Ultra Publicado 2 Agosto 2015 Depende de cada um. Aqui no Ribatejo sem largadas vacadas e touradas não há festa. Venham para aqui armados em campeões que mais rapido são mortos que os touros. ( percebam o sentido da expressão ). Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 2 Agosto 2015 Depende de cada um. Aqui no Ribatejo sem largadas vacadas e touradas não há festa. Venham para aqui armados em campeões que mais rapido são mortos que os touros. ( percebam o sentido da expressão ). Então é tranquilo para os sportinguistas. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 2 Agosto 2015 (editado) Ok, eu já consegui perceber que claramente para ti o mais importante é a utilidade dos animais para o ser humano, certo? Podes-me só explicar a razão para tal? Não acreditas que os animais também sofrem e que são sencientes ou simplesmente o sofrimento deles é algo que não te incomoda? Não, os animais são importantes não só porque nos são úteis, porque nos alimentam, nos acompanham, nos entretêm e nos maravilham pela sua beleza mas também porque são essenciais para o ecossistema em que vivemos e que permite a vida tal a conhecemos neste planeta. Por isso mesmo sou totalmente a favor de todas as iniciativas conservacionistas, apoio todos os projectos que protejam a manutenção de raças e espécies animais, acho absolutamente essencial o equilíbrio entre a civilização humana e a natureza, sou contra a exploração abusiva dos animais e seus ecossistemas bem como acho terrível a caça e perseguição sucessiva das mais variadas espécies animais. Indo ao ponto do sofrimento animal tenho a dizer que sim, sei que eles têm sistema nervoso central. Agora isso não faz com que eu transporte e atribue sentimentos e emoções humanas aos animais como tanta gente gosta de fazer porque isso vem da nossa cabeça, da nossa necessidade absoluta e constante de encontrar ligação com tudo o que nos rodeia. Os exemplos disso são intermináveis. Desde a criança moderna que chora com a dor do seu boneco que perdeu o braço, a civilizações que atribuíam nomes e características a estrelas e montanhas, o ser humano sempre sentiu necessidade de tornar tudo à sua volta mais humano para que fosse mais fácil a sua compreensão. Acontece é que isso não torna o objecto sobre o qual projectamos a nossa humanidade realmente humano nem faz com que ele realmente sinta emoções humanas. Para mim não faz o menor sentido deixar de consumir e utilizar animais por algo que vem da nossa própria cabeça e que vai contra a nossa natureza animal. Gosto de comer animais, adoro os cozinhar, amo os saborear mas também gosto da sua companhia (menos dos gatos domésticos, esses sim deviam ser exterminados), admiro a sua beleza e rezo para que os meus netos possam ver com os seus próprios olhos a riqueza e maravilha animal que existe no nosso planeta. Dito isto, para mim os animais são belos, essenciais à nossa vida, cultura e civilização. No entanto considero a espécie humana acima de todas as outras espécies, talvez com a excepção da vida microscópica que tenda a ser mais resiliente e adaptativa que nós. É uma questão evolutiva mas também de puro sentido animal de preservação da própria espécie. PS: Admito que isto possa sugerir que seja um individuo com pensamento social\politico\filosófico darwinista mas não é o caso. Dento da minha espécie, somos todos iguais na diferença (incluindo doença) pois é essa mesma diferença que nos faz evoluir como espécie e como ser pensante e moral. Editado 2 Agosto 2015 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Ultra Publicado 2 Agosto 2015 Já agora, largadas na rua e vacadas, consideram a mesma coisa ? Que devia acabar? Compartilhar este post Link para o post
frnk th tnk Publicado 2 Agosto 2015 Não, os animais são importantes não só porque nos são úteis, porque nos alimentam, nos acompanham, nos entretêm e nos maravilham pela sua beleza mas também porque são essenciais para o ecossistema em que vivemos e que permite a vida tal a conhecemos neste planeta. Por isso mesmo sou totalmente a favor de todas as iniciativas conservacionistas, apoio todos os projectos que protejam a manutenção de raças e espécies animais, acho absolutamente essencial o equilíbrio entre a civilização humana e a natureza, sou contra a exploração abusiva dos animais e seus ecossistemas bem como acho terrível a caça e perseguição sucessiva das mais variadas espécies animais. Indo ao ponto do sofrimento animal tenho a dizer que sim, sei que eles têm sistema nervoso central. Agora isso não faz com que eu transporte e atribue sentimentos e emoções humanas aos animais como tanta gente gosta de fazer porque isso vem da nossa cabeça, da nossa necessidade absoluta e constante de encontrar ligação com tudo o que nos rodeia. Os exemplos disso são intermináveis. Desde a criança moderna que chora com a dor do seu boneco que perdeu o braço, a civilizações que atribuíam nomes e características a estrelas e montanhas, o ser humano sempre sentiu necessidade de tornar tudo à sua volta mais humano para que fosse mais fácil a sua compreensão. Acontece é que isso não torna o objecto sobre o qual projectamos a nossa humanidade realmente humano nem faz com que ele realmente sinta emoções humanas. Para mim não faz o menor sentido deixar de consumir e utilizar animais por algo que vem da nossa própria cabeça e que vai contra a nossa natureza animal. Gosto de comer animais, adoro os cozinhar, amo os saborear mas também gosto da sua companhia (menos dos gatos domésticos, esses sim deviam ser exterminados), admiro a sua beleza e rezo para que os meus netos possam ver com os seus próprios olhos a riqueza e maravilha animal que existe no nosso planeta. Dito isto, para mim os animais são belos, essenciais à nossa vida, cultura e civilização. No entanto considero a espécie humana acima de todas as outras espécies, talvez com a excepção da vida microscópica que tenda a ser mais resiliente e adaptativa que nós. É uma questão evolutiva mas também de puro sentido animal de preservação da própria espécie. PS: Admito que isto possa sugerir que seja um individuo com pensamento social\politico\filosófico darwinista mas não é o caso. Dento da minha espécie, somos todos iguais na diferença (incluindo doença) pois é essa mesma diferença que nos faz evoluir como espécie e como ser pensante e moral. Percebo que gostes de comer carne, mas a minha questão é sabendo que eles sofrem, e havendo a alternativa a causar esse sofrimento, porque não seguir essa alternativa? E o mesmo se aplica a aficionados de touradas, se há uma alternativa ao sofrimento alheio porque é que não a escolhem? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 2 Agosto 2015 Percebo que gostes de comer carne, mas a minha questão é sabendo que eles sofrem, e havendo a alternativa a causar esse sofrimento, porque não seguir essa alternativa? E o mesmo se aplica a aficionados de touradas, se há uma alternativa ao sofrimento alheio porque é que não a escolhem? Ai é que está o problema. Eu não acho que eles sofram da forma como tu achas que sofram. E muito menos acho que o sofrimento deles seja impeditivo de eu os saborear, ainda por cima achando que o não consumo de carne é algo que vai contra o animal que somos. Sim eu sei que existem complementes, sim eu sei que existem maneiras mais ou menos orgânicas que conseguirmos os nutrientes mas tal não é compatível com o animal que somos. Entrar por ai é simplesmente tentar esconder a realidade porque chegámos a um ponto de histeria mental em que já atribuímos tudo o que é sentimento nosso a tudo o que mexa. Para mim nunca vai haver alternativa ao abate de animais para consumo simplesmente porque não só isso me impedia de satisfazer as minhas papilas gustativas como ia contra a própria natureza da espécie humana. Se devemos tentar que esse abate seja o menos doloroso possível e que seja apenas para consumo de nutrientes é outra coisa diferente e ai talvez esteja mais de acordo contigo. Compartilhar este post Link para o post
frnk th tnk Publicado 2 Agosto 2015 Ai é que está o problema. Eu não acho que eles sofram da forma como tu achas que sofram. E muito menos acho que o sofrimento deles seja impeditivo de eu os saborear, ainda por cima achando que o não consumo de carne é algo que vai contra o animal que somos. Sim eu sei que existem complementes, sim eu sei que existem maneiras mais ou menos orgânicas que conseguirmos os nutrientes mas tal não é compatível com o animal que somos. Entrar por ai é simplesmente tentar esconder a realidade porque chegámos a um ponto de histeria mental em que já atribuímos tudo o que é sentimento nosso a tudo o que mexa. Para mim nunca vai haver alternativa ao abate de animais para consumo simplesmente porque não só isso me impedia de satisfazer as minhas papilas gustativas como ia contra a própria natureza da espécie humana. Se devemos tentar que esse abate seja o menos doloroso possível e que seja apenas para consumo de nutrientes é outra coisa diferente e ai talvez esteja mais de acordo contigo. Pois, é uma questão de diferença da nossa percepção do sofrimento deles. Mas já na pré-história haviam tribos vegetarianas e também acho que a nossa natureza é mutável, não é algo ao qual tenhamos que estar presos, torna-se até natural tentar-mos ir contra a nossa natureza e ir evoluindo enquanto espécie. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 2 Agosto 2015 Pois, é uma questão de diferença da nossa percepção do sofrimento deles. Mas já na pré-história haviam tribos vegetarianas e também acho que a nossa natureza é mutável, não é algo ao qual tenhamos que estar presos, torna-se até natural tentar-mos ir contra a nossa natureza e ir evoluindo enquanto espécie. A motivação é sempre moral\ética\religiosa. Dai eu dizer que advém da necessidade humana de humanizar o que nos rodeia. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2015 Já agora, deixo algumas citações relacionadas com este caso: "The greatness of a nation can be judged by the way its animals are treated." ― Mahatma Gandhi “He who is cruel to animals becomes hard also in his dealings with men. We can judge the heart of a man by his treatment of animals.” ― Immanuel Kant “The assumption that animals are without rights and the illusion that our treatment of them has no moral significance is a positively outrageous example of Western crudity and barbarity. Universal compassion is the only guarantee of morality.” ― Arthur Schopenhauer “We must fight against the spirit of unconscious cruelty with which we treat the animals. Animals suffer as much as we do. True humanity does not allow us to impose such sufferings on them. It is our duty to make the whole world recognize it. Until we extend our circle of compassion to all living things, humanity will not find peace.” ― Albert Schweitzer “Humanity's true moral test, its fundamental test…consists of its attitude towards those who are at its mercy: animals.” ― Milan Kundera "I have no doubt that it is a part of the destiny of the human race, in its gradual improvement, to leave off eating animals." ― Henry David Thoreau “Auschwitz begins wherever someone looks at a slaughterhouse and thinks: they’re only animals.” ― Theodor W. Adorno Muito bem. São excelentes exemplos que nos ajudam a preservar as touradas e tudo o que a rodeia. É que não há animal que seja mais bem tratado do que o touro bravo. Compartilhar este post Link para o post
Gustavo_Kei Publicado 2 Agosto 2015 eu sou contra o arroz de cabidela, devia de acabar Compartilhar este post Link para o post
frnk th tnk Publicado 2 Agosto 2015 Muito bem. São excelentes exemplos que nos ajudam a preservar as touradas e tudo o que a rodeia. É que não há animal que seja mais bem tratado do que o touro bravo. Para depois serem torturados em público. Compartilhar este post Link para o post
Adryan Publicado 2 Agosto 2015 Muito bem. São excelentes exemplos que nos ajudam a preservar as touradas e tudo o que a rodeia. É que não há animal que seja mais bem tratado do que o touro bravo. Excepto aquela parte... um bocado mais chata... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2015 Para depois serem torturados em público. É uma questão de perspetiva. Tu centras-te em 20 minutos a meia hora da vida dos bichos. Eu olho para os restantes 5, 6 ou mais anos da sua existência. E quanto à tortura também ela é discutível. Felizmente não pratiquei, não sofri nem assisti a nenhuma sessão de tortura. Mas a ideia que tenho, de relatos e de filmes, não me recordo de ver nenhuma vítima de tortura com comportamento semelhante ao do touro enquanto é lidado. Mas esse é assunto que não quero alimentar aqui. É a mesma conversa de sempre, a minha posição é por demais conhecida, e não corresponde ao assunto do tópico. O tópico baseia-se nas transmissões televisivas por parte do canal público de televisão. Compartilhar este post Link para o post
frnk th tnk Publicado 2 Agosto 2015 É uma questão de perspetiva. Tu centras-te em 20 minutos a meia hora da vida dos bichos. Eu olho para os restantes 5, 6 ou mais anos da sua existência. E quanto à tortura também ela é discutível. Felizmente não pratiquei, não sofri nem assisti a nenhuma sessão de tortura. Mas a ideia que tenho, de relatos e de filmes, não me recordo de ver nenhuma vítima de tortura com comportamento semelhante ao do touro enquanto é lidado. Mas esse é assunto que não quero alimentar aqui. É a mesma conversa de sempre, a minha posição é por demais conhecida, e não corresponde ao assunto do tópico. O tópico baseia-se nas transmissões televisivas por parte do canal público de televisão. Infligem dor a um animal para seu próprio prazer, o tratamento que vem antes não atenua. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Agosto 2015 Infligem dor a um animal para seu próprio prazer, o tratamento que vem antes não atenua. Vê isto como a União Europeia. Dão dinheiro para fazer estradas, investir em metros, obras gigantes, etc. Um prazer enorme durante um decénio ou dois. Em 4 anos infligem-nos dor, mas valeu a pena tudo antes. Conclusão: a culpa é touro. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2015 Infligem dor a um animal para seu próprio prazer, o tratamento que vem antes não atenua. Os 20 minutos de dor são a razão da sua existência. É injusto e trágico para alguém com fortes convicções sobre a matéria como é o teu caso mas não há volta a dar. A escolha é só uma: ou há touradas ou não há touros. Uma coisa não faz sentido sem a outra. Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 2 Agosto 2015 Os touros não fazem sentido sem tourada? 8-[ Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2015 Os touros não fazem sentido sem tourada? 8-[ Claro que não. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 3 Agosto 2015 eu como sou progressivo e criativo, acho que se devia acabar com as touradas e instaurar luta de gladiadores. E, claro, como progressivo que sou, que haja uma liga masculina e feminina. Nada de unisexo, não quero os homens a terem vantagem simplesmente devido a genética. Que seja algo belo e que eleve o espírito português! ou lá o que isso seja. E isto junta 1 em 2: divertimento à custa de outros + culto de celebridade! 2 coisas que os portugueses adoram. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Agosto 2015 Prefiro que a humanidade acabe mas que eu coma carne do que simplesmente viver e ser privado desse bem alimentar. Acima da vida está a qualidade de vida e se essa não existir o planeta bem que pode se lixar todo que não serve para nada!! Compartilhar este post Link para o post
Einstein Publicado 3 Agosto 2015 Historicamente não gosto muito dos ingleses. - Einstein e não curto filhos da p*ta Compartilhar este post Link para o post
Mad Cup Publicado 3 Agosto 2015 (editado) Este debate não é absurdo? Ninguém de um lado ou do outro vai convencer alguém a mudar de opinião. As pessoas têm opiniões vincadas ou porque sempre gostaram ou porque nunca gostaram. Eu, pessoalmente, nunca gostei. Tenho pais e avós que sempre adoraram a Tourada, e nunca entendi muito bem o porquê, mas é a realidade deles, gostam, deixem gostar. Outro debate, parece-me, e até é mais apropriado, é saber se a RTP, enquanto estação pública deverá transmitir algo que uma minoria significativa ou uma maioria pequena não vê utilidade ou não tem interesse ou é contra. A meu ver, se é controversa a transmissão então a RTP não deveria transmitir, seja porque representa algo que 10% da população não vê e é contra ou porque representa 60%. Não há muitos temas tão controversos quanto este. Também discordo da utilidade pública do futebol e do direito à transmissão dos encontros da selecção nacional, visto que a mim, pessoalmente, sou contra, mas eu sou insignificante na totalidade da opinião que é oposta à minha. PS: Se a consequência de não existirem touradas é a descontinuação da espécie, que o seja. Não servem outra função que não esta... Editado 3 Agosto 2015 por Mad Cup Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 3 Agosto 2015 Sou contra as touradas, mas não vou debitar aqui os clichés que argumentem a minha opinião sobre as touradas - não são nada que nunca se tenha ouvido nem a minha opinião tem pontos capazes de alterar a posição de quem as aprecia. Se quiserem continuar com as touradas, por mim até podem fazer orgias com touros, filmar e dar na CM TV às 3 da manhã, estou sinceramente a lixar-me - como como outros animais sujeitos a maus tratos, não me sinto numa posição adequada ou menos hipócrita para estar a dizer que seja feio torturar este ou aquele animal. Fora isso, não aprecio que exista um espetáculo de bullying em que milhares de pessoas assistem uma pessoa em posição de espetar cenas afiadas num bicho solitário, indefeso e sem a mesma capacidade de resposta. Sobre a emissão de touradas num canal público, aí sou ainda mais contra. Não acho que sequer seja de bom grado que haja emissões num canal público em que se reconheça que sejam polémicas e que existe uma grande população desconfortável com essa emissão. A TVI passa os Big Brothers e Casas dos Segredos, programas altamente prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo, de qualidade baixa, estupidificadores e deseducadores para a criançada e azeiteirada que gosta de ver aquilo - existe uma grande população desconfortável com isto - mas que pode simplesmente "não ver" ou "ignorar", que não nos faz diferença nenhuma. Já a RTP, sendo um canal público e sobretudo financiado obrigatória e parcialmente por todos nós através da taxa de multimédia, tem responsabilidades acrescidas na seleção de programação. Não podem simplesmente selecionar programação altamente polémica e potencialmente ofensiva. E enquanto cidadãos pagadores, mesmo que sejam 2 euros, muitas das pessoas que partilham da minha opinião não se sentem confortáveis que uns 2 ou 3 cêntimos sejam revertidos para causas ofensivas e contra as nossas posições. Exagerando, também não acho que muita gente achasse piada a que 10% do nosso IRS fosse revertido para o genocídio de putos no Sudão do Sul, ou para o desenvolvimento de armas militares, ou para o financiamento do desmembramento do Lince Ibérico. No fundo, isto é como se todos nós fossemos obrigados a financiar as touradas, quer sejamos a favor ou contra - e pelo menos este ponto devia ser considerado por todos, independemente das suas posições e opiniões. Compartilhar este post Link para o post