Descartes Publicado 10 Agosto 2015 (editado) A culpa não é dos jornais, é das pessoas. Se o Record e A Bola metessem na capa um jogador do Benfica e do Sporting e o O Jogo metesse o Tiago Machado, quem vendia mais? A Casa dos Segredos também tem muita mais audiência do que qualquer programa informativo da RTP2. O que tem de mudar é a mentalidade das pessoas, não os jornais. Assim não dá. O Record e A Bola vendem sempre mais que O Jogo. O que seria interessante comparar era se o Record metesse na capa um jogador do Benfica e a Bola o Gustavo Veloso ou o Joni Brandão. Aí sim... Ou então a comparação no mesmo jornal. Se uma capa com um praticante de outras modalidades resulta numa diminuição de vendas face a capas com jogadores de futebol em dias historicamente com número de vendas semelhantes. Todos os jornais têm esses estudos feitos. O que se pode discutir é a opção editorial de cada um. Quanto à tirada da mudança de mentalidades: como é que ela pode mudar? Por decreto-lei? Proposta legislativa? Através de petições públicas? Ou será por via de alteração das políticas comunicacionais dos órgãos de comunicação social? Isto funciona assim: Televisões, Jornais, Rádios e Internet => moldam as preferências dos consumidores. Preferências dos consumidores => condicionam as políticas editoriais. E entramos num ciclo vicioso. Para romper esse ciclo vicioso há necessidade de trabalhar em diferentes planos. - O Estado tem que prosseguir uma verdadeira política de fomento desportivo a partir das escolas e da criação de condições infra-estruturais e apoio ao movimento associativo (clubes e federações). Coisa que não faz, encostando-se apenas ao futebol e aparecendo na fotografia juntamente com algum medalhado fortuito nas outras modalidades. - Os clubes, federações e agentes desportivos têm que trabalhar com competência prosseguindo objetivos de desenvolvimento da modalidade que organizam e/ou praticam. E é sabido que na esmagadora maioria delas grassa a incompetência, a carolice e o voluntarismo. - A comunicação social tem que dar eco a quem merece reconhecimento público, quer no que respeita a resultados alcançados, competições de prestígio cá organizadas ou trabalho meritório desenvolvido. E não o faz de forma suficiente manietada por políticas comerciais e opções editoriais sujeitas a interesses próprios ou corporativos. E depois a culpa fica com a "mentalidade dos portugueses" e todos acabam satisfeitos. Uns por atingirem os seus objetivos e outros por poderem reclamar e fazer-se de vítimas quando, por sua felicidade, lhe colocam um microfone à frente da cara. Editado 10 Agosto 2015 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 10 Agosto 2015 Tentativa de imitar o tour, na ultima etapa em Paris. Vuelta e Giro também já o fazem há muitos anos. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 10 Agosto 2015 Por falar em volta, ontem estive a ver um bocado do fim e com uma Lisboa tão grande não percebi porque é que tiveram que dar 2 ou 3 voltas entre o Marquês e a Rossio e sempre no mesmo percurso. Depois foram até ao Saldanha e votaram para trás para o Marquês outra vez :lol: O mais hilariante na etapa de ontem foi que o vencedor lançou o sprint para o colega de equipa e ainda ganhou a etapa. Tudo bem que o outro é capaz de lhe ter dado a vitória mas onde estavam os outros sprinters? A partir do momento em que o Manuel Cardoso é o melhor sprinter português acho que está tudo dito. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 10 Agosto 2015 Acho que nem tem uma semana que falei desta história das capas dos desportivos com pessoas ligadas ao meio e todas concordaram que não é por num dia vir o Zé das Couves que ganhou a prova internacional de bilhar de bolso que os jornais não vendem, na minha opinião às tantas venderia mais pois é um "edição especial". Se fizermos um estudo iremos verificar que 90% das pessoas compram os jornais por rotina, não pelo que trás na capa. Somente em ocasiões especiais é que o número de vendas aumenta, um derby, uma final de uma Taça, etc., não é por vir o 1000º possível reforço para o Benfica/Porto/Sporting que as pessoas vão comprar esse jornal. Agora não posso condenar se nas capas de hoje dão mais destaque à final da Supertaça do que ao vencedor da Volta, lá está a edição de hoje entra nas ocasiões especiais. E a mudança de paradigma tem sobretudo a ver com as pessoas que estão à frentes dos jornais serem demasiado estúpidas e assumirem que o que interessa ao povo é o "pontapé na bola". Compartilhar este post Link para o post
Kawhi Publicado 10 Agosto 2015 A volta a Portugal também é uma porcaria, parece uma volta de veteranos, enfim, não acho que mereça destaque uma prova que deve estar nas piores categorias do ciclismo Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 10 Agosto 2015 A volta a Portugal também é uma porcaria, parece uma volta de veteranos, enfim, não acho que mereça destaque uma prova que deve estar nas piores categorias do ciclismo Mesmo estando numa categoria baixa é a nossa volta e merece um pouco de destaque. Compartilhar este post Link para o post
sandiogo Publicado 10 Agosto 2015 Era só um exemplo, foi a primeira cidade de que me lembrei ah.. ok, interpretei de uma maneira um pouco diferente :D então conheces muito pouco, digo-te já elucida-me entao, qual a modalidade em q eles sao bons? Tens a baja (rally), desporto motorizado, mas isso nem considero desporto propriamente. De resto, não tem nada de especial nem jogadores nem equipas (nem adeptos, e falo dos que assistem aos jogos), e aqui generalizo, obvio que no meio de "tantos"sai sempre algum decente (jogadores). Acho que o melhor da cidade nesse sentido, é mesmo o baja. Compartilhar este post Link para o post
Kawhi Publicado 10 Agosto 2015 Mesmo estando numa categoria baixa é a nossa volta e merece um pouco de destaque. Já sabia que alguém ia dizer isso :mrgreen: eu cá não gosto de ver sequer, é mesmo uma prova muito fraquinha, mas são opiniões Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 10 Agosto 2015 (editado) A volta a Portugal também é uma porcaria, parece uma volta de veteranos, enfim, não acho que mereça destaque uma prova que deve estar nas piores categorias do ciclismo O cerne da questão não é ser a Volta a aparecer, mas sim uma modalidade. Na lista da Forbes quantos jogadores de futebol portugueses aparecem no top-100? Uns 4. No ténis o João Sousa está entre os 40 melhores e quantas capaz fez na sua carreira? Fez uma semi-capa, uma vez, no jornal A Bola. A questão é essa. Editado 10 Agosto 2015 por joao86 Compartilhar este post Link para o post
druyda Publicado 10 Agosto 2015 (editado) É verdade que o nossa Volta é uma bela m*rda (coisa que antes não era). Já o Tour, sou capaz de perder a tarde do fim de semana a acompanhar as etapas. Mas a realidade é que qualquer campeonato de modalidades em Portugal roça o fraco (que piorou nos últimos anos com a crise). Segue-se então um ciclo vicioso: Não há adeptos > não há patrocinadores> não há dinheiro> Não há bons atletas> Os espectáculos são maus > Não há adeptos. Este ciclo vicioso também acontece no futebol português. Eu acompanho +/- o campeonato de voleibol e basquetebol, apenas porque o meu clube joga nesse campeonato. Mas são dois campeonatos desprezáveis. O Benfica ganha sempre porque é o clube que faz o melhor investimento na equipa. É tipo o campeonato escocês, em que existe o Celtic e o resto. Mas olhando para os pavilhões da luz, aquilo dá vontade de rir quando se diz que o Benfica é grande. O Vitória é capaz de ter melhores assistências com plantéis bem piores! Resumindo, enquanto não houver mudança de mentalidades vamos continuar nisto. Os jornais também são grandes culpados disto. Editado 10 Agosto 2015 por druyda Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 10 Agosto 2015 Há provas bem piores, e se pegas pela Volta a Portugal podias falar da Volta ao Algarve, que todos os anos traz as melhores equipas do mundo, que traz campeões do mundo, vencedores de Tour's e Giro's e mesmo assim nunca vi uma capa a falar sobre isso, por isso a desculpa da categoria da prova não cola. Ainda por cima se olhares para as estradas portuguesas ves que afinal as pessoas ainda gostam da Volta e que continua a ser o desporto do verão em Portugal... Não há provas bem piores do que a Volta a Portugal, só por acaso. Sobre a Volta, há muito a explicar o atual nível, mas houve quem já o tenha feito. Leiam: http://www.carrovassoura.com/2015/08/a-volta-portugal-em-agosto-categoria-e.html Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 10 Agosto 2015 Reparem no nome de 2 dos 3 jornais. Um é A Bola, outro é O Jogo. Os jornais em portugal não são desportivos, são de futebol. E lá pelo meio aproveitam e completam com modalidades, da mesma forma que num jornal de notícias informativo colocam o Desporto quase... acaba por ser um extra. Umas vezes dá para capas, outras não. E a Volta a Portugal este ano foi de uma pobreza tal que não mereceu qualquer destaque. Este choradinho das modalidades é que não fica nada bem. Cabe a eles fazerem ver a sua modalidade, não podem estar à espera que sejam os jornais a fazer as mesmas crescer. E fica muito mal ao organizador da volta chamar azeitolas e o que quer que seja a quem tem tempo de antena nas capas... se calhar devia olhar para o próprio umbigo e ver o que é a Volta a Portugal e o que tem acontecido ano após ano... desde decréscimo de qualidade ao doping. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 10 Agosto 2015 Reparem no nome de 2 dos 3 jornais. Um é A Bola, outro é O Jogo. Exacto. Não existem jogos de basquetebol, de andebol...Igualmente nesses desportos não são usadas bolas. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 10 Agosto 2015 Lamentável a forma como tratou os futebolistas, logo aí perdeu toda a razão. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 10 Agosto 2015 Exacto. Não existem jogos de basquetebol, de andebol...Igualmente nesses desportos não são usadas bolas. :lol: É verdade, mas a A Bola está completamente ligada ao futebol desde a fundação... Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 10 Agosto 2015 Exacto. Não existem jogos de basquetebol, de andebol...Igualmente nesses desportos não são usadas bolas. :lol: hmmm. ok. http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/819035?tp=UH&db=IMAGENS Mas podes pegar no meu 2º parágrafo, se tiveres argumentação possível, claro. Compartilhar este post Link para o post
druyda Publicado 10 Agosto 2015 hmmm. ok. http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/819035?tp=UH&db=IMAGENS Mas podes pegar no meu 2º parágrafo, se tiveres argumentação possível, claro. Olha que antigamente o slogan do jornal era "A Bola, a bíblia do desporto". Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 10 Agosto 2015 hmmm. ok. http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/819035?tp=UH&db=IMAGENS Mas podes pegar no meu 2º parágrafo, se tiveres argumentação possível, claro. Tu pegaste na sintaxe do títulos dos jornais, o que é um argumento da treta. Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 10 Agosto 2015 hmmm. ok. http://imagens5.publ...p=UH&db=IMAGENS Mas podes pegar no meu 2º parágrafo, se tiveres argumentação possível, claro. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 10 Agosto 2015 (editado) Mas qual mentalidade lol, agora temos de gostar de ciclismo? Eu só gosto de futebol e basket (mesmo assim só nba e europeus/mundiais é que me puxam mas acabam quase sempre por ser trocados por esports na minha agenda), tou-me cagando para tudo o resto porque não gosto, incluindo futsal também. O futebol tem ao seu lado vários factores que contribuem para que as pessoas tenham interesse: A nossa cultura. As nossas conquistas e rivalidades. Espectáculo. É muito mais agradável ao olho ver uma finta, um passe de 40 metros que isola alguém, um remate de longe ou um pormenor técnico do que um gajo a pedalar mais rápido que os outros. Eu sei que o ciclismo até tem a componente organizacional mas isso é preciso entender para dar valor e mesmo assim não é propriamente espectacular. Além disso, assim como no futebol, são poucas as pessoas que entendem mais a fundo o ciclismo para valorizar e apreciar isso. Um pequeno offtopic, existe muito maior marginalização dos esports, xadrez, jogos de cartas (tirando poker) na comunicação social do que o ciclismo que ainda leva muitas vezes um quadrado na capa dum jornal e aparece no telejornal quase todos os dias. Nós tivemos um campeão do mundo de Magic há uns anos e nada foi dito em relação a isso. Temos um português numa equipa de topo de CSGO e ninguém sabe. Ainda outro português era colega de equipa e viajava como Tutor (o puto não tinha 18 anos e tinha que ser acompanhado por um adulto nos eventos) dum dos melhores do mundo de Hearthstone, inclusive já teve prestações significativas em torneios importantes depois disso e 0 atenção dos media. As modalidades por pouco que sejam referidas, sempre lhe dão alguma atenção. Quanto aos broncos, é preciso elaborar ou é suficientemente óbvio? Editado 10 Agosto 2015 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 10 Agosto 2015 (editado) Eu tou-me a cagar para o ciclismo e como eu está muita gente. Normal, portanto. Editado 10 Agosto 2015 por Teddy Westside Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 10 Agosto 2015 Gostava de saber quantos de vocês é que compra, assiduamente, um dos três desportivos... Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 10 Agosto 2015 Eu leio diariamente um dos jornais desportivos mas também não me faz grande comichão a capa do jornal em questão. Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 10 Agosto 2015 os velhos compram os jornais, tipo é 90% da audiencia :lol: Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 10 Agosto 2015 (editado) Se não contares com cafés e restaurantes que tem o jornal diariamente, talvez :mrgreen: Editado 10 Agosto 2015 por el_bandido Compartilhar este post Link para o post