Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

O organizador aberto não é propriamente um organizador de jogo que mete-se a criar jogo para a equipa fazendo passes e cruzamentos,etc... Pelo que eu vejo o oganizador aberto além de fazer isso que como é óbvio faz, chega-se sempre à frente, faz cruzamento na linha de fundo e remata como é óbvio, eu até iria mais longe e diria que ele é parecido com um extremo de referência apesar de não se colar tanto à linha como um. Mas agora falando dos outros 2 sim dou-te toda a razão, mas por acaso acho que vou mudar a função de um desses 2 porques eles parece que defendem muito juntos dando espaço do outro lado... Quanto ao F9 realmente tenho tido algumas dúvidas e tenho andado em muitos testes, mas vou ver como as coisas correm.

Talvez o vejas ter esse comportamento, porque ao pé dele ja existem mais 2 criadores que jogo que estão a roubar "protagonismo". Se tiveres uma táctica onde o único organizador seja esse organizador aberto, vais ver que o comportamento dele é muito idêntico ao dos criadores de jogo. Apenas como joga numa ala, naturalmente tem um raio de acção diferente.

Penso que se, como estas a dizer, mudares um dos criadores de jogo, e colocares na frente um avançado completo (mesmo que seja com função de suporte) para aproveitar os passes do meio campo, a tua táctica pode melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescente-se a Formação de Equipa: mais estruturado potencia mais as características do organizador; mais fluido dilui a sua função na equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, portanto, o 4141 não funciona ?!

AS_Roma_FC_Porto_Geral_Vista_Geral.png

Acho que as escolhas que geralmente são feitas em termos dos jogadores é que poderão não ser as melhores. Passo a explicar: normalmente, vemos um esquema do género:

GR - GRL

DR - Ala / Ala Completo

DC - DC / Def. c/Bola

DC - DC

DE - Ala / Ala Completo

MD - Pivô / Trinco / Méd.Def. / CJr

MC - CJr / CJa / OM

MC - CJa / OM

MOr - Av. Interior

MOe - Av Interior

PL - Falso 9 / Nº10

Ora bem, os Alas são "fintadores" (dribblers), o CJA (atacar) ou o Org. Móvel também, Os Avançados Interiores também, o Falso 9 ou o n.º 10 também, portanto estamos a falar de 2 alas, 2 médios interiores, 2 médios ofensivos e o jogador da posição 9, todos são "fintadores". Num modelo jogo, denominado por jogo posicional, em que é privilegiada a circulação de bola, ter 7 (!!!) jogadores que, preferencialmente, optam pela finta parece-vos lógico ? sensato ? Querem que a equipa tenha muita posse de bola, como consequência da sua circulação, mas depois optam por funções cuja característica é o drible.

P.S. A segunda parte daquele jogo e parte da primeira foi com 10 jogadores, por expulsão do Maxi

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Beeeem Michael mete para a próxima o print da tática na versão fm. utilizaste o 4141 ? No meu não consegui colocar a avançados interiores se os metesse na linha do meio campo .

Compartilhar este post

Link para o post

Beeeem Michael mete para a próxima o print da tática na versão fm. utilizaste o 4141 ? No meu não consegui colocar a avançados interiores se os metesse na linha do meio campo .

O jogador na posição do meio-campo (MR / ML) com tarefa de ataque, a chegar mais à frente e a cortar para dentro comporta-se como um avançado interior e ainda com o "plus" de não ser egoísta como o avançado interior.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogador na posição do meio-campo (MR / ML) com tarefa de ataque, a chegar mais à frente e a cortar para dentro comporta-se como um avançado interior e ainda com o "plus" de não ser egoísta como o avançado interior.

Nice, sempre a aprender com o mestre. Andas em que teams atualmente ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui, tenho alas a apoiar, e estou a pensar colocar a irem para zonas abertas. E tenho os 2 extremos a apoiar , na esquerda acho que mantenho porque já tenho o CJA a ocupar ali a zona mais central, mas que acham de no lado direito colocar a avançado interior apoiar. Digo isto porquê, não fará confusão os alas a apoiar com os extremos apoiar, estarem ali a ocupar a mesma zona do terreno, no plano ofensivo ?

abLkUUiaeg.png

Compartilhar este post

Link para o post

Nice, sempre a aprender com o mestre. Andas em que teams atualmente ?

Jogo sempre com o mesmo: dois treinadores no mesmo save. FC Porto e uma equipa pequena para fazer subir e andar por vários campeonatos.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo sempre com o mesmo: dois treinadores no mesmo save. FC Porto e uma equipa pequena para fazer subir e andar por vários campeonatos.

tens de mostrar as teams e isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui, tenho alas a apoiar, e estou a pensar colocar a irem para zonas abertas. E tenho os 2 extremos a apoiar , na esquerda acho que mantenho porque já tenho o CJA a ocupar ali a zona mais central, mas que acham de no lado direito colocar a avançado interior apoiar. Digo isto porquê, não fará confusão os alas a apoiar com os extremos apoiar, estarem ali a ocupar a mesma zona do terreno, no plano ofensivo ?

Eles não vão ocupar a mesma zona. O avançado interior vai cortar para dentro enquanto o ala vai ficar sempre mais fora.

De qualquer maneira na tua táctica tens margem para colocar o teu lado direito mais ofensivo. Se reparares tens todo o lado direito a apoiar, com o médio desse lado te a apoiar e ainda o trinco a ajudar.

Podes perfeitamente passar o ala, e até o avançado interior, para a função de ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

A pedido de muitas famílias, uma pessoa penso eu :mrgreen: , vou aqui deixar a minha tática. Mais importante do que a tática e as instruções que escolhi, queria partilhar com vocês o raciocínio que foi seguido na escolha das várias opções, desde o modelo tática, passando pelas instruções à equipa, até às instruções individuais a cada jogador.

Por vezes vejo aqui no fórum pessoal com táticas, que até acredito tenham muito sucesso, mas quando vou ver as instruções de equipa por exemplo é uma confusão total. Pessoal com 12, 15 instruções... uma loucura.

Dá a ideia que muitas vezes o pessoal escolhe aquelas instruções quase aleatoriamente, como se fosse proibido ter uma tática com uma ou mesmo nenhuma instrução à equipa.

Vejamos, quando no inicio da formulação da nossa tática, definimos formação de equipa e uma mentalidade já estamos a dar de imediato uma série de instruções à equipa e aos jogadores que passam pela criatividade, pressão, mentalidade, largura, posicionamento da linha defensiva, tempo de jogo.

Ou seja, apenas definindo a formação de equipa e a mentalidade, já demos 6 ou 7 instruções à equipa!

Por isso, e isto era apenas uma aparte, não tenham receio em fazer táticas com poucas instruções. :)

Ok, voltando ao processo de construção da tática.

1) DEFINIÇÃO DO MODELO DE JOGO

Este primeiro ponto é o mais importante, pois vai influenciar tudo. Esta questão está diretamente relacionada com a equipa que estou a treinar.

Se estou a treinar, por exemplo a Académica, fará sentido em apostar numa tática com uma mentalidade ofensiva e com muitos jogadores na frente, quando eu sei que a grande maioria dos adversários é mais forte do que eu?

Ou, por outro lado, se estou a treinar o Barcelona, fará sentido apostar numa mentalidade defensiva, e numa tática com muitos jogadores posicionados atrás?

Da mesma maneira, tenho que pensar que tipo futebol quero ter. Mais pausado? Ou em alternativa de transições rápidas? Jogando mais pelas laterais? Ou apostando num jogo mais centralizado? Futebol mais direto? Ou mais em passe curto?

Todas estas opções devem influencia o modelo tático que vão escolher.

Um exemplo:

Quero jogar pelas laterais, com um futebol apoiado. Bom, então se calhar não faz sentido escolher por exemplo uma tática 523, que tem os sectores muito afastados e apenas um jogador em cada ala. Neste caso talvez seja preferível apostar mais direto para tirar partido dos 3 avançados que estão na frente.

Indo agora a como eu quero jogar.

Estou a jogar com o Benfica, por isso sei que 70% a 80% dos jogos que vou fazer é contra equipas que vou essencialmente defender. Por isso, é claro para mim que tenho que apostar numa mentalidade mais ofensiva.

Por outro lado, não sou fã de futebol direto. Quero ter a minha equipa a jogar desde a defesa, num futebol apoiado.

Por fim, gosto de um futebol largo, com os meus laterais a ter um papel muito ativo no ataque. Quero que eles subam no terreno, combinem com os jogadores à sua frente e por vezes façam sobreposições.

Quero então apostar numa mentalidade de Controlar.

Ao contrário do que muitos pensam, esta mentalidade não é especialmente indicada para controlar jogos. Na realidade é uma mentalidade bastante ofensiva.

Para permitir que existam as tais sobreposições que falei em cima, é necessário que os jogadores não estejam demasiado afastados entre si no terreno. E aqui entra a "formação da equipa".

Temos 5 tipos diferentes, desde o muito rígido ao muito fluido, sendo que quanto mais rígida a formação maior o afastamento entre os jogadores (no sentido da defesa para o ataque) e menor a criatividade. Quanto mais fluída a formação maior a aproximação entre os jogadores (no sentido da defesa para o ataque) e maior a criatividade.

É claro que tendo laterais ofensivos eu vou ter sempre sobreposições com os jogadores que estão à sua frente, a questão é que se tiver uma formação rígida essa situação vai acontecer mais junto da linha final pois como inicialmente os jogadores estão mais afastados vai demorar mais tempo até "um apanhar o outro"

Ao contrário, se a formação foi muito fluída, posso ter essas sobreposições de jogadores logo após a linha do meio campo.

Em teoria eu gostaria de optar por uma formação fluída, porque isso favorecia as sobreposições nas laterais mais atrás no terreno, mas deixava-me com o problema do acréscimo de criatividade.

Esse acréscimo reflete-se em toda a equipa, em particular nos jogadores com funções atacantes. E eu tenho dois defesas com função atacante, os laterais. Será que quero que estes jogadores tenham muita liberdade criativa? Nem por isso.

Optei então por uma formação flexível. Isto vai-me permitir favorecer o máximo possível as sobreposições que quero ter na tática, sem dar demasiada liberdade criativa aos jogadores.

Ok, com isto, penso que já posso começar a definir a tática.

2) DEFINIÇÃO DO MODELO TÁCTICO

Com as ideias do modelo de jogo que quero implementar, então agora vou pensar num modelo tático que favoreça e permita essas ideias funcionarem o melhor possível.

Vejamos:

a) Jogar a partir da defesa. Isso diz-me que tenho de ter se calhar mais jogadores cá atrás. Para mim então torna-se óbvio que preciso de pelo menos um jogador na posição de médio defensivo para permitir uma saída de bola eficaz a partir da defesa. Este jogador será o primeiro pivô na construção de jogo.

b) Futebol largo e com laterais ativos no ataque. Bem aqui já defini praticamente que vou querer os meus laterais em função atacante. Tudo bem, já defini anteriormente que vou ter um médio defensivo, por isso a cobertura está garantida.

c) Futebol largo. Extremos!! Mas eu quero um futebol mais apoiado, e os extremos enquadram-se mais num futebol mais direto pois dão uma verticalidade maior ao futebol da equipa.

A minha opção passará antes por avançados interiores, o que me vai então obrigar a preferir usar na defesa alas em vez de laterais pois são jogadores que funcionam melhor quando existe pouco apoio no corredor.

O modelo começa a ganhar forma. Sei que vou ter um médio defensivo, dois alas, e dois avançados interiores.

Posso apostar em várias táticas: 4213 Largo, 4123 Largo, 4141, 424 (com médio defensivos), etc.

As opções são várias, umas mais óbvias do que outras. Aqui entra claro o gosto pessoal de cada jogador e muito importante o enquadramento com os jogadores que temos disponíveis no plantel. Não vou, por exemplo, usar uma tática com 2 trincos, quando só tenho 1 ou 2 disponíveis no plantel.

Optei pelo 4123, com médio defensivo e extremos.

É um modelo tático que sempre gostei, bastante equilibrado na disposição dos jogadores pelo terreno, enquadra-se bem com os jogadores que tenho no plantel do Benfica, e muito importante permite jogar o futebol largo, apoiado, a partir da defesa que eu quero. :)

84dc292cd0.png

3) ESCOLHA DAS FUNÇÕES DOS JOGADORES

Antes de mais, peço desculpas pelas imagens estarem em inglês, mas nunca me adaptei a jogar o jogo em português.

Agora que tenho o modelo de jogo e o modelo tático definido, vamos ver que tipo de jogadores vou usar em cada posição para da melhor maneira possível ir ao encontro daquilo que eu quero.

Guarda Redes: Optei por um guarda redes libero (SK) com a função defensiva. Isto deve-se ao facto de como vou jogar com uma mentalidade mais ofensiva, e por consequência uma linha defensiva mais subida, ter o guarda-redes ligeiramente mais adiantado poderá ser importante para evitar alguns contra-ataques.

Defesas Centrais: Sem grandes variações. Defesas centrais normais. Poderia aqui optar por um defesa com bola para ajudar no futebol jogado a partir da defesa que pretendo, mas já tenho um médio defensivo para isso e assim tenho defesas que jogam mais simples.

Defesas Laterais: Como já tinha referido em cima, ao optar por avançados interiores na frente, fiquei quase "obrigado" a usar alas. Serão então Alas com função de ataque para dar a profundidade e a largura ao meu jogo.

Poderia ter optado também por alas completos, mas não sinto que seja necessário. Vejo os alas completos mais para táticas onde eles têm de fazer o corredor completo sem qualquer tipo de apoio, o que não é o meu caso.

Apesar dos avançados interiores cortarem para dentro, não deixam de estarem nas alas no inicio das jogadas.

Médio Defensivo: Aqui poderia ter optado por um trinco, um médio defensivo, ou um criador de jogo recuado. As opções de médio recuperador de bola, regista ou o criador de jogo móvel não são válidas para mim. O Recuperador de bola sai muito da posição, e eu quero que aquele jogador defensivamente seja um tampão em frente à área. O criador de jogo móvel e o regista não estão disponíveis com a função defensiva, algo que considero essencial para contrabalançar com os 2 alas ofensivos.

Outra hipótese ainda seria o Half-Back (creio que se chama pivô defensivo no jogo em português), mas não gosto particularmente da maneira como cai entre os centrais abrindo um espaço maior para o meu meio campo que depois teria que preencher com um jogador mais "defensivo" na linha do meio campo para permitir uma saída de bola sem problemas.

Voltando às opções válidas. O Trinco é um jogador mais limitado. Excelente a defender mas não posso contar muito com ele para a construção inicial do meu jogo. É um jogador que me obrigava a ter alguém logo muito perto com características de construtor de jogo.

O médio defensivo, é um pouco melhor e talvez se não tivesse disponível jogadores com características para a função que acabei por escolher, seria a minha escolha. Bem a defender, tem melhor capacidade de passe (raio de alcance) o que permite uma boa saída de bola.

Acabei por optar pelo Construtor de Jogo Recuado, com a função defensiva. Encaixa na perfeição naquilo que eu quero. Forte a defender como o médio defensivo, tem a capacidade de segurar um pouco mais a bola quando em posse. Por outro lado, sendo um construtor de jogo, por defeito procura mais a bola e é mais procurado pelos seus companheiros de equipa, o que vai fazer que os defesas centrais rapidamente vão tentar passar-lhe a bola, e ele vai no início das jogadas mostrar-se mais disponível para a receber.

Tendo o meu sector defensivo resolvido, vamos agora pensar na parte mais adiantada da equipa.

Médios Centros: Tendo um dupla na linha do meio campo, não faz sentido ter dois jogadores a fazer a mesma coisa.

Vejo por vezes muita gente a optar por dois construtores de jogo ao lado um do outro, ou dois jogadores com instruções para deambularem pelo campo por exemplo. Isso são situações que muitas vezes levam a desequilíbrios ou a táticas que ficam rapidamente bloqueadas pelo adversário.

Não quer dizer que não funcione, e existem muitas táticas que resultam bem com por exemplo um Construtor de Jogo Recuado a jogar ao lado de um Construtor de Jogo Avançado, ou então um Construtor de Jogo Móvel ao lado de um Médio área-área, dois jogadores que têm ambos a instrução para deambularem pelo terreno, mas isso são situações que têm de ser bem calculadas e pensadas com as restantes funções dos jogadores à sua volta.

Se tenho dois jogadores, vou colocar um a construção e o outro a aproveitar essa construção. Simples não é?

Para a construção, podia optar por um Construtor de Jogo Avançado ou um Construtor Móvel. A segunda opção é uma excelente opção, mas para além de ser mais difícil de arranjar jogadores bons com as características necessárias, é por vezes uma função que coloca o jogador muito perto da área. Eu prevejo que os meus adversários vão fechar-se muito, e por isso eu quero o meu construtor de jogo um pouco mais atrás e mais central no terreno, funcionando um pivô de todo o ataque. Sendo assim opto pelo Criador de Jogo Avançado com a função de suporte.

O outro médio tem que ser alguém que surja na área. Um médio área-área poderá funcionar, mas julgo que seria demasiado conservador. Tem que ser um jogador que assuma desde início uma posição mais adiantada no meio campo para que facilmente chegue junto do meu avançado. A opção acaba por ser apenas uma, um Médio Centro com a função de ataque.

Tenho assim, um triângulo do meio campo bastante equilibrado. Um jogador com função defensiva, outro com função de suporte e outro com função de ataque. Tenho um jogador para iniciar as jogadas junto à defesa, outro para construir do meio campo para a frente, e um outro para ajudar a finalizar no ataque.

Avançados Interiores: Tinha já definido usar os avançados interiores, ou pelo menos jogadores que jogassem mais por dentro uma vez que não gosto de jogar com extremos puros. Essa opção já me tinha levado a ter que usar os alas na defesa.

Podia ter usado aqui várias combinações. Um avançado interior com um Raumdeuter (é também assim que se chama em português?), ou então um construtor de jogo avançado, mas a verdade é que o Raumdeuter é um jogador que joga muito mais por dentro, algo que pode não funcionar particularmente bem quando os meus adversários vão jogar fechados lá atrás. É preferível alguém que no início das jogadas esteja mais aberto no terreno e depois corte para dentro.

O Construtor de jogo, bem, adoro ter Construtor de jogo a jogar nas alas, mas preciso de outro, quando já tenho dois na equipa? Seria mais um jogador a vir atrás para construir, para organizar, e menos um na frente para destabilizar a defesa contrária.

Optei então por dois avançados interiores, dando a um a função de suporte e a outro a função de ataque. Em suporte fica o avançado que joga no mesmo lado que o meu médio centro de ataque, evitando assim que dois jogadores vão atacar o mesmo espaço.

Avançado Centro: Para completar o meu trio ofensivo preciso de definir o meu avançado centro. Preciso de alguém que trabalhe bem com avançados interiores e por isso se tenho das alas, e do meio campo, jogadores a vir para dentro preciso de um avançado que consiga arrastar os defesas. Por isso, pontas de lança, jogadores alvo, estão fora de hipótese.

Poderia optar então pelo F9. Vem bem atrás, permite ganhar espaço para os avançados interiores e combina também bem com o meu médio centro que vai atacar a área.

Mas eu preciso de alguém que segure a bola. Não quero um jogador que vindo atrás, receba a bola e se vire começando a driblar os adversários. Não é isso que eu quero.

Quero alguém que venha atrás, receba a bola e jogue com quem está a sua volta. O Avançado Recuado, com a função de suporte é o ideal portanto.

Tenho assim, todos os meus jogadores definidos.

Tive uma ideia de modelo de jogo, arranjei um modelo tático que fosse compatível com essa ideia de jogo e por fim escolhi as funções que melhor interpretassem essa ideia. Tudo muito simples e lógico, não é?

Falta apenas agora afinar ligeiramente a tática, dando se necessário, uma ou outra instrução à equipa e aos jogadores.

4) INSTRUÇÕES À EQUIPA

Como disse no início ao definir a formação da equipa (neste caso flexível) e a mentalidade (neste caso controlar) demos automaticamente uma série de instruções à equipa e aos jogadores. E possivelmente já demos todas aquelas que são necessárias. Resta agora observar alguns jogos e ver se é preciso afinar aqui ou ali.

94b3682d79.png

No meu caso optei por dar algumas "instruções extras", que em seguida passo a explicar.

As primeiras 3 instruções andam quase de braço dado: “Linha Defensiva Mais Alta”, “Usar Defesa em Linha” e “Mais Pressão”.

O objetivo é pressionar mais o adversário para mais rapidamente ter a posse de bola e poder atacar e para isso é lógico que aumente a pressão. Mas para ser eficaz e não perder a coesão defensiva, é importante subir a linha defensiva.

Com isto, estou a roubar espaço ao adversário e a juntar os sectores da minha equipa, facilitando a pressão sobre o adversário.

A instrução de “Usar Defensa em Linha” não tem necessariamente a ver com jogar em fora de jogo, coisa que acontece sempre independentemente de a opção estar ativada ou não.

Como o nome da instrução diz, tem a ver com forçar que a defesa se mantenha em linha, sem jogadores a ficar mais atrás, e isso é importante para garantir a pressão sobre o adversário.

A instrução de “Deambular das Posições” surge na tentativa de abrir mais espaços para penetrar na defesa contrária. É uma instrução que tem apenas efeito junto da área adversária, pelo que não tem particular influência nas fases de construção iniciais.

Irá permitir essencialmente que os jogadores do tridente ofensivo sejam mais móveis e imprevisíveis no seu posicionamento e movimentos.

A instrução de “Ritmo Mais Lento” é na tentativa de permitir uma saída de bola desde a defesa e uma construção de jogo mais segura.

O ritmo de jogo por defeito da mentalidade Controlar é elevado, e ao mante-lo poderia ter problemas na construção desde a defesa.

Por outro lado, quero que o meu jogo se baseie na subida dos laterais, e um ritmo muito elevado poderia impedir isso.

Por fim, a instrução de “Cruzamentos Tensos” que creio ser a ideal quando não temos avançados particularmente altos.

Com os cruzamentos tensos tiro partido dos meus avançados rápidos e móveis.

Basicamente foram estes pequenos ajustes que fiz às instruções base da equipa.

5) INSTRUÇÕES AOS JOGADORES

De igual modo, dei pequenas instruções a alguns jogadores de modo a que a sua maneira de atuar ficasse mais ajustada ao estilo que quero implementar na equipa.

Guarda Redes: Como quero uma saída de bola desde a defesa, quero evitar ao máximo que o meu guarda-redes faça uma reposição longa.

Assim, dei-lhe as instruções de “Menos Passes de Risco”, “Distribuir para os Centrais” e “Estender”.

Para além disso, dei-lhe a instrução de “Desarme Mais Agressivo”, instrução que acho útil principalmente para os guarda-redes libero. Com esta instrução ele vai ser mais agressivo a sair da baliza, varrendo mais facilmente alguma bola que caia nas costas da defesa.

Defesas Centrais: Apenas pedi para fazerem “Marcação Apertada”. Pode parecer um contrassenso, tendo em conta que jogo com a Defesa em Linha, mas não é.

Com disse antes, Defesa em Linha não é instrução para jogar em fora de jogo, isso jogam sempre.

Com a opção de marcação apertada, os centrais vão cair mais em cima dos avançados adversários, que muitas vezes são os únicos jogadores atacantes das equipas defensivas que jogam contra mim. Reduzindo mais os espaços, pressionando mais, não dou liberdade para poderem atacarem.

Defesas Laterais: Apenas a instrução para “Manter-se Abertos”. É fundamental ter os meus alas bem colados à linha, obrigando a defesa contrária a esticar-se em toda a largura do terreno, e garantido que são sempre uma opção válida de passe.

Médios Centros: Ao Médio Centro com a função de ataque dou a instrução de “Jogar Pelas Alas”.

Isto vai permitir que no seu movimento de trás para a frente ele procure entrar na área no espaço entre o lateral e o defesa central, e não no espaço entre os dois centrais. Desta forma vão criar mais problemas naquela zona, onde igualmente os meus avançados interiores vão aparecer, podendo criar situações de 2 para 1.

Ao Construtor de Jogo Avançado não dou qualquer instrução extra.

Com estas poucas instruções, tenho a tática finalizada.

6) MOVIMENTOS PREFERIDOS

Este é um aspecto do jogo que por muitos ainda é esquecido, e pode ser absolutamente decisivo no sucesso de qualquer tática.

Os movimentos preferidos dos jogadores têm um influencia muito grande no seu comportamento, sobrepondo-se às instruções individuais.

Podia aqui explicar os movimentos preferidos que ponho cada jogador a aprender, mas a regra é muito simples: ensinar os que são úteis, consoante a função. Dou vários exemplos:

a) O meu lateral, quero que ele seja ofensivo, vá à linha de fundo e cruze. Então ensino ele a subir sempre que possível, a jogar colado à linha, a curvar a bola, a fazer movimentos dois para um (por causa das sobreposições).

b) O meu Criador de Jogo Recuado, quero que ele fique atrás, e comece a construir. Então ensino ele a vir atrás buscar jogo, fazer mais passes, mudar o flanco de jogo.

c) Os meus avançados interiores, quero que eles cortem para dentro e apareçam na área. Então ensino para eles cortarem para dentro, jogarem pelas alas, fazerem movimentos dois para um.

O principio é sempre o mesmo. Ver o que queremos que o jogador faça, e ensinar os movimentos preferidos que encaixam melhor nesse tipo de jogo.

E claro, meter a desaprender movimentos que são nocivos à tática. Por exemplo, de que me serve ter um Criador de Jogo Avançado, que eu tenho em função suporte, e tem os movimentos preferidos de ir à frente sempre que possível e rematar de longe? Nada! É preferível que ele desaprenda esses movimentos e aprenda os movimentos de ditar o tempo, passar mais, mudar o flanco de jogo, etc.

7) CONCLUSÃO

Seguindo um pensamento lógico e sem complicar criei uma tática simples e que me garante uma percentagem de vitórias acima dos 80%.

Utilizo-a em todos os jogos, adaptando-a depois em função do adversário: mudando a mentalidade para Atacante, ou Standard, ou mesmo Contra-Atacar, em função do meu adversário.

Sei que o texto ficou estupidamente longo. Obrigado a quem teve a paciência de ler tudo até ao fim. Espero que tenha ajudado.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que fica melhor aqui. Afinal, o grémio táctico é aqui.

E o objetivo do post não é apresentar uma táctica para download nem nada disso, mas apenas explicar algumas cenas. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que fica melhor aqui. Afinal, o grémio táctico é aqui.

E o objetivo do post não é apresentar uma táctica para download nem nada disso, mas apenas explicar algumas cenas. :)

Claro, mas aqui fica mais perdido no meio de tantas páginas (sou mais adepto do formato da secção de Tácticas do SI Forum)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, acabei de ler e está muito bom, aprendi muito, parabéns :handclap: Entretanto já desisti do 4141 é uma formação que não gosto muito de jogar, vou voltar ao meu 4231 que sempre gostei de jogar.

Edit: Também acho que devias abrir um tópico funcionando como um "manual tático" como no Forum da SI como o michael referiu.

Edit 2: Michael, ainda usas movimentos preferidos e isso funciona?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

@TheGod10

A tua questão sobre os movimentos preferidos para o Michael, fez-me lembrar de uma coisa que me tinha esquecido de referir no meu post.

Precisamente a questão dos movimentos preferidos.

É essencial, e é algo que todos deveriam apostar.

Não sei se no passado já era assim, mas este ano os movimentos preferidos tem uma preponderância muito grande, sobrepondo-se às instruções individuais.

Ou seja, podem ser a diferença entre uma táctica que resulte e uma que não resulte.

Vou editar o meu post, colocando um capitulo final sobre os movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

É bom saber que ajudei xD

Edit: Voltei ao 4231... se isto não é para aziar n sei o que é :cadeirada:

ExpaQlT.png

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Keizer, grande, grande ,grande partilha, a desmistificar muitas cenas que eu " pensava " que sabia, mas eram totalmente o contrário. Graças a ti e ao mestre Michael já começo a entender mais da poda ! Abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, acabei de ler e está muito bom, aprendi muito, parabéns :handclap: Entretanto já desisti do 4141 é uma formação que não gosto muito de jogar, vou voltar ao meu 4231 que sempre gostei de jogar.

Edit: Também acho que devias abrir um tópico funcionando como um "manual tático" como no Forum da SI como o michael referiu.

Edit 2: Michael, ainda usas movimentos preferidos e isso funciona?

claro que funcionam... desde que não entrem em conflito com as instruções do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estou a começar a ficar meio psicopata ou super viciado a tentar fazer a " minha primeira táctica decente " .

Dúvidas, no Cubas não sei se o colocar a CJR - Defender, mas decidi apoiar para ter ali meio campo mais coeso. O Renato acho que tá fixe. o Youri, acho que provavelmente vai dar confusão ali com o Guedes a avançado interior.

QdBdLBr.png

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cena já alterei, meti Youri em modo atacar

O importante é teres uma base de trabalho consistente e consolidada, depois não há que ter receio de alterar funções e / ou tarefas dos jogadores consoante os jogos. Os adversários jogam de diversas maneiras e é necessário fazer algumas afinações. Nenhuma equipa, por melhor que seja, joga sempre da mesma maneira

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cena já alterei, meti Youri em modo atacar

Não sei se já esperimentaste mas o Gonçalo Guedes a Extremo-apoiar é simplesmente um Deus neste FM.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estou a começar a ficar meio psicopata ou super viciado a tentar fazer a " minha primeira táctica decente " .

Dúvidas, no Cubas não sei se o colocar a CJR - Defender, mas decidi apoiar para ter ali meio campo mais coeso. O Renato acho que tá fixe. o Youri, acho que provavelmente vai dar confusão ali com o Guedes a avançado interior.

QdBdBr.png

Isto é uma espécie de "Plano B" ou ainda estás a fazer uma principal?

Edit: A mentalidade Controlar é a mentalidade que usa a linha defensiva mais subida? É que só consigo usá-la como "ligeiramente mais alta"...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...