Ok, afinal acho que não é nada disso. Basta que umas gerações mais tarde os seus descendentes tenham filhos entre si. Nobreza style :mrgreen:

Existem caracteres que são dominantes ou recessivos. Neste caso, os olhos castanhos são o caracter dominante enquanto o azul é o recessivo.

Indivíduos com olhos castanhos podem ter o caracter de olhos azuis silenciado. Basicamente, indivíduos heterozigóticos vão ter sempre o caracter recessivo sendo herdado de geração em geração.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem caracteres que são dominantes ou recessivos. Neste caso, os olhos castanhos são o caracter dominante enquanto o azul é o recessivo.

Indivíduos com olhos castanhos podem ter o caracter de olhos azuis silenciado. Basicamente, indivíduos heterozigóticos vão ter sempre o caracter recessivo sendo herdado de geração em geração.

É isto, mas fazendo uma explicação ELI5:

Cada característica é determinada por 2 genes, um do pai e outro da mãe. No caso dos olhos, e para simplificar, vamos usar a letra Q. Ou seja, há 3 combinações possíveis: QQ, Qq (heterozigótico) e qq. As pessoas QQ têm olhos castanhos, e as qq azuis. Mas e as Qq? Castanhos, logo essa característica (ter olhos castanhos) é dominante em relação à outra (ter olhos azuis). O que significa que, para alguém ter olhos azuis, precisa de ter os 2 genes recessivos (no caso, qq).

Esse tal pai comum de que fala a notícia tinha olhos azuis, portanto tinha de ser qq. Aqui já vou adivinhar um bocado, mas assumo que ele era o único portador do gene, portanto todas as outras pessoas eram QQ. Ao ter filhos, TODOS os filhos dele foram Qq, ou seja, tinham olhos castanhos mas eram portador dos genes dos olhos azuis. Assumindo esse cenário de que falas, de que os filhos dele tiveram filhos entre si, os filhos poderiam ser QQ (com 25% de probabilidade), Qq (50%) ou qq (25%). Depois pronto, o gene foi-se espalhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, assim ficou mais perceptível, não quis entrar muito em detalhe nas frequências dos genótipos.

Em princípio, a transmissão do gene não se deve ter dado por cruzamento entre familiares, porque o gene recessivo iria estar sempre em, pelo menos, metade dos descendentes. Tendo tempo, o gene "fixa-se" na população e não existe necessidade desse cruzamento para o gene ocorrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Newsflash, todos os humanos têm um pai/mãe comum.

Newsflash 2.0, todos os seres vivos têm uma "mãe" comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Newsflash 3.0, todos os seres vivos descendem de uma única espécie (LUCA).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...