Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tommy, já experimentaste todas as funções e continua o mesmo? Eu acho que não xD Mete o médio na posição Central, função pode ser qualquer uma como por ex. Um cjr a apoiar.

NoRemorse82 eu normalmente na primeira semana meto a treinar a aptidão tb posso pôr mais uma mas acho que chega, na outra treino coesão e na outra táticas até a equipa está familiarizada com a tática, e no treino para o jogo sempre táticas de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

A jogar numa equipa fraca e num 4-3-3 o que é que aconselham para aumentar a criação de oportunidades? A equipa já joga mal o que é um problema, mas para além disso são completamente incapazes de fazer a bola chegar ao ponta-de-lança ou a qualquer outro jogador dentro da área, sem ser por lançamentos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Como posso corrigir esta situação em que o médio mais defensivo se cola aos centrais na saída de bola?

A bola vai circular entre o outro central até ao lateral.

O Cristante (24) encosta-se ao central em vez de dar linha de passe naquela zona que pretendo.

A bola chega ao Guedes e o Cristante continua em cima do central queimando uma linha de passe.

vai la ver nos momentos preferidos se nao tem a dizer que ele vem buscar jogo, em que funçao esta a jogar o teu medio defensivo?

que treino aconselham na pré temporada??

e durante a época??

Obrigado

ha sites que dizem que na pre epoca deve ser aptidao e tacticas para o jogo mas como tenho sempre receio das lesoes uso, equilibrado e tacticas para o jogo

durante a epoca estou a usar equilibrado e movimento atacante

O meus laterais juntam-se muito aos centrais, depois a bola cai na lateral, e é um problema porque aparece o extremo e o lateral do adversário. Tenho os laterais a DAD e DAE, com a instrução de ala completo.

isso acontece pq quando um lateral sai a pressionar o central vem fazer a dobra e e outro lateral acab por ter que ir fazer de central e isso abre um buraco no flanco oposto, exprimenta baixar a pressao nos laterais, eu falei sobre isso no primeiro post, no entanto isso acontecia-me muito era na BETA, na versao final deixou de me acontecer

A jogar numa equipa fraca e num 4-3-3 o que é que aconselham para aumentar a criação de oportunidades? A equipa já joga mal o que é um problema, mas para além disso são completamente incapazes de fazer a bola chegar ao ponta-de-lança ou a qualquer outro jogador dentro da área, sem ser por lançamentos, etc.

secalhar estas a pedir-lhes para se seguraram demasiado a bola

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

isso acontece pq quando um lateral sai a pressionar o central vem fazer a dobra e e outro lateral acab por ter que ir fazer de central e isso abre um buraco no flanco oposto, exprimenta baixar a pressao nos laterais, eu falei sobre isso no primeiro post, no entanto isso acontecia-me muito era na BETA, na versao final deixou de me acontecer

Não é esse o problema, o problema é que ficam os 4 juntinhos, os centrais e os laterias, não é uma questão de um ir dobrar o outro. Andei a mexer e parece estar melhor qualquer coisa. Agora outra coisa é que os extremos não estão a ajudar muito, se o lateral adversário subir muito, desequilibra-me logo, tenho os extremos como avançado interior, nas opções individuais não vejo grande coisa que possa mudar para eles ajudarem. Se não der mesmo, como posso meter os MC a ajudar na lateral?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é esse o problema, o problema é que ficam os 4 juntinhos, os centrais e os laterias, não é uma questão de um ir dobrar o outro. Andei a mexer e parece estar melhor qualquer coisa. Agora outra coisa é que os extremos não estão a ajudar muito, se o lateral adversário subir muito, desequilibra-me logo, tenho os extremos como avançado interior, nas opções individuais não vejo grande coisa que possa mudar para eles ajudarem. Se não der mesmo, como posso meter os MC a ajudar na lateral?

os teus laterais tem a opçao encurtar linhas? das duas tres ou baixas o extremo para medio ala, ou metes o extremo a marcar o letaral homem a homem apertado, ou entao baixas o extremo para uma mentalidade menos atacante, para beteres um mc a ajudar na lateral penso que basta ele estar com funçao defensiva

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

secalhar estas a pedir-lhes para se seguraram demasiado a bola

Sim, é uma tática de pseudo-posse, ou seja, tem as características gerais de uma tática de posse, mas com as alterações próprias para uma equipa mais limitada (eg nada de funções específicas, linha defensiva mais recuada, largura da equipa varia, etc). A nível defensivo temos estado bem, a nível ofensivo é que não se produz nada de nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é uma tática de pseudo-posse, ou seja, tem as características gerais de uma tática de posse, mas com as alterações próprias para uma equipa mais limitada (eg nada de funções específicas, linha defensiva mais recuada, largura da equipa varia, etc). A nível defensivo temos estado bem, a nível ofensivo é que não se produz nada de nada.

resta saber se é uma tactica de posse que quer marcar golos ou uma tactica de posse que so quer guardar a bola...mostra la SS da tactica

Compartilhar este post

Link para o post

Como posso corrigir esta situação em que o médio mais defensivo se cola aos centrais na saída de bola?

A bola vai circular entre o outro central até ao lateral.

O Cristante (24) encosta-se ao central em vez de dar linha de passe naquela zona que pretendo.

A bola chega ao Guedes e o Cristante continua em cima do central queimando uma linha de passe.

Já tentei posições e funções diferentes mas não consigo resolver o problema.

Na primeira época joguei com o médio na posição de médio defensivo com as funções médio recuperador de bolas defender/apoiar e construtor de jogo recuado defender/apoiar mas nenhuma das 4 opções teve o efeito desejado.

Nesta época estou a testar o médio mais defensivo na posição de médio centro e com a função de construtor de jogo recuado a defender mas como vêm o problema mantém-se.

Verifica os movimentos preferidos do jogador

O único conselho a dar é partilhares imagens da táctica.

Podes sempre baixar os avançados interiores para a posição de médios e utilizá-los como médios-ala. É preciso ter sempre em consideração vários factores, como a formação de equipa, função e tarefa do jogador, mas no "slot" de médios vão, obviamente, ajudar mais a defender. Não esquecer que o esquema táctico que vês quando fazes a táctica diz respeito, única e exclusivamente, à forma como a equipa se posiciona a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

os teus laterais tem a opçao encurtar linhas? das duas tres ou baixas o extremo para medio ala, ou metes o extremo a marcar o letaral homem a homem apertado, ou entao baixas o extremo para uma mentalidade menos atacante, para beteres um mc a ajudar na lateral penso que basta ele estar com funçao defensiva

Eu queria mais isso, porque os extremos dão-me muitos golos, e é um tipo de jogo que gosto, usar os extremos quase como 2 avançados. Eu já tinha experimentado mete-los com marcação apertada, mas como posso meter a marcar homem a homem? Não me aparece isso

Compartilhar este post

Link para o post

Está aí em cima, Michael.

Não se sabe quais as funções e tarefas dos jogadores, mas estás a retirar opções à equipa ao Explorar apenas o Meio. Driblar Menos, Manter as Posições também não ajuda em nada, basicamente os adversários têm a tarefa facilitada.

Eu queria mais isso, porque os extremos dão-me muitos golos, e é um tipo de jogo que gosto, usar os extremos quase como 2 avançados. Eu já tinha experimentado mete-los com marcação apertada, mas como posso meter a marcar homem a homem? Não me aparece isso

Só aparece quando já estás no menu do jogo que vais disputar, caso querias manter as marcações precisas, nessa altura, de voltar a gravar táctica para que nos jogos seguintes já sem assumidas automaticamente. Não esquecer que uma marcação h*h precisa de muitos mais equilíbrios, compensações, porque o jogador ao marcar especificamente o jogador, abandona a posição e deixa um espaço livre que pode ser explorado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Gostava de saber a opinião aqui do pessoal sobre a minha tática e pedir alguma ajuda para a tornar melhor.

O meu problema tem sido os jogos europeus. Fiquei em último num grupo com D.Kiev, Arsenal e Monaco, mas no campeonato tenho 12J-11V-1E 27 GM e 3GS e 5 pontos de avanço sobre 2º. Na champions a equipa fica muito frágil e as equipas conseguem facilmente passar pelos meus defesas.

Relativamente ao meu trinco, que já foi médio defensivo, construtor de jogo recuado e médio recuperador de bolas.... eu não sei mesmo o que fazer com ele. Ele acaba sempre com nota a variar entre 6.5 e 6.9, será que passa o jogo sem fazer nada? Como o posso tornar mais útil? Parece que só quem contribui para fazer golos é que sofre uma alteração na nota, até os centrais por vezes se ficam pelos 6.9. Deve ser de ter pouco trabalho.

IYCVIFF.jpg

faZ6iwc.jpg

Esta em baixo é uma tática que estou a tentar montar em contra-ataque

RhVcPSa.jpg

A formação é exatamente a mesma, a única alteração, são os laterais, que meti como defesas laterais automáticos.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se sabe quais as funções e tarefas dos jogadores, mas estás a retirar opções à equipa ao Explorar apenas o Meio. Driblar Menos, Manter as Posições também não ajuda em nada, basicamente os adversários têm a tarefa facilitada.

ixOEQcG.png

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Gostava de saber a opinião aqui do pessoal sobre a minha tática e pedir alguma ajuda para a tornar melhor.

O meu problema tem sido os jogos europeus. Fiquei em último num grupo com D.Kiev, Arsenal e Monaco, mas no campeonato tenho 12J-11V-1E 27 GM e 3GS e 5 pontos de avanço sobre 2º. Na champions a equipa fica muito frágil e as equipas conseguem facilmente passar pelos meus defesas.

Relativamente ao meu trinco, que já foi médio defensivo, construtor de jogo recuado e médio recuperador de bolas.... eu não sei mesmo o que fazer com ele. Ele acaba sempre com nota a variar entre 6.5 e 6.9, será que passa o jogo sem fazer nada? Como o posso tornar mais útil? Parece que só quem contribui para fazer golos é que sofre uma alteração na nota, até os centrais por vezes se ficam pelos 6.9. Deve ser de ter pouco trabalho.

A formação é exatamente a mesma, a única alteração, são os laterais, que meti como defesas laterais automáticos.

Obrigado.

A Liga Portuguesa é muito pouco competitiva face aos três grandes, portanto, nestes jogos não se vão notar tanto os problemas da equipa. Em jogos europeus, a conversa é outra e as debilidades são mais facilmente expostas.

Logo à partida, se o teu médio do lado direito tem uma tarefa de ataque a tua equipa fica mais débil porque o lateral também tem uma tarefa de ataque, portanto, podes passar o lateral para Ala (apoiar) e do lado esquerdo o Ala (apoiar) passa a Lateral (atacar) precisamente porque o médio do lado esquerdo tem menos balanceamento ofensivo. Eventualmente, ao fazer esta troca podes trocar também as tarefas dos avançados interiores. Depois é o problema recorrente de retirar opções à equipa: a organização ofensiva é feita exclusivamente pelo meio, com um ritmo de jogo baixíssimo (se bem que na segunda imagem melhora esta parte).

P.S. : Esqueci-me de dizer que pontuações entre 6,5 e 6,9 são boas pontuações, portanto nada a apontar.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

assim nunca mais la chegas a baliza...olha so a quantidade de instruçoes que tens de posse de bola:

pouca intensidade

procurar sobreposiçoes

levar a bola ate a area

manter a posse

controlar

fintar menos

para que isso tudo?? pq jogar pelo meio de ja estas a jogar fechado??

depois de enviares a equipa para jogo vais as instruçoes do jogador e tens la a opçao para escolheres o jogador adversario que queres que esse jogador va marcar, ja tiro um print e mostro-te

Olá,

Obrigado.

demasiadas instruçoes de posse de bola, tens que encontrar um equilibrio nem muito ao mar nem muito a terra

edit: tens uma equipa TOP, isso é para limpar ja tudo :prayer:

michael ainda ha aquela cena de aumentar o tamanho da bola?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

assim nunca mais la chegas a baliza...olha so a quantidade de instruçoes que tens de posse de bola:

pouca intensidade

procurar sobreposiçoes

levar a bola ate a area

manter a posse

controlar

fintar menos

para que isso tudo?? pq jogar pelo meio de ja estas a jogar fechado??

depois de enviares a equipa para jogo vais as instruçoes do jogador e tens la a opçao para escolheres o jogador adversario que queres que esse jogador va marcar, ja tiro um print e mostro-te

demasiadas instruçoes de posse de bola, tens que encontrar um equilibrio nem muito ao mar nem muito a terra

edit: tens uma equipa TOP, isso é para limpar ja tudo :prayer:

michael ainda ha aquela cena de aumentar o tamanho da bola?

Acho que já não, não me lembro se usei no FM15, mas parece-me que a bola já não é tão pequena como antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael e Capone. Já mexi um pouco nas tarefas e dei mais liberdade à equipa, quanto à temporização e passe.

Porque é que há muita gente aqui a usar laterais automáticos?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael e Capone. Já mexi um pouco nas tarefas e dei mais liberdade à equipa, quanto à temporização e passe.

Porque é que há muita gente aqui a usar laterais automáticos?

Das duas uma, porque fica assim por omissão e nem sequer repararam ou simplesmente pretendem que a mentalidade dos laterais se adapte à mentalidade da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Tommy, já experimentaste todas as funções e continua o mesmo? Eu acho que não xD Mete o médio na posição Central, função pode ser qualquer uma como por ex. Um cjr a apoiar.

Não experimentei posições/funções mais ofensivas porque pretendo um médio de características mais defensivas.

Verifica os movimentos preferidos do jogador

Nenhum dos médios mais defensivos que uso tem esse movimento preferido. No caso específico, o Cristante só tem o movimento de "tentar desmarcar os colegas".

vai la ver nos momentos preferidos se nao tem a dizer que ele vem buscar jogo, em que funçao esta a jogar o teu medio defensivo?

Como eu disse:

Nesta época estou a testar o médio mais defensivo na posição de médio centro e com a função de construtor de jogo recuado a defender mas como vêm o problema mantém-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Não experimentei posições/funções mais ofensivas porque pretendo um médio de características mais defensivas.

Nenhum dos médios mais defensivos que uso tem esse movimento preferido. No caso específico, o Cristante só tem o movimento de "tentar desmarcar os colegas".

Como eu disse:

Fazes ao contrário, treinas movimentos preferidos para que se posicione mais à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso mesmo da vossa ajuda pois tou a ficar com um melão desgraçado. Ofensivamente até ja atinei com a tatica, a equipa ataca bem pelo espaço e até é eficaz na finalizacção, agora na defesa, fds tou-me a passar. É que literalmente mamo golos de todas as formas e feitios, sofro sempre golos em todos os jogos. Ou é de contra ataque, ou os laterais são acéfalos e não sabem principios básicos de jogo, ou de canto, ou de bola parada, ou o Moreirense faz uma jogada digna de um Barcelona do Guardiola, os meus jogadores parece que teem medo de lhes tirar a bola. Nem que seja o Nogueirense e esteja a dar 7-0 o computador tem sempre o seu golinho de honra, faz sempre o 7-1 ou o 7-2. O que é que eu posso melhorar na defesa? (e no ataque, eu tou a gostar mas se tiverem dicas para melhorar sao sempre bem vindas)

uQd7nH0.png

31hH6HQ.png

Compartilhar este post

Link para o post

Podes colocar o MC com tarefa defensiva.

Não há maneira do pessoal entender que em esquemas com dois médios, estes precisam de fazer muito trabalho defensivo. Se um deles deixa estas tarefas para ter mais fôlego ofensivo, o meio-campo ressente-se e, por consequência, a equipa é castigada. Depois acresce que a IA faz alterações durante os jogos, se não adaptam a equipa a essas mudanças, é natural que surja um golito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...