Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Entrevista de Marco Ferreira ao AS

Publicações recomendadas

¿Qué le pasó por la cabeza cuando recibió la noticia de su descenso a Segunda?

—Me quedé perplejo. Quince días antes había arbitrado la final de la Copa de Portugal, entre Sporting y Braga. Uno de los partidos más importantes de la temporada. No tenía ninguna señal que me hiciera pensar que me mandarían a Segunda. Las mismas personas que me descendieron me habían nombrado unos días antes árbitro de la final de Copa. Curioso.

—¿Encuentra una explicación?

—Para mí lo más grave es que, además de haber arbitrado la final de Copa, en enero me habían renovado como árbitro internacional de la FIFA. La única explicación que encuentro es que la pasada temporada había arbitrado tres veces al Benfica y perdió dos. Creo que por eso no me dieron ningún Clásico.

—¿Por qué lo cree?

—Yo y muchos compañeros recibimos llamadas del presidente del Consejo de Arbitraje, Vitor Melo Pereira (homólogo en Portugal de Sánchez Arminio), en la misma semana que estamos nombrados para arbitrar al Benfica. Vitor Pereira tiene muchos enemigos y muchos opositores, entre ellos la gente del propio Consejo de Arbitraje y muchos clubes de Primera. No le quieren ahí. Ahora, el único de los grandes que apoya a Pereira es el Benfica.

—¿Había tomado usted alguna decisión polémica en esas dos derrotas del Benfica?

—En la derrota ante el Braga, en octubre, todavía octava jornada, el partido fue mal. Pero para los dos equipos. Después de este partido, el Benfica protestó contra mí y me dijeron que no volvería a hacer un partido de los calientes. Y desde entonces no me pusieron en ningún otro encuentro importante...

—Entiendo…

—En la temporada anterior fui considerado el segundo mejor árbitro de Portugal por detrás del Proença. Arbitré el Benfica-Sporting, dos veces el Oporto-Benfica... Y los partidos fueron muy bien.

—¿Usted cree, entonces, que los árbitros de Portugal son conscientes de que no se pueden equivocar en contra del Benfica mientras mande Pereira en el Consejo de Arbitraje?

—No voy a decir que el Benfica pide a Vitor Pereira que hable con los árbitros para que favorezcan al club. No digo eso. Lo que digo es que él (Pereira) lo hace porque sabe que el Benfica es el único club que le apoya. Por eso no quiere que ningún árbitro que no le guste al Benfica pite sus partidos. El Benfica nunca ha hablado conmigo o me ha llamado para que les favoreciera. Pero Vitor Pereira, sí. En la semana en que yo tenía partido del Benfica, él me llamaba diciendo que tuviera cuidado, que el partido fuera bien. Y sólo lo hacía en partidos del Benfica. Nunca me ha llamado antes de un partido del Oporto, por ejemplo. Y no sólo a mí, a muchos compañeros...

—¿Qué le decía exactamente Pereira cuando le llamaba?

—Después del Braga-Benfica del que le hablé, Pereira me nombró para un Rio Ave-Benfica. Esa semana me llamó dos veces. El martes y el jueves. El jueves me dijo que, si no hacía un buen partido, no me podría nombrar para el Benfica-Oporto, que era en abril. Dijo que tuviera cuidado, que “eran los que se quejaban” y que “era el partido del título del Benfica”. Y yo le dije que no, que no era el partido del título porque el Benfica llevaba cuatro puntos de ventaja con respecto al Oporto. Y me contestó: “Es muy diferente jugar en contra del Oporto en abril con una diferencia de cuatro puntos que con dos puntos o uno”. Esto, bajo mi punto de vista, es grave. Porque claramente estaba refiriéndose al Benfica.

—¿Y qué tal fue al final el Rio Ave-Benfica?

—El Benfica ganaba 0-1 y pité un penalti a favor del Rio Ave, enseñé la roja directa al capitán del Benfica y el Rio Ave remontó 2-1. Pero fueron decisiones acertadas. Fue un buen partido. Pereira no me volvió a llamar desde entonces, y tampoco me nombró para el Benfica-Oporto.

—¿Nunca le llamó después de eso?

—No. Él me dijo que el partido tendría que ir bien para que me nombrara el árbitro del Benfica-Oporto. Hice un buen partido, pero no fui nombrado. Entonces lo que quiere decir es que, para él, un buen partido es que ganara el Benfica.

—¿Le había pasado más veces, que Pereira le llamara antes de un partido del Benfica?

—Antes del Braga-Benfica fue, más o menos, la misma conversación. Me dijo que el partido fuera bien y que “no hiciera caso al ruido que viniera del banquillo”. Me dijo eso porque, en el Boavista-Benfica anterior, le enseñé la roja al entrenador del Benfica en el descanso. Pereira tenía miedo de que yo le enseñara la roja otra vez.

—¿Sería correcto afirmar que Vitor Pereira llama a los árbitros para presionarles para que traten bien al Benfica?

—Él llama a los árbitros sólo antes de los partidos del Benfica. No lo hace en ningún otro partido de ningún otro club.

—¿Por qué no ha denunciado usted el caso a la Justicia?

—He denunciado ante la Federación y ellos han enviado la denuncia al Comité Disciplinario de la Liga Portuguesa. La semana pasada declaré.

—¿Cómo se eligen los árbitros para los partidos en Portugal?

—Es Vitor Pereira el que tiene total libertad para elegir a quien le apetece.

—¿Y no hay mal ambiente entre los árbitros por estas actitudes del presidente del Consejo de Arbitraje?

—Sí, pero tienen miedo de denunciarlo y de que Pereira acabe con sus carreras como acabó con la mía. Soy un ejemplo para ellos de lo que puede pasar. Yo era árbitro internacional y nunca en la historia de Portugal un árbitro internacional había sido descendido a Segunda.

—¿Se puede vivir del arbitraje el Portugal?

—Llega perfectamente para vivir, y bien. Yo soy de la isla de Madeira y todos los partidos que arbitraba eran en el continente. Iba y venía en avión e invertía mucho tiempo, por eso no podía tener otra actividad profesional que no fuera el arbitraje.

—¿Cuánto puede cobrar un árbitro internacional al año en Portugal?

—Depende de los partidos. Pero gana un sueldo de 2.500 euros fijos al mes. Además, 1.200 por partido de Primera, y se cobra 800 en Segunda. No se hace uno rico...

—¿Tiene su relato alguna relación con las quejas del Oporto sobre que el Benfica suele jugar casi siempre en superioridad numérica?

—No puedo afirmar que sí. Estaría diciendo que mis compañeros han cedido ante la presión de Pereira. Pero es normal que una persona que vea toda esta situación desde fuera saque tales conclusiones. Lo que le puedo decir es que Pereira llama a los árbitros antes de los partidos del Benfica. Pero si eso tiene efecto en el campo de juego, no lo puedo afirmar.

—¿Tiene usted conocimiento de que, en algún momento, se moviera dinero para favorecer al Benfica?

—Yo creo que no. Me gustaría que quedara claro que el Benfica nunca me ha llamado o contactado para pedir nada. ¡Nunca! Fui árbitro de Primera durante nueve años y el Benfica, ni ningún club, me ha hecho este tipo de ofrecimiento para que le beneficiara. Yo creo que es una iniciativa del mismo Vitor Pereira con el interés de agradar al único club que le apoya.

—¿Cuánto gana Pereira como presidente del Consejo Arbitral?

—Dicen que 8.000 euros al mes, pero no estoy seguro.

—¿Por qué no actúan los otros clubes ante esta situación?

—Yo creo que lo hacen, y que por eso no le apoyan.

—¿Cómo cree que reaccionará el fútbol portugués ante lo que está contando? Es grave...

—Por eso he elegido el AS, por ser de fuera de Portugal y tener un gran nombre internacional. Así tendrá más impacto en Portugal y en el resto del mundo.

—¿Le fue difícil tomar la decisión de dejar el arbitraje?

—Necesitaba dejarlo para denunciar lo que pasa. No podía hacerlo como árbitro, porque hay sanciones en contra de los árbitros que critican el Consejo Arbitral públicamente.

—Me queda una duda, ¿por qué Vitor Pereira le nombró para la final de Copa si tenía pensado descenderle?

—Lo hizo porque era un partido de máxima rivalidad y muy caliente; si yo lo hacía mal, tenía un motivo para descenderme. El problema fue que lo hice bien y se quedó sin argumentos. Fui el primer y único árbitro internacional de la historia de Madeira. Para mí se queda ese orgullo...

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Entrevista polémica do ex-árbitro da Madeira ao jornal espanhol

Acusações e mais acusações.

Numa entrevista ao jornal espanhol As, o ex-árbitro Marco Ferreira acusa Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, de condicionar os árbitros que dirigem os jogos do Benfica. Eis algumas partes da entrevista A explicação: "Eu e muitos companheiros meus recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na semana em que somos nomeados para dirigir jogos do Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles pessoas do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da I Liga. Não o querem ali. O único dos grandes que o apoia é o Benfica". Alguma decisão polémica contra o Benfica: "Na derrota em Braga, em outubro, ainda na oitava jornada, o jogo correu-me mal. Mas para os dois lados. Depois desse jogo, o Benfica contestou-me e disseram-me que nunca mais apitaria um dos jogos mais quentes. E desde aí nunca mais apitei qualquer jogo importante. Na época anterior fui considerado o segundo melhor árbitro de Portugal, atrás de Proença. Apitei o Benfica-Sporting, duas vezes o FC Porto-Benfica... Os jogos correram bem" Não podem errar contra o Benfica? "Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. Não estou a dizer isso. O que eu digo é que Vítor Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia. Por isso não quer que um árbitro que desagrade ao Benfica apite os jogos desse clube. O Benfica nunca falou comigo e pediu qualquer favorecimento. Mas, Vítor Pereira sim. Na semana em que tinha um jogo do Benfica ligava-me para que eu tivesse cuidado e que o jogo corresse bem. Só fazia isso com os jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. E fazia isso com muitos companheiros árbitros. O que dizia Vítor Pereira: "Depois do Braga-Benfica de que falei fui nomeado para um Rio Ave-Benfica. Essa semana ligou-me duas vezes. Na última chamada disse-me que se não fizesse um bom jogo não poderia nomear-me para o Benfica-FC Porto, que era em abril. Disse para ter cuidado, que aquele era "o jogo do título do Benfica". Disse-lhe que não era, que o Benfica tinha quatro pontos de vantagem para o FC Porto. E ele respondeu: 'É muito diferente jogar contra o FC Porto em abril com quatro pontos de diferença do que com dois ou um'. Isto, segundo o meu ponto de vista, é grave. Estava a referir-se claramente ao Benfica".

Compartilhar este post

Link para o post

—Me queda una duda, ¿por qué Vitor Pereira le nombró para la final de Copa si tenía pensado descenderle?

—Lo hizo porque era un partido de máxima rivalidad y muy caliente; si yo lo hacía mal, tenía un motivo para descenderme. El problema fue que lo hice bien y se quedó sin argumentos.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O AS entrevista árbitros portugueses por carga d'agua? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o Marco Ferreira para ter mais impacto em Portugal e no Mundo.

E não me custa nada a acreditar que o Vítor Pereira seja burro a este ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o Marco Ferreira para ter mais impacto em Portugal e no Mundo.

O mundo vai-se preocupar com um fracassado que está a meses de sair do poleiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Se era para ter mais impacto devia ter escolhido o The Guardian.

Acho que esse jornal não queria saber disto para nada.

Acredito no que ele diz. Penso que o ano passado ficou demonstrado o resultado de algumas destas pressões que parecem insuspeitas mas que podem condicionar e condicionaram. Não é santo nenhum o VP.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que ele não está a mentir. Aliás, qual seria o interesse disso?

E é pena. Sempre disse por aqui que era dos melhores árbitros que tinhamos. Mas lá está, nestas coisas não se pode ser demasiado humilde. É como o meu avô diz: se alguma vez entrasse na política, estava na rua passado 24 horas porque dizia as verdades todas...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Então depois de como o trataram, não é provável que esteja a mentir?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a pedido do Lopetegui.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando é sobre a nossa casa então sempre a mentir. Também tenho vizinhos assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque razão haveria de estar a mentir sobre algo que seria tão fácil de desmentir?

Basta ver o que aconteceu com as ofertas do benfica, o vitor pereira foi o primeiro a desmentir essas ofertas, algo que depois árbitros confirmaram. Só não vê quem não quer.

Compartilhar este post

Link para o post

eu diria que é o contrário. agora já não tem nada a perder, já pode contar o que sabe.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Porque razão haveria de estar a mentir sobre algo que seria tão fácil de desmentir?

Basta ver o que aconteceu com as ofertas do benfica, o vitor pereira foi o primeiro a desmentir essas ofertas, algo que depois árbitros confirmaram. Só não vê quem não quer.

O VP não desmentiu as ofertas, desmentiu conhecer as mesmas. É diferente.

eu diria que é o contrário. agora já não tem nada a perder, já pode contar o que sabe.

Dá para os dois lados.

Eu não estou aqui a dizer que ele está a mentir de certeza, só não consigo acreditar numa pessoa que só decidiu falar depois de ser chutado para canto.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para os dois lados.

Eu não estou aqui a dizer que ele está a mentir de certeza, só não consigo acreditar numa pessoa que só decidiu falar depois de ser chutado para canto.

O Marco Ferreira teria penalizações muito duras se tivesse falado enquanto árbitro. Ele próprio explica isso na entrevista completa, basta ir ler.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

O Marco Ferreira teria penalizações muito duras se tivesse falado enquanto árbitro. Ele próprio explica isso na entrevista completa, basta ir ler.

Ninguém precisa de ir ler para perceber isso. Mas se ele fosse uma pessoa tão integra como quer fazer parecer agora, tinha-o feito e enfrentado as represálias. Ou denunciava em anónimo como aconteceu recentemente em Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que esteja a mentir e o que diz até tem a sua lógica. Só é questionável o timing em que o faz.

Editado por Chazzy Chazz

Compartilhar este post

Link para o post
Marco Ferreira diz que Vítor Pereira lhe pediu para favorecer o Benfica

Marco Ferreira é o único árbitro internacional que foi despromovido

Ex-árbitro diz que Vítor Pereira só lhe ligava antes de arbitrar jogos do Benfica e pedia para favorecer as águias, entre outras revelações

Em vésperas de Benfica-Sporting, Marco Ferreira denunciou, em entrevista ao jornal espanhol As, que o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, o contactou a pedir para favorecer o clube da Luz e que só telefonava ao árbitro madeirense antes dos jogos das águias.

"O Benfica nunca falou comigo e nunca pediu para os favorecer. Mas Vítor Pereira sim."

"Não vou dizer que o Benfica pede ao Vítor Pereira que fale com os árbitros para favorecer o clube. Não digo isso. O que digo é que ele faz isso porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso, não quer que nenhum árbitro que não goste do Benfica apite os seus jogos. O Benfica nunca falou comigo e nunca pediu para os favorecer. Mas Vítor Pereira sim", disse Marco Ferreira, segundo melhor árbitro da época 2013/14, escolhido para arbitrar a final da Taça de Portugal de 2014/15 e, posteriormente, despromovido de forma polémica ao segundo escalão, algo que o levou a deixar a arbitragem.

Marco Ferreira diz que é recorrente Vítor Pereira telefonar a árbitros antes dos jogos, mas apenas quando joga o Benfica. "Numa semana em que eu tinha um jogo do Benfica, ele telefonava a dizer que tinha que ter cuidado, que o jogo tinha que correr bem. E só o fazia antes de jogos do Benfica. Nunca me telefonou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. Não só a mim, mas a muitos companheiros...", contou.

"Vítor Pereira nunca me telefonou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo."

O antigo árbitro madeirense prosseguiu com as críticas, que ainda não tiveram resposta de Vítor Pereira. "Eu e muitos colegas recebíamos chamadas na mesma semana em que estávamos nomeados para arbitrar o Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e opositores, entre eles as pessoas do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da I Liga. Não o querem lá. Então, o único clube dos grandes que apoia Vítor Pereira é o Benfica", relatou.

O ex-árbitro, que esteve em duas das três derrotas do Benfica em 2014/15, citou uma conversa que terá tido com Vítor Pereira. "Nomeou-me para um Rio Ave-Benfica. Nessa semana ligou-me duas vezes, quarta e quinta-feira. Na quinta-feira disse-me que tinha que fazer um bom jogo, se não não me nomeava para o Benfica-FC Porto, que era em abril. Disse que eu tinha que ter cuidado, pois 'eram os que se queixavam' e 'era o jogo do título para o Benfica'. Eu disse que não, que não era o jogo do título para o Benfica porque levava quatro pontos de vantagem, com respeito ao FC Porto. E ele contestou-me: 'É muito diferente jogar contra o FC Porto em abril com uma diferença de quatro pontos e com uma de dois ou um.' Isto, do meu ponto de vista, é grave, porque estava claramente a referir-se ao Benfica.

Não expulsar Jorge Jesus

Outra das revelações de Marco Ferreira terá sido que Vítor Pereira lhe pediu para que Jorge Jesus, então técnico do Benfica, pudesse ser efusivo e "ativo", como é hábito seu, sem consequências disciplinares. "Antes do Sp. Braga-Benfica foi mais ou menos a mesma conversa. Disse-me que o jogo tinha de correr bem e que eu não devia ligar 'caso viesse ruído do banco'. Ele disse-me isso porque, no Boavista-Benfica, expulsei o treinador do Benfica no intervalo. Vítor Pereira tinha medo que o expulsasse outra vez", acusou.

"Os árbitros têm medo que Vítor Pereira acabe com as suas carreiras como acabou com a minha."

Marco Ferreira insistiu que "Vítor Pereira só telefona aos árbitros antes dos jogos do Benfica, não o faz com mais nenhum clube", e garante que já denunciou a situação "à Federação e ao Comité Disciplinar da Liga Portuguesa", denúncia feita "na semana passada". O ex-árbitro disse ainda que nenhum árbitro se atreve a denunciar o sucedido por medo. "Eles têm medo que Vítor Pereira acabe com as suas carreiras como acabou com a minha. Sou um exemplo para eles daquilo que se pode passar. Eu era árbitro internacional e nunca na história de Portugal um árbitro internacional tinha descido à segunda categoria", lembrou.

Sem ofertas de clubes

O madeirense quis deixar claro que o Benfica nunca o contactou a pedir algo, "nunca!", e que jamais recebeu ofertas de clubes. "Fui árbitro de I Liga durante nove anos e nunca o Benfica, nem sequer nenhum outro clube, algo vez me ofereceu algo para o beneficiar. Eu penso que esta é uma iniciativa do próprio Vítor Pereira com o interesse de agradar ao único clube que o apoia", apontou.

Marco Ferreira acrescentou ainda que "dizem" que Vítor Pereira ganha "oito mil euros por mês", "sem certezas", e explicou o porquê de ter dado esta entrevista a um jornal espanhol. "Escolhi o As por ser fora de Portugal e ter um grande nome internacional. Assim terá mais impacto em Portugal e no resto do mundo", explicou.

A entrevista encerra com Marco Ferreira a explicar por que acha que foi nomeado para arbitrar o Sp. Braga-Sporting, da final da Taça de Portugal. "Ele nomeou-me porque era um jogo de uma máxima rivalidade, escaldante; se eu fizesse algo de mal, já tinha um motivo para despromover-me. O problema é que fiz tudo bem e ficou sem argumentos. Fui o primeiro e único árbitro internacional da história da Madeira. Para mim fica esse orgulho."

DN

Compartilhar este post

Link para o post

Não duvido nada que o Vitor Pereira faça o que o Marco diz que ele faz.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...