Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Isto é uma espécie de "Plano B" ou ainda estás a fazer uma principal?

Edit: A mentalidade Controlar é a mentalidade que usa a linha defensiva mais subida? É que só consigo usá-la como "ligeiramente mais alta"...

Infelizmente não houve oportunidade de corrigir isso, portanto, só para o fm17

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não houve oportunidade de corrigir isso, portanto, só para o fm17

Pois, mas se pusermos a pressão "às vezes" já dá para ter a linha defensiva muito subida, acho que vou começar a jogar assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei isto ontem. Alguém me pode dar umas luzes de como está o setor tático aqui neste fm (táticas, cantos, treinos, bugs, etc)?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estou a começar a ficar meio psicopata ou super viciado a tentar fazer a " minha primeira táctica decente " .

Dúvidas, no Cubas não sei se o colocar a CJR - Defender, mas decidi apoiar para ter ali meio campo mais coeso. O Renato acho que tá fixe. o Youri, acho que provavelmente vai dar confusão ali com o Guedes a avançado interior.

QdBdLBr.png

Numa táctica 4231 os dois médios centros precisam de ter uma função/tarefa muito mais defensiva e conservadora

No teu caso, mesmo tendo um dos jogadores na posição de médio defensivo, ter os dois com função de apoiar é muito arriscado.

Não te podes esquecer, que logo à partida tens 4 jogadores muito adiantados no terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas se pusermos a pressão "às vezes" já dá para ter a linha defensiva muito subida, acho que vou começar a jogar assim...

Sim,o melhor é partir mesmo daí, usar às vezes e fazes as afinações que entenderes nas instruções aos jogadores.

Comprei isto ontem. Alguém me pode dar umas luzes de como está o setor tático aqui neste fm (táticas, cantos, treinos, bugs, etc)?

Está bom e recomenda-se :) queres ser mais específico ?

Acho que estou a começar a ficar meio psicopata ou super viciado a tentar fazer a " minha primeira táctica decente " .

Dúvidas, no Cubas não sei se o colocar a CJR - Defender, mas decidi apoiar para ter ali meio campo mais coeso. O Renato acho que tá fixe. o Youri, acho que provavelmente vai dar confusão ali com o Guedes a avançado interior.

Ou pões m MC a defender e manténs o CJ a apoiar; ou mudas o MO para uma tarefa de apoio e sobes o CJ para a linha do meio-campo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei que tinha sido específico o suficiente :mrgreen: , mas aqui vai:

- Não sei que treinos dar aos jogadores, especialmente na pré-época (treino individual também). Está igual aos outros fm's?

- Há algum bug relevante que eu necessite de saber? :biggrin:

- O que mudou nos cantos do fm 15 para o 16? Ainda funciona aquela cena de cruzar para o meio, que resulta em bastantes golos?

- As filosofias táticas mudaram muito?

Compartilhar este post

Link para o post

- Não sei que treinos dar aos jogadores, especialmente na pré-época (treino individual também). Está igual aos outros fm's?

- O que mudou nos cantos do fm 15 para o 16? Ainda funciona aquela cena de cruzar para o meio, que resulta em bastantes golos?

Se comprastes o jogo ontem, o melhor conselho que te posso dar é desfrutar.

Joga durante uma semana ou duas, explora bem, e depois se tiveres dúvidas ou achares que existe um bug, vem aqui falar.

Isto é um jogo de futebol, não é nenhum quebra cabeças!!

Joga normalmente, escolhe uma equipa, arranja uma táctica lógica sem inventares, e a probabilidade de teres sucesso é grande.

Treinos, e outras coisas, em caso de dúvida deixa ao treinador adjunto.

Do Fm15 para o 16 não mudou quase nada, tirando particularidades do motor de jogo.

Treinos, instruções aos adversários, filosofias, cenas a dizer ao intervalo e no início do jogo, etc etc tudo está basicamente na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou voltar então ao clássico 4231. subir o CJ para a linha do meio campo, e colocar a defender o MC a defender e o CJA a apoiar que acham ? Eu até tinha pensado em jogar com os 2 da linha do meio campo, um a CJR - defender ou a apoiar

Compartilhar este post

Link para o post

Igual ao 15 e - que me lembre ao 14 - nada de novo a nível de treinos. Quanto a bugs há sempre vários, curiosamente nunca foram impeditivos de se ter enorme sucesso. Nos cantos, o único bug que ficou foi a marcação h*h ao jogador que vai receber a bola nos cantos curtos. De resto, os princípios do jogo são os mesmos, bem os conceitos tácticos inerentes à mentalidade da equipa, formação de equipa, funções e tarefas dos jogadores, portanto, se a coisa te corria bem no fm15, de certeza que corre bem no 16,

Vou voltar então ao clássico 4231. subir o CJ para a linha do meio campo, e colocar a defender o MC a defender e o CJA a apoiar que acham ? Eu até tinha pensado em jogar com os 2 da linha do meio campo, um a CJR - defender ou a apoiar

Depende sempre do enquadramento que é feito relativamente à equipa, são 11 jogadores, não são 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende sempre do enquadramento que é feito relativamente à equipa, são 11 jogadores, não são 2.

A equipa está como meti na imagem, mas com as alterações que disse agora Michael

pHDrL5I.png

MLKnlj9.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Zemiguel

Eu gosto, mas substituía um dos extremos por um avançado interior a atacar.

Da maneira como tens o ataque, está muito dependente da capacidade finalizadora do teu avançado completo. É importante teres mais uma opção finalizadora.

O Tielemans, a apoiar, vai descer mais no terreno, e pode beneficiar tendo mais um jogador (o avançado interior) a vir para dentro para receber os seus passes.

Relativamente aos laterais, acredito que possas colocar um a atacar em alguns jogos, mas isso será uma questão de observares os jogos e veres melhor.

Sobre as instruções a equipa, não percebo a instrução de driblar menos. Tens jogadores criativos e que são bons no 1 contra 1. Porque estás a limitar a sua capacidade desequilibrar?

Relativamente à instrução de manter a posse de bola eu retirava. Mesmo sem essa opção já criaste as condições para ter uma boa posse de bola, e ao accionares a opção de manter a posse de bola estás a reduzir muito o comprimento de passe e o tempo de jogo sem necessidade.

Mas isto são só opiniões... valem o que valem. Joga uns 3 ou 4 jogos para tirar melhor conclusões.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa está como meti na imagem, mas com as alterações que disse agora Michael

Queres ter muita posse de bola, como um Barcelona ou um Bayern, não é ? Esquece, logo à partida a posse de bola é contabilizada de maneira diferente na vida real; depois, ter muita posse de bola no FM está fortemente ligado à forma como o adversário posiciona o seu bloco: se baixa as linhas, tens muita posse de bola; se reage e sobe as linhas, essa percentagem começa logo a baixar.

Compartilhar este post

Link para o post

Queres ter muita posse de bola, como um Barcelona ou um Bayern, não é ? Esquece, logo à partida a posse de bola é contabilizada de maneira diferente na vida real; depois, ter muita posse de bola no FM está fortemente ligado à forma como o adversário posiciona o seu bloco: se baixa as linhas, tens muita posse de bola; se reage e sobe as linhas, essa percentagem começa logo a baixar.

Sim mestre, eu queria mesmo uma espécie de jogo à Bayern / Barça. :S

Compartilhar este post

Link para o post

Sim mestre, eu queria mesmo uma espécie de jogo à Bayern / Barça. :S

Logo aí precisas de definir exactamente o que queres, as ideias no Guardiola no Bayern são diferentes das que eram no Barcelona pelo motivo óbvio dos jogadores serem diferentes. Depois em termos de Barcelona, há também as diferenças com o Guardiola e com o Enríque: por exemplo, este Barcelona verticaliza mais o jogo, usa mais as transições, o Messi voltou ao lado direito e funciona muito como um Construtor de Jogo, ocupando as zonas interiores (em simultâneo, o Rakitic, a posição do Messi), o Dani Alves é mais comedido ofensivamente, mas continua a derivar para o meio, com algumas diagonais; do outro lado, o Neymar joga mais aberto, funcionando como o Avançado Interior, isto porque o Alba equilibra a equipa, sendo menos acutilante no ataque. Por isso, são muitas as diferenças !

Compartilhar este post

Link para o post

Lá deixei o meu SLB e voei até inglaterra para salvar o United ( 10º na época anterior ) . Que acham do plantel e acham que está táctica se adequa, sugestões meus mestres.

Yv8V4Bs.png

Compartilhar este post

Link para o post

Meti o Renato, alterei para médio área - área . poderei perder um pouco defensivamente o meio campo ? E não se irá misturar com o CJA ?

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme já disseram aqui várias vezes, num 4231 os dois médios centrais têm que ser posicionais.

Não podem ser jogadores que deambulem das posições (como por exemplo o médio área-área), nem jogadores que assumam raios de acção em termos de pressão muito grandes (como por exemplo o médio recuperador de bolas).

Tens 4 jogadores já adiantados no terreno, tens os laterais a apoiar, logo tens que dar equilíbrio à equipa no meio campo.

A dupla MC(de)+CJ(de) funciona bem. Podes experimentar uma combinação de um jogador a defender e outro a apoiar, mas têm que ser jogadores posicionais, que não subam muito no terreno.

PS: Com a tua táctica actual, vais ter o avançado centro muito isolado. É provável que tens muitas dificuldades contra equipas que adoptem uma postura defensiva quando jogadores contra ti).

O teu CJA, vai recuar no terreno, devido à sua função de apoio, e sim, vai atrapalhar-se com o médio área-área (caso optes por ele). Os extremos vão ficar abertos, e só vão entrar na área numa fase muito final da jogada. Conclusão o teu avançado vai ficar isolado.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme já disseram aqui várias vezes, num 4231 os dois médios centrais têm que ser posicionais.

Não podem ser jogadores que deambulem das posições (como por exemplo o médio área-área), nem jogadores que assumam raios de acção em termos de pressão muito grandes (como por exemplo o médio recuperador de bolas).

Tens 4 jogadores já adiantados no terreno, tens os laterais a apoiar, logo tens que dar equilíbrio à equipa no meio campo.

A dupla MC(de)+CJ(de) funciona bem. Podes experimentar uma combinação de um jogador a defender e outro a apoiar, mas têm que ser jogadores posicionais, que não subam muito no terreno.

PS: Com a tua táctica actual, vais ter o avançado centro muito isolado. É provável que tens muitas dificuldades contra equipas que adoptem uma postura defensiva quando jogadores contra ti).

O teu CJA, vai recuar no terreno, devido à sua função de apoio, e sim, vai atrapalhar-se com o médio área-área (caso optes por ele). Os extremos vão ficar abertos, e só vão entrar na área numa fase muito final da jogada. Conclusão o teu avançado vai ficar isolado.

o que aconselhas a fazer ?

Compartilhar este post

Link para o post

o que aconselhas a fazer ?

Já observaste alguns jogos para perceberes o que fazer ? Em 2D é uma boa opção, percebes melhor as movimentações da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Já observaste alguns jogos para perceberes o que fazer ? Em 2D é uma boa opção, percebes melhor as movimentações da equipa.

Obrigado mestre. apanhei 4 do liverpool e a ganhar por 2 ao fulham fui empatar. Acho que me estão a conseguir colocar algumas bolas nas costas, e depois outro problema, eu controlo o jogo, mas pouco consigo entrar na área adversária

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mestre. apanhei 4 do liverpool e a ganhar por 2 ao fulham fui empatar. Acho que me estão a conseguir colocar algumas bolas nas costas, e depois outro problema, eu controlo o jogo, mas pouco consigo entrar na área adversária

A questão é precisamente perceberes porque apanhaste 4 do Liverpool e como é que a ganhar por 2 te deixaste empatar... e aproveita para ler o tópico que criei de manhã

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é precisamente perceberes porque apanhaste 4 do Liverpool e como é que a ganhar por 2 te deixaste empatar... e aproveita para ler o tópico que criei de manhã

Vou ler mestre. Mas que te parece do esquema táctico para estes jogadores «

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ler mestre. Mas que te parece do esquema táctico para estes jogadores «

Não vale a pena perguntares constantemente o mesmo aliás o Keyzer foi bem elucidativo.

Todos os jogadores têm um conjunto de funções e tarefas às quais se adaptam melhor, é com isso que deves trabalhar. Depois, não adianta constatar que perdeste 4-0 com o Liverpool, o importante é perceber como aconteceu. Depois, queres que a equipa assuma esse posicionamento a defender ? Ou queres que assuma outro posicionamento e tenha uma dinâmica atacante em 4231 ? São coisas que tens de ser tu a pensar e a decidir.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vale a pena perguntares constantemente o mesmo aliás o Keyzer foi bem elucidativo.

Todos os jogadores têm um conjunto de funções e tarefas às quais se adaptam melhor, é com isso que deves trabalhar. Depois, não adianta constatar que perdeste 4-0 com o Liverpool, o importante é perceber como aconteceu. Depois, queres que a equipa assuma esse posicionamento a defender ? Ou queres que assuma outro posicionamento e tenha uma dinâmica atacante em 4231 ? São coisas que tens de ser tu a pensar e a decidir.

Isso era outras das dúvidas que tenho, onde vejo os movimentos dos jogadores ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...