Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

pessoal , se meter por ex no meu PL nas instruções ao jogador para ele ' pressionar mais ' , e depois nas instruções ao adversario meto nos centrais para ' pressionar NUNCA ' , visto que o meu PL ta no raio de ação dos centrais , ele vai pressiona lo ou não ?

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal , se meter por ex no meu PL nas instruções ao jogador para ele ' pressionar mais ' , e depois nas instruções ao adversario meto nos centrais para ' pressionar NUNCA ' , visto que o meu PL ta no raio de ação dos centrais , ele vai pressiona lo ou não ?

Acho que este tópico explica a tua dúvida:

[FM2014] IE, IJ, IA

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que este tópico explica a tua dúvida:

[FM2014] IE, IJ, IA

Não explica porque isso era numa altura em que havia uma hierarquia estabelecida nas instruções, o que já não acontece.

Instruções ao Adversário são colectivas, ou seja, refere-se a um conjunto de instruções dadas à tua equipa sobre um determinado jogador ou jogadores adversários. Por isso, por um lado dizes à equipa para ser mais forte na pressão e, por outro, que não o devem fazer sobre os centrais adversários. Não há qualquer confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

.

mas como digo para o meu PL pressionar , ele nao vai pressionar os centrais ?

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

.

mas como digo para o meu PL pressionar , ele nao vai pressionar os centrais ?

A pressão não é exercida sobre um jogador em especial, é indefinida. Isto no que se refere a instruções à equipa e aos jogadores, é mais específica nas instruções ao adversário.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

O Falso 9 já faz passes frequentes para o espaço vazio.

Há problemas por resolver a nível de definição no remate à baliza, bem como de posicionamento dos extremos / avançados interiores

Tks pela dica :)

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor ao contrário, expõe tu as razões que te levaram a fazer essas opções (incluindo funções e tarefas dos jogadores)... e menciona a mentalidade, não aparece na imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de fazer um 4-3-3 mas as tarefas que atribui e funções não resultam muito bem.

Talvez um médio área a área é um trinco com um médio avançado a apoiar o ataque com 2 avançados interiores. Que achas? Estou meio perdido nisto

E colocar os laterais a apoiar normal

Obrigado desde já

Compartilhar este post

Link para o post

É como o Michael disse... diz primeiro que tipo de futebol pretendes implementar e explica porque achas que as funções não resultam bem.

E refere qual a mentalidade. Presumo que seja ou Controlar ou Atacante, mas era importante saber.

Assim à cabeça vejo duas ou três instruções que não são muito lógicas, mas era mais interessante saber primeiro porque razão escolheste estas funções dos jogadores e as instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uma experiência com futebol direto, não me dei bem e vou voltar ao meu modelo de posse. Estou na Juventus (para ter a oportunidade de treinar jogadores como Pogba e Dybala, que ainda não tinha tido oportunidade neste FM) .

O esquema tático passa por aqui:

zEEm69o.png

Estas são as instruções:

L0Q3h5i.png

A escolha das tarefas e funções dos jogadores foi feita tendo em conta toda a globalidade do que eu considero ser o meu modelo de jogo, daí escolher altamente estruturada a formação da equipa.

Pois bem, como tal vou descrever o porquê de eu escolher as tarefas e as funções dos jogadores assim tendo em conta as instruções:

GR-Líbero devido à linha defensiva estar alta. Certo que podia abdicar deste tendo um dos centrais a cobrir, no entanto acredito que no futebol moderno, guarda redes um bocado adiantado é essencial. Terá instruções para sair a jogar pelos centrais.

DD como defesa lateral em apoio. Notei que tendo tarefas simples como defesa lateral, ou médio ala em apoio, os jogadores sobem na certeza que o seu espaço está compensado, e nesta posição eu necessito de um jogador que apenas suba em condições favoraveis, uma vez que o extremo desse lado pouco ou nada vai defender ou ajudá-lo na sua missão defensiva.

DCD como defesa central a defender. Quero que entregue a bola simples para os seus colegas na construção desde trás. Bonucci tem como mov. preferido tentar passes longos, mas acredito que o jogar a partir da defesa e a sua função em conjunto com a formação da equipa vá amenizar a situação.

DCE como defesa central a cobrir. Quero que cubra as subidas do Alex, e eventuais falhas dos restantes companheiros.

DE como defesa lateral em ataque. Quero que desequilibre no último terço. Sendo um jogador que admiro quero que ele se aventure a faça aquele corredor todo tendo impacto no ataque.

MDCE como Trinco. Aqui está o equilibrador da equipa e o primeiro construtor simples do jogo. tenciono que jogue simplese que seja um jogador que dê cobertura ofensiva à equipa.

MCD como MAA. Quero que dinamize o jogo da equipa fazendo a ligação entre os sectores.

MCO como Pivot Ofensivo. Quero que estique o meio campo da equipa, que seja uma referência à entrada da área e que distribua o jogo.

MOE como CJA em apoio. Quero que seja um 2º 'número 10' da equipa, que receba a bola no espaço interior dando o corredor ao Alex, quero que faça umas combinações com o MOC e com o MCD e que vire muitas vezes para o MOD.

MOD como Avançado Interior em ataque. Com a instrução para se manter aberto, espero que faça mais vezes a diferença com bola do que sem ela, partindo para cima da defesa causando o pânico na defsa podendo triangular com o MOC e MCD ou fazendo o passe de rotura para o PL.

PL como PL fixo. Quero que estique o jogo sem ajuda na construção. Quero que mantenha os centrais ocupados lá atrás, em vez de os arrastar com ele. Isto para dar mais espaço para os médios circularem a bola. Jogando com uma linha defensiva mais alta, este jogador terá a possibilidade de se isolar várias vezes devido a isto. Aqui também quero aproveitar que já referi em relação ao Bonucci, que quando não tiver opção de saída curta, terá sempre neste jogador uma referência para esticar o jogo.

Acho que será isto essencialmente... acho que expliquei as minhas ideias de jogo. Alguma sugestão? :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de instruções à equipa parece-me bem, apenas retirava Explorar pelo Meio. Até porque pelos vistos pretendes que a equipa recorra mais ao flanco esquerdo.

Depois deves perguntar-te se é esse o posicionamento que a equipa assuma quando defende. Na frente, acho que devias ter mais mobilidade, até porque o Avançado Interior e o CJA vão procurar espaços interiores onde estão dois jogadores fixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de instruções à equipa parece-me bem, apenas retirava Explorar pelo Meio. Até porque pelos vistos pretendes que a equipa recorra mais ao flanco esquerdo.

Depois deves perguntar-te se é esse o posicionamento que a equipa assuma quando defende. Na frente, acho que devias ter mais mobilidade, até porque o Avançado Interior e o CJA vão procurar espaços interiores onde estão dois jogadores fixos.

Sim.. talvez retire essa opção, faz sentido.

Essa questão do posicionamento defensivo eu adoraria um 4-4-1-1, no entanto, se jogar em 4-2-3-1 os extremos pressionam mais alto e é isso que quero. a questão de recuar um dos médios centro deve-se a querer ter um 'trinco' que não me dá opção a médio centro, nem um médio area a area a medio defensivo.

Posto isto penso que o deambular das posições que tenho ativo já os faça mexer mais, ja vi numa ou outra situação o zaza a vir buscar jogo, aos flancos... o mais estático é o pogba, mas também é exatamente isso que quero

Compartilhar este post

Link para o post

Um 4411 pode ter uma dinâmica de 4231 e vice-versa, depende sempre das funções e tarefas dos jogadores. O médio centro pode funcionar como trinco, basta adaptar as instruções às do Trinco e usar uma tarefa defensiva; o mesmo para o médio defensivo ter um comportamento mais ofensivo, seja como organizador móvel ou como regista.

Compartilhar este post

Link para o post

Um 4411 pode ter uma dinâmica de 4231 e vice-versa, depende sempre das funções e tarefas dos jogadores. O médio centro pode funcionar como trinco, basta adaptar as instruções às do Trinco e usar uma tarefa defensiva; o mesmo para o médio defensivo ter um comportamento mais ofensivo, seja como organizador móvel ou como regista.

mas na pressão sinto que os médios ala nunca pressionam tão alto como queria... experimentei o médio centro a defender, mas não cumpre como um trinco cumpre... no entanto tenho gostado do que tenho visto, não me parece que vá mudar muita coisa neste momento... vou agora testar sem o construir pelo meio. mas obrigado pelas sugestões :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

sim, na minha leitura defensivamente e a nivel de meio campo estou a gostar, pressao sobre o portador da bola, coberturas.. as vezes os adversarios exploram e bem as nossas costas, mas isso e um risco que toda a gente corre se jogar com a linha defensiva alta...

ja vejo muito do que quero ofensivamente, mas, Michael, achas que um Ponta de Lança oferece o que eu quero, e ainda tem o bonus de dar mais mobilidade do que o Ponta de Lança Fixo ou..?

edit: estou a perguntar porque ja nao estou no FM

Editado por Mister BergT

Compartilhar este post

Link para o post

sim, na minha leitura defensivamente e a nivel de meio campo estou a gostar, pressao sobre o portador da bola, coberturas.. as vezes os adversarios exploram e bem as nossas costas, mas isso e um risco que toda a gente corre se jogar com a linha defensiva alta...

ja vejo muito do que quero ofensivamente, mas, Michael, achas que um Ponta de Lança oferece o que eu quero, e ainda tem o bonus de dar mais mobilidade do que o Ponta de Lança Fixo ou..?

edit: estou a perguntar porque ja nao estou no FM

Depende do que queres do jogador: um PL fixo é um "pinheiro", tem uma área restrita de acção dentro da área, está "apenas" ali para finalizar; o PL já é mais móvel, pode criar mais espaços para outros jogadores aproveitarem.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que queres do jogador: um PL fixo é um "pinheiro", tem uma área restrita de acção dentro da área, está "apenas" ali para finalizar; o PL já é mais móvel, pode criar mais espaços para outros jogadores aproveitarem.

nao tenho no Ponta de Lança Fixo (apesar do nome) a impressao que seja um pinheiro. a meu ver isso é o jogador alvo. o ponta de lança fixo é um jogador que procura sempre a profundidade, em detrimento de ajudar na construçao das jogadas. é uma questão de experimentar. não tenho desgostado do PLF mas quero ver o que o PL traz de novo a equipa

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal depois de bastantes tentativas actualmente estou a jogar assim:

8DIhQuR.png

VH3sLgt.png

6JJf7Ka.png

2HrDPcY.png

drAktSn.png

9KZmZA3.png

fnKADdM.png

ExfvPaS.png

T9toBAr.png

fyccQjn.png

GBWr9fJ.png

Pedia agora a analise aqui dos peritos da tactica onde posso estar a cometer alguns erros e o que fazer para melhorar, noto que defensivamente somos algo fracos e o ponta de lanca marca muito poucos golos (isto com qualquer equipa).

Depois e ja não querendo abusar, pedia ajuda para criar com base nas ideias desta minha tactica, um 4-4-2 (isto ja seria mais uma mariquice), visto que só consigo por a equipa a jogar minimamente num 4-2-3-1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal depois de bastantes tentativas actualmente estou a jogar assim:

Pedia agora a analise aqui dos peritos da tactica onde posso estar a cometer alguns erros e o que fazer para melhorar, noto que defensivamente somos algo fracos e o ponta de lanca marca muito poucos golos (isto com qualquer equipa).

Depois e ja não querendo abusar, pedia ajuda para criar com base nas ideias desta minha tactica, um 4-4-2 (isto ja seria mais uma mariquice), visto que só consigo por a equipa a jogar minimamente num 4-2-3-1

Boas,

Penso que o teu avançado pode ficar isolado algumas vezes, apesar do apoio do Criador de Jogo Avançado. Poderias aproveitar o espaço, criado pelo facto do Criador de Jogo Avançado estar mais puxado para o lado direito, para colocar o teu extremo esquerdo como avançado interior com tarefa de suporte e o lateral esquerdo com tarefa de ataque.

Penso que assim, podes criar uma boa dinâmica e aproveitar melhor o espaço do lado esquerdo do campo.

Nos teus laterais, estás a impor que eles cruzem à linha, mas com mentalidade automática, mesmo pedindo para chegar mais longe, pode ser curto. Retirava essa opção, mesmo porque nesta versão do FM os centros na zona da linha de entrada da grande área costumam ser muito eficazes.

Em termos defensivos, penso que tens algumas instruções contraditórias e que podem estar a provocar problemas. Repara:

Baixas a linha defensiva, mas depois pedes para pressionar mais e para evitar a distribuição curta ao GR adversário, o que vai fazer com que a equipa fique mais subida no terreno. Ou seja, a tua equipa está a ficar menos compacta e muito esticada no terreno quando não tem a bola, o que inevitavelmente irá levar a que abra espaços no setor mais recuado.

Por isso, sugeria subir a linha defensiva (ou para o normal ou mesmo para o ligeiramente mais subida) e retirar a opção de evitar a distribuição curta do GR (acho que só deve ser usada em sistemas mais atacantes, com muita pressão).

Compartilhar este post

Link para o post

claro que dá

tu es fdd dizes que da mas nao explicas como, queres obrigar o gajo a procurar, mas entendo é assim é que se aprende :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

claro que dá

para treinar uma unica e exclusivamente nova posição nao dá , tens de treinar essa nova posição mais a função . E pelo que tenho visto neste fm raramente os jogadores se adaptam a novas posiçoes ..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...