Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

3mBBIpv.png

Criei esta tatica com o intuito de ter alguma posse de bola( 57/60), queria tbm uma equipa ofensiva e objetiva....

Pelos resultados parece-me que algo nao esta correto, acabei de levar uma goleada do benfica em casa..

Pensei em colocar o MD com a funçao contrutor de jogo recuado - defendar pra ser mais confortavel para o ruben neves mas fico na duvida sobre a funçao que deve ter o MC esquerdo ...

Agradecia que me ajudasse a ver o que está mal ...

Obrigado desde ja

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu dizes parece sempre tão bem na teoria mas depois é tão difícil de implementar... :mrgreen:

que parte ?

O que está mal são 6 tarefas de ataque numa mentalidade ofensiva. Começa por equilibrar as coisas, 3 tarefas defensivas, 4 tarefas de apoio, 3 tarefas de ataque. Mais apoios facilitam mais circulação de bola (dado que os jogadores são mais renitentes a afastarem-se dos colegas), tarefas de ataque proporcionam mais verticalidade ao teu jogo (movimento do jogador sem bola, o antigo Correr de Fundo)

Compartilhar este post

Link para o post

O CJA não vai dar essa verticalidade (movimento sem bola), simplesmente torna-se um pouco mais individualista e posiciona-se ligeiramente mais subido do que em apoio. Os movimentos preferidos do jogador têm, obviamente, impacto no seu comportamento.

O Ala não fica desacompanhado por causa dos médios, a ligação entre sectores não é apenas feita entre defesa e ataque, o meio-campo é sempre a parte vital da equipa.

Obrigado. :compinchas:

Só mais uma pergunta, dar instruções ao AI e ao Ramdeuter para rematarem menos não vai influenciar situações em que eles apareçam ao segundo poste, certo? Ou seja, eu pretendo que eles rematem menos no momento em que avançam com a bola, mas não quero que deixem de aproveitar os cruzamentos ao 2º poste.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. :compinchas:

Só mais uma pergunta, dar instruções ao AI e ao Ramdeuter para rematarem menos não vai influenciar situações em que eles apareçam ao segundo poste, certo? Ou seja, eu pretendo que eles rematem menos no momento em que avançam com a bola, mas não quero que deixem de aproveitar os cruzamentos ao 2º poste.

Rematar menos faz com que o jogador tome menos decisões arriscadas, ou seja, em situações de ângulo fechado, remates de longe e outras decisões o jogador deve preferir por situações mais claras de golo. Se o jogador aparece perto do segundo poste, não me parece que vá ficar à espera de alguém para fazer outro passe :)

Compartilhar este post

Link para o post

Rematar menos faz com que o jogador tome menos decisões arriscadas, ou seja, em situações de ângulo fechado, remates de longe e outras decisões o jogador deve preferir por situações mais claras de golo. Se o jogador aparece perto do segundo poste, não me parece que vá ficar à espera de alguém para fazer outro passe :)

Foi o que eu pensei. Obrigado. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, implementei um 4-4-2 no sporting mas estou com dificuldades a atinar com as intruçoes à dupla de avançados embora tenha tido resultados positivos, quais aconselham melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, implementei um 4-4-2 no sporting mas estou com dificuldades a atinar com as intruçoes à dupla de avançados embora tenha tido resultados positivos, quais aconselham melhor?

Não existe isso do "melhor", depende sempre do que pretendes dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe isso do "melhor", depende sempre do que pretendes dos jogadores.

Jogo com Slimani a PL fixo e Gutierrez a avançado completo. O que eu pretendo é que um deles baixe mais para ajudar na construçao ofensiva a laterizar e o outro esteja mais fixo, jogue de costas para a baliza e seja mais de finalizar as jogadas. Tambem ja experimentei a jogar com jogador alvo e falso nove, mas acho que nao combina bem

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo com Slimani a PL fixo e Gutierrez a avançado completo. O que eu pretendo é que um deles baixe mais para ajudar na construçao ofensiva a laterizar e o outro esteja mais fixo, jogue de costas para a baliza e seja mais de finalizar as jogadas. Tambem ja experimentei a jogar com jogador alvo e falso nove, mas acho que nao combina bem

Se queres um avançado que baixe mais as opções serão Falso 9 ou Avançado Recuado; o mais fixo passará por PL ou PL Fixo

Compartilhar este post

Link para o post

Podes manter o Slimani a Ponta de lanca ( atacar) e usar o Teo como falso 9 ou avançado recuado ( apoiar)

E treina o Teo para nos movimentos preferidos ter para vir buscar jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres um avançado que baixe mais as opções serão Falso 9 ou Avançado Recuado; o mais fixo passará por PL ou PL Fixo

Podes manter o Slimani a Ponta de lanca ( atacar) e usar o Teo como falso 9 ou avançado recuado ( apoiar)

E treina o Teo para nos movimentos preferidos ter para vir buscar jogo

Mas o Teo assim vai ser um jogador que nao finaliza quase nada certo?

Vou treinar o teo nesse movimento, obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Teo assim vai ser um jogador que nao finaliza quase nada certo?

Vou treinar o teo nesse movimento, obrigado

Ajuda na construção e tambem aparece na área para finalizar, no entanto não vai ser a principal referência de área, mas para isso já tens o Slimani

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde alguém consegue-me arranjar umas bases do Braga deste ano? É que penso que é um esquema que bem trabalhado pode dar frutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um jogo num 442 clássico em que a combinação do meio campo era MRB (def) e MAA (ap), não consegui fazer grande coisa na primeira parte. Ao intervalo troquei para MRB (ap) e MC (def) e achei bem mais equilibrado, consegui dominar completamente o jogo a partir daí.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca tive tantas dificuldades num FM:

NXf3bHc.png

O que mudar? Sou lider do campeonato mas crio pouquissimas oportunidades e marco poucos golos. Alem disso defensivamente é uma casa a arder

Caí para a LE onde fui eliminado contra o D. Kiev logo nos 16avos.

Os jogadores: 4 3 3

DE - Ala completo atacar

DD - Defesa lateral apoiar

MD - Médio defensivo apoiar

MC - Médio recuperador de bolas apoiar

MC - Construtor de jogo avançado atacar

EE - Construtor de jogo avançado apoiar com movimentos interiores

ED - Avançado interior atacar

PL - Avançado completo apoiar

Editado por Teddy Westside

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um jogo num 442 clássico em que a combinação do meio campo era MRB (def) e MAA (ap), não consegui fazer grande coisa na primeira parte. Ao intervalo troquei para MRB (ap) e MC (def) e achei bem mais equilibrado, consegui dominar completamente o jogo a partir daí.

Tantas vezes que se diz que os dois médios têm que ser mais posicionais :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca tive tantas dificuldades num FM:

O que mudar? Sou lider do campeonato mas crio pouquissimas oportunidades e marco poucos golos. Alem disso defensivamente é uma casa a arder

Caí para a LE onde fui eliminado contra o D. Kiev logo nos 16avos.

Os jogadores: 4 3 3

DE - Ala completo atacar

DD - Defesa lateral apoiar

MD - Médio defensivo apoiar

MC - Médio recuperador de bolas apoiar

MC - Construtor de jogo avançado atacar

EE - Construtor de jogo avançado apoiar com movimentos interiores

ED - Avançado interior atacar

PL - Avançado completo apoiar

desde logo, jogar com a defesa acima do normal na linha defensiva, e não a usar em linha é pedir para ser comido. Depois tens um lateral a atacar, outro em apoio, o médio defensivo a apoiar e não a defender, e um médio recuperador de bola em apoio, logo vais ter muitas dificuldades em ter coesão defensiva e os centrais vão ficar sozinhos muitas vezes nos contra-ataques dos outros. Convém ter sempre pelo menos 3 jogadores exclusivamente em tarefas defensivas. Não recomendo usar um médio recuperador num 433 quando já se usa um 6. Só reparei agora, mas ala completo a atacar numa defesa a 4 sem um médio propriamente defensivo é suícidio a jogar fora de casa :mrgreen:

Depois, se o CJA-A tiver do mesmo lado do AI-A, vão cair sempre no espaço um do outro e atrapalhar-se um outro.

Jogar em ataque rápido sem extremos é uma má ideia. Se queres jogar com avançados interiores e ou CJA no sítio dos extremos, recomendo-te uma futebol mais pausado e uma estratégia controlar ou normal, pelo menos no início dos jogos. E há cenas como teres um defesa lateral a apoiar um avançado interior a atacar que levam que os jogadores fiquem muito longe uns dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com sérias dificuldades de fazer meu Valencia engrenar.

Dois anos longe do FM e senti algumas mudanças ao que era habituado e isso está atrapalhando ainda mais.

Alguém conseguiria me dar dicas de como fazer o time fluir?

Tive alguns jogos fáceis na liga que não consegui ganhar....

http://postimg.org/image/9z6fyqhqx/

http://postimg.org/image/yt3qpnsax/

Tens que ser mais específico sobre as sérias dificuldades.

De qualquer modo, os laterais não tem vocação ofensiva por causa da Mentalidade, portanto, a equipa perde por causa do extremos reterem à bola à espera da sobreposição que demora muito a chegar. A equipa pode estar demasiado presa por falta de liberdade movimentos, ainda por cima jogas com bolas longas (excepção aos defesas)

Compartilhar este post

Link para o post

boas, estou no meu 1º save deste FM e vou para a 5ª época. Tenho esta panca por sistemas de 3 defesas mas neste fm não tenho conseguido implementá-los.

A minha ideia, até porque tenho uma equipa bastante forte e com jogadores que considero serem bastante indicados para aquilo que quero.

O sistema é um 3-4-2-1 ( com dois médios defensivos e 2 ofensivo)

Ideias-Chave do sistema:

- Posse de Bola

- Equipa muito larga com bola e com profundidade

- Pressão muito alta de forma a passar mais tempo no meio-campo adversário

Posições e Funções

GR - Libero - Como se pretende um sistema com muita posse, quer-se um GR Ofensivo (tenho o De Gea mas se calhar vou trocá-lo)

DCD e DCE - Defesas Técnicos que pretendo que assumam a 1ª fase em condução e que arrisquem nos passes (tenho Laporte, Wimmer e Bartra)

DC - A funcionar mais na cobertura e arriscar menos

MDCD e MDCE - Estão os dois com função de regista, pretendo que eles sejam os construtores de jogo, que tenham a capacidade de passe necessária para variar o estilo de jogo apoiado (tenho o R. Neves, Bentaleb e Hojbjerg)

MD e ME - Aqui pretendo que sejam estes dois homens a dar largura ao jogo e que tenham um drible muito forte e velocidade de forma a conseguirem desequilibrar na linha (tenho o Coman, Douglas Costa)

MOCD e MOCE - Quero que eles tenham movimentos de ruptura nas costas da defesa e não sei que função lhes meto. por enquanto estão como avançado sombra (tenho Mata, Oliver, Coric, Lamela, Asensio, Gnabry, mas não me parecem indicados, alguns já estão a treinar para médios defensivos)

PL - Quero jogue em apoio, que saia da posição para dar espaço aos médios ofensivos e confundir marcações (Uso Depay, Embolo ou Origi)

Problemas que encontro:

- Centrais não dão largura nenhuma

- Médios Defensivos pouco participativos

- Médios Ofensivos não fazem desmarcações nas costas

- E o maior problema é que sofro sempre golo por causa de não ter laterais a marcar os extremos adversários. Como consigo contrariar este problema sem usar laterais?

Compartilhar este post

Link para o post

boas, estou no meu 1º save deste FM e vou para a 5ª época. Tenho esta panca por sistemas de 3 defesas mas neste fm não tenho conseguido implementá-los.

A minha ideia, até porque tenho uma equipa bastante forte e com jogadores que considero serem bastante indicados para aquilo que quero.

Ideias-Chave do sistema:

- Posse de Bola

Posições e Funções

GR - Libero - Como se pretende um sistema com muita posse, quer-se um GR Ofensivo (tenho o De Gea mas se calhar vou trocá-lo)

DCD e DCE - Defesas Técnicos que pretendo que assumam a 1ª fase em condução e que arrisquem nos passes (tenho Laporte, Wimmer e Bartra)

MDCD e MDCE - Estão os dois com função de regista, pretendo que eles sejam os construtores de jogo, que tenham a capacidade de passe necessária para variar o estilo de jogo apoiado (tenho o R. Neves, Bentaleb e Hojbjerg)

MD e ME - Aqui pretendo que sejam estes dois homens a dar largura ao jogo e que tenham um drible muito forte e velocidade de forma a conseguirem desequilibrar na linha (tenho o Coman, Douglas Costa)

MOCD e MOCE - Quero que eles tenham movimentos de ruptura nas costas da defesa e não sei que função lhes meto. por enquanto estão como avançado sombra (tenho Mata, Oliver, Coric, Lamela, Asensio, Gnabry, mas não me parecem indicados, alguns já estão a treinar para médios defensivos)

PL - Quero jogue em apoio, que saia da posição para dar espaço aos médios ofensivos e confundir marcações (Uso Depay, Embolo ou Origi)

Problemas que encontro:

- E o maior problema é que sofro sempre golo por causa de não ter laterais a marcar os extremos adversários. Como consigo contrariar este problema sem usar laterais?

mais pressao e marcaçao apertada

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que ser mais específico sobre as sérias dificuldades.

De qualquer modo, os laterais não tem vocação ofensiva por causa da Mentalidade, portanto, a equipa perde por causa do extremos reterem à bola à espera da sobreposição que demora muito a chegar. A equipa pode estar demasiado presa por falta de liberdade movimentos, ainda por cima jogas com bolas longas (excepção aos defesas)

As sérias dificuldades seriam mais na parte tática mesmo.

Apesar de estar sofrendo muito com lesões....Mas a parte tática que vem complicando.

Liberdade de movimento ok.

Quanto aos laterais, fiquei receoso de deixar ambos atacarem.

Auto na minha ideia faria um revezamento entre eles....

Mas com um volante marcador e os dois criadores com capacidade de ajudar a defesa, creio que posso deixar os laterais mais ofensivos.

Como ala talvez???

Realmente estou com dificuldades nessa versão...

Nas anteriores conseguia ler o jogo mais facilmente. Mas também começava na liga brasileira, o que facilita a adaptação.

Compartilhar este post

Link para o post

ok eu estou a ficar ligeiramente (MUITO) frustrado com este fm...estou estou! lol

É que os jogadores parece não responderem a nada...é ridículo... já fiz vários jogos contra equipas mais pequenas e mesmo assim jogam melhor do que a minha equipa...

E sim, disse equipas pequenas porque já nem quero falar nas outras....

e perder com molde fora e basel em casa já é bater no fundo mesmo...

acho que vou esperar que haja alguma novidade com este motor de jogo porque isto está a tornar-se um pouco annoying!

Compartilhar este post

Link para o post

DxSLoWh.png

kDT5Q2A.png

Atacante e fluido

O meu problema esta na posição "10" o jogador tem quase sempre uma classificação inferior a 6,5 e o meu avancado seja ele qual for raramente marca golos. A tactica em si funciona pois ja fui campeão com o Benfica com relativa facilidade, tenho é estes 2 problemas, alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Ideias-Chave do sistema:

- Posse de Bola

Posições e Funções

Problemas que encontro:

Falta o fundamental: Mentalidade, Formação de Equipa, Funções e Tarefas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...