Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Petar Musa

Diretor da Volta a Portugal indignado com os "azeiteiros" nas capas dos desportivos

Publicações recomendadas

nestamos a falar da volta a portugal, não do tour, são mundos completamente diferentes

Compartilhar este post

Link para o post

nestamos a falar da volta a portugal, não do tour, são mundos completamente diferentes

Sim, mas percebeste o conteúdo?

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol tem ao seu lado vários factores que contribuem para que as pessoas tenham interesse:

A nossa cultura.

As nossas conquistas e rivalidades.

Espectáculo.

O futebol deve ser dos desportos menos espetaculares do mundo.

A nossa cultura não é desportiva nem é futebolistica. É a cultura do bronco que gosta de tudo menos bola. A supertaça era o Jesus contra o SLB. O jogo pouco interessava (e diga-se que foi uma bela m*rda de jogo). E hoje discute-se arbitragem e vai ser sempre assim. ´

Porque em Portugal não se fala de futebol. Fala-se de arbitragem e de bate bocas estupidos entre presidentes. Quando isso deixar de acontecer e programas como o Dia Seguinte acabarem ai talvez a coisa possa ir melhorando

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa cultura não é desportiva nem é futebolistica. É a cultura do bronco que gosta de tudo menos bola. A supertaça era o Jesus contra o SLB. O jogo pouco interessava (e diga-se que foi uma bela m*rda de jogo). E hoje discute-se arbitragem e vai ser sempre assim. ´

Porque em Portugal não se fala de futebol. Fala-se de arbitragem e de bate bocas estupidos entre presidentes. Quando isso deixar de acontecer e programas como o Dia Seguinte acabarem ai talvez a coisa possa ir melhorando

Concordo em absoluto, uma percentagem enorme de pessoas não gosta de futebol, gosta sim de ter um escape qualquer em que pode mandar umas c*ralhadas, mandar vir com tudo e todos, fazer o papel do coitadinho e injustiçado e por aí fora.

Não há qualquer cultura desportiva e isto é em todas as modalidades. Até no rugby, que "lá fora" é um desporto vivido de uma maneira diferente e algo especial, cá dentro é uma vergonha e por vezes ainda chega a ser pior que o futebol. A grande maioria das pessoas não sabe viver o desporto e isto vai sendo transmitido às gerações mais novas e enquanto não se mudar esta mentalidade as coisas vão continuar tal e qual como estão ou provavelmente ainda vão piorar.

Editado por Piet Friet

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E aqui no fórum percebe-se perfeitamente isso, por acaso. Há muita gente a falar de "futebol", mas gostava de saber quantos de nós vêm jogos que não aqueles em que joga o nosso clube. :)

Compartilhar este post

Link para o post

E aqui no fórum percebe-se perfeitamente isso, por acaso. Há muita gente a falar de "futebol", mas gostava de saber quantos de nós vêm jogos que não aqueles em que joga o nosso clube. :)

Basta passar nos tópicos das outras ligas e dos restantes livescores. E no das apostas, que obrigam a que se veja os jogos também. Eu até madrugas a ver basebol já tive, por causa das apostas. E é bem mais seca que futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

o ciclismo é tão interessante quanto as touradas

tipo, nada

Meu, cada um tem os seus gostos, e cada vez mais se vêm mais pessoas a gostar de ciclismo. Se calhar não vêm todas as provas que passam na TV, mas vêm os Gt's, se souberes o que é, e a Volta a Portugal (aliás, alguns só vêm TdF e a VaP e estão na mesma na Srª da Graça, pelo convívio, porque sabem lá eles quem é o Shalunov de uma equipa qualquer. E o ciclismo também é isto. E se for preciso, compram o jornal para ler sobre a Volta, que porventura, passou na terra deles, etc...).

E tu podes achar o ciclismo desinteressante, e acredito que por vezes é, às vezes só apetece ver o final, mas posso dizer o mesmo de um jogo de futebol. Mete piada ver, por exemplo, ver uma segunda parte de um jogo que está totalmente resolvido (quando umaa equipa está a levar 3 ou 4)?

Compartilhar este post

Link para o post

Qd o João Sousa fizer o mesmo que o Rui Costa ou mesmo que um Tiago Machado avisa

Que um Tiago Machado? Já fez bem melhor. Que comparação.

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa mais interessante que esta Volta teve:

ZbWtmPE.gif

É que esta foi mesmo desinteressante. Vi-a ao vivo perto do fim na etapa da Senhora da Graça, e já me tinha esquecido do quão secante é ver o pelotão passar. Na TV também pouco melhor é, é uma seca. Este ano o vencedor era anunciado e dominou a corrida quase toda, menos interessante se tornou.

Opinião pessoal, claro está.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Qd o João Sousa fizer o mesmo que o Rui Costa ou mesmo que um Tiago Machado avisa

O que é que o Tiago Machado fez de especial? Se é o episódio do Tour, epá... Foi heróico e merece todas as vénias, mas isso é algum feito desportivo de renome?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual mentalidade lol, agora temos de gostar de ciclismo?

Eu só gosto de futebol e basket (mesmo assim só nba e europeus/mundiais é que me puxam mas acabam quase sempre por ser trocados por esports na minha agenda), tou-me cagando para tudo o resto porque não gosto, incluindo futsal também.

O futebol tem ao seu lado vários factores que contribuem para que as pessoas tenham interesse:

A nossa cultura.

As nossas conquistas e rivalidades.

Espectáculo.

É muito mais agradável ao olho ver uma finta, um passe de 40 metros que isola alguém, um remate de longe ou um pormenor técnico do que um gajo a pedalar mais rápido que os outros. Eu sei que o ciclismo até tem a componente organizacional mas isso é preciso entender para dar valor e mesmo assim não é propriamente espectacular. Além disso, assim como no futebol, são poucas as pessoas que entendem mais a fundo o ciclismo para valorizar e apreciar isso.

Um pequeno offtopic, existe muito maior marginalização dos esports, xadrez, jogos de cartas (tirando poker) na comunicação social do que o ciclismo que ainda leva muitas vezes um quadrado na capa dum jornal e aparece no telejornal quase todos os dias. Nós tivemos um campeão do mundo de Magic há uns anos e nada foi dito em relação a isso. Temos um português numa equipa de topo de CSGO e ninguém sabe. Ainda outro português era colega de equipa e viajava como Tutor (o puto não tinha 18 anos e tinha que ser acompanhado por um adulto nos eventos) dum dos melhores do mundo de Hearthstone, inclusive já teve prestações significativas em torneios importantes depois disso e 0 atenção dos media. As modalidades por pouco que sejam referidas, sempre lhe dão alguma atenção.

Quanto aos broncos, é preciso elaborar ou é suficientemente óbvio?

Ninguém é obrigado a gostar de ciclismo. Ninguém é obrigado a gostar de nada em especial.

No entanto há duas questões relevantes:

1 - Ninguém deveria ser obrigado a gostar de futebol. Mas em Portugal as pessoas são obrigadas a gostar de futebol.

2 - O Estado e a Comunicação Social têm a obrigação de não valorizar uma modalidade desportiva em relação às demais, mesmo tendo em consideração nõ de adeptos, de consumidores e de praticantes. Mas ambos valorizam o futebol mais do que ele justifica.

Uma nota quanto à espetacularidade do futebol em relação às outras modalidades: Não podias estar mais errado. Só fala assim quem não conhece mais nada além de futebol no que respeita ao desporto. O que se nota perfeitamente ao ler as modalidades "desportivas" que elencas no último parágrafo.

Eu tou-me a cagar para o ciclismo e como eu está muita gente. Normal, portanto.

Não. Não é nada normal. O problema é que tu nem tens consciência do quão anormal é isso.

A Eslováquia tem muitos fãs de ténis, hóquei, futebol e ciclismo. Aqui só tens muitos fãs de futebol. É a vida.

É a vida? Isso é ser conformista. Se tu pensas assim estás no teu direito. Pela minha parte exijo que o Estado e a Comunicação Social não pense como tu. E que trabalhe para que haja cada vez menos a pensarem como tu.

Os desportivos cagam na volta porque até dentro do panorama desportivo é uma competição irrelevante. Houve tempos em que não foi, mas hoje nem muitos adeptos de ciclismo seguem isso.

É só ver que o ténis por exemplo tem cada vez mais importância nas capas e nas notícias porque a)há bem mais fãs de ténis em Portugal que de ciclismo, b)os nossos tenistas participam em provas importantes e ultimamente até têm tido feitos interessantes e c)há de facto interesse pelos participantes nessas provas. Basta ver, ainda assim, que um feito do João Sousa tem mais destaque do que os eventos das primeiras rondas do Estoril Open. Aposto que se tivessemos um Wiggins, também o ciclismo teria mais destaque na imprensa.

Tudo falso. O ciclismo tem mais adeptos em Portugal do que o Ténis. Os nossos ciclistas participam em mais provas importantes do que os nossos tenistas. Não temos um Wiggins mas temos um Rui Costa que já alcançou feitos muito superiores aos que o João Sousa atingiu. Nem falo da conquista do campeonato mundial, das Voltas à Suiça ou dos lugares honrosos noutras provas. Basta referir o 4º lugar no ranking mundial (se não me falha a memória) que o Rui tinha antes do Tour. Um 4º lugar no ranking para o João não passa de miragem.

Em jogos normais de um Benfica, Porto ou Sporting tens pelo menos 1 milhão de pessoas que estão a ver e outros tantos a acompanhar de forma atenta o desenrolar das jornadas e das equipas. Mas querem comparar sequer? É que nem me venham falar nos pequenos, que esses aí têm menos interesse que as modalidades ainda.

Se nada interessa a não ser os 3 estarolas isso implica que não te interessa o Desporto. Só ligas aos clubes (esses 3) e ao futebol que esses clubes praticam. Não és adepto de Desporto portanto esta conversa não se aplica a ti. Para ti a discussão é entre a Benfica TV, o jornal do Sporting e a revista dos Dragões. Mais as contas oficiais que os clubes têm nas redes sociais. É só nesse plano comunicacional que te deverias posicionar. Nunca serás um consumidor de Jornal Desportivo na verdadeira aceção da palavra (coisa que, naturalmente, os nossos jornais que se dizem desportivos também não são).

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Ninguém deveria ser obrigado a gostar de futebol. Mas em Portugal as pessoas são obrigadas a gostar de futebol.

2 - O Estado e a Comunicação Social têm a obrigação de não valorizar uma modalidade desportiva em relação às demais, mesmo tendo em consideração nõ de adeptos, de consumidores e de praticantes. Mas ambos valorizam o futebol mais do que ele justifica.

1 - Não são obrigadas a isso. O futebol é o desporto, de longe, com mais praticantes, adeptos, fãs, cobertura mediática, etc., mas quem quiser assistir/praticar outros desportos, pode fazê-lo. Provavelmente não terá os mesmos meios, mas...

2 - Repetindo o que disse em cima, o futebol é o desporto, de longe, com mais praticantes, adeptos, fãs, cobertura mediática, etc., logo é normal que tenha alguma prevalência. Ou estás à espera que seja tudo repartido equitativamente por todas as modalidades? Daqui a nada está a RTP2 a transmitir campeonatos de crossfit, não?

Compartilhar este post

Link para o post

2 - Repetindo o que disse em cima, o futebol é o desporto, de longe, com mais praticantes, adeptos, fãs, cobertura mediática, etc., logo é normal que tenha alguma prevalência. Ou estás à espera que seja tudo repartido equitativamente por todas as modalidades? Daqui a nada está a RTP2 a transmitir campeonatos de crossfit, não?

É por essa presunção que o futebol não evolui. Cá em Portugal até jogos de m*rda são mais vistos e transmitidos que Mundiais de outras modalidades. Se calhar se começarem a reduzir apoios a clubes de futebol e começarem a distribuir por outras modalidades pode ser que ajude a mudar um pouco as modalidades

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol, em termos de espetaculo, é fraquinho. Especialmente ao vivo. 100x um jogo de andebol ou um de basquete no pavilhão

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tens razão, passou-me completamente o Rui. O meu ponto mantem-se, os resultados do Rui têm grande destaque por todo o lado, toda a gente soube quando conquistou o campeonato do mundo, a participação dele em competições de renome traduz-se em audiências para as provas em causa, (e sim, incluindo em Portugal), onde o standard de competição é maior e logo há mais interesse. Na Volta à Portugal? É como um adepto de basquete se divertir a ver o campeonato português.

Compartilhar este post

Link para o post

A volta a Portugal já teve muito mais visibilidade dentro do nosso país do que o tour, mas muito mais. Quando eu era puto toda a gente vibrava com isto, quando passavam aqui perto viam-se multidões a sair à rua para assistir, nem que fosse preciso fazer uma deslocação de uns 10 kms de carro até ao local. Até as mulheres, que nem são muito dadas ao desporto, saíam às ruas para ver os ciclistas passar.

Hoje em dia ninguém quer saber, também nunca mais passaram aqui. Passam sempre nos mesmos sítios e talvez essas pessoas se interessem e pouco mais. Antes entrava em qualquer café e estavam a transmitir a volta, hoje em dia já ninguém se presta a isso, mais depressa passam o tour. Duvido que nesses tempos de que falo a volta não tivesse o devido destaque na imprensa, mas é que duvido mesmo. Hoje em dia não tem porque aquilo é uma bosta e ninguém quer saber. Se deixaram isto chegar a este nível quero crer que a culpa foi das organizações. Se perderam apoios foi porque a volta deixou de ser atractiva, e se a volta deixou de ser atractiva a culpa é da organização, independentemente das autarquias já não terem tanto dinheiro. Se a volta não é atractiva é evidente que a imprensa não lhe dê grande destaque.

Compartilhar este post

Link para o post

Estoril Open cheio de gente que não gosta de ténis, mas que está lá porque é fixe.

Na tenda VIP acredito que sim já no recinto não. Tive a oportunidade de falar e discutir ténis com muito boa gente durante o Estoril Open.

O futebol, em termos de espetaculo, é fraquinho. Especialmente ao vivo. 100x um jogo de andebol ou um de basquete no pavilhão

Cada vez mais fico com essa sensação. Voltando ao ténis, esta é uma modalidade lindíssima de se seguir ao vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

É a vida? Isso é ser conformista. Se tu pensas assim estás no teu direito. Pela minha parte exijo que o Estado e a Comunicação Social não pense como tu. E que trabalhe para que haja cada vez menos a pensarem como tu.

----

Se nada interessa a não ser os 3 estarolas isso implica que não te interessa o Desporto. Só ligas aos clubes (esses 3) e ao futebol que esses clubes praticam. Não és adepto de Desporto portanto esta conversa não se aplica a ti. Para ti a discussão é entre a Benfica TV, o jornal do Sporting e a revista dos Dragões. Mais as contas oficiais que os clubes têm nas redes sociais. É só nesse plano comunicacional que te deverias posicionar. Nunca serás um consumidor de Jornal Desportivo na verdadeira aceção da palavra (coisa que, naturalmente, os nossos jornais que se dizem desportivos também não são).

Não acho que seja conformismo. Eu não estou a falar do Estado. Estou a falar de meios de comunicação privados, que visam o lucro e como tal têm que dar destaque aquilo que mais vende. Ou seja, o que o público alvo mais gosta. Ainda para mais vivemos num mundo digitalizado... onde as próprias modalidades se podem fazer destacar por si, sem estarem à espera que sejam jornais desportivos ou futebolísticos a puxar por elas com capas, só por solidarierdade.

---

Quanto à 2ª resposta, falei do público geral, não de mim. Neste momento, só como exemplo, estou a ver os Mets x Colorado em basebol. Ainda no outro dia, vi a eliminatória do Vitória. Ainda no outro dia, estava a ver o jogo do Leipzig para a 2ª jornada da 2ª Divisão Alemã e partilhei stream no Fórum até, para quem me quisesse acompanhar. Se há gajo fã do desporto sou eu. E se gosto de ver, gosto ainda mais de o praticar. Tanto ténis, como futebol, como andebol, como voleibol, como BTT, como bilhar e até ping pong. Os desportos que gosto de seguir, sigo. Pouca diferença me faz se são capa de jornal da treta ou não...

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Não são obrigadas a isso. O futebol é o desporto, de longe, com mais praticantes, adeptos, fãs, cobertura mediática, etc., mas quem quiser assistir/praticar outros desportos, pode fazê-lo. Provavelmente não terá os mesmos meios, mas...

1 - Não são obrigadas no sentido restrito do termo mas são condicionadas e manipuladas. Umas noções básicas de Marketing e Publicidade ajudam a perceber o que eu quero dizer. A maioria das pessoas gosta e consome aquilo que mais frequentemente lhe oferecem. Isso passa-se com hamburgueres, refrigerantes, detergentes para a loiça, t-shirts e modalidades desportivas. Se o futebol é abertura de noticiários televisivos, capas de jornais, se constroem novelas à sua volta diariam,ente alimentadas com novos dados, análises, comentários e opiniões. Se nos círculos de amigos, tascas e cabeleireiras se fala de futebol e nada de outras modalidades. Se tudo isto é verdade (e é), então isso quer dizer que a comunicação social "obriga" as pessoas a gostar de futebol.

Se perguntarmos a qualquer miúdo com 7 ou 8 anos em Portugal se ele gostaria de ser, quando crescesse, um Cristiano Ronaldo, um Rui Costa, um João Sousa, um Marco Freitas ou um Fernando Pimenta quem é que achas que ele escolheria? E vou mais longe... Se em vez do Cristiano Ronaldo lé estivesse o Talisca os miúdos continuariam a escolher o jogador de futebol. E sabes porquê? Porque eles não fazem a mínima ideia de quem são os outros.

2 - Eu disse que o futebol é mais valorizado do que aquilo que justifica. Não disse que todas as modalidades têm que ser tratadas por igual.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto agora vai virar um ciclismo vs ténis :mrgreen:

Para mim os meus desportos de eleição são o ténis e o ciclismo, só depois vem o futebol.

Mas principalmente com o ténis não ligava nenhum até ter para ai 17 anos, e porquê? Porque não tinha acesso a nada sobre a modalidade, não havia noticias sobre os jogos ou eram uma coisa rápida, claro que o futebol irá sempre ser o desporto rei, porque por todo o lado consome-se futebol.

E mesmo de futebol a maioria dos adeptos, até dos que vão ao estádio não vaõ ver futebol, vã ver a equipa ganhar, tanto lhes faz que seja por 1-0 com um jogo mediocre, desde que goleie o rival e seja campeão está tudo bem. Por isso é que o Mourinho com o autocarro é o melhor do mundo para muitos (não estou a criticar o Mourinho). E talvez estas pessoas que só vão ver a equipa e não o jogo poderiam ter algum desporto que mexesse com elas, e lhes criasse interesse, talvez, mas não lhes tem acesso.

E não estou a reivindicar que passem todas as modalidades e cortem o futebol, claro que o futebol vai sempre receber a maior parte do bolo, mas podia haver uma maior divisão, e aí aparecia os media que podiam dar um pouco mais de atenção, não ao mundial de bilhar de bolso, mas a desportos que se sabe que cativam um bom nº de gente, como o ciclismo, ténis, basket, andebol, voleibol ou rugby. E basta olhar para Espanha, que também, com a exeção do ciclismo era só futebol e touradas, principalmente nos anos 90 quase 00. Mas agora andam no topo em quase todas as modalidades, e ainda dão importancia extra ao futebol, porque não só as capas mas outros não tem medo de falar naquele desporto e é isso que chama a atenção

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja conformismo. Eu não estou a falar do Estado. Estou a falar de meios de comunicação privados, que visam o lucro e como tal têm que dar destaque aquilo que mais vende. Ou seja, o que o público alvo mais gosta. Ainda para mais vivemos num mundo digitalizado... onde as próprias modalidades se podem fazer destacar por si, sem estarem à espera que sejam jornais desportivos ou futebolísticos a puxar por elas com capas, só por solidarierdade.

---

Quanto à 2ª resposta, falei do público geral, não de mim. Neste momento, só como exemplo, estou a ver os Mets x Colorado em basebol. Ainda no outro dia, vi a eliminatória do Vitória. Ainda no outro dia, estava a ver o jogo do Leipzig para a 2ª jornada da 2ª Divisão Alemã e partilhei stream no Fórum até, para quem me quisesse acompanhar. Se há gajo fã do desporto sou eu. E se gosto de ver, gosto ainda mais de o praticar. Tanto ténis, como futebol, como andebol, como voleibol, como BTT, como bilhar e até ping pong. Os desportos que gosto de seguir, sigo. Pouca diferença me faz se são capa de jornal da treta ou não...

Os meios de comunicação social privados deveriam saber muito bem formar os seus públicos. As televisões estão constantemente a fazê-lo. Antes das novelas aparecerem não havia seguidores fanáticos desses formatos em Portugal. Antes do 1º Big Brother não havia adoração por Reality Shows. Antes do Chuva de Estrelas não havia seguidores religiosos de concursos de talentos. Antes dos Donos da Bola não havia quem perdesse horas a ouvir representantes dos estarolas a discutir arbitragens. É claro que foi tudo copiado do que se faz lá fora. Mas, já agora, também os jornais portugueses podiam copiar um bocadinho o que faz o L'Équipe ou outros jornais desportivos de referência internacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que o Tiago Machado fez de especial? Se é o episódio do Tour, epá... Foi heróico e merece todas as vénias, mas isso é algum feito desportivo de renome?

Reduzir o ciclismo ao Tour é o mesmo que reduzir o ténis ao grand slam. Há mais provas e vai ver o que ele fez nelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meios de comunicação social privados deveriam saber muito bem formar os seus públicos. As televisões estão constantemente a fazê-lo. Antes das novelas aparecerem não havia seguidores fanáticos desses formatos em Portugal. Antes do 1º Big Brother não havia adoração por Reality Shows. Antes do Chuva de Estrelas não havia seguidores religiosos de concursos de talentos. Antes dos Donos da Bola não havia quem perdesse horas a ouvir representantes dos estarolas a discutir arbitragens. É claro que foi tudo copiado do que se faz lá fora. Mas, já agora, também os jornais portugueses podiam copiar um bocadinho o que faz o L'Équipe ou outros jornais desportivos de referência internacionais.

Tudo bla bla bla.

Agora imaginavamos que os telejornais comecavam a abrir com o vencedor das competicoes de curling. Iria ser por isso que as pessoas iam gostar de curling? Conversa de treta. As pessoas gostam do desporto que lhes entretem mais.

O Resto é balelas. "ahhhh o bicho papao da comunicacao social".

Sim como se o fosse futebol nao fosse o desporto rei desde a 100 anos atrás.

No inicio dos ano 90!

120 mil no estádio! "Eiiii fomos manipulados pela Comunicacao Social" :medinho: :mrgreen:

1501157_10155249168000716_3341650942147242002_o.jpg

Editado por Kygo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acompanho nem percebo grande coisa de ciclismo. Mas sobe-me o interesse só de ouvir os gajos da Eurosport comentar com aquele conhecimento e entusiasmo todo. Então o Olivier, um dos principais críticos do centralismo do futebol, trata o ciclismo com uma paixão que eu muito raramente (ou nunca) vi no desporto. O aparente tédio de ver um monte de ciclistas pedalar durante horas subitamente transcende-se. Admiro-o por isso, e faz-me desejar que haja mais gente assim nos media portugueses.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bla bla bla.

Agora imaginavamos que os telejornais comecavam a abrir com o vencedor das competicoes de curling. Iria ser por isso que as pessoas iam gostar de curling? Conversa de treta. As pessoas gostam do desporto que lhes entretem mais.

O Resto é balelas. "ahhhh o bicho papao da comunicacao social".

Sim como se o fosse futebol nao fosse o desporto rei desde a 100 anos atrás.

No inicio dos ano 90!

120 mil no estádio! "Eiiii fomos manipulados pela Comunicacao Social" :medinho: :mrgreen:

Se apenas te puserem batatas no prato ficas um apreciador fantástico de batatas. Não fazes ideia sobre o sabor que tem o arroz ou o esparguete mas juras a pés juntos que gostas imenso de batatas. Muito melhor do que essas outras coisas que se usam para acompanhar os bifes à refeição. Batatas é que é! E vivam as batatas que alimentam milhões de portugueses há mais de 100 anos.

Já agora mais uma pequena noção básica de publicidade e marketing. Uma das regras fundamentais da manipulação dos gostos pessoais é que as pessoas não tenham consciência de que estão a ser manipuladas. É-lhes dado o ilusório poder de escolherem o que desejam. Condicionando-lhes os desejos, naturalmente.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...