Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Porque é que não deve forçar o seu filho a beijar outras pessoas

Publicações recomendadas

Porque é que não deve forçar o seu filho a beijar outras pessoas

Pediatras dizem que beijo é um cumprimento demasiado íntimo para se impor a uma criança e que não é necessário para as regras da boa educação e da simpatia.

Dizer ao Gonçalo, de 4 anos, "dá um beijinho à Maria" pode ser um verdadeiro desafio. Não é muito beijoqueiro, diz a mãe, sobretudo quando não conhece bem as pessoas. "Digo-lhe sempre para dar um beijinho, mas já sei que às vezes não dá", conta Sara Castilho, 32 anos. Com a família mais próxima, não há qualquer problema. Mas se lhe pedem para beijar um parente afastado ou um amigo da família, a situação altera-se. E quanto mais insistem, pior é. "Tento não entrar em conflito e, por isso, não forço muito. Mas faço força para que cumprimente a pessoa, nem que seja apenas com um olá."

A discussão sobre se os pais devem ou não coagir as crianças a beijar outras pessoas foi relançada recentemente pela jornalista e escritora colombiana Ana Hanssen. Na opinião do pediatra Mário Cordeiro, "as crianças não devem ser obrigadas a beijar quem quer que seja, embora devam ser entusiasmadas a cumprimentar as pessoas, seja no prédio onde moram sejam com avós ou amigos". Mas, ressalva, "cumprimentar, que é um ato de cortesia, não é sinónimo da intimidade a que o beijo força". Por isso, um sorriso ou um aceno podem ser suficientes. "Ser educado é uma coisa, ser beijoqueiro é outra", destaca. Até porque, lembra o pediatra, "há crianças que não gostam de dar um beijo a uma pessoa com barba", por exemplo.

@DN

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca gostei de beijos, ainda hoje cumprimento com um aceno ou um bom dia boa tarde,etc. Só na familia é que há troca de beijos.

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, parece a minha descrição dos tempos de infância. E ainda hoje sou assim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de cumprimentos com beijos ou apertos de mão, coisa mais inútil de sempre. Um sorriso e um "bom dia" não seria suficiente?

xeu anti-social

Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de cumprimentos com beijos ou apertos de mão, coisa mais inútil de sempre. Um sorriso e um "bom dia" não seria suficiente?

Just make sure you don't go from nod to nothing.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu gosto de cumprimentar com um aperto de mão ou (para as meninas) com os típicos beijos de lado (é mais para o ar, mas pronto). É hábito, mas não é uma coisa que signifique muito para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Num mundo em que há tanta interação online, este tipo de contacto social devia ser mais que bem-vindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dou beijos a todas a gajas! :mrgreen:

Tenta com a Manuela Moura Guedes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta com a Manuela Moura Guedes.

Queria lá saber!!!

Se depois fosse a vez da filha, era um sacrificio que fazia de bom grado! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Fico completamente passado quando estou no café e entra alguém e em vez de dar boa noite começa a dar beijinhos a toda a gente. Pqp, que necessidade do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

'então, estás boa?' e elas dizem 'sim' e eu digo 'nota-se' e lanço um olhar atrevido.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nas nices era beijo bacano na bochecha, nas meh era só o encosto de bochechas e beijo pó ar

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nas nices era beijo bacano na bochecha, nas meh era só o encosto de bochechas e beijo pó ar

E depois ainda tinha de se limpar a baba das borbulhas, nas meh

Compartilhar este post

Link para o post

sdds tempos da escola beijinhos as gajas todas da turma de manhã e etc

Havia uma cigana coitada na minha turma do 9º, todos cumprimentavam as gajas com um beijo e ela levava uma mãozada :colb:

dem acne, best qss ever

Compartilhar este post

Link para o post

'então, estás boa?' e elas dizem 'sim' e eu digo 'nota-se' e lanço um olhar atrevido.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei essa agora aqui no emprego.

It works 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...