Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

José Eduardo Moniz: «Jackson joga com o Sporting e isso dá jeito...»

Publicações recomendadas

Os grandes não são sempre beneficiados? Há, pelo menos, um campeonato que me lembro onde o Sporting teve algumas ajudas, não me recordo da época, mas lembro-me de um conjunto de acontecimentos em específico, entre eles, dois penalties fantasma marcados a favor do Sporting na Luz.

As coisas não se podem varrer para debaixo do tapete a nosso bel-prazer.

Claro que não, Vaart. O Sporting este ano está a ser beneficiado? No ano passado foi beneficiado? (tudo isto em termos "líquidos", claro) E na época anterior a essa? Três épocas seguidas em que um dos grandes, in net terms, não foi beneficiado (e é isso que se quer) e em que a contabilidade também não foi propriamente neutra (este ano apenas, talvez). PS: Piadas a dizer que o Sporting há 3 anos não contava como grande dispensam-se, percebeu-se o que eu quis dizer.

Eu não estou a varrer nada para debaixo do tapete, aliás é isso que estou a acusar muita gente de fazer. Creio que estarás a falar da época 2001/2002, onde houve um penalty na Luz claramente fantasma inventado pelo Jardel. Se esse penalty é ridículo? Claro que sim. Mas não quer dizer que os grandes sejam sempre beneficiados, em termos líquidos, no campeonato nacional e nas restantes competições nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal na época do Domingos tivemos foi azar de jogar nas primeiras 3 jornadas com os 3 grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, Vaart. O Sporting este ano está a ser beneficiado? No ano passado foi beneficiado? (tudo isto em termos "líquidos", claro)

Ou és beneficiado ou não és.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso já vinha a deste ano

Este ano não é preciso, está à vista de todos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou és beneficiado ou não és.

Vai dar ao mesmo, o que disseste e o que eu disse. Se és beneficiado num jogo e prejudicado em 10 (não estou a dizer que isso aconteceu lol), em suma na tua opinião és beneficiado?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, Vaart. O Sporting este ano está a ser beneficiado? No ano passado foi beneficiado? (tudo isto em termos "líquidos", claro) E na época anterior a essa? Três épocas seguidas em que um dos grandes, in net terms, não foi beneficiado (e é isso que se quer) e em que a contabilidade também não foi propriamente neutra (este ano apenas, talvez). PS: Piadas a dizer que o Sporting há 3 anos não contava como grande dispensam-se, percebeu-se o que eu quis dizer.Eu não estou a varrer nada para debaixo do tapete, aliás é isso que estou a acusar muita gente de fazer. Creio que estarás a falar da época 2001/2002, onde houve um penalty na Luz claramente fantasma inventado pelo Jardel. Se esse penalty é ridículo? Claro que sim. Mas não quer dizer que os grandes sejam sempre beneficiados, em termos líquidos, no campeonato nacional e nas restantes competições nacionais.

Vuk, não me recordo em que época foi, mas não houve um início de época, não há muito tempo, onde o Sporting beneficiou de alguns golos onde o Montero estava em posição de fora-de-jogo ou, pelo menos, em posição duvidosa?

Na minha opinião, os grandes são mais beneficiados que as outras equipas, infelizmente é a verdade. O Benfica, esta época, tem-no sido, não tenho muitos problemas em admiti-lo, o que pode estar a deturpar a classificação da Liga. Noutros anos, o Porto também já o foi e o Sporting idem.

Agora, o meu maior problema centra-se na constante fixação, uma fixação quase doentia, na arbitragem, utilizando-a várias vezes como um bode expiatório para épocas menos conseguidas. E este bode expiatório é utilizado por dirigentes e adeptos, que se preocupam mais em branquear os acontecimentos do que em encarar a realidade dos seus clubes.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart esses alguns golos foram só 2, num deles contra a Académica onde vencemos facilmente. Tornou-se mais mito que outra coisa, mas posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

Também discordo que digam que só os 3 grandes é que são beneficiados, mais por falta de provas. Um clube pequeno, beneficiado ou não, não tem tempo de antena, portanto só temos conhecimento de causa daquilo que se passa nos 3 grandes e em quem os rodeia, quando rodeia, tipo Sp. Braga há 3 e 4 anos. E como não é verdade que os 3 grandes são sempre beneficiados, sendo que já vi todos eles a serem mais vezes prejudicados do que beneficiados uma época ou outra, essa teoria cai por terra.

Gostei do post do Red, aliás já tinha afirmado que mesmo com máxima isenção na arbitragem o Benfica tinha mais possibilidades de estar em 1º porque o seu futebol é o mais consistente (talvez agora nem tanto, mas fazendo um balanço da época toda, é). Isto, contudo, não quer dizer que a arbitragem não tenha tido influência.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart esses alguns golos foram só 2, num deles contra a Académica onde vencemos facilmente. Tornou-se mais mito que outra coisa, mas posso estar enganado.

Por isso é que ele falei, igualmente, em posição duvidosa.

Lembro-me de, na altura, se falar muito nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que se falam de erros na arbitragem, vem o vizinho falar dos erros que benefeciaram o outro 6 epocas atras. E andamos aqui a discutir os erros dos ultimos 30 anos em vez de evoluir o futebol em portugal...

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Vai dar ao mesmo, o que disseste e o que eu disse. Se és beneficiado num jogo e prejudicado em 10 (não estou a dizer que isso aconteceu lol), em suma na tua opinião és beneficiado?

São first world problems. Os pequenos continuam a comer no rabinho e andam os grandes preocupados por uma arbitragem ou outra.

Compartilhar este post

Link para o post

São first world problems. Os pequenos continuam a comer no rabinho e andam os grandes preocupados por uma arbitragem ou outra.

Por vezes é por "uma arbitragem ou outra" que se é campeão ou se vai à LC ou à Liga Europa wtvr. O que para muitas equipas até é importante, se calhar :roll:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vamos falar de moral. Se calhar fica-se a perder. Eu não quero ser esse tipo de pessoa, mas o Porto e os seus adeptos não podem falar muito de moral quando têm o passado manchado. Eu percebo que apontem os erros dos outros, que digam as verdades quando os outros são beneficiados. Mas não falem de moral.

Vocês também tem o passado manchado, querem manchar o presente também?

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, acho que é o que o 1906 referiu. E houve um contra o Alba, e aquele contra o Benfica que foi na jogada que deu origem ao golo. Acho que mais nada.

Ou então andam alguns dos grandes a comer no rabinho à frente de tudo e todos e alguns dos pequenos nem são assim tão prejudicados quanto isso mas o mito está mais do que instalado por agora.

Não são first world problems porque há coisas mais importantes do que o futebol. À escala do futebol português sim, são problemas de primeira ordem, sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi dizer que sim, como agora os portistas que na altura não eram nascidos ouvem dizer que o clube deles esta manchado por causa das arbitragens... Eu aqui não quero medir pilinhas, por isso o da moral, que tanto disseram também dos portistas e que agora pelos vistos também estão cheia dela.

É a tal coisa do "se os outros foram, porque não podemos também?" então para o ano o Sporting também que se ponha a caminho e que tente ser campeão assim ou o Boavista, se uns podem os outros também :mrgreen:

Editado por JP_

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto da vossa persistência. Estão numa discussão que não vai levar a lado nenhum, ninguém irá mudar de opinião e continuarão a defender ferozmente o vosso clube. Mas vocês insistem. :-

Compartilhar este post

Link para o post

Vuk, não me recordo em que época foi, mas não houve um início de época, não há muito tempo, onde o Sporting beneficiou de alguns golos onde o Montero estava em posição de fora-de-jogo ou, pelo menos, em posição duvidosa?

Época passada, foram 2(?) golos em fora de jogo, o alarido foi tanto que logo de seguida sempre que o rapaz marcava um golo (e eram poucos como todos se lembram, devem ter sido 2 ou 3) eram mal anulados por fora de jogo, foram beneficiados no início mas depois de tanto festival começaram a prejudicar

Compartilhar este post

Link para o post
O Apito Dourado foi um escândalo de corrupção no futebol português. Não no FC Porto, no futebol português. As escutas que vazaram para público foram feitas de forma filtrada. Dois utilizadores anónimos no Youtube largaram as escutas que incriminavam o FC Porto. Nunca se ouviu falar de outras escutas. Até que um dia o jornal Público decide transcrever uma escuta que também mostrava o presidente do Benfica a escolher árbitros (que é feito de quem escreveu a notícia?). Uma escuta que convenientemente nunca caiu no Youtube. Nem outras. Anos depois, numa extrema coincidência, a CMTV consegue em exclusivo novas escutas. Escutas essas que também iam contra o FC Porto. Será que a CMTV teve acesso aos dois utilizadores anónimos do Zimbabué do Youtube? Ou os de Zimbabué é que foram beber à mesma fonte?

O Apito Dourado foi um caso afunilado, que ignorou a envolvência de outros clubes protagonistas de tráficos de influência e corrupção no futebol português, com o objectivo de acertar no FC Porto. E dito isto, a opinião pouco popular entre portistas: o FC Porto foi punido e bem. As escutas mostram que houve de facto tráfico de influências a anteceder esses jogos. Por isso, considerei justa a punição, opinião que ainda mantinha aquando da absolvição.

Compartilhar este post

Link para o post

jornalsporting.jpg

não me revejo nisso e acho absurdo que isso saia no jornal do meu clube. Pura lavagem cerebral, até porque existem aí lances que só mesmo por picuice.

Agora, reconheço e até tu reconheces que existem aí alguns lances que são verdade.

Eu continuo a achar q justificar os nossos falhanços com os erros de arbitragem dos adversarios é pura cobardia e cegueira. O Benfica tem jogado mal? Sim, justifica os 4 pontos? Se olharmos apenas ao rendimento desportivo talvez não, mas se olharmos o rendimentos de FCP e SCP e comparar-mos com o do SLB, se calhar até justifica...

que foi coisas que não só Sporting mas também Benfica fizeram durante a "era dourada" do Pinto da Costa. Mas aí reclamavam pela verdade desportiva e refugiavam-se no passado. Hoje, já nada disso interessa.

Santa hipocrisia.

E comparar rendimentos é idiota, principalmente com esses benefícios. Estás a comparar rendimentos em situações de desigualdade em termos de verdade desportiva. É como comparares o Usain Bolt com um gajo ao lado que está a começar a correr 10m atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

que foi coisas que não só Sporting mas também Benfica fizeram durante a "era dourada" do Pinto da Costa. Mas aí reclamavam pela verdade desportiva e refugiavam-se no passado. Hoje, já nada disso interessa.

Santa hipocrisia.

E comparar rendimentos é idiota, principalmente com esses benefícios. Estás a comparar rendimentos em situações de desigualdade em termos de verdade desportiva. É como comparares o Usain Bolt com um gajo ao lado que está a começar a correr 10m atrás.

O que vale é que ja escrevi varias vezes que a estrategia de quem persegue é sempre a mesma, mediante de quem vai à frente, os que ganham sao sempre levados ao colo.

Comparar rendimentos nao é idiota, significa que, a partir do momento em que o rendimento de euipa A que vai em 1º é superior à das equipas B e C, talvez se justifique a liderança da A, ainda que se possa dizer que, caso nao houvessem N jogos em que a equipa A foi beneficiada, e apenas Y, talvez nao fosse a equipa A a lider, mas aí tb nao seria injusto?

Ou seja, em Portugal, quem vai em 1º é sempre um injusto lider porque se esta na posição onde está é porque la foi posto por erros de arbitragem, e nao por ser mais regular e eficaz do que os adversarios.

E agora podes dizer "ah mas eu nao tinha problemas em admitir se a minha equipa fosse campea mesmo tendo sido inferior à equipa B. Como também nao me custaria admitir que a equipa A foi uma justa vencedora, MAS se naquele jogo Y tivesse sido assinalado aquele penalty, era a minha equipa que tinha ganho o campeonato!".

Compartilhar este post

Link para o post

Por vezes é por "uma arbitragem ou outra" que se é campeão ou se vai à LC ou à Liga Europa wtvr. O que para muitas equipas até é importante, se calhar :roll:

Ás vezes (uma data delas) é por não se jogar a ponta dum corno.

Compartilhar este post

Link para o post

Ás vezes (uma data delas) é por não se jogar a ponta dum corno.

O que tem uma coisa a ver com a outra? :roll:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...