Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Cuidado com o usar o desarme duro, porque facilmente leva a cartões amarelos/vermelhos.

Tenho notado que jogadores com função ataque (por exemplo, lateral atacante, médio centro atacante etc) se lhe damos desarme duro é raro acabar um jogo. E isto mesmo em jogadores com pouca agressividade nos atributos.

A própria função atacante parece que dá uma maior agressividade na procura da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com o usar o desarme duro, porque facilmente leva a cartões amarelos/vermelhos.

Tenho notado que jogadores com função ataque (por exemplo, lateral atacante, médio centro atacante etc) se lhe damos desarme duro é raro acabar um jogo. E isto mesmo em jogadores com pouca agressividade nos atributos.

A própria função atacante parece que dá uma maior agressividade na procura da bola.

e refereste também ás instruções ao adversario certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Há maneira de mudar as funções automaticamente quando eu uso troca de extremos ?

há tens que escolher aquela cena para gravar função especifica, assim quando os teus extremos trocam assumem a função que guardaste para eles

clicas ai onde diz adicionar jogador e escolhes o jogador que queres que jogue desse lado e as instruções e funções que deve ter, assim cada vez que esse mesmo jogador jogar desse lado assumira x funções, no lado oposto escolhes a mesma o mesmo jogador mas atribuis outra função e acontece o mesmo quando ele jogar no lado oposto assumira essa outra função

L5ZDdrA.jpg

no meu caso eu não uso pq tanto o extremo esquerdo como o direito são os dois pé direito e quando trocam assumem a função que ja esta la, pq um é AI e o outro é Extremo puro

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Num modelo de 4-4-1-1 e privilegiando um jogo de posse sem descurar da segurança defensiva que papeis dão aos médios interiores ?

Compartilhar este post

Link para o post

Num modelo de 4-4-1-1 e privilegiando um jogo de posse sem descurar da segurança defensiva que papeis dão aos médios interiores ?

A pergunta está mal feita, o que (te) deves perguntar é "o que é que eu pretendo dos médios interiores?"

Compartilhar este post

Link para o post

A pergunta está mal feita, o que (te) deves perguntar é "o que é que eu pretendo dos médios interiores?"

Eu tenho um médio como construtor recuado.. Ou seja, quero que venha mais atrás buscar jogo e começar a construção

. E depois tenho o outro MC como construtor avançado.. Pautando o jogo ofensivo.. E tenho um médio ofensivo a atacar para esticar mais o jogo.

Não sei se são a melhores funções.. Nem sei se devia ter um médio cm funções mais defensivas..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um médio como construtor recuado.. Ou seja, quero que venha mais atrás buscar jogo e começar a construção

. E depois tenho o outro MC como construtor avançado.. Pautando o jogo ofensivo.. E tenho um médio ofensivo a atacar para esticar mais o jogo.

Não sei se são a melhores funções.. Nem sei se devia ter um médio cm funções mais defensivas..

Não existe "melhores funções" !

Observa os jogos, vê as dinâmicas de cada adversário, pode haver jogos em que é mais necessário o MO aparecer mais em zonas de finalização e outros jogos em que seja mais um apoio ao meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

estou com uma duvida, tenho a sensação que os jogadores driblam mais quando jogo em mais fluido e mais expressivo, é só impressão minha ou isso acontece mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

estou com uma duvida, tenho a sensação que os jogadores driblam mais quando jogo em mais fluido e mais expressivo, é só impressão minha ou isso acontece mesmo?

Um sistema mais fluido dá por defeito mais liberdade criativa aos jogadores, por isso é bem provável.

Se para além disso, ainda estas a permitir maior expressividade.... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende do que queres que o teu meio campo faça.

Tens dois construtores de jogo, tudo bem, é uma opção, agora como está arrumada o resto da equipa?

Por norma, eu pessoalmente nao gosto de ter dois construtores na mesma linha da tactica, porque apesar de um ser mais avançado e outro mais recuado na sua função, ao estarem na mesma linha acabam por fazer os 2 o mesmo tipo de trabalho. Mas até pode funcionar bem, se forem jogadores com bons atributos em termos de decisão e outros que lhes permitam articular-se bem entre si,

Era interessante saber como tens as funções dos medios alas, para perceber até que ponto faz sentido teres 2 organizadores de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Um sistema mais fluido dá por defeito mais liberdade criativa aos jogadores, por isso é bem provável.

Se para além disso, ainda estas a permitir maior expressividade.... :)

então isso quer dizer que o oposto fará o contrario certo? ou seja com menos criatividade menos drible, correcto?

este jogo tirei a mais disciplinado pq notei que a equipa não se soltava muito, dai eu ter dito antes que embora usa-se dois CJA tinha o espaço bem preenchido a mesma, era por causa do mais disciplinado que não permite tanta mobilidade, mas tirando a equipa solta-se mais, acho que é uma boa ideia para começar o jogo e depois estando a ganhar passar para mais disciplinado, testei neste jogo e gostei resultou muito bem

0Eeszzn.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

então isso quer dizer que o oposto fará o contrario certo? ou seja com menos criatividade menos drible, correcto?

Não é uma relação direta.

Jogadores com mais liberdade criativa e com maior expressivade permitida nao quer dizer que fintem mais.

Um jogador a quem é permitido mais liberdade criativa pode por exemplo, arriscar mais no passe, ou tentar mais o remate, ou segurar mais a bola, etc etc... ou fintar mais.

Ele tem umas instruções, tu dás mais liberdade criativa, ele vai usa-la para interpretar essas funções "à sua maneira", ou seja fugindo do padrão pré-estabelecido.

Vai depender muito dos movimento preferidos que o jogador tenha. Um jogador que goste de fintar, e a quem for dada essa liberdade, então é possivel que finte mais. Mas se por exemplo for um jogador que goste de rematar, e tu na táctica dizes para ele rematar menos. Mas como tens uma táctica que permite mais liberdade, entao ele vai rematar ignorando mais vezes a instrução de nao rematar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma relação direta.

Jogadores com mais liberdade criativa e com maior expressivade permitida nao quer dizer que fintem mais.

Um jogador a quem é permitido mais liberdade criativa pode por exemplo, arriscar mais no passe, ou tentar mais o remate, ou segurar mais a bola, etc etc... ou fintar mais.

Ele tem umas instruções, tu dás mais liberdade criativa, ele vai usa-la para interpretar essas funções "à sua maneira", ou seja fugindo do padrão pré-estabelecido.

Vai depender muito dos movimento preferidos que o jogador tenha. Um jogador que goste de fintar, e a quem for dada essa liberdade, então é possivel que finte mais. Mas se por exemplo for um jogador que goste de rematar, e tu na táctica dizes para ele rematar menos. Mas como tens uma táctica que permite mais liberdade, entao ele vai rematar ignorando mais vezes a instrução de nao rematar.

pois eu isso já tinha reparado, ate mesmo para treinares um movimento prefiro o jogador é mais propicio a treinar movimentos que tenham a ver com a sua função de origem por exemplo o grimaldo pedi-lhe para subir mais ele aceitou logo na hora, ao lindelof pedi-lhe para ficar sempre atrás e ele aceitou também logo, se pedisse o inverso nenhum dos dois ia aceitar, é como pedires a a jogadores de rotura para começarem a jogar curto e simples, eles não tem essa tendência, se pedes para fazerem passes de morte eles aceitam logo sem problemas

em relação ao drible eu optei por por treinar correr mais com bola aqueles que eu quero que o façam, pq só por si pelas instruções os jogadores no geral que não tem esse movimento preferido arriscam pouco no 1x1

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende do que queres que o teu meio campo faça.

Tens dois construtores de jogo, tudo bem, é uma opção, agora como está arrumada o resto da equipa?

Por norma, eu pessoalmente nao gosto de ter dois construtores na mesma linha da tactica, porque apesar de um ser mais avançado e outro mais recuado na sua função, ao estarem na mesma linha acabam por fazer os 2 o mesmo tipo de trabalho. Mas até pode funcionar bem, se forem jogadores com bons atributos em termos de decisão e outros que lhes permitam articular-se bem entre si,

Era interessante saber como tens as funções dos medios alas, para perceber até que ponto faz sentido teres 2 organizadores de jogo.

Tenho 2 organizadores abertos.. Com as laterais a dar profundidade.. Por Vezes jogo com md e em jogos com adversários mais fechados jogo com mo.

E um av recuado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 2 organizadores abertos.. Com as laterais a dar profundidade.. Por Vezes jogo com md e em jogos com adversários mais fechados jogo com mo.

E um av recuado.

Podes mostrar imagem da tua táctica?

É que pela descrição parece que tens 4 organizadores na linha do meio campo... é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Podes mostrar imagem da tua táctica?

É que pela descrição parece que tens 4 organizadores na linha do meio campo... é isso?

Agora estou no tele, quando puder envio ss..

Ou jogo em 4-1-4-1 ou em 4-4-1-1..

Mas sim.. Apesar de ontem ter posto um dos 2 MC como box to box

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou no tele, quando puder envio ss..

Ou jogo em 4-1-4-1 ou em 4-4-1-1..

Mas sim.. Apesar de ontem ter posto um dos 2 MC como box to box

Não achas que são organizadores a mais?

Esse tipo de função no jogo faz que com a equipa jogue muito para eles, procure-os muito na saída de bola e eles procurem também muito a bola. Devias, na minha opiniao, diversificar mais as funções.

Um organizador, um ou dois jogadores mais ofensivos, e um mais defensivo por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não achas que são organizadores a mais?

Esse tipo de função no jogo faz que com a equipa jogue muito para eles, procure-os muito na saída de bola e eles procurem também muito a bola. Devias, na minha opiniao, diversificar mais as funções.

Um organizador, um ou dois jogadores mais ofensivos, e um mais defensivo por exemplo.

Como é que eu coloco então o medio direito e esquerdo a jogarem irem para dentro ? sem usar o organizador movel ?

Compartilhar este post

Link para o post

uma pergunta : ao usar avançado interior ele vai cortar para dentro quando tem bola ou quando não a tem ? ou ambas as vezes ?

Compartilhar este post

Link para o post

uma pergunta : ao usar avançado interior ele vai cortar para dentro quando tem bola ou quando não a tem ? ou ambas as vezes ?

se usares encurtar linhas vai curtar para dentro quando a equipa tem a posse de bola, depois quando é ele a ter a bola esteja a encurtar linhas ou a jogar aberto é indiferente vai sempre procurar vir para dentro com o pe mais forte neste caso costuma ser o pe contrario

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que eu coloco então o medio direito e esquerdo a jogarem irem para dentro ? sem usar o organizador movel ?

médio ala

O movimento de efectuar diagonais de fora para dentro é sempre com bola

Compartilhar este post

Link para o post

médio ala

O movimento de efectuar diagonais de fora para dentro é sempre com bola

não estou de acordo, muitas vezes vejo o meu lateral a correr com a bola pela ala e o AI a vir para dentro fazer diagonal e não é ele que tem a bola

Compartilhar este post

Link para o post

não estou de acordo, muitas vezes vejo o meu lateral a correr com a bola pela ala e o AI a vir para dentro fazer diagonal e não é ele que tem a bola

Isso tem mais a ver com o deambular da posição e não especificamente com o cortar para dentro; em segundo lugar, tem a ver com um problema dos jogadores na posição de extremo posicionarem-se demasiado por dentro.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...