Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Se calhar uma percentagem de vitórias acima de 85% não merece alterações.

Também já pensei nisso.

Mas esta cena da formação da equipa irritamente profundamente porque muitas vezes não consigo notar grandes diferenças quando vejo os jogos.

Conclusão, acabo por optar pelo flexível, um bocado naquela teoria que no meio é que está a virtude.

Mas depois, ponho-me a pensar (demasiado talvez) que se jogasse fluido ou com formação mais rígida, talvez a táctica funcionasse ainda melhor.

Espero que um dia o pessoal da SI acabe com esta cena da formação da equipa. Sinceramente acho uma instrução sem grande sentido. Ainda para mais quando depois quando tens instruções para dar mais ou menos criatividade, largura, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos tornar as consequências mais nítidas, porque realmente é algo que motiva muitas interpretações e confusão. É um pouco como os actuais "gritos" de campo para encorajar, pedir mais, etc, etc, também não são visíveis os efeitos.

Isto também passa muito pela capacidade de cada um aceitar que não há equipas que não empatam ou perdem jogos, por muito boa que seja a equipa. Depois também passa muito pela capacidade de cada um em observar e perceber o que se passa jogo a jogo e fazer pequenas adaptações à postura do adversário. Por vezes pode ser uma simples mudança da mentalidade da equipa, outras pode passar por afinar a função e / ou tarefa de um ou dois jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade.

Mas eu este ano, a jogar na versão touch num tablet, nem consigo ver o jogo em full mode. O máximo que permite é compreensivo.

Conclusão, criar tácticas assim não é fácil, porque não consigo observar todos os movimentos da equipa, nem perceber o que determinadas correcções fazem.

Tem, sido um bocado à sorte em alguns aspectos..

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal que programa usam para tirar prints ao jogo ? e já agora qual aquele que utilizam para fazer as táticas que por vezes colocam aqui .

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal que programa usam para tirar prints ao jogo ? e já agora qual aquele que utilizam para fazer as táticas que por vezes colocam aqui .

Não é preciso um programa para tirar prints, basta clicar nas teclas Alt e F9 em simultâneo e a imagem é guardada na pasta Screenshots que está em Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2016\. De seguida, fazes upload da imagem, por exemplo, para o postimage.org e partilhas aqui.

O this11.com permite fazer esquemas tácticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui a minha tática e o meu plantel. Podem deixar a vossa opinião meus mestres :)

lOVDp6P.png

iyDe15y.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Zémiguel:

Tens sucesso com essa táctica?

Pergunto porque parece tão arriscada, que à primeira vista diria que deves passar uns maus bocados :)

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa estratégia utilizava um 4-4-2 clássico. É uma abordagem de transição lenta e apoiada, com os extremos tão avançados a equipa vai ficar muito partida e o meio campo muito despovoado. Para o passe curto funcionar bem é preciso que haja sempre várias opções de passe, é fundamental utilizar uma táctica mais equilibrada no meio campo.

Porque que é que utilizas dois construtores de jogo? Porque não um dos médios ser um recuperador de bolas e outro um médio centro ou construtor de jogo avançado? Com um médio mais defensivo, mais próximo dos centrais podias jogar com o laterais com mentalidade ofensiva, dando mais larga largura no ataque e mais opções de passe.

Essa táctica / estratégia tem funcionado?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até percebo a ideia de funcionar com dois criadores de jogo, tendo em conta que ele pretende um futebol de posse.

São jogadores que para além de atrair mais a bola, também retêm mais, facilitando a manutenção da posse.

Agora parece-me um pouco redutor ter dois jogadores, ainda por cima os únicos dois jogadores, a fazer o mesmo no meio campo.

Definitivamente passava um dos CJA para CJR, ou com função de defender ou apoiar. Esse CJR iria facilitar bastante para ele poder começar a jogar a partir da defesa.

Eu não colocava os laterais mais ofensivos. Creio que numa táctica que não joga com ninguém na posição de médio defensivo é um erro jogar com laterais atacantes. Para além ele já joga numa estratégia de controlar o que já dá aos jogadores uma mentalidade relativamente ofensiva. Quando muito poderia mudar de laterais para alas (têm por defeito a instrução de subir mais no terreno).

Compartilhar este post

Link para o post

olha o que eu consegui, manter sempre os DC em posiçao sem abrir espaços na transiçao defensiva eheh, matei a cabeça toda para chegar ate aqui mais cheguei :celebracao: normalemnet nestes casos de transicao defensiva pelas alas havia sempre um central que saia da posiçao para atacar a bola e depois aquilo era uma desgraça na defesa, agora acabou-se esse problema eheh

flanco esquerdo centrais bem posicionados para cortar o cruzamento

hSilqd2.jpg

flanco direito centrais bem posicionados para cortar cruzamento

nWfUGdl.jpg

ta 0-0 mas eles ainda nem me xeiraram a baliza como podem ver ca em baixo nas estatisticas, mas sei la ja nem digo nada secalhar vao la num canto ou num livre e lixam-me :mrgreen:

edit: sou o xhanti

ja vou com 10 remates e nada, o mais estupido é que ja tive montes de situaçoes de remates a queima ou suituaçoes 1x1 e o GR defende tudo lol e nao venham ca dizer que a minha equipa nao tem qualidade de finalizaçao pq assim sendo eles tambem nao tem essa qualidade toda na baliza, o criterio tem que ser igual e nao é, o que mais me irrita é que daquenada faço uma falta e eles num livre marcam-me um golo

gJRqgdv.jpg

preesing nos flancos like Diego Simeone :celebracao:

e54CMVi.jpg

Simeone :prayer:

fWFMMoi.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Como conseguiste esse posicionamento dos centrais Capone?

Eu consegui não sofrer quase golos de cruzamento, retirei toda a pressão aos laterais e nas instruções á equipa coloquei driblar menos, a nivel defensivo está muito bom, O problema é o ataque, vou ganhando pela a margem minima. Sou o Freamunde e na 1º época na liga nos vou em 3º lugar com 15J

Compartilhar este post

Link para o post

Como conseguiste esse posicionamento dos centrais Capone?

Eu consegui não sofrer quase golos de cruzamento, retirei toda a pressão aos laterais e nas instruções á equipa coloquei driblar menos, a nivel defensivo está muito bom, O problema é o ataque, vou ganhando pela a margem minima. Sou o Freamunde e na 1º época na liga nos vou em 3º lugar com 15J

isto consegues tirando pressao aos centrais mas tendo os laterais a marcar os extremos para que assim os centrais nao se preocupem a querer ir as alas, mas isto so resulta com um bloco baixo, ou seja com defesa alta eles tendem sempre a querer pressionar mais, mesmo que nao tenham instruçoes para isso, a linha defensiva neste jogo tambem influencia a pressao dos defesas, se es o freamunde e tas em terceiro na liga NOS, entao esta mais que bom eheh

edit: epa voces vao buscar este GR o homem defende tudo, quem é que defende um remate destes?? :cadeirada: o nome dele é psychos com tudo o que isso possa querer significar :mrgreen: assenta-lhe bem o nome :confuso:

KeD3jDa.jpg

pshycos o maos de ferro, o homem que segura remates a 1 metro de distancia :calduco: isto so acontece comigo? so a mim é que me aparecem pshycos??

IvKMkxN.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

isto consegues tirando pressao aos centrais mas tendo os laterais a marcar os extremos para que assim os centrais nao se preocupem a querer ir as alas, mas isto so resulta com um bloco baixo, ou seja com defesa alta eles tendem sempre a querer pressionar mais, mesmo que nao tenham instruçoes para isso, a linha defensiva neste jogo tambem influencia a pressao dos defesas, se es o freamunde e tas em terceiro na liga NOS, entao esta mais que bom eheh

O raio de acção, em termos de pressão, varia sempre em função do posicionamento da linha defensiva.

Colocando mais alto, ou mais baixo, vai variar esse raio de acção mesmo que não se mexa na instrução individual de pressão do jogador.

De qualquer maneira, Capone, é uma opção muito arriscada, porque se o extremo adversário ultrapassar o lateral que o está a marcar (o que pode acontecer com facilidade caso o teu lateral tenha atributos fracos) vai ter uma autoestrada aberta até à baliza, pois os centrais vão demorar muito tempo a reagir.

Compartilhar este post

Link para o post

O raio de acção, em termos de pressão, varia sempre em função do posicionamento da linha defensiva.

Colocando mais alto, ou mais baixo, vai variar esse raio de acção mesmo que não se mexa na instrução individual de pressão do jogador.

De qualquer maneira, Capone, é uma opção muito arriscada, porque se o extremo adversário ultrapassar o lateral que o está a marcar (o que pode acontecer com facilidade caso o teu lateral tenha atributos fracos) vai ter uma autoestrada aberta até à baliza, pois os centrais vão demorar muito tempo a reagir.

eu pensei nisso e para que isso nao aconteça eu tou a jogar com a linha defensiva hiper mega recuada, assim o espaço nas costas da defesa é quase zero, tipo mesmo que ele passe o lateral como tu dizes o maximo que pode conseguir é o cruzamento e como tenho la dois DC bem posicionados ate ver eles cortam os cruzamentos todos ou o GR segura, mas por acaso ate agora os meus laterais ate estao a tapar bastante bem os flancos e nao tem grandes atributos, mas percebo o que dizes

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Poupaste-me o trabalho Kezer, ia referir isso mesmo.

O futebol é sempre aquele cobertor que ou destapa a cabeça ou destapa os pés, não tem fórmulas perfeitas que permitem a uma equipa ganhar todos os jogos: se a opção é um bloco baixo, assumimos que cedemos mais espaço ao adversário e permitimos-lhe mais progressão; se a opção é um bloco alto, condicionamos o adversário a um espaço limitado, mas cedemos espaço nas costas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a ideia é o jogo posicional e circulação de bola, um 4-2-4 não é o melhor esquema

Sim, eu cada clube que treine, é sempre posse de bola ao máximo que tento ter.

@Zémiguel:

Tens sucesso com essa táctica?

Pergunto porque parece tão arriscada, que à primeira vista diria que deves passar uns maus bocados :)

Sim, campeão, taças, e já fui a final da UCL mas perdi :(((. Atenção, não sei porquê ali na tática não mostra. o Renato e o Youri são os dois construtores de jogo recuados (apoiar)

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como o Michael disse uma táctica que tem 4 jogadores bem na frente de ataque não é o melhor esquema táctico para uma táctica de posse.

Não te esqueças que a disposição dos jogadores no placard da táctica é a maneira como eles de distribuem no terreno quando não têm posse de bola, ou por outras palavras no inicio da construção das jogadas quando ganhas a bola.

Tendo logo à partida 4 jogadores mais adiantados, dificultas um dos princípios básicos de uma táctica de posse, que é a construção lenta feita a partir da defesa.

Não quer dizer que a tua táctica não funcione e não tenhas sucesso, é apenas um "reparo" relativo ao teu objectivo de ter uma táctica de posse.

Relativamente a dizeres que tens dois CJR, e nao CJA, no meio campo... acaba por se aplicar o que já tinha dito anteriormente. Tens dois jogadores na mesma linha a fazerem a mesma coisa. Ainda por cima dois criadores de jogo que por definição no jogo são jogadores que vão querer muita bola para si.

É preferível teres ou um CJA+CJR, ou então se preferes os dois CJR teres com funções diferentes (suporte e defender). Isso irá permitir melhorar a circulação de bola porque os jogadores complementam-se nas suas funções. Tipo Fesja + Renato Sanches no Benfica. Imagina o que seria o meio campo do Benfica a jogar com 2 Fesjas ou dois Renatos Sanches! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

uam coisa que tenho notado em relaçao a linha defensiva é que convem varia-la conforme se jogarmos em casa ou fora, o adversario fora arrisca menos e da mais espaço, logo um bloco alto pode ser uma boa soluçao, mas se formos com esse bloco alto jogar em casa deles pode ser arriscado pois eles em casa ja arriscam mais e mete mais gente a aparecer na frente o que facilita ao desposicionamento da defesa, e vice, ai nesse caso é aconlhedado um bloco mais baixo para se explorar a espaço que eles nos vao dar na costas da defesa, isto para concluir que o usar sempre o mesmo modelo de jogo para todos os jogos é um termendo erro, ha que variar consuante as circunstancias, e isto nao é cliche é mesmo real, façam o teste e vao ver, em casa bloco alto, fora bloco baixo

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, campeão, taças, e já fui a final da UCL mas perdi :(((. Atenção, não sei porquê ali na tática não mostra. o Renato e o Youri são os dois construtores de jogo recuados (apoiar)

Acredito que sim, mas não é mesmo o melhor esquema para ser feito. Por alguma razão, as equipas que optam por um modelo de jogo posicional, com muita posse de bola, utilizam 3 médios, tendo ainda outros jogadores com dinâmicas de jogo com o objectivo de sobrepovoar o meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael e Keyzer, agora estou a meio da época se calhar não é bom andar a reformular a táctica, eu normalmente jogo em 4x3x3 alas bem subidos de forma a fazer uma espécie de teia, neste sabe é que tentei isto. Mas realmente não é o mais correto, na próxima época vou experimentar algo com 3 médios então. Olhando para o meu plantel que aconselham ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael e Keyzer, agora estou a meio da época se calhar não é bom andar a reformular a táctica, eu normalmente jogo em 4x3x3 alas bem subidos de forma a fazer uma espécie de teia, neste sabe é que tentei isto. Mas realmente não é o mais correto, na próxima época vou experimentar algo com 3 médios então. Olhando para o meu plantel que aconselham ?

O esquema táctico refere-se exclusivamente ao posicionamento da equipa em organização defensiva, portanto depende do posicionamento que pretendes que a equipa assuma nessa fase do jogo: queres os extremos subidos na zona dos médios ofensivos (433 / 4231) ? queres os extremos mais recuados na linha do meio-campo (4141) ? Fundamental é saber aquilo que se quer.

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema táctico refere-se exclusivamente ao posicionamento da equipa em organização defensiva, portanto depende do posicionamento que pretendes que a equipa assuma nessa fase do jogo: queres os extremos subidos na zona dos médios ofensivos (433 / 4231) ? queres os extremos mais recuados na linha do meio-campo (4141) ? Fundamental é saber aquilo que se quer.

Tendo em conta o meu plantel o que sugeres mestre ?

Já agora se não for pedir muito, podes deixar aí algo para ler, sei que havia aí uns bons posts acerca de posse de bola , etc

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...