Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

A minha equipa demora demasiado tempo aprender a táctica. Coloco todas as semanas o treino táctico contudo no final da época ainda não sabem. Tenho preparadores bons também. O que estou a fazer de errado?

O treino táctico não faz com que os jogadores aprendam a táctica. O Treino de Tácticas na Preparação de Jogo é que é responsável por isso (e uns 10 jogos de pré-época chegam bem)

Compartilhar este post

Link para o post

O treino táctico não faz com que os jogadores aprendam a táctica. O Treino de Tácticas na Preparação de Jogo é que é responsável por isso (e uns 10 jogos de pré-época chegam bem)

Ahhh. Sempre pensei que fosse para meter a opção tácticas no treino geral. Ou pelo menos era assim no FM anterior.

Obrigado pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh. Sempre pensei que fosse para meter a opção tácticas no treino geral. Ou pelo menos era assim no FM anterior.

Obrigado pela ajuda

Posso garantir que NÃO era dessa forma no FM anterior :)

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso consegui uma tática de posse bastante porreira com o Benfica, sofro é muitos golos de contra ataque em especial bolas nas costas da defesa e a finalização da minha equipa é muito displicente, não sei se alguém pode dar algumas dicas?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso consegui uma tática de posse bastante porreira com o Benfica, sofro é muitos golos de contra ataque em especial bolas nas costas da defesa e a finalização da minha equipa é muito displicente, não sei se alguém pode dar algumas dicas?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que significa para ti "muitos golos de contra-ataque", portanto, nada melhor que uma imagem do calendário dos jogos disputados.

Em segundo lugar, é necessário que apresentes imagens da táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a correr bem, infelizmente o meu disco rígido suicidou-se e perdi tudo. Vai ser uma trabalheira a fazer downloads e a reinstalar, ainda por cima eu que uso imensas coisas personalizadas.

De qualquer modo, é normalíssimo:

abLcCf4ab7.png

Controlar / Muito Estruturado, dois aulas em modo automático (tornam-se ofensivos devido à mentalidade) porque tenho possibilidade de fazer uma muito melhor gestão das suas instruções, um pivô à frente dos centrais (caso o adversário use dois avançados) ou um médio defensivo em apoio aos médios - um cjr em apoio e um cja em ataque -, o AI do lado direito a apoiar e do lado esquerdo a atacar e o habitual Falso 9. Prefiro uma formação estruturada porque apesar de ter bons jogadores com bons atributos mentais, não quero que ponham em causa a ideia de jogo com decisões criativas. Os AI jogam bem abertos e aguentam as posições o mais possível, isto porque neste FM os extremos fecham muito por dentro e saindo muito rapidamente das posições, portanto, pretendo contrariar um pouco isso, além de que obriga o adversário a jogar mais afastado, abrindo espaços interiores que os médios e o F9 aproveitam.

Não dá para ter os valores astronómicos do fm15 de 80% de posse de bola, mas já me contento com 65-70.

tenho uma duvida com algumas instruçoes para ter posso? temos de jogar fechado ou aberto? e exploras o que ? os flancos ou meio campo? ou entao nada?

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente a equipa explora mais o espaço interior devido aos organizadores de jogo. Quanto à largura, sou mais flexível: jogar mais aberto, por um lado, também obriga o adversário a distanciar mais os jogadores e surgem mais espaços, mas por outro lado, expõe mais a equipa na transição defensiva; jogar mais fechado torna-a mais compacta, mas facilita a organização defensiva do adversário. Sendo assim, o melhor passa sempre por perceber o comportamento do adversário e fazer os ajustes necessários, se for caso disso, começando com a largura normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael tu jogas em prolongado e usas que camera ? sff

jogo em alargado até ter as coisas consolidadas e uso a camera elevada

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, o Ruben como é cjr nao ocupa o espaço do Danilo quando a equipa tem bola? estou a falar do teu esquema que postaste mais acima. eu quero encaixar o Danilo e Ruben no mesmo 11 mas estou com imensas dificuldades porque o duplo pivot nao me faz tirar o melhor de cada 1 (ambos para mim atuam melhor sozinhos a 6). Queria testar um 4-3-3 MD com Extremos mas neste FM não estou a conseguir aplicar bem as minhas ideias de jogo. acho que vou jogar gom Ruben, Danilo e Andrex2 no meio campo, Ruben a Pivot ou medio defensivo em apoio exatamente pelas mesmas razoes que tu optas, a facilidade a sair a jogar quando vs 2 avançados ou 1. Danilo a MRB e Andrex2 a Medio Centro - ataque. Achas que assim consigo ter um meio campo com triangulação bem definida? para te enquadrar no resto da equipa uso 1GR normal, 2DC-D , Lateral direito a - Ala - Atacar, lateral esquerdo a - Ala - apoiar. Extremo esquerdo a Extremo - Atacar. Extremo direito a Extremo- apoiar. Avançado Completo a atacar. Achas que este meio campo equilibrado? a tarefa do Danilo vai variar conforme a necessidade, se eu quiser que ele recupere bolas mais a frente em apoio, mais atras, em defesa. Obrigado desde já :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de Física :) dois corpos não podem o mesmo espaço em simultâneo. O cjr é mais posicional, claro, mas qualquer jogador, com qualquer função tem um raio de acção inerente à sua posição. O MD em apoio tem um raio de acção mais alargado do que em tarefa defensiva, portanto, dá mais corpo ao meio-campo.

De qualquer modo, nunca se trata de indicações para seguir cegamente, mas sempre de uma base para se trabalhar e que implica dinamismo por parte do treinador: podemos começar com um MD em apoio mas, durante o jogo, perceber que é mais necessário um Pivô ou qualquer outro. No jogo seguinte, já pode ser qualquer outra coisa.

É preciso que metam na cabeça que a táctica não é estanque !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tu percebeste, a minha questão tem a ver com a ocupação de espaços quando com bola... eu sei que não é estanque. Mas tenho tido muito pouco sucesso a jogar em 4-3-3 e não sei porquê, em 5 jogos que fiz com a tática não venci nenhum e a equipa joga bem, posiciona-se bem, ataca bem mas falha golos demais e depois defensivamente não existe perfeição, não existe nenhuma equipa que não sofra golos, tenho 12 gs em 18 jogos, sendo que sofri 5 do braga nas 2 jornadas, 4 do belem numa 2 do uniao da madeira noutro e 1 do maritimo... em 18 jogos tive 13 folhas limpas. o que é muito bom. mas ofensivamente quero mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Tu percebeste, a minha questão tem a ver com a ocupação de espaços quando com bola... eu sei que não é estanque. Mas tenho tido muito pouco sucesso a jogar em 4-3-3 e não sei porquê, em 5 jogos que fiz com a tática não venci nenhum e a equipa joga bem, posiciona-se bem, ataca bem mas falha golos demais e depois defensivamente não existe perfeição, não existe nenhuma equipa que não sofra golos, tenho 12 gs em 18 jogos, sendo que sofri 5 do braga nas 2 jornadas, 4 do belem numa 2 do uniao da madeira noutro e 1 do maritimo... em 18 jogos tive 13 folhas limpas. o que é muito bom. mas ofensivamente quero mais...

Imagens: da táctica, classificação do campeonato mostrando golos marcados e sofridos e do calendário.

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente a equipa explora mais o espaço interior devido aos organizadores de jogo. Quanto à largura, sou mais flexível: jogar mais aberto, por um lado, também obriga o adversário a distanciar mais os jogadores e surgem mais espaços, mas por outro lado, expõe mais a equipa na transição defensiva; jogar mais fechado torna-a mais compacta, mas facilita a organização defensiva do adversário. Sendo assim, o melhor passa sempre por perceber o comportamento do adversário e fazer os ajustes necessários, se for caso disso, começando com a largura normal.

e o ritmo de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

e o ritmo de jogo?

Aplica-se o mesmo princípio: depende da postura do adversário e, neste caso concreto, também depende da qualidade dos jogadores que tens à disposição. Se os jogadores são bons, conseguem fazer uma circulação de bola mais rápida; se não são, mais vale baixar o ritmo de jogo ou, melhor ainda, optar por transições. Claro que pode dar-se o caso de serem maus em todos os aspectos :biggrin: mas isso também implica que se está a jogar num campeonato de uma divisão mais baixa, logo os adversários também são maus.

É preciso olhar para o contexto de uma formar abrangente e global e não tentar isolar apenas um aspecto. Simplesmente não existe, nem no FM, nem no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Aplica-se o mesmo princípio: depende da postura do adversário e, neste caso concreto, também depende da qualidade dos jogadores que tens à disposição. Se os jogadores são bons, conseguem fazer uma circulação de bola mais rápida; se não são, mais vale baixar o ritmo de jogo ou, melhor ainda, optar por transições. Claro que pode dar-se o caso de serem maus em todos os aspectos :biggrin: mas isso também implica que se está a jogar num campeonato de uma divisão mais baixa, logo os adversários também são maus.

É preciso olhar para o contexto de uma formar abrangente e global e não tentar isolar apenas um aspecto. Simplesmente não existe, nem no FM, nem no futebol.

obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

Imagens: da táctica, classificação do campeonato mostrando golos marcados e sofridos e do calendário.

entretanto já acabei a época e atinei com o 4x3x3 que será aplicado na próxima época. as dinâmicas estão feitas e a base da equipa para os proximos 2 anos tambem :) obrigado na mesma !

Compartilhar este post

Link para o post

miguel andre ainda tens aquele ficheiro que da para vermos as funçoes que o adversario esta a usar?

Compartilhar este post

Link para o post

miguel andre ainda tens aquele ficheiro que da para vermos as funçoes que o adversario esta a usar?

Se não estiver na secção dos gráficos, muitas das skins disponíveis trazem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não estiver na secção dos gráficos, muitas das skins disponíveis trazem isso.

nao me podes arranjar isso? ja saquei uma serie variadas de skins e nada, sera que deixou de dar na ultima patch?

Compartilhar este post

Link para o post

nao me podes arranjar isso? ja saquei uma serie variadas de skins e nada, sera que deixou de dar na ultima patch?

Continua a dar, é uma questão de usares uma skin que tenha esse add-on como por exemplo qualquer versão da skin Andromeda. Vê na secção de gráficos aqui do CMPortugal, se não tiver na secção do FM16, deve estar na do FM15, senão vejo quando chegar a casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Capone já arranjaste? Se quiseres eu posso arranjar-te, eu uso isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Capone já arranjaste? Se quiseres eu posso arranjar-te, eu uso isso.

ainda nao, quero manda ai entao sff

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nao, quero manda ai entao sff

Está aqui - Clique aqui

Isso é tudo o que tenho na pasta panels, deve ser só um ficheiro mas eu n me lembro qual, não te preocupes que isso só mostra as funções do adversário.

Edit: Afinal tb mostra aquela cena de que quando estamos a jogar, e quando ta a passar aquelas janelas, com esse panel tens mais que uma janela e escolhes...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Está aqui - Clique aqui

Isso é tudo o que tenho na pasta panels, deve ser só um ficheiro mas eu n me lembro qual, não te preocupes que isso só mostra as funções do adversário.

orienta-me ai a skin entao secalhar é melhor

edit: meti os ficheiros todos na pasta panels e nada nao deu

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...