Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hidden

Sismo de magnitude 3.2 atinge Sintra e Cascais

Publicações recomendadas

Quer dizer que o próximo já vem com atraso.

Está preso no transito.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida, boa parte da Margem Sul era arrasada, só as construções mais recente têm planificação anti-sísmica e mesmo assim existem limites de resistência, duvido que alguma coisa ficasse em pé nesta região com um sismo de 8/8.5.

Também a verdade é que não há muitas regiões que aguentassem com um sismo desses...

Compartilhar este post

Link para o post

Não senti nada, estava no SBSR.

Mas há uns anos houve um com escala 3 ou 4, estava a jogar um FPS com os fones e no meio de tanta explosão, foi talvez das melhores sensações de imersão num jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Senti e bem. Também fiquei impressionado pelo som, acho que nunca tinha ouvido algo assim.

O som e a trepidação, aliás, foi mesmo a vibração que mais me fez impressão. Foi um sismo de curta duração mas suficiente para meter medo. Pior ainda quando vi que o epicentro situava-se bem perto de Alcabideche, freguesia onde moro.

Um tsunami seria engraçado visto que moro a menos de 200 metros da praia.

O pior na eventualidade de um tsunami é a inexistência, pelo menos até há pouco tempo, de um sistema de Early Warnings de tsunamis em Portugal, coisa que já devíamos ter há muito tempo dadas as circunstâncias e a história. Sei da existência de um projecto patrocinado pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia mas não tenho certeza se existe já ou não no país o tal sistema de alerta precoce. Assim sendo, em caso de uma ocorrência desta natureza, seremos muito provavelmente atingidos de surpresa.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

mas estas cenas dos sismos n é suposto haver sinais que vai acontecer tipo os furacões?

Compartilhar este post

Link para o post

Se estás com medo aconselhava-te a ter um cão, há quem diga que conseguem prever qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se estás com medo aconselhava-te a ter um cão, há quem diga que conseguem prever qualquer coisa.

Os de caco são os melhores, quando partem do nada um gajo sabe logo que foi um sismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho quase a certeza que isto é mentira, e não é com gosto nenhum que o digo. Os conceitos de engenharia anti-sísmica não são novidade, agora se sequer 50% dos nossos edifícios estão preparados para isso? Tenho quase a certeza que não, mas é que nem de perto do que deveria ser a percentagem "segura". Acho que estamos a anos-luz de Tóquio, que deve ser a mais bem preparada.Se se dá um sismo sequer parecido com o de 1755, nem sei se não seria pior, em termos de números. Seria absolutamente catastrófico. Por acaso é tipo a única coisa que desgosto em Lisboa(além dos arrendamentos a peso de ouro), esta vulnerabilidade, esta certeza de que a qualquer momento a terra começa a tremer e isto vai tudo abaixo que nem dominó.E depois é daquelas coisas que até pode nem acontecer no nosso tempo de vida mas que, dada a perigosidade da zona em que estamos, pode acontecer às gerações futuras. E aí, "nós" seríamos responsáveis pela falta de manutenção/regras de construção anti-sismo de Lisboa e arredores.O Puro tem toda a razão no que disse. Todos sabem o que se passou, e isto é, tanto quanto sei, um não-assunto. E estou feito um agoireiro :lol:

Se isso fosse verdade, que eu também tenho quase a certeza que não é em 75% dos casos, o que é que sugeres fazer neste momento para prevenir? Mandar tudo abaixo e construir de raiz? Um bocadinho redundante, não?

mas estas cenas dos sismos n é suposto haver sinais que vai acontecer tipo os furacões?

Não me lembro muito bem do que dei em geologia, mas acho que a única coisa que se sabe é que vai haver um de grande escala mais cedo ou mais tarde devido às "tensões" que se acumulam nas placas sísmicas. Estes pequenos sismos até são bons porque libertam alguma dessa tensão. Os furacões também não há grandes sinais, sabe-se que devido à meteorologia específica das áreas que eles vão existir, mas só se sabe que eles estão lá quando se formam. Eles formam-se é no mar e como tal, quando chegam a terra já se sabe da sua existência. Onde costuma ser possível decifrar alguns sinais indicadores é nas erupções vulcânicas, onde existem alterações nas leituras sísmicas

Editado por Grilo06

Compartilhar este post

Link para o post

Segundos antes. Não te vai ajudar muito. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso fosse verdade, que eu também tenho quase a certeza que não é em 75% dos casos, o que é que sugeres fazer neste momento para prevenir? Mandar tudo abaixo e construir de raiz? Um bocadinho redundante, não?

Não me lembro muito bem do que dei em geologia, mas acho que a única coisa que se sabe é que vai haver um de grande escala mais cedo ou mais tarde devido às "tensões" que se acumulam nas placas sísmicas. Estes pequenos sismos até são bons porque libertam alguma dessa tensão. Os furacões também não há grandes sinais, sabe-se que devido à meteorologia específica das áreas que eles vão existir, mas só se sabe que eles estão lá quando se formam. Eles formam-se é no mar e como tal, quando chegam a terra já se sabe da sua existência. Onde costuma ser possível decifrar alguns sinais indicadores é nas erupções vulcânicas, onde existem alterações nas leituras sísmicas

as vezes são sinal que um grande está para vir.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Senti bastante bem mas não me apercebi logo que era um sismo. Estava a ver um filme com a minha namorada e de repente começámos a ouvir um barulho estranho, parecia que estava alguém na cozinha, ela perguntou-me o que era aquilo e eu disse que devia de ser a gata a fazer alguma asneira. Passado um bocado outra vez os mesmos barulhos, aí até eu fiquei preocupado, era claramente barulho a mais para a coitada da gata. Era a mesa da cozinha a bater contra a parede, julgo eu, porque também não me levantei para ver. Só passado um pouco é que vi as primeiras notícias e percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

btw:

A falar com o meu pai hoje ele referiu uma coisa que já me tinha falado antes mas que eu não liguei muito, que foi que em 69 houve um sismo bastante grande e de dimensões bastante assinaláveis, que fez inclusivamente algumas vítimas.

Nada de catastrófico mas ele refere bem aquilo como sendo assustador e que ainda fez alguns danos materiais jeitosos, especialmente no Algarve pelo que estive a investigar.

Compartilhar este post

Link para o post

E a ideia que tenho já que falam disso é que Portugal está mal preparado mas não é em termos de infraestruturas, as construções modernas estão todas mais ou menos preparadas para aguentar sismos, e não se esqueçam que uma boa parte de Lisboa que foi devastada já foi reconstruída a pensar nisso portanto em termos de infraestruturas não estamos a falar de nenhuma "cidade barraca". Haveria sempre danos e feridos, é inevitável logicamente mas preocupa-me mais a capacidade de reacção dos serviços de emergência e da proteção civil do que propriamente dito da construção.

Mas isto são só especulações porque também é difícil medir o impacto das coisas porque apesar da força dos sismos estar quantificada as variáveis são tantas e diversas. E baseamo-nos no passado mas não sabemos o que o futuro reserva, vemos cenários cataclísmicos nos filmes e isso para já é ficção, mas nunca sabemos quando o pode deixar de ser.

Se as aulas de história nao me estao em falha, o problema dos edificios reconstruidos, principalmente na baixa pombalina, é que o sistema da "gaiola", com estrutura em madeira já foi completamente arrasado na maior parte dos edifícios. A ideia é que com a gaiola em madeira os edifícios abanassem mas com a flexiblidade da madeira, nao chegavam a partir. Esta estrutura tem que ir até as fundaçoes, que como alguém já referiu, estao em cima da água. A água nao apodrece a madeira pois esta nao tem contacto com o exterior.

Ora, quase 300 anos depois, os prédios ja foram renovados, alterados etc etc... Nao so metade dessa estrutura ja deverá ter sido adulterada, quando o zé do talho compra a lojinha do lado e manda a parede abaixo para aumentar a área da sua loja, como durante as obras a madeira já foi exposta ao exterior... e apodreceu lol.

Tsunamis...eu estou protegido pela serra de Sintra, penso. :mrgreen:

Diria que o pior nestas situações são mesmo as pessoas, o medo e o pânico. Não é difícil imaginar os supermercados a serem assaltados num pós-sismo, por exemplo, ou pessoas à porrada no meio de um corredor de hospital ou na luta por um abrigo. Quanto às construções, a única que está preparada para o sismo é o parlamento (tenho ideia de ter lido isto em algum lado), portanto é provável que possa ir tudo abaixo (incluindo as pontes). Aqueles prédios cuja parte frontal está apoiada em dois pilares são os primeiros a cair.

Em suma, há que manter a calma e garantir, primeiramente, a nossa segurança. Depois também é uma questão de sorte. Imagino a sensação de estar preso num elevador com tudo a tremer...

Tens a certeza disso? É que esses prédios sao quase de certeza com uma estrutura em betao, imagino-os a serem mais resistentes a bastantes predios feitos em alvenaria. E a nível de tsunami, uma fachada mais livre cria menos resistência à movimentaçao das águas, acho que teoricamente aguenta-se melhor.

Depende do sismo, da sua localização, de uma série de fatores. O de 1755 calcula-se que tenha chegado "rés-vés" a Campo de Ourique. A expressão ainda hoje se utiliza em casos de desastres que estiveram quase a acontecer.

Por acaso nao conhecia a origem dessa expressao lol. Cair o Carmo e a Trindade também vem desse dia, das igrejas que caíram.

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Btw, estes pequenos sismos é bom que aconteçam, é sinal que a tensão entre placas está a ser libertada gradualmente. O grande perigo é quando se passa algum tempo (dias) em existir qualquer sismo ou micro-sismo, a tensão acumula e a intensidade do sismo vai ser muito maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Um sismo como o do Nepal em PT, nem quero imaginar.

E nestes uma pessoa ouve o barulho e sente a tremer ligeiramente, mas como neste video se vê, aquilo não treme, aquilo sacode literalmente :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

mas nesse video os barracos nem vão abaixo nem nada e isso foi tipo magnitude 8 certo? fiquei confuso crl...

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o Nepal é uma zona sísmica e esses edifícios que ficaram de pé devem ser mais robustos e aguentaram, devem ter mecanismos de segurança, podem estar assentes numa rocha mais sólida, etc etc.

13bb7fc6baacb88422b52dd16cabca62.png

d2dbc319b5863171a3375dd14b300ca4.png

O Gorkha Earthquake é o sismo de Abril.

Editado por SRAlmeno

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam de uma coisa, a magnitude de um sismo diz bastante mas não diz tudo, a profundidade a que ocorre o sismo e a estrutura geológica do local são tão ou mais importantes que a magnitude do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Naquele caso, assim num espaço aberto, mais vale abancar no chão. Ao menos não se cai :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

btw:A falar com o meu pai hoje ele referiu uma coisa que já me tinha falado antes mas que eu não liguei muito, que foi que em 69 houve um sismo bastante grande e de dimensões bastante assinaláveis, que fez inclusivamente algumas vítimas.Nada de catastrófico mas ele refere bem aquilo como sendo assustador e que ainda fez alguns danos materiais jeitosos, especialmente no Algarve pelo que estive a investigar.

O meu Pai, no dia seguinte, também me falou logo no sismo de 69.

É um dos fenómenos naturais que mais me assusta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...