Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

ja agora michael , consegues desenvolver o esquema tatico do JJ ? é um 4-1-3-2 mais ou menos ne ?

Sim, 4-1-3-2. Na 1ª época no Benfica, seria mais um 4-2-3-1 com o Aimar na posição 10

Compartilhar este post

Link para o post

mas dá para criar no fm a dinamica que ele dá aos jogadores na vida real ?

Se por dinâmica na vida real queres dizer alta intensidade, pressão, verticalidade, claro que dá. Também é preciso definir que jorge jesus pretendes, o jogo na Luz que o Benfica ganha 2-0 ao FC Porto (acho que o treinador era o Paulo Fonseca), é com um bloco baixo, altamente organizado e exploração dos flancos, típico contra-ataque.

Dá uma olhada na última táctica que o Capone lançou, é capaz de ser mais próximo do que pretendes.

Compartilhar este post

Link para o post

Se por dinâmica na vida real queres dizer alta intensidade, pressão, verticalidade, claro que dá. Também é preciso definir que jorge jesus pretendes, o jogo na Luz que o Benfica ganha 2-0 ao FC Porto (acho que o treinador era o Paulo Fonseca), é com um bloco baixo, altamente organizado e exploração dos flancos, típico contra-ataque.

Dá uma olhada na última táctica que o Capone lançou, é capaz de ser mais próximo do que pretendes.

qual achas o sistema que usou no sabado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava de ajuda aqui numa tactica , então é assim ,estou no benfica e queria ter uma tactica em que a minha equipa tem a bola mas que também crie oportunidades , estou a usar assim 13148258_707275852748942_857259517_o.png?oh=5ff568520d384833f6ea1548f8b945af&oe=572D4A53 13187764_707275789415615_391794771_n.png?oh=7b4fa8253fe0ef57cfe3d05253f00b39&oe=572E68DF

Editado por MARTINSNN

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava de ajuda aqui numa tactica , então é assim ,estou no benfica e queria ter uma tactica em que a minha equipa tem a bola mas que também crie oportunidades , estou a usar assim

E qual é a mentalidade da equipa ?

De qualquer modo, a combinação de um AS com um PL nunca é uma boa opção: o PL é um jogador mais posicional e o AS vai ocupar o seu espaço.

Exemplos de boas combinações: PL / MO (ap.), PL / CJA (ap.), PL / N.º10 ou AvR (ap.) / AS, F9 / AS, N.º 10 / AS, AC (ap.) / AS

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

E qual é a mentalidade da equipa ?

De qualquer modo, a combinação de um AS com um PL nunca é uma boa opção: o PL é um jogador mais posicional e o AS vai ocupar o seu espaço.

Exemplos de boas combinações: PL / MO (ap.), PL / CJA (ap.), PL / N.º10 ou AvR (ap.) / AS, F9 / AS, N.º 10 / AS, AC (ap.) / AS

mentalidade atacante

vou experimentar uma dessas combinaçoes , obrigado !

e nas instruçoes , mudo alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade atacante já estabelece automaticamente um ritmo de jogo alto, portanto pode não ser aconselhável elevar ainda mais o ritmo. A linha defensiva também é automaticamente alta, portanto aplica-se o mesmo raciocínio.

De resto, é uma questão de definires e saberes como pretendes que a equipa jogue: ou uma ideia jogo mais posicional (de posse) ou de transições. Ainda assim, tens 6 tarefas de ataque numa mentalidade já altamente atacante e tens um único jogador que presta apoio. Faz uns jogos para perceberes o que precisas de melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema táctico foi um 4132

e sabes mais ou menos as funçoes de cada um michael ?

Compartilhar este post

Link para o post

e sabes mais ou menos as funçoes de cada um michael ?

E as tarefas ? e a mentalidade ? e a formação de equipa ? já agora, as bolas paradas :biggrin:

são dois laterais, um trinco, um médio centro, dois extremos, um ponta de lança e um ac em apoio

Compartilhar este post

Link para o post

precisava de ajuda aqui numa táctica , é assim , gostava de ter uma táctica com mentalidade atacante mas que jogue em transiçoes rádidas , pra ja estou assim , o que devo mudar? 13170646_709061262570401_136669061_o.png?oh=f4f1cdae090ddf73e40a2e51fa3a57e6&oe=57328A04 13153305_709061249237069_2085231513_n.png?oh=8b58537360c2b08d977d707220d5f339&oe=5733B3D8

Editado por MARTINSNN

Compartilhar este post

Link para o post

precisava de ajuda aqui numa táctica , é assim , gostava de ter uma táctica com mentalidade atacante mas que jogue em transiçoes rádidas , pra ja estou assim , o que devo mudar?

Outra vez ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Outra vez ? :biggrin:

sim , ganhei campeonato e as duas taças em portugal mas na champions logo depois da fase de grupos perdi com a juve e gostava de uma táctica de transiçoes para ver se tinha mais sucesso

Compartilhar este post

Link para o post

porque usas 5 jogadores com tarefa de ataque numa estrutura já de si tão ofensiva ? se queres usar transições porque dizes aos extremos para aguentarem a bola e esperarem pelos laterais ? porque usas dois jogadores no meio-campo que não protegem o espaço, pelo contrário abrem espaço ? porquê um ritmo de jogo tão alto, quando a mentalidade já define um ritmo alto ? porque queres explorar os flancos e ao mesmo tempo pedes a equipa que procure o jogador no centro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Como tem corrido a ti?

Eu acabei o primeiro ano com 3 empates e 3 derrotas internamente. Melhor ataque e segunda melhor defesa. 14 pontos do segundo. Mas nunca dominei em termos de posse de bola. Tive uma tatica um pouco semelhante da que tinha postado, com algumas diferenças. Um pouco mais ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tem corrido a ti?

Eu acabei o primeiro ano com 3 empates e 3 derrotas internamente. Melhor ataque e segunda melhor defesa. 14 pontos do segundo. Mas nunca dominei em termos de posse de bola. Tive uma tatica um pouco semelhante da que tinha postado, com algumas diferenças. Um pouco mais ofensiva.

Estava a correr bem, infelizmente o meu disco rígido suicidou-se e perdi tudo. Vai ser uma trabalheira a fazer downloads e a reinstalar, ainda por cima eu que uso imensas coisas personalizadas.

De qualquer modo, é normalíssimo:

abLcCf4ab7.png

Controlar / Muito Estruturado, dois aulas em modo automático (tornam-se ofensivos devido à mentalidade) porque tenho possibilidade de fazer uma muito melhor gestão das suas instruções, um pivô à frente dos centrais (caso o adversário use dois avançados) ou um médio defensivo em apoio aos médios - um cjr em apoio e um cja em ataque -, o AI do lado direito a apoiar e do lado esquerdo a atacar e o habitual Falso 9. Prefiro uma formação estruturada porque apesar de ter bons jogadores com bons atributos mentais, não quero que ponham em causa a ideia de jogo com decisões criativas. Os AI jogam bem abertos e aguentam as posições o mais possível, isto porque neste FM os extremos fecham muito por dentro e saindo muito rapidamente das posições, portanto, pretendo contrariar um pouco isso, além de que obriga o adversário a jogar mais afastado, abrindo espaços interiores que os médios e o F9 aproveitam.

Não dá para ter os valores astronómicos do fm15 de 80% de posse de bola, mas já me contento com 65-70.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar essa ideia. A minha equipa só tem jogado bem com extremos e alas em ataque no 442, no entanto não é o futebol que gosto. Vamos ver essa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

esse lado esquerdo nao é muito ofensivo michael ?

Não tem sido, mas caso seja altera-se a tarefa do ala para apoio.

Outro aspecto: não uso pressionar mais, nem muito mais nas instruções à equipa porque ficou um erro de label (e eventualmente mais que isso) por ser resolvido no fm16. Quando usadas uma destas instruções há jogadores que vão ter na instrução ao jogador "pressionar menos", portanto, nas instruções à equipa uso "às vezes" e desta forma já posso pressionar mais / muito mais nas instruções aos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem sido, mas caso seja altera-se a tarefa do ala para apoio.

Outro aspecto: não uso pressionar mais, nem muito mais nas instruções à equipa porque ficou um erro de label (e eventualmente mais que isso) por ser resolvido no fm16. Quando usadas uma destas instruções há jogadores que vão ter na instrução ao jogador "pressionar menos", portanto, nas instruções à equipa uso "às vezes" e desta forma já posso pressionar mais / muito mais nas instruções aos jogadores

Realmente sempre achei estranho quando utilizava pressionar mais/muito mais nas instruções à equipa, os jogadores tinham a opção como defeito "pressionar menos", realmente não tinha visto que ao usar "ás vezes" já posso utilizar pressionar mais/muito mais nos jogadores individualmente, excelente promenor, obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa até faz sentido pois se nas instruções à equipa mandamos pressionar muito mais, então não se pode estar a dizer aos jogadores para fazê-lo mais porque já está no máximo. Mas a SI esqueceu-se que nessa situação, devia ser possível nas instruções aos jogadores dizer para pressionar às vezes (que significa pressionar igual à equipa)

Compartilhar este post

Link para o post

A minha equipa demora demasiado tempo aprender a táctica. Coloco todas as semanas o treino táctico contudo no final da época ainda não sabem. Tenho preparadores bons também. O que estou a fazer de errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...