Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tendo em conta o meu plantel o que sugeres mestre ?

Já agora se não for pedir muito, podes deixar aí algo para ler, sei que havia aí uns bons posts acerca de posse de bola , etc

Não sou mestre (de mim mesmo, ainda vá). Tendo em conta o teu plantel, basta visualizares a página do... teu plantel. Tens a opção para visualizar o relatório do adjunto que indica logo as funções mais adequadas aos jogadores, sabendo-se que todos eles têm duas ou três funções que desempenham bem. Um bom ponto de partida é saberes responder às questões do post anterior e outras mas isto cada um é que sabe, não são os outros que sabem por nós.

A posse de bola é simplesmente uma consequência de uma ideia / um modelo de jogo, ficou mais vulgarmente conhecido por tiki-taka, mas o termo até acaba por ser depreciativo. A ideia será mais "jogo posicional" e fundamentalmente requer bastantes apoios para facilitar a circulação de bola. Depois, por um lado, há demasiadas opções que tornam impossível ou, pelo menos, muito difícil estar a escrever sobre cada uma - Cruyjff, Bielsa, Guardiola, Vítor Pereira, "Tata" Martino, Luis Enrique, só para citar os mais conhecidos - e, por outro lado, as próprias limitações do FM - por exemplo, a ausência de um Defesa Central Box-to-Box ou a função do jogador não corresponder na prática à teoria, como o Ala Invertido. De qualquer modo, tens algumas ideias aqui The Art of Possession Football

Compartilhar este post

Link para o post

Que diferença há em usar os extremos como CJA?

Não se comportam como Extremos.

Deste-te ao trabalho de ler a descrição de ambas as funções e ver as instruções que automaticamente ficam activas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou mestre (de mim mesmo, ainda vá). Tendo em conta o teu plantel, basta visualizares a página do... teu plantel. Tens a opção para visualizar o relatório do adjunto que indica logo as funções mais adequadas aos jogadores, sabendo-se que todos eles têm duas ou três funções que desempenham bem. Um bom ponto de partida é saberes responder às questões do post anterior e outras mas isto cada um é que sabe, não são os outros que sabem por nós.

A posse de bola é simplesmente uma consequência de uma ideia / um modelo de jogo, ficou mais vulgarmente conhecido por tiki-taka, mas o termo até acaba por ser depreciativo. A ideia será mais "jogo posicional" e fundamentalmente requer bastantes apoios para facilitar a circulação de bola. Depois, por um lado, há demasiadas opções que tornam impossível ou, pelo menos, muito difícil estar a escrever sobre cada uma - Cruyjff, Bielsa, Guardiola, Vítor Pereira, "Tata" Martino, Luis Enrique, só para citar os mais conhecidos - e, por outro lado, as próprias limitações do FM - por exemplo, a ausência de um Defesa Central Box-to-Box ou a função do jogador não corresponder na prática à teoria, como o Ala Invertido. De qualquer modo, tens algumas ideias aqui The Art of Possession Football

obrigado haha um abraço. a parte do mestre foi na brincadeira cntg

Compartilhar este post

Link para o post

Que diferença há em usar os extremos como CJA?

É uma função completamente diferente, quer comparando com os avançados interiores quer com os extremos.

Tendo um CJA nas alas tens de ter em conta que vais ter um jogador que não vai atacar muito a área, mesmo se estiver com função atacante.

Será muito mais um jogador que vai procurar espaços interiores no meio campo, procurando a bola para construir.

É muito útil, principalmente se estiver a funcionar com um lateral muito ofensivo para dar largura.

No entanto, e como disse antes, é um jogador que não vai atacar muito a área, e por isso tens de ter isso em conta quando definires os restantes elementos mais avançados da tua equipa.

Em tempos criei uma táctica em que tinha um CJA, com função de suporte, a jogar no lado esquerdo, tendo por trás um lateral em função de ataque. Funcionava muito bem, porque o CJA vinha para dentro (quase para a linha do meio campo) arrastando o lateral contrario, e o meu lateral ficava com uma autoestrada para subir.

No entanto, se jogares contra equipas que se fecham muito, pode nem sempre funcionar, porque depois começa-te a faltar presença na área.

Tendo em conta o meu plantel o que sugeres mestre ?

Já agora se não for pedir muito, podes deixar aí algo para ler, sei que havia aí uns bons posts acerca de posse de bola , etc

Tens um plantel que dá para quase tudo.

Desde o 4123, 4231, 442, 4141, etc

Acaba por ser uma opção mais por gosto pessoal do que outra coisa, uma vez que não tens grandes limitações no plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Já a estudar a próxima época, acho que vou utilizar este 4141. Para aproveitar o Sanches e o Tielemans. Que acham, dps vou ver ainda a que posições os coloco.

abLj7JJakV.png

Compartilhar este post

Link para o post

Já a estudar a próxima época, acho que vou utilizar este 4141. Para aproveitar o Sanches e o Tielemans. Que acham, dps vou ver ainda a que posições os coloco.

Esses médios estão como ofensivos ou estão no meio-campo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Esses médios estão como ofensivos ou estão no meio-campo ?

Estão ainda em dúvida o Youri, seria como construtor de jogo avançado, não sei ainda se, a apoiar ou atacar. O Renato é que ainda estou a pensar de como o colocar. Mas seriam acima do meio campo que achas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Estão ainda em dúvida o Youri, seria como construtor de jogo avançado, não sei ainda se, a apoiar ou atacar. O Renato é que ainda estou a pensar de como o colocar. Mas seriam acima do meio campo que achas ?

Pergunto é onde estás a posicioná-los ? na zona dos médios ofensivos ou na zona dos médios ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunto é onde estás a posicioná-los ? na zona dos médios ofensivos ou na zona dos médios ?

Lá está estou um pouco indeciso, acho que um em posição de MO e outro no meio campo mesmo era um pouco mau, que queria mante-los em linha. Por isso seria os 2 a MO juntamente com os Avançados interiores

Compartilhar este post

Link para o post

concluindo: não tens meio-campo

não há maneira de meterem na cabeça que o esquema táctico é a forma como a equipa se posiciona sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post

concluindo: não tens meio-campo

não há maneira de meterem na cabeça que o esquema táctico é a forma como a equipa se posiciona sem bola.

Sim eu sei, mas para o 4141. Coloco então os 2 médias o Renato e Youri no meio e não meio ofensivo. Fico com um 4-3-3 devido aos avançados interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu sei, mas para o 4141. Coloco então os 2 médias o Renato e Youri no meio e não meio ofensivo. Fico com um 4-3-3 devido aos avançados interiores.

Podes jogar em 4141, pões os avançados interiores a treinar a posição de médios e dás-lhes uma dinâmica de avançados interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

O 4141 é sempre feito com uma linha de 4 no meio campo, e não na linha dos médios ofensivos.

É das tácticas mais equilibras, pois defensivamente ficas sempre com 10 jogadores atrás da linha da bola, e ofensivamente (trabalhando as funções dos jogadores) a táctica transforma-se num 433 sem problemas.

Relativamente às funções da dupla do meio campo, eu colocava um dos jogadores com função atacante para conseguir reduzir a distancia para o avançado. Caso contrario ele pode ficar isolado (mesmo usando um avançado em suporte que desça no terreno).

A opção por um MC(a) ou CJA(a) é boa.

Nas alas, e como tens um médio defensivo a dar cobertura, podes apostar nos dois laterais a atacar (ou então mais conservadoramente um a atacar e outro a apoiar).

Os dois jogadores mais abertos no meio campo, podes dar-lhe instruções para funcionarem como avançados interiores (cortar para dentro, mais dribble, etc)

É um excelente modelo táctico, apesar de eu não gostar dele! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O 4141 é sempre feito com uma linha de 4 no meio campo, e não na linha dos médios ofensivos.

É das tácticas mais equilibras, pois defensivamente ficas sempre com 10 jogadores atrás da linha da bola, e ofensivamente (trabalhando as funções dos jogadores) a táctica transforma-se num 433 sem problemas.

Relativamente às funções da dupla do meio campo, eu colocava um dos jogadores com função atacante para conseguir reduzir a distancia para o avançado. Caso contrario ele pode ficar isolado (mesmo usando um avançado em suporte que desça no terreno).

A opção por um MC(a) ou CJA(a) é boa.

Nas alas, e como tens um médio defensivo a dar cobertura, podes apostar nos dois laterais a atacar (ou então mais conservadoramente um a atacar e outro a apoiar).

Os dois jogadores mais abertos no meio campo, podes dar-lhe instruções para funcionarem como avançados interiores (cortar para dentro, mais dribble, etc)

É um excelente modelo táctico, apesar de eu não gostar dele! :mrgreen:

Ainda não explorei devidamente esta opção para o modelo de jogo posicional, mas vou dedicar-me um pouco mais até porque, pensando no Barcelona de há uns anos, a equipa posicionava-se em 4141 em organização defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não explorei devidamente esta opção para o modelo de jogo posicional, mas vou dedicar-me um pouco mais até porque, pensando no Barcelona de há uns anos, a equipa posicionava-se em 4141 em organização defensiva.

Concordo ctg.

Alias, praticamente todas as equipas que jogam em 433 aberto no futebol real, para simular convenientemente no FM deveriamos adoptar o 4141, porque em quase todas em processo defensivo os extremos caiem para a linha do meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse 4-1-4-1, qual a melhor forma de colocar um dos alas a funcionar, dentro dos possíveis, como avançado interior?

E, no geral, qual seria a melhor função para o avançado?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse 4-1-4-1, qual a melhor forma de colocar um dos alas a funcionar, dentro dos possíveis, como avançado interior?

Ou organizadores abertos ou médios alas, mas segundo a descrição penso que os OA procurem sempre mais espaços interiores que os médios ala. Quanto ao avançado prefiro usar sempre um que recue bastante para que ele n fique muito isolado lá na frente, ou seja, talvez um falso nove, ou mesmo um avançado defensivo. Por acaso também ando a utilizar um modelo em 4-1-4-1 baseado em posse, estou na pré-época, a seguir já mando feedback.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, eu ultimamente tenho jogado com uma táctica 352, mas sofro muitos golos vindos de cruzamentos das laterais devido à superioridade numérica nas alas do adversário. Qual a solução que sugerem para resolver este problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ires veres as instruções que um avançado interior tem e replicares para um médio ala. Quer em função de suporte ou ataque.

O Organizador Aberto, que o TheGod10 sugeriu, tem um comportamento completamente diferente. Vai procurar muito mais a bola, e por isso jogar mais por dentro e atacar muito menos a área.

Mas atenção, o organizador aberto pode também ser uma excelente opção, desde que bem emparelhado com os restantes elementos da linha do meio campo.

Boas pessoal, eu ultimamente tenho jogado com uma táctica 352, mas sofro muitos golos vindos de cruzamentos das laterais devido à superioridade numérica nas alas do adversário. Qual a solução que sugerem para resolver este problema?

Tens que ter jogadores no meio campo que compensem a falta de jogadores nas alas, ou seja, jogadores com um raio de acção ao nível da pressão maior.

Ter um médio recuperador de bolas, pode ser uma solução.

Por outro lado, o jogador que jogue nas alas tem que ser muito completo. Com excelentes atributos quer para atacar, quer para defender.

Mas, sem ver ao certo o esquema táctico (não sei se jogas com alguém a médio defensivo, e em que linha tens os alas) é complicado dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Esquema está feito, peço é aqui a vossa ajuda para completar algumas posições e ajustar isto. Os defesas laterais, estou indeciso entre colocar a apoir, ou colocados como alas. O avançado, se coloco em avançado completo ou avançado recuado. Depois qual o que mais se aproxima de avançado interior, pois queria o Guedes aí. O Cubas acho que devo deixar como médio defensivo provavelmente em defender.

G1aEMdv.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bem neste momento estou usando este esquema tático:

Aq28nBi.png

Q1vdA8p.png

Não me tenho safado mal, no entanto ainda noto alguns chutões para a frente/ cruzamentos excessivos, mas como disse ainda é a pré-época ainda pode melhorar(ou piorar). Aqui está um jogo onde tenho utilizado esse esquema:

q3ktWrR.png

A posse é que nada :mrgreen: Mas o esquema deles também não era fácil, jogavam praticamente com 4 médios, sendo que se punham a trocar a bola no seu meio campo, porque chegavam ao meu e perdiam a bola normalmente.

Edit: De realçar só um remate para as couves contra nós :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esquema está feito, peço é aqui a vossa ajuda para completar algumas posições e ajustar isto. Os defesas laterais, estou indeciso entre colocar a apoir, ou colocados como alas. O avançado, se coloco em avançado completo ou avançado recuado. Depois qual o que mais se aproxima de avançado interior, pois queria o Guedes aí. O Cubas acho que devo deixar como médio defensivo provavelmente em defender.

Depende do que pretendes do jogador e das funções que melhor se adaptam a ele. Queres um avançado que faça um pouco de tudo ? ou queres um finalizador ?

Com um organizador aberto, a equipa procura jogar para ele; o médio-ala também pode jogar mais por dentro e a fazer diagonais, sem que a equipa procure fluir o jogo por ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que pretendes do jogador e das funções que melhor se adaptam a ele. Queres um avançado que faça um pouco de tudo ? ou queres um finalizador ?

Com um organizador aberto, a equipa procura jogar para ele; o médio-ala também pode jogar mais por dentro e a fazer diagonais, sem que a equipa procure fluir o jogo por ele.

o avançado vou jogar como completo e atacar, ou talvez apoiar para tornar toda a ligação avançado meio campo mais compacta. Pois o que me sugeres, o Gaitan acho que tá fixe. o Guedes quero uma espécie de avançado interior. Tenho os meus defesas a laterais apoiar, e a jogarem bem abertos. que sugeres ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem neste momento estou usando este esquema tático:

Não me tenho safado mal, no entanto ainda noto alguns chutões para a frente/ cruzamentos excessivos, mas como disse ainda é a pré-época ainda pode melhorar(ou piorar). Aqui está um jogo onde tenho utilizado esse esquema:

A posse é que nada :mrgreen: Mas o esquema deles também não era fácil, jogavam praticamente com 4 médios, sendo que se punham a trocar a bola no seu meio campo, porque chegavam ao meu e perdiam a bola normalmente.

Edit: De realçar só um remate para as couves contra nós :mrgreen:

É preciso ter sempre em conta alguns aspectos:

- A posse de bola no FM é medida pelo sistema de cronómetro, enquanto no futebol geralmente é medida em termos de passes completados;

- O jogo posicional, além de apoios, requer não utilizar demasiados "dribladores" porque queres que os jogadores privilegiem o passe e não a finta. Isto exige alguma ginástica na escolha das funções e tarefas dos jogadores, devido as instruções automáticas não editáveis.

- Não utilizar demasiados jogadores que usem Mais Passes de Risco;

o avançado vou jogar como completo e atacar, ou talvez apoiar para tornar toda a ligação avançado meio campo mais compacta. Pois o que me sugeres, o Gaitan acho que tá fixe. o Guedes quero uma espécie de avançado interior. Tenho os meus defesas a laterais apoiar, e a jogarem bem abertos. que sugeres ?

Não usaria Deambular das Posições, pode criar-te muitos espaços que o adversário facilmente explora na tua transição defensiva. Aliás, se for para reproduzir o mais fielmente possível a realidade, é mesmo suposto que os jogadores aguentem as suas posições

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui as intruções que tenho neste momento, nos defesas laterais ( automática ) coloquei a cruzarem mais frequentemente, visto que estavam muitas vezes na linha de fundo a trocar a bola com o extremo, qd por vezes há espaço para cruzar . o print foi antes mas ativei a opção deambular posições

yQcZLXJ.png

Editado por zemiguel23

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...