Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

para treinar uma unica e exclusivamente nova posição nao dá , tens de treinar essa nova posição mais a função . E pelo que tenho visto neste fm raramente os jogadores se adaptam a novas posiçoes ..

Em qualquer posição, o jogador tem sempre associado um conjunto de funções, logo obviamente que ao treinar uma nova posição escolhe-se desde logo a função pretendida.

tu es fdd dizes que da mas nao explicas como, queres obrigar o gajo a procurar, mas entendo é assim é que se aprende :biggrin:

Fazer o quê ? :biggrin: Se é das coisas que estão bem explícitas, é o treino individual na secção... de treino individual :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Penso que o teu avançado pode ficar isolado algumas vezes, apesar do apoio do Criador de Jogo Avançado. Poderias aproveitar o espaço, criado pelo facto do Criador de Jogo Avançado estar mais puxado para o lado direito, para colocar o teu extremo esquerdo como avançado interior com tarefa de suporte e o lateral esquerdo com tarefa de ataque.

Penso que assim, podes criar uma boa dinâmica e aproveitar melhor o espaço do lado esquerdo do campo.

Nos teus laterais, estás a impor que eles cruzem à linha, mas com mentalidade automática, mesmo pedindo para chegar mais longe, pode ser curto. Retirava essa opção, mesmo porque nesta versão do FM os centros na zona da linha de entrada da grande área costumam ser muito eficazes.

Em termos defensivos, penso que tens algumas instruções contraditórias e que podem estar a provocar problemas. Repara:

Baixas a linha defensiva, mas depois pedes para pressionar mais e para evitar a distribuição curta ao GR adversário, o que vai fazer com que a equipa fique mais subida no terreno. Ou seja, a tua equipa está a ficar menos compacta e muito esticada no terreno quando não tem a bola, o que inevitavelmente irá levar a que abra espaços no setor mais recuado.

Por isso, sugeria subir a linha defensiva (ou para o normal ou mesmo para o ligeiramente mais subida) e retirar a opção de evitar a distribuição curta do GR (acho que só deve ser usada em sistemas mais atacantes, com muita pressão).

Não gosto nada de avancado interior, nao me perguntes porque mas para mim tem de ser extremos puros e sem os pes trocado :mrgreen:

Bold2:Então propoes que mantenha a mentalidade automatica mas tirar só a opcao do "cruzamento da linha"?

Quanto a parte final, vou entao por a linha defensiva normal e tirar a distribuicao curta.

E depois tneho muitas duvidas nas instrucoes da marcacao apertada, da pressao, do enfrentar defesa ou nao, manter ou nao posicoes, expressivo ou disciplinado...isto quer colectivamente, quer individualmente

Obrigado!

Editado por Lavrador

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto nada de avancado interior, nao me perguntes porque mas para mim tem de ser extremos puros e sem os pes trocado :mrgreen:

Bold2:Então propoes que mantenha a mentalidade automatica mas tirar só a opcao do "cruzamento da linha"?

Quanto a parte final, vou entao por a linha defensiva normal e tirar a distribuicao curta.

E depois tneho muitas duvidas nas instrucoes da marcacao apertada, da pressao, do enfrentar defesa ou nao, manter ou nao posicoes, expressivo ou disciplinado...isto quer colectivamente, quer individualmente

Obrigado!

A questão é que tendo tu dois extremos ficas com um ataque muito igual. Tens 2 extremos em suporte que cruzam muito e chegam muito tarde à area, conclusão ficas praticamente com só uma ameaça de golo que é o avançado, porque o teu criador de jogo avançado também vem muito atrás fazer jogo.

A ideia é diversificares o ataque tendo, da direita e da esquerda, diferentes soluções de ataque.

Por exemplo, na táctica que estou agora a usar tenho, num esquema 41221:

Avançado Recuado (suporte)

Extremo (suporte)____________________________Ala (Ataque)

MC(Ataque)_______MAA(Suporte)

Ou seja, do lado esquerdo tenho um extremo que abre o jogo, e permite o espaço para o medio de ataque entrar e ser uma ameaça. Do lado direito tenho um avançado a chegar bem cedo à àrea e aproveitar o espaço do avançado Recuado (que também é outra ameaça), e por fim tenho uma terceira vaga de ataque com o médio área-área.

Isto tudo apoiado por dois alas laterais, em modo suporte, mas que têm por defeito a instrução de chegar mais à frente.

Resumindo, muita diversidade. E penso que seja essa a chave para a coisa funcionar bem,

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal gostava que me dessem uma opiniao a cerca da minha cobertura ofensiva, marcava muitos golos mas tambem sofria alguns por conta dos laterais demasiado subidos, testei varias coisas mas nao estava facil de encontrar o equilibrio, sendo que depois eprdia força no ataque e linhas de passe nos flancos, o melhor que consegui foi assim, tenho os laterais a subir alternamente ou seja quando um sobe o outro fica mais descaido um pouco e depois tenho um medio a fechar o espaço entre linhas, a minha duvida é no outro medio se deve ficar a entrada da area ou entrar na area tambem ou ate ficar a dar algum apoio ao medio mais defensivo, o sistema é 442 classico, sugestoes?

OidS33N.jpg

edit: somos os brancos

jogada identica mas no flanco oposto, e aqui obtei por usar o medio mais ofensivo em apoio e nao tao subido, fico apenas com 3 na area, o que acham? assim ou com ele com mais liberdade para atacar? ou usar isso numa variante consuante o resultado?

3TAIyNM.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Depende também da função e tarefa dos extremos, o ideal passa sempre pelos jogadores criarem espaços através das suas movimentações e evitarem ocupar os mesmos espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende também da função e tarefa dos extremos, o ideal passa sempre pelos jogadores criarem espaços através das suas movimentações e evitarem ocupar os mesmos espaços.

sao os dois medios alas de ataque, certo mas quando existe essa criaçao de espaços tambem tem que existir coberturas numa eventual perca de bola haver quem a recupere e era ai que eu estava a pecar, mas acho que ja solucionei, no entato é sempre menos um que poderia aparecer para criar superioridade numerica no ataque, o ideal secalhar seria proecupar-me com esse cobertura consuante a qualidade do adversario e o resultado do jogo, penso eu

Compartilhar este post

Link para o post

tenho os laterais a subir alternamente ou seja quando um sobe o outro fica mais descaido um pouco

Podes partilhar como fizeste isso? Pelas imagens fico com a sensação de que recorreste a marcação específica ao extremo...

o sistema é 442 classico

Já somos dois eheh. A minha batalha agora é meter os PL a pressionar sem ter que usar marcação específica aos MC adversários... Não gosto de os ver "na mama" e os outros que corram.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes partilhar como fizeste isso? Pelas imagens fico com a sensação de que recorreste a marcação específica ao extremo...

Já somos dois eheh. A minha batalha agora é meter os PL a pressionar sem ter que usar marcação específica aos MC adversários... Não gosto de os ver "na mama" e os outros que corram.

mas nao tenho nenhuma marcaçao especifica, a unica maneira que consegui isso foi passar para flexivel e pus os dois laterais atacar, assim quando um subia o outro ficava mais recuado mas perdi muita força ofensiva , desisti da ideia, agora passei para fluido e meti os dois laterais automatico, arriscam um bocado mais mas prefiro assim, ate ver fica assim

isso lamento mas nao consegues, eu ja nao uso marcaçao especifica, mas tambem nao me importo nada que ele esteja a mama, marco muitos golos em contra ataque mesmo pelo facto dele estar a mama lol

Compartilhar este post

Link para o post

marco muitos golos em contra ataque mesmo pelo facto dele estar a mama lol

como jogo com dois gosto que pelo menos um dê uma perninha cá atrás também, nem que seja só para estorvar!

a unica maneira que consegui isso foi passar para flexivel e pus os dois laterais atacar, assim quando um subia o outro ficava mais recuado

eu tenho os meus dois a apoiar e sobem sempre os dois. mesmo com instruções de chegar mais à frente raramente passam dos 70 metros. estou a pensar é em trocar para alas invertidos e deixar os extremos darem largura. assim se calhar até posso meter o médio de apoio a aparecer na área visto que o meio fica mais seguro em caso de contra-ataques

Compartilhar este post

Link para o post

como jogo com dois gosto que pelo menos um dê uma perninha cá atrás também, nem que seja só para estorvar!

eu tenho os meus dois a apoiar e sobem sempre os dois. mesmo com instruções de chegar mais à frente raramente passam dos 70 metros. estou a pensar é em trocar para alas invertidos e deixar os extremos darem largura. assim se calhar até posso meter o médio de apoio a aparecer na área visto que o meio fica mais seguro em caso de contra-ataques

tambem jogo com dois, e tambem pensava assim, ate me aperceber que ter dois a mama da-te bastante golos em contra ataque, visto que o motor de jogo seja qual for a estrategia assim que recuperas a bola quer sair logo para o ataque rapido

pq deves ter fluido ou muito fluido, por isso é que sobem os dois no entanto se passares para flexivel depois nao sobe nenhum estando a apoiar, por isso que meti os dois atacar mas passei para flexivel, mas ja arranjei outra maneira de eles subirem alternadamente, passei a estratategia para contra ataque e meti os dois automatico

Compartilhar este post

Link para o post

boas , uma pergunta : eu quero a minha equipa mais compacta logo convém jogar com a formação fluido/muitofluido certo ? mas com essa formação a equipa apesar de estar mais junta não vai 'inventar' mais visto que tem mais liberdade criativa ?

Compartilhar este post

Link para o post

boas , uma pergunta : eu quero a minha equipa mais compacta logo convém jogar com a formação fluido/muitofluido certo ? mas com essa formação a equipa apesar de estar mais junta não vai 'inventar' mais visto que tem mais liberdade criativa ?

podes sempre pedir para jogarem mais disciplinados se nao queres ter tanta liberdade creativa

Compartilhar este post

Link para o post

podes sempre pedir para jogarem mais disciplinados se nao queres ter tanta liberdade creativa

não ter tanta sim , mas têm sempre alguma né ?

Compartilhar este post

Link para o post

não ter tanta sim , mas têm sempre alguma né ?

sim dependendo da estrategia e da fluidez, quanto mais atacante e mais fluido mais liberdade creativa

Compartilhar este post

Link para o post

sim dependendo da estrategia e da fluidez, quanto mais atacante e mais fluido mais liberdade creativa

mas com a estrategia defender por ex e fluido/muito fluido , os defesas vao apoiar o ataque e vice versa?

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a experimentar uma tactica nova e já cheguei à consistência atacante que queria.. no entanto, penso que poderia melhorar aspectos defensivos e era aqui que precisava da vossa ajuda :mrgreen:

Jogo num 4-3-3, com um MD e 2 AI nas pontas.. Uso também 2 alas completos apoiar, talvez o problema esteja aqui?!

2h4z4ep.jpg

Anyway, experimentei a mesma tactica em duas equipas da Liga Espanhola... Com o Barcelona ganhei: supertaça europeia/espanhola e mundial de clubes. Eliminado na meias da taça espanhola e nas meias da champions pelo city... Com o Valencia, fui regalado para a liga europa onde perdi nas meias com o Tottenham.. e venci a taça de espanha

No entanto é a La Liga que vos quero mostrar:

23kq9at.jpg

Vitória decisiva na última jornada: Barcelona empatou 2-2 em casa e o Valência venceu..

De destacar:

Os jogos entre ambas, terminou 2-2 e 9-1 para o Barcelona (massacre autêntico)

O Valência teve 7 pontos de avanço

Barcelona marcou 107 golos (dos quais 43 foram do Suarez)

Total da época: Neymar = 30g 19 assistencias / Suarez = 52g / 20 assistências / Messi = 39 g / 17 assistências

Alguma sugestão para alterar na tactica?

Editado por Luffy

Compartilhar este post

Link para o post

pq deves ter fluido ou muito fluido,

Jogo muito fluído. O que acontece é que o extremo e o lateral ocupam praticamente o mesmo espaço, daí estar a considerar usar alas invertidos na próxima época. Em termos ofensivos este é o grande defeito do nosso modelo de jogo - a ocupação de espaços laterais, que resulta em falta de opções de passe no centro. Ou o lateral ou o extremo têm que jogar mais por dentro para criar linhas de passe.

Nunca usei alas invertidos, mas suponho que em ataque organizado fique com algo do género:

-----------------------------------------GRL-----------------------------------------

-----------------------------DC ----------------- DC -------------------------------

-------------------DD ------------ MC --------------------- DE--------------------

No momento este tipo de situações é recorrente:

k32IKV7.jpg?1

QQw8Mg2.jpg

O sistema que uso:

BUg07Ro.png

Outras situação a avaliar:

- As funções da dupla atacante pois por um lado o AvR(a) segura a bola mais do que desejaria, mas por outro ocupa exatamente o espaço que pretendo; já o AvR(s) é o oposto, temporiza o jogo como eu pretendo mas joga demasiado adiantado no terreno.

- O médio defensivo ser mais contido, tanto na pressão como nas subidas no terreno.

Aceitam-se sugestões e críticas!

Editado por Klanurth

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Existe a hiptoese de por o Extremo a curtar para dentro como faz o Avancado Inferior? Eu nao quero usar o Avancado Interior porque quero ter na frente um Avancado Completo a atacar. Existe esse hipotese?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Existe a hiptoese de por o Extremo a curtar para dentro como faz o Avancado Inferior? Eu nao quero usar o Avancado Interior porque quero ter na frente um Avancado Completo a atacar. Existe esse hipotese?

Um Extremo não é suposto ter essa prioridade (por isso é que há o Avançado Interior), de qualquer modo com tarefa de ataque, deambular da posição, vai fazer bastante mais do que ir à linha e centrar. Com o movimento preferido Corta para Dentro também adquire esse efeito.

mas com a estrategia defender por ex e fluido/muito fluido , os defesas vao apoiar o ataque e vice versa?

Qualquer táctica com uma mentalidade defensiva pode ser ofensiva e vice-versa.

Faz como o El Capone te disse, usa a instrução Mais Disciplinado, faz com que a liberdade criativa associada a cada função do jogador retorne ao seu nível normal decorrente da fluidez da equipa.

Ando a experimentar uma tactica nova e já cheguei à consistência atacante que queria.. no entanto, penso que poderia melhorar aspectos defensivos e era aqui que precisava da vossa ajuda :mrgreen:

Jogo num 4-3-3, com um MD e 2 AI nas pontas.. Uso também 2 alas completos apoiar, talvez o problema esteja aqui?!

Anyway, experimentei a mesma tactica em duas equipas da Liga Espanhola... Com o Barcelona ganhei: supertaça europeia/espanhola e mundial de clubes. Eliminado na meias da taça espanhola e nas meias da champions pelo city... Com o Valencia, fui regalado para a liga europa onde perdi nas meias com o Tottenham.. e venci a taça de espanha

No entanto é a La Liga que vos quero mostrar:

Vitória decisiva na última jornada: Barcelona empatou 2-2 em casa e o Valência venceu..

De destacar:

Os jogos entre ambas, terminou 2-2 e 9-1 para o Barcelona (massacre autêntico)

O Valência teve 7 pontos de avanço

Barcelona marcou 107 golos (dos quais 43 foram do Suarez)

Total da época: Neymar = 30g 19 assistencias / Suarez = 52g / 20 assistências / Messi = 39 g / 17 assistências

Alguma sugestão para alterar na tactica?

Nem estou a ver que precises de alterar alguma coisa. Podes sim, fazer alterações pontuais durante os jogos consoante as dinâmicas de cada adversário e, para isto, é necessário observar com mais atenção os jogos. Desta forma, manténs a base e fazes as adaptações que forem necessárias.

Eventualmente pode considerar-se o porquê de toda a equipa ter uma mentalidade atacante e sublinho toda.

De resto, os golos sofridos estão bem enquadrados com a realidade da liga espanhola.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem estou a ver que precises de alterar alguma coisa. Podes sim, fazer alterações pontuais durante os jogos consoante as dinâmicas de cada adversário e, para isto, é necessário observar com mais atenção os jogos. Desta forma, manténs a base e fazes as adaptações que forem necessárias.

Eventualmente pode considerar-se o porquê de toda a equipa ter uma mentalidade atacante e sublinho toda.

De resto, os golos sofridos estão bem enquadrados com a realidade da liga espanhola.

Hmm.. não dá para alterar a mentalidade individualmente pois não? Do género, não pôr os defesas todos com essa mentalidade ou o MD

u91xs.jpg

2ª época feita... Com o Barcelona continuei com a mesma tactica mas com o Valência, alterei os alas completos para defesas laterais em automatico..

Destaques: Sofri -12 golos com esta tactica no Valência e fiz -1 ponto que a época anterior

Com o Barcelona, fiz mais 8 pontos e sofri -8 golos.

Na champions , Barcelona perdeu nos quartos e o Valencia nos oitavos.

Na taça de espanha, cheguei à final com o Barcelona e perdi no prolongamento com o Real Madrid.

Editado por Luffy

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal depois de bastantes tentativas actualmente estou a jogar assim:

8DIhQuR.png

VH3sLgt.png

6JJf7Ka.png

2HrDPcY.png

drAktSn.png

9KZmZA3.png

fnKADdM.png

ExfvPaS.png

T9toBAr.png

fyccQjn.png

GBWr9fJ.png

Pedia agora a analise aqui dos peritos da tactica onde posso estar a cometer alguns erros e o que fazer para melhorar, noto que defensivamente somos algo fracos e o ponta de lanca marca muito poucos golos (isto com qualquer equipa).

Depois e ja não querendo abusar, pedia ajuda para criar com base nas ideias desta minha tactica, um 4-4-2 (isto ja seria mais uma mariquice), visto que só consigo por a equipa a jogar minimamente num 4-2-3-1

Outra coisa, os meus centrais estão constantemente amarelados e com notas abaixo de 6.5, alias grande parte dos golos que sofro é devido a eles, têm alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, os meus centrais estão constantemente amarelados e com notas abaixo de 6.5, alias grande parte dos golos que sofro é devido a eles, têm alguma sugestão?

Desarme agressivo causa mais faltas e, consequentemente, mais amarelos.

Marcação apertada faz com que o jogador seja arrastado da posição para acompanhar quem cai na sua zona de marcação, abrindo espaços centrais que podem ser explorados.

Editado por Klanurth

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo muito fluído. O que acontece é que o extremo e o lateral ocupam praticamente o mesmo espaço, daí estar a considerar usar alas invertidos na próxima época. Em termos ofensivos este é o grande defeito do nosso modelo de jogo - a ocupação de espaços laterais, que resulta em falta de opções de passe no centro. Ou o lateral ou o extremo têm que jogar mais por dentro para criar linhas de passe.

Nunca usei alas invertidos, mas suponho que em ataque organizado fique com algo do género:

-----------------------------------------GRL-----------------------------------------

-----------------------------DC ----------------- DC -------------------------------

-------------------DD ------------ MC --------------------- DE--------------------

No momento este tipo de situações é recorrente:

O sistema que uso:

Outras situação a avaliar:

- As funções da dupla atacante pois por um lado o AvR(a) segura a bola mais do que desejaria, mas por outro ocupa exatamente o espaço que pretendo; já o AvR(s) é o oposto, temporiza o jogo como eu pretendo mas joga demasiado adiantado no terreno.

- O médio defensivo ser mais contido, tanto na pressão como nas subidas no terreno.

Aceitam-se sugestões e críticas!

se puseres procurar sobreposiçoes o extremo sempre que sentir que o lateral se aproxima vem para dentro e da o corredor ao lateral

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...