Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Esquema está feito, peço é aqui a vossa ajuda para completar algumas posições e ajustar isto. Os defesas laterais, estou indeciso entre colocar a apoir, ou colocados como alas. O avançado, se coloco em avançado completo ou avançado recuado. Depois qual o que mais se aproxima de avançado interior, pois queria o Guedes aí. O Cubas acho que devo deixar como médio defensivo provavelmente em defender.

Não sei qual é a mentalidade que queres adotar, mas só se for muito conservadora é que faz sentido.

Todos os teus jogadores nas alas estão com função de apoio, e no meio campo tens dois criadores de jogo que nenhum deles vai chegar à frente para ligar com o avançado.

E para ajudar, o avançado está em função de ataque e por isso não vem atrás ajudar.

Sinceramente, e não leves a mal, acho que um esquema menos lógico seria impossível :D

Bem neste momento estou usando este esquema tático:

Não me tenho safado mal, no entanto ainda noto alguns chutões para a frente/ cruzamentos excessivos, mas como disse ainda é a pré-época ainda pode melhorar(ou piorar). Aqui está um jogo onde tenho utilizado esse esquema:

A posse é que nada :mrgreen: Mas o esquema deles também não era fácil, jogavam praticamente com 4 médios, sendo que se punham a trocar a bola no seu meio campo, porque chegavam ao meu e perdiam a bola normalmente.

Edit: De realçar só um remate para as couves contra nós :mrgreen:

Porque motivo tens 3 jogadores, todos na mesma linha do meio campo, criar jogo?

E para além disso, tens ainda um avançado F9, que essencialmente é também um criador de jogo.

Então faz a ti próprio esta pergunta... Eles estão a criar jogo para quem? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Keyzer, claro que não levo a mal, estou aqui para isso, aprender com os melhores. Acho que controlar será o melhor, para privilegiar o sistema de posse de bola. O que sugeres então nas alas ? O Gaitan não sei se coloco como organizador aberto ..

Editado por zemiguel23

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui as intruções que tenho neste momento, nos defesas laterais ( automática ) coloquei a cruzarem mais frequentemente, visto que estavam muitas vezes na linha de fundo a trocar a bola com o extremo, qd por vezes há espaço para cruzar . o print foi antes mas ativei a opção deambular posições

yQcZLXJ.png

Não julgues que estou a embirrar contigo, mas mais uma vez tens aqui uma série de erros que se pensares vais ver que são mesmo por falta de pensares um bocadinho no assunto. Vejamos:

1) pedes para evitar que o GR contrario faça distribuição curta. Ora para isso, precisas de pressionar muito a defesa contraria. Mas como fazes isso, se só tens 1 jogadores na linha da frente?

2) Pedes para "levar a bola até à área", "jogar a partir da defesa", "manter a posse de bola", já viste como ficou o comprimento do teu passe? Super curto. Mas depois tens uma largura normal. Isso vai dificultar bastante o tipo de passe que queres fazer.

3) Porque pedes para usar um ritmo mais alto, e o ritmo da mentalidade controlar já é elevado, quando depois a maioria das tuas instruções é para um futebol de posse mais pausado?

4) Porque pedes maior expressividade, quando já tens uma formação de equipa que por defeito dá mais criatividade aos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Não julgues que estou a embirrar contigo, mas mais uma vez tens aqui uma série de erros que se pensares vais ver que são mesmo por falta de pensares um bocadinho no assunto. Vejamos:

1) pedes para evitar que o GR contrario faça distribuição curta. Ora para isso, precisas de pressionar muito a defesa contraria. Mas como fazes isso, se só tens 1 jogadores na linha da frente?

2) Pedes para "levar a bola até à área", "jogar a partir da defesa", "manter a posse de bola", já viste como ficou o comprimento do teu passe? Super curto. Mas depois tens uma largura normal. Isso vai dificultar bastante o tipo de passe que queres fazer.

3) Porque pedes para usar um ritmo mais alto, e o ritmo da mentalidade controlar já é elevado, quando depois a maioria das tuas instruções é para um futebol de posse mais pausado?

4) Porque pedes maior expressividade, quando já tens uma formação de equipa que por defeito dá mais criatividade aos jogadores?

Tranquilo a sério, critica à vontade !

Ahhh eu aqui pensava que era os nossos jogadores evitarem passar ao nosso guarda redes xD

Sim eu quero um passe curto rápido, então no comprimento devo jogar estreito ? isso não me vai sobre-lotar ali o meio campo ?

Eu quero posse de bola sim e controlar, mas no último terço quero que os meus jogadores sejam mais rápidos e intensos a jogar, aquele estilo de tabelinhas rápidas

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo a sério, critica à vontade !

Ahhh eu aqui pensava que era os nossos jogadores evitarem passar ao nosso guarda redes xD

Sim eu quero um passe curto rápido, então no comprimento devo jogar estreito ? isso não me vai sobre-lotar ali o meio campo ?

Eu quero posse de bola sim e controlar, mas no último terço quero que os meus jogadores sejam mais rápidos e intensos a jogar, aquele estilo de tabelinhas rápidas

Isso de aprender com os melhores, então é ali com o Michael :)

Olha, eu apostava em laterais mais ofensivos. Tens um médio defensivo, usa e abusa dele. Aproveita a sua cobertura para dares largura à equipa com os laterais. Mete pelo menos um (mas eu punha os 2) em modo atacante. A opção por lateral ou ala, fica ao teu critério. Eu costumo usar Alas, mas como tens os teus extremos na linha do meio campo, talvez nao precisas de ter os laterais tão subidos e por isso podem jogar como laterais.

Na frente de ataque, usava ou um avançado recuado ou um avançado completo, mas sempre em modo suporte. Tu precisas de alguém que segure a bola e dê tempo para os restantes companheiros chegarem ao ataque.

No meio campo, é onde podes variar mais.

1) usa funções diferentes para os jogadores das alas. Por exemplo um médio alas, e um extremo, ou um médio alas e um criador de jogo aberto, ou um criador de jogo aberto e um extremo. Dá variedade à tua equipa.

2) Se tiveres ambos os laterais a atacar, então coloca só um dos médios abertos a atacar e o outro a apoiar. Se tiveres só um lateral a atacar, então ambos os médios ala podem atacar.

3) Os dois meninos do centro. Um deles obrigatoriamente tem que chegar à frente para ligar com o avançado. MC(a) ou CJA(a). Essa ligação é essencial para a tua equipa funcionar.

Se jogares com um MC(a), entºao o outro jogador convem ser um criador, por exemplo CJA(s) ou CJR(s). Se jogares com um MC(a) entao o outro jogador convem ser um "corredor", por exemplo um médio area-area. As opções são muitas.

Por exemplo este modelo:

AC(s)

Ex(s)____MC(a)____CJA(s)____MAI(a)

CJR(d)

DL(a)____DC(d)____DC(d)____Al(s)

GR(d)

Do lado esquerdo tens um extremo que vai cruzar bastante, cruzamentos que podem ser aproveitados pelo Medio ala contrario que ataca e o Avançado centro.

Do lado direito tens o medio ala que vai cortar para dentro, e pode aproveitar os passes do CJA

tens o MC(a) a fazer a ligação e a entrar como 2ºavançado.

Percebes a lógica mais ou menos? Não quer dizer que isto funcione a 100%, mas tens que procurar uma lógica na tua táctica.

Relativamente às instruções à equipa, eu começava por uma folha em branco.

Apenas definia a mentalidade e a formação de equipa. Controlar e Fluida... assim seja.

Depois é observar os jogos.

Queres pressionar mais o adversario? Ok, sobe a tua linha defensiva e aumenta a pressão.

Queres mais largura? ok, podes aumentar a largura... mas tb podes manter, pedindo apenas aos laterais para ficarem abertos nas instruções individuais.

etc etc... mas isso só mesmo observando os jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e só mais uma coisa.

Controlar não é, nem de perto nem de longe, a melhor mentalidade para controlar o jogo e ter posse de bola.

O pessoal por vezes deixa-se enganar pelo nome.

Pensa nas mentalidades como níveis de intensidade atacante. Controlar é a 3ª mais atacante.

Se queres privilegiar a posse de bola então o melhor é a contra-ataque e a standard.

Infelizmente os nomes que a SI escolheu são muito infelizes e induzem em erro,

Por exemplo a mentalidade contra-atacar não tem nenhuma programação especial para privilegiar o contra-ataque.

É apenas mais um grau de intensidade ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e só mais uma coisa.

Controlar não é, nem de perto nem de longe, a melhor mentalidade para controlar o jogo e ter posse de bola.

Pensa nas mentalidades como níveis de intensidade atacante. Controlar é a 3ª mais atacante.

Se queres privilegiar a posse de bola então o melhor é a contra-ataque e a standard.

Por exemplo a mentalidade contra-atacar não tem nenhuma programação especial para privilegiar o contra-ataque.

Os nomes e muitos dos textos explicativos, acompanhados de péssimas traduções. É o que dá quando se tem um chefe de equipa de tradução que permite traduzir "width" por "comprimento" :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

WcoJzYA.png

Meti os meus 2 defesas a atacar.

No meio campo meti o médio mais recuado como CJR Defender e ainda bem visto que é a melhor função daquele jogador, de seguida meti o Youri a fazer a tal ligação CJA Atacar é a sua melhor função e é uma besta a distribuir. o avançado continua como tinha completo a apoiar. O Renato é que estava ali em dúvida se metia como CJR apoiar, mas já tenho o Cubas como CJR mas a defender, decidi colocar a médio centro. Dps Guedes a extremo atacar e Gaitan já tinha pensado em colocado naquela posição para entrar para o meio e fazer magia. Muito obrigado pelas palavras e ensinamentos mestres

Compartilhar este post

Link para o post

Também podes optar pelo MD ser um bocadinho mais afoito no processo ofensivo e o MC do lado esquerdo ficar mais recuado, libertando assim mais espaço para o organizador aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e só mais uma coisa.

Eish a sério ? Obrigado vou por em normal, fui apenas mais um comido pelo nome

Também podes optar pelo MD ser um bocadinho mais afoito no processo ofensivo e o MC do lado esquerdo ficar mais recuado, libertando assim mais espaço para o organizador aberto.

pois o Renato, ou talvez coloque em MC automático , ou CJR ( apoiar ) ? Afoito xD ?

Compartilhar este post

Link para o post

Os títulos nas mentalidades não serão efectivamente os melhores, o pessoal fica convencido que para ter uma equipa ofensiva precisa de jogar em "Atacar" ou "Sobrecarregar", quando o que se passa é que quanto mais "alta" a mentalidade, maior a verticalidade da equipa e maior as decisões de risco que os jogadores assumem. Para quem quer privilegiar a circulação de bola, incentivar os jogadores a arriscarem muito não será a melhor opção.

Agora entra uma interpretação mais pessoal: nunca concordei que as equipas que colocam em prática um modelo de jogo posicional o façam com um ritmo baixo de jogo, pelo contrário, circulam rapidamente a bola, de pé para pé e reduzindo o risco no seu processo de decisão. A alta percentagem de posse de bola acaba por ser simplesmente uma consequência do modelo de jogo, não é uma causa.

pois o Renato, ou talvez coloque em MC automático , ou CJR ( apoiar ) ? Afoito xD ?

Afoito, mais aventureiro / participativo no processo ofensivo da equipa. A tarefa automática iguala a mentalidade da equipa, se esta for agressiva / ofensiva, a tarefa do jogador também vai ser; se for mais conservadora / defensiva, a tarefa do jogador também vai ser.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei o mc esquerdo na função CJR apoiar, é esquecer parece que anda muito misturado com o CJA Atacar . Muito na mesma posição. Agora estou a experimentar em MC ( apoiar ) mas devo alterar para automático. Já o Médio mais recuado o que está antes da linha de 4 médios. é um prazer de ver jogar, no processo ofensivo é incrível sempre ali a entrada da área :)

Editado por zemiguel23

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que te vai faltar algum poder na área. Tens o Guedes a ir à linha bem aberto, tens o Youri a criar, mas o Gaitan vai fazer praticamente o mesmo quer o Youri.

Estão os 2 na mesma linha... com a mesma mentalidade....

Não vejo sinceramente necessidade de teres 3 criadores na equipa (CJ + CJA + OA). Não esquecer que são jogadores que procuram muito a bola... o que vai originar que na tua táctica fiquem muito juntos.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui uns screenshot's para verem a equipa em jogo, de salientar que a táctica ainda não está na ponta da língua dos jogadores e ainda está a sofrer ajustes .

3esV8lK.jpg

CwDpmpg.jpg

i58SbPf.jpg

Penso que te vai faltar algum poder na área. Tens o Guedes a ir à linha bem aberto, tens o Youri a criar, mas o Gaitan vai fazer praticamente o mesmo quer o Youri.

Estão os 2 na mesma linha... com a mesma mentalidade....

Não vejo sinceramente necessidade de teres 3 criadores na equipa (CJ + CJA + OA). Não esquecer que são jogadores que procuram muito a bola... o que vai originar que na tua táctica fiquem muito juntos.

Já alterei o médio centro do lado esquerdo, estava a CJ mas já está a MC (auto) o youri a CJA ( atacar ) . O Guedes achas que tá fixe ? E o Gaitan meto a extremo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei o mc esquerdo na função CJR apoiar, é esquecer parece que anda muito misturado com o CJA Atacar . Muito na mesma posição. Agora estou a experimentar em MC ( apoiar ) mas devo alterar para automático. Já o Médio mais recuado o que está antes da linha de 4 médios. é um prazer de ver jogar, no processo ofensivo é incrível sempre ali a entrada da área :)

É mais o MC esquerdo defender e o MD Apoiar

Compartilhar este post

Link para o post

É mais o MC esquerdo defender e o MD Apoiar

A defender já tenho o anterior que está a CJR Defender, achas que devo meter o MC esquerdo a MC (defender ) o MD é o youri que está a fazer CJA ( atacar )

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui uns screenshot's para verem a equipa em jogo, de salientar que a táctica ainda não está na ponta da língua dos jogadores e ainda está a sofrer ajustes .

i58SbPf.jpg

Já alterei o médio centro do lado esquerdo, estava a CJ mas já está a MC (auto) o youri a CJA ( atacar ) . O Guedes achas que tá fixe ? E o Gaitan meto a extremo ?

Repara bem nesta imagem, que penso explica muita coisa. Repara como o teu avançado está isolado sem ninguem a chegar perto. Está marcado.

Tens o médio ala esquerdo, o OA, a vir para dentro e tens o lateral esquerdo muito bem a fazer a rotura junto à linha. Poderá ser uma excelente linha de passe.

Do lado direito, tens ambos os jogadores bem abertos, e agora repara naquela clareira enorme na meia direita que ninguem aproveita. E porquê? porque o teu CJA, apesar de estar em modo atacante não vai tão à frente como tu queres.

Agora imagina que tinha antes ali um MC(a)... aquele espaço já estava a ser ocupado e abria a defesa contraria.

Compreendo que com o Yiouri e o Gaitan, apeteça jogar ambos como criadores, mas acho que deverias de abdicar de um, preferencialmente do CJA (passando para MC de ataque).

Compartilhar este post

Link para o post

Repara bem nesta imagem, que penso explica muita coisa. Repara como o teu avançado está isolado sem ninguem a chegar perto. Está marcado.

Tens o médio ala esquerdo, o OA, a vir para dentro e tens o lateral esquerdo muito bem a fazer a rotura junto à linha. Poderá ser uma excelente linha de passe.

Do lado direito, tens ambos os jogadores bem abertos, e agora repara naquela clareira enorme na meia direita que ninguem aproveita. E porquê? porque o teu CJA, apesar de estar em modo atacante não vai tão à frente como tu queres.

Agora imagina que tinha antes ali um MC(a)... aquele espaço já estava a ser ocupado e abria a defesa contraria.

Compreendo que com o Yiouri e o Gaitan, apeteça jogar ambos como criadores, mas acho que deverias de abdicar de um, preferencialmente do CJA (passando para MC de ataque).

Sim, vou colocar o Youri a MC ( atacar ). Não fazia ideia que o Gaitan a OA jogasse assim a entrar tão para dentro é o mesmo que um CJA praticamente mas a partir da linha para dentro. E quanto ao Pizzi achas que devo manter a MC ( auto ) ?

Compartilhar este post

Link para o post

OA(a)____MC(s)____MC(a)____Ex(a)

É isto?

Sim, acredito que a coisa pode funcionar. Não era o que eu fazia, mas isso é apenas porque nao gosto muito de jogar com Extremos. Lol... manias.

Tem só cuidado com o facto de teres do lado direito do terreno o MC(a), o EX(a) e o Lateral tb a atacar. Podes abrir muito aquela zona.

Talvez seja necessario passares o lateral para apoio. Uma situação a teres em atenção, consoante o adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

OA(a)____MC(s)____MC(a)____Ex(a)

É isto?

Sim, acredito que a coisa pode funcionar. Não era o que eu fazia, mas isso é apenas porque nao gosto muito de jogar com Extremos. Lol... manias.

Tem só cuidado com o facto de teres do lado direito do terreno o MC(a), o EX(a) e o Lateral tb a atacar. Podes abrir muito aquela zona.

Talvez seja necessario passares o lateral para apoio. Uma situação a teres em atenção, consoante o adversário.

tu e o michael tem de mostrar aqui as táticas dos vossos saves actuais

Compartilhar este post

Link para o post

tu e o michael tem de mostrar aqui as táticas dos vossos saves actuais

Não tenho problemas em colocar a minha, apesar de não perceber qual o interesse.

A probabilidade de um outro jogador achar interessante a minha táctica é de um para mil, porque cada um tem as suas próprias preferências.

Olha por exemplo tu, gostas de tácticas que privilegiem a posse de bola, enquanto eu não ligo nada a essa estatística.

Mas amanhã posso colocar aqui, mais no sentido de explicar as opções que tomei ao escolher esta ou aquela instrução.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho problemas em colocar a minha, apesar de não perceber qual o interesse.

A probabilidade de um outro jogador achar interessante a minha táctica é de um para mil, porque cada um tem as suas próprias preferências.

Olha por exemplo tu, gostas de tácticas que privilegiem a posse de bola, enquanto eu não ligo nada a essa estatística.

Mas amanhã posso colocar aqui, mais no sentido de explicar as opções que tomei ao escolher esta ou aquela instrução.

Sim, o interesse é só mesmo abrir horizontes a nível tático, não gosto de ser um gajo limitado. e não te copio a tática tranqui, odeio isso.

É mesmo só para um coffee talkzinho eheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma mudança, não estava a gostar da táctica que tinha o 4-1-4-1 decidi experimentar esta. Mas ainda tenho uma modificação a pensar, que é colocar os meus defesas laterais, mais subidos e a jogar como Alas .

liTeR7f.png

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez trocasse no meio campo a dupla, ou seja MC do lado direito e CJA do lado esquerdo.

Talvez assim fiques com mais espaço para as entradas do Avançado interior do lado direito e as subidas do CJA.

Concordo com a tua ideia de mudar os laterais para alas. Tendo em consideração que tens os extremos subidos na linha dos médios de ataque, ao passares os laterais para alas encurtas distancias nas faixas laterais e defensivamente tiras vantagem disso.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual é a mentalidade que queres adotar, mas só se for muito conservadora é que faz sentido.

Todos os teus jogadores nas alas estão com função de apoio, e no meio campo tens dois criadores de jogo que nenhum deles vai chegar à frente para ligar com o avançado.

E para ajudar, o avançado está em função de ataque e por isso não vem atrás ajudar.

Sinceramente, e não leves a mal, acho que um esquema menos lógico seria impossível :D

Porque motivo tens 3 jogadores, todos na mesma linha do meio campo, criar jogo?

E para além disso, tens ainda um avançado F9, que essencialmente é também um criador de jogo.

Então faz a ti próprio esta pergunta... Eles estão a criar jogo para quem? :)

O organizador aberto não é propriamente um organizador de jogo que mete-se a criar jogo para a equipa fazendo passes e cruzamentos,etc... Pelo que eu vejo o oganizador aberto além de fazer isso que como é óbvio faz, chega-se sempre à frente, faz cruzamento na linha de fundo e remata como é óbvio, eu até iria mais longe e diria que ele é parecido com um extremo de referência apesar de não se colar tanto à linha como um. Mas agora falando dos outros 2 sim dou-te toda a razão, mas por acaso acho que vou mudar a função de um desses 2 porques eles parece que defendem muito juntos dando espaço do outro lado... Quanto ao F9 realmente tenho tido algumas dúvidas e tenho andado em muitos testes, mas vou ver como as coisas correm.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...