Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Em primeiro lugar, em relação à desenho táctico, acho que devias rever algumas situações.

1- Ao jogares com um "Falso 9", os teus extremos deviam ser, obrigatoriamente, "Avançados Interiores". Se não o fizeres, vai-te faltar presença na área. Se preferires manter os extremos com essas instruções, recomendava que deixasses de utilizar o "Falso 9" e passasses a utilizar um "Ponta-de-Lança", "Avançado Completo" ou "Jogador Alvo". Dava também instruções individuais aos extremos, para fazerem uma marcação apertada.

2- Tal como disse o JorgeFerreira, esse meio-campo parece-me algo desequilibrado. Optaria, no lugar do MC, por um "Construtor de jogo" (avançado ou recuado, conforme as características do jogador), sem instruções de ataque. Quanto aos 2 MDCs, acho que, pelo menos um deles, deve ser um jogador com instruçoes defensivas ("Trinco").

3- Metia os defesas-laterais a "Apoiar".

Sobre as instruções à equipa:

1- Deixaria de utilizar uma formação "muito fluida". Se queres contra-atacar, tens de estar preparado para que o adversário tenha a bola mais vezes que tu e, por isso, é importante que a equipa se mantenha compacta. Optaria pela instrução "Flexível" ou "Estruturada".

2- Aumentava o comprimento de jogo, para o máximo, visto que tens extremos. Se não o fizeres, os teus extremos não vão aproveitar o espaço nas costas dos laterias, nem encarar situações 1vs1 com eles. E se deres aos extremos instruções para cortar para dentro, eles vão continuar a aparecer em zonas de finalização.

3- Retirava a opção de "Evitar a distribuição curta do GR" e baixava as instruções de "Pressão" da equipa. Acho que estas são instruções para uma táctica de posse e não de contra-ataque.

4- Activava ainda a opção de "passar para o espaço"

Editado por Antuerpia64

Compartilhar este post

Link para o post

Só dando a minha opinião mas acho que o ritmo está relativamente alto, afunilas muito o jogo e nas saídas não tem extremos visto que os flancos é onde se aproveita mais as saídas para o ataque com jogadores rápidos, muita pressão o que vai levar a um desposicionamento constante da equipa e maior facilidade em sofrer(uma equipa que jogue em contra ataque não pressiona assim), utilizaria depois de remodelar a tática o explorar os flancos instruindo à equipa o passe mais directo e de todo não colocaria antecipar cruzamentos porque para mim é despejar a bola para a área o que não é de todo modelo de contra-ataque.Quanto aos jogadores e suas tarefas, alas de ataque não ia por aí e nem jogava com dois registas(de notar a falta de alguém para lançar ataque e mesmo o MC com tarefa de ataque não acho muito boa ideia), o ponta de lança convinha ter alguém mais presente não que seja fixo mas com o falso nove é mais um apoio do que outra coisa, foram estas as ideias com que fiquei.

Em primeiro lugar, em relação à desenho táctico, acho que devias rever algumas situações.1- Ao jogares com um "Falso 9", os teus extremos deviam ser, obrigatoriamente, "Avançados Interiores". Se não o fizeres, vai-te faltar presença na área. Se preferires manter os extremos com essas instruções, recomendava que deixasses de utilizar o "Falso 9" e passasses a utilizar um "Ponta-de-Lança", "Avançado Completo" ou "Jogador Alvo". Dava também instruções individuais aos extremos, para fazerem uma marcação apertada.2- Tal como disse o JorgeFerreira, esse meio-campo parece-me algo desequilibrado. Optaria, no lugar do MC, por um "Construtor de jogo" (avançado ou recuado, conforme as características do jogador), sem instruções de ataque. Quanto aos 2 MDCs, acho que, pelo menos um deles, deve ser um jogador com instruçoes defensivas ("Trinco").3- Metia os defesas-laterais a "Apoiar".Sobre as instruções à equipa:1- Deixaria de utilizar uma formação "muito fluida". Se queres contra-atacar, tens de estar preparado para que o adversário tenha a bola mais vezes que tu e, por isso, é importante que a equipa se mantenha compacta. Optaria pela instrução "Flexível" ou "Estruturada".2- Aumentava o comprimento de jogo, para o máximo, visto que tens extremos. Se não o fizeres, os teus extremos não vão aproveitar o espaço nas costas dos laterias, nem encarar situações 1vs1 com eles. E se deres aos extremos instruções para cortar para dentro, eles vão continuar a aparecer em zonas de finalização.3- Retirava a opção de "Evitar a distribuição curta do GR" e baixava as instruções de "Pressão" da equipa. Acho que estas são instruções para uma táctica de posse e não de contra-ataque.4- Activava ainda a opção de "passar para o espaço"

Neste momento estou no trabalho e não me posso alongar muito, mas desde já agradeço as explicações que me deram e me fizerem entender melhor o contra-ataque. Mais logo irei efectuar as mudanças e venho aqui partilhar como a equipa se esta a portar :) Obrigado mais uma vez aos dois :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de ajuda para tornar esta tatica num contra-ataque perfeito.

Contra-ataque - Muito fluida

vSN7bGI.png?1

xKUiowl.png

O que devo mudar para defender bem e sair em contra-ataques rapidos?

Normalmente no meio campo não faz sentido ter dois jogadores exactamente com a mesma tarefa. Um dos médios defensivos devia ser um médio recuperador de bolas, uma tarefa mais defensiva para se manter próximo dos centrais e dar cobertura nos flancos, porque os laterais estão com mentalidade ofensiva.

Um dos extremos, o que tiver melhor capacidade de finalização, devia ser um avançado interior, para teres pelo menos 3 jogadores a aparecer em zonas de finalização.

Um das instruções é para fintar mais. As melhores características da tua equipa são técnica, finta, imprevisibilidade, velocidade? Se sim provavelmente é a melhor abordagem. Se a tua equipa for melhor em primeiro toque, passe, técnica, visão de jogo e movimentos é melhor driblar menos. Normalmente as instruções que dou à equipa antes do jogo são com base no relatório da minha equipa, na parte de comparação com todas as outras equipas do campeonato.

Se queres que a equipa seja mais disciplinada escolher a formação estruturada deverá ser suficiente. Quanto mais fluído mais liberdade criativa.

Antecipar cruzamentos é eficaz se os teus avançados estiverem a ganhar muitas bolas de cabeça. Um falso 9 normalmente não é bom no jogo aéreo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive aqui a pensar.

O pessoal tem tendência a perder pontos contra equipas mais fracas e por norma nos últimos lugares da tabela, por norma equipas que se fecham lá atrás e muitas vezes num contra-ataque marcam.

E se fosse ao contrário, nós damos a bola a eles, que porventura não saberão o que fazer com a bola porque o ME está adequado a que elas saiam em contra-ataque. Por isso queria construir uma táctica utilizando esses critérios para as equipas pequenas mas não sei bem como a passar para o FM, e se isso vai resultar.

Alguém ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se existe essa tendência é porque normalmente o pessoal pega numa táctica, clica no botão instantâneo e já tem o resultado. Em alternativa, colocam o jogo em modo férias; e ainda como outra alternativa, não adaptam a táctica às alterações dos adversários durante os jogos.

Nesta edição do FM, parece funcionar bem surpreender equipas mais fortes como tácticas ofensivas, no entanto, aplica-se sempre o mesmo: qualquer táctica pode ter sucesso, desde que se perceba os mecanismos do jogo.

Se a ideia é ceder a bola ao adversário e procurar uma transição ofensiva rápida então o ideal é uma Mentalidade defensiva (Defender / Contra-Ataque), a linha defensiva será automaticamente baixa - logo não é necessário mexer-lhe - assim como o ritmo de jogo. Pretende-se uma equipa disciplinada e compacta (tarefas de apoio nos jogadores), que não abra espaços pelo facto dos jogadores pressionarem o adversário. Ter ainda em consideração que os jogadores mais defensivos recorrem a um passe mais directo / longo e os ofensivos a um passe mais curto, logo estes devem dar verticalidade à equipa para potenciarem a transição (tarefas ofensivas). A partir daqui é uma questão daquilo que cada um pretende dos seus jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, alguém aqui sabe como anular o 451 ? É a formação que mais dores de cabeça me tem dado...

Ninguém?

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém?

Pode não ser a táctica, pode ser um ou vários jogadores dessa equipa que te estão a criar problemas. Verifica quais os jogadores que estão a conseguir efectuar mais passes decisivos ou que estão a ter demasiadas oportunidades para cruzar e que são bons em cruzamentos. Marca esses jogadores, pressiona, tenta forçar a jogar com o pé mais fraco. Durante o jogo é importante ir fazendo algumas pausas e verificar as estatísticas dos jogadores da equipa adversária e tomar decisões.

Tenho situações em que começo a ser dominado mas acabo por conseguir identificar quais são os jogadores que me estão a criar dificuldades, marco e / ou pressiono esses jogadores, muitas vezes consigo mudar o jogo a meu favor ou pelo menos equilibrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Em primeiro, esta táctica não é da minha autoria.

mnRy1BT.png

T5D63vA.png

Venho pedir a vossa ajuda. Tenho sofrido uma elevada quantidade de golos. Jogo em "prolongado" e os problemas que detecto:

- Gosto de ver a equipa a atacar. No entanto defendemos mal e os meus DC têm sempre pontuações baixas na maioria dos jogos (tipo 6.4, 6.5).

-Diria que um 65% dos golos que sofro, são de cruzamento.

-Noto que a equipa fica muito descompensada no meio, pese a jogar com a equipa fechada.

- Os laterais não mostram qualquer tipo de intensidade defensiva. São ultrapassados pelos adversários com relativa facilidade.

Gostaria de saber se me podiam dar alguns conselhos para melhorar.

Obrigado

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta meter os laterais em função de apoio e um central em função de cobertura(este fica mais atrás em comparação ao outro e pode ser importante quando o outro é batido.

Não colocaria a linha tão alta, só a uso em situações em que preciso mesmo de ganhar, normal para mim seria o ideal.

Jogaria com um CJA de apoio atrás do PL e no meio colocaria o Médio no centro e em função de Médio Área a Área ou mesmo um Recuperador de Bolas de Apoio.

Se quiseres testar e depois quiseres dizer algo agradeço :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Em primeiro, esta táctica não é da minha autoria.

Venho pedir a vossa ajuda. Tenho sofrido uma elevada quantidade de golos. Jogo em "prolongado" e os problemas que detecto:

- Gosto de ver a equipa a atacar. No entanto defendemos mal e os meus DC têm sempre pontuações baixas na maioria dos jogos (tipo 6.4, 6.5).

-Diria que um 65% dos golos que sofro, são de cruzamento.

-Noto que a equipa fica muito descompensada no meio, pese a jogar com a equipa fechada.

- Os laterais não mostram qualquer tipo de intensidade defensiva. São ultrapassados pelos adversários com relativa facilidade.

Gostaria de saber se me podiam dar alguns conselhos para melhorar.

Obrigado

Defesa Alta, com largura no mínimo e laterais atacantes é receita certa para seres dizimado pelas laterais.

Tenta uma abordagem mais "conservadora", com um dos laterais mais em suporte.

Depois, ninguém defesa no teu meio campo, tirando o médio defensivo.

O Criador de Jogo, pouco defende e nas alas, tens dois jogadores em ataque.

Alias, de uma forma geral, tens muitos jogadores com funções atacantes. 5 jogadores é um exagero.

Tenta equilibrar mais as coisas, e vais ver que vai correr melhor.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Controlar, Muito Fluido, Mais Disciplinado, Linha Defensiva Mais Alta, Manter a Posse, Passe Curto, Jogar a Partir da Defesa, Evitar Distribuição Curta do GR e Evitar Carrinhos. De forma opcional, considerando o comportamento dos jogadores e do adversário também se pode usar Levar a Bola até à Área

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Para ti, "Flaco"

gosto, ate gostava de os ver a ver, tou curioso, deve estar interessante de se ver, muitas linhas de passe, mostra la ai quando poderes aquela cena dos passes so para ter uma ideia e do posicionamento da equipa no meio campo adversario

Compartilhar este post

Link para o post

gosto, ate gostava de os ver a ver, tou curioso, deve estar interessante de se ver, muitas linhas de passe, mostra la ai quando poderes aquela cena dos passes so para ter uma ideia e do posicionamento da equipa no meio campo adversario

O esquema é aquele, mas algumas funções precisam de ser revistas para diminuir a exposição da equipa à transição ofensiva do adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema é aquele, mas algumas funções precisam de ser revistas para diminuir a exposição da equipa à transição ofensiva do adversário.

é fdd so com 1 central, tens que conseguir pressionar muito bem na frente e recuperar sempre a bola na frente ou pelo menos quase sempre, convem....obrigar o adversario a ter que recorrer ao passe longo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

é fdd so com 1 central, tens que conseguir pressionar muito bem na frente e recuperar sempre a bola na frente ou pelo menos quase sempre, convem....obrigar o adversario a ter que recorrer ao passe longo

A equipa tem que ser muito disciplinada e não abrir espaços com o Deambular das Posições, nem com funções de jogadores que tenham esta instrução activada, portanto um Organizador Móvel ali no meio-campo só estraga. Os laterais também não podem ser Alas em apoio, pois vão deixar o Central isolado. Na frente tudo bem, o Begiristain e o Stoichkov faziam frequentemente diagonais, enquanto o Bakero jogava muitas vezes de costas para a baliza, portanto, é mais aconselhável usar o Pivô Ofensivo e um Avançado Completo (Romário). O resto, no que referes, já vão ser problemas que decorrem das situações que ficaram por solucionar no FM16.

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa tem que ser muito disciplinada e não abrir espaços com o Deambular das Posições, nem com funções de jogadores que tenham esta instrução activada, portanto um Organizador Móvel ali no meio-campo só estraga. Os laterais também não podem ser Alas em apoio, pois vão deixar o Central isolado. Na frente tudo bem, o Begiristain e o Stoichkov faziam frequentemente diagonais, enquanto o Bakero jogava muitas vezes de costas para a baliza, portanto, é mais aconselhável usar o Pivô Ofensivo e um Avançado Completo (Romário). O resto, no que referes, já vão ser problemas que decorrem das situações que ficaram por solucionar no FM16.

eu tou tipo com 3 DC e eles ate abrem bastante bem so é pena nao avançarem um pouco mais no terreno tipo um pouco a cima da linha do meio campo ja era muito bom, mas ate nem estou a desgostar da coisa, com uma finaçao aqui outra ali e ate tenho gostado de ver, nao excatamente como pretendia mas tendo em conta as limitaçoes que o motor de jogo me impoe ate que nem esta nada mau, consigo ter em campo jonas mitroglu e jimenez em simultaneo o que faz logo toda a diferença lol

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

eu tou tipo com 3 DC e eles ate abrem bastante bem so é pena nao avançarem um pouco mais no terreno tipo um pouco a cima da linha do meio campo ja era muito bom, mas ate nem estou a desgostar da coisa, com uma finaçao aqui outra ali e ate tenho gostado de ver, nao excatamente como pretendia mas tendo em conta as limitaçoes que o motor de jogo me impoe ate que nem esta nada mau, consigo ter em campo jonas mitroglu e jimenez em simultaneo o que faz logo toda a diferença lol

Podes sempre subir a linha defensiva, mas também vai depender da postura dos adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

boas!

já alguem tentou jogar com linha subida e centrais limitados a cobrir? que problemas poderei ter?

Editado por Mike_Ramone

Compartilhar este post

Link para o post

boas!

já alguem tentou jogar com linha subida e centrais limitados a cobrir? que problemas poderei ter?

Logo à partida, o problema de ter os dois centrais a fazer cobertura: duas tarefas iguais nos centrais convém que seja com a tarefa de defender, é o equilíbrio entre a cobertura e o bloqueio e mais indicado para jogar com a defesa em linha. Eventualmente poderá haver um problema de espaço entre sectores, mas isso já depende das funções e tarefas dos outros jogadores, bem como da formação de equipa / team shape (fluidez). Por fim, dependendo da ideia de jogo que pretendas pode não ser aconselhável ter centrais a bombear bolas.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes sempre subir a linha defensiva, mas também vai depender da postura dos adversários.

ja tinha a linha defensiva no maximo, nao era por ai, os DC nunca sobem mais que o meio campo

Logo à partida, o problema de ter os dois centrais a fazer cobertura: duas tarefas iguais nos centrais convém que seja com a tarefa de defender, é o equilíbrio entre a cobertura e o bloqueio e mais indicado para jogar com a defesa em linha. Eventualmente poderá haver um problema de espaço entre sectores, mas isso já depende das funções e tarefas dos outros jogadores, bem como da formação de equipa / team shape (fluidez). Por fim, dependendo da ideia de jogo que pretendas pode não ser aconselhável ter centrais a bombear bolas.

tambem sou desta opiniao

Compartilhar este post

Link para o post

ja tinha a linha defensiva no maximo, nao era por ai, os DC nunca sobem mais que o meio campo

tambem sou desta opiniao

Isso já tens que lá ir com movimentos preferidos, correr com a bola pelo meio e / ou correr frequentemente com a bola. Subir sempre que possível não será o indicado, porque é um movimento sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já tens que lá ir com movimentos preferidos, correr com a bola pelo meio e / ou correr frequentemente com a bola. Subir sempre que possível não será o indicado, porque é um movimento sem bola.

a minha ideia era fazer o que faz o lindelof no benfica que o DC que joga mais pelos flancos pegasse na bola e corre-se por ali a fora com ela e que em ataque continuado o DC do meio fica-se um pouco a baixo da linha do meio campo e os outros dois se chegassem um pouco mais a frente ja que jogam abertos faziam de falsos laterais digamos assim

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...