Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

O que me parece, e que também me já foi dito aqui, julgo que pelo el_capone, é que os teus jogadores têm poucas opções para criar oportunidades e tornam-se previsíveis e fáceis de contrariar.

Se a equipa joga muito lentamente, sempre em passe e curto, sempre a partir da defesa, corre poucos riscos com a bola, espera sempre pela entrada na área para rematar, ainda por cima se os mandas jogar estáticos, a tua equipa vai tentar entrar sempre da mesma forma e pelos mesmos sítios.

Isto conjugado com a mania do Miles de que a tua equipa tem de ser menos eficaz que a do adversário, porque um humano é mais inteligente do que o computador, faz com que seja difícil marcares.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal precisava de ajuda ! sou novo nisto de criar taticas !

Eu queria uma tactica com boa posse de bola , a minha equipa é o braga ! eu vou conseguindo ter posse de bola , mas os resultados sao muito maus , sofro muitos remates e faço poucos ! se me pudessem dar umas dicas

Tactica:

instruções:

desde ja obrigado !

Desta vez vamos experimentar ao contrário: explica a tua lógica ao atribuires todo esse conjunto de instruções, mentalidade e formação de equipa, bem como as funções e tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto.

Eu como referi percebo pouco de fm, apesar de já ter aprendido várias coisas. Se a tua equipa joga muito com a mudança de flanco acontecer, encurta mais as linhas. Por vezes a mudança de flancos, estraga muitas oportunidades de ataque e torna o jogo muito complacente. Eu reparei nisso após fazer uns jogos, em que a minha equipa mudava mais vezes o flanco sem sentido do que eu pretendia.

Depois é a escolhe da posição dos jogadores, essa para mim é a parte mais complicado no FM. É aí que ainda não cheguei... Se tens x jogadores tens que jogar uma mentalidade y. Quero isto dizer, que se tiveres várias posições ao qual são 'novas' (Regista, AV Sombra, etc..) tem uma determinada formação.

Eu jogo com um CJA, AS e um OA. Ainda não percebi bem que mentalidade hei de usar.

Tens aí users que são uns Peps nesta brincadeira, eles vão te ajudar de certeza.

;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, ok...erro meu. :mrgreen:

Quando vier do gym deixo isso aí.

mecheste na posiçao dos jogadores nos cantos? exprimenta la deixares por defeito e fazeres tres jogadas diferentes, 1º poste 2º poste e pequena area , elas depois vao rodando entre si durante o jogo

quem é que vinha ajudar ate perto da tua area e em que situaçao?

Sim, mexi. Aqui está SS:

RVBhrPT.jpg

Vinham os meus dois avançados, vinham até atrás (perto da área basicamente). Agora ficam sempre lá estáticos com os DC's adversários.

Editado por WormboY

Compartilhar este post

Link para o post

aoL0laf.jpg

Alguém me explica o facto de encontrar esta belíssima imagem... Tenho 4 jogadores na zona de finalização. Antes não estava a conseguir fazê-lo.

Mudei o Jonas para AC e o Mitro também está AC. Subi o Nelson para Ala e o Guedes para extremo. O R. Sanches a Box-to-Box.

Mentalidade: Fluído e Controlar.

É devido a estas mudanças?

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente, depende do enquadramento dessa imagem dado que o jogo é dinâmico e não estático como as imagens :) Dá-me a sensação que o Estoril está em transição defensiva e a equipa está desposicionada face à transição ofensiva do Benfica.

Sim, mexi. Aqui está SS:

Vinham os meus dois avançados, vinham até atrás (perto da área basicamente). Agora ficam sempre lá estáticos com os DC's adversários.

Muitos jogadores na frente, a equipa adversária ganha a bola, sai rápido com 4 ou 5 jogadores e depois são as equipas da IA que são mais eficazes.

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente, depende do enquadramento dessa imagem dado que o jogo é dinâmico e não estático como as imagens :) Dá-me a sensação que o Estoril está em transição defensiva e a equipa está desposicionada face à transição ofensiva do Benfica.

Muitos jogadores na frente, a equipa adversária ganha a bola, sai rápido com 4 ou 5 jogadores e depois são as equipas da IA que são mais eficazes.

Nunca (até agora) sofri golo de contra-ataque através de canto ofensivo. Contudo, tal como já disse, também raramente marco (2 golos). :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Há coisas que me andam a fazer uma grande confusão:

- Um extremo defensivo não pode fazer marcação apertada porquê ?

Nunca (até agora) sofri golo de contra-ataque através de canto ofensivo. Contudo, tal como já disse, também raramente marco (2 golos). :biggrin:

É sempre uma questão de criar espaços em vez de aglomerar jogadores em espaços já de si reduzidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mexi. Aqui está SS:

os avnçados deixaram de defender ja quase desde a segunda patch do fm 15 senao estou em erro...se queres que eles recuem para junto do meio campo a defender tens que recorrer a marcaçoes individuais

Há coisas que me andam a fazer uma grande confusão:

- Um extremo defensivo não pode fazer marcação apertada porquê ?

É sempre uma questão de criar espaços em vez de aglomerar jogadores em espaços já de si reduzidos.

porque por defeito ele ja tem a instruçao de fazer marcaçao ao lateral adversario, assim como avançado defensivo a defender ao mdc adversario e o avançado defensivo apoiar aos DC do adversario

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Quando estão numa equipa da 2ª divisão por exemplo, e têm uma táctica que funciona muito bem no campeonato, mas depois calham na taça com uma da 1ª, jogam com uma táctica defensiva ou vão com a mesma?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta, alguem usa um medio recuperador de bolas na tactica? é que o Krychowiak so espalha magia. 19 amarelos em 227 jogos é qualquer coisa fantastica. Nao sei se é pela função, se pelo jogador...

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi se são 227, 22 ou 27 jogos. Daí não saber se é bom ou mau. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que me dera a mim que o meu médio recuperador de bolas tivesse 19 amarelos em 227 jogos :biggrin:

19 amarelos em 22 ou 27 jogos é muito realmente. Em que posição o utilizas, M. Def. ou MC?

Compartilhar este post

Link para o post

os avnçados deixaram de defender ja quase desde a segunda patch do fm 15 senao estou em erro...se queres que eles recuem para junto do meio campo a defender tens que recorrer a marcaçoes individuais

porque por defeito ele ja tem a instruçao de fazer marcaçao ao lateral adversario, assim como avançado defensivo a defender ao mdc adversario e o avançado defensivo apoiar aos DC do adversario

Nesse caso faria mais sentido que a instrução ao jogador estivesse a verde claro (automaticamente activada e não editável) em vez de cor de rosa (indisponível)

Quando estão numa equipa da 2ª divisão por exemplo, e têm uma táctica que funciona muito bem no campeonato, mas depois calham na taça com uma da 1ª, jogam com uma táctica defensiva ou vão com a mesma?

qualquer opção é válida

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, nunca andei por estas andanças mas este ano resolvei experimentar novamente o "bichinho" mas estou com uns problemas na afinação da tactica.

Jogo num 4-2-2-2, ou se preferirem, 4-1-1-2-2. Ora os primeiros jogos não correram muito bem, tive sempre a mexer aqui ou ali, a tentar melhorar a coisa.. Cheguei a uma parte que até nem está má mas que acho que podia melhorar (podem ver o print abaixo).

vwq0ep.jpg

Como podem ver, não houve ainda um único jogo que não tenha sofrido um golo.. O que tenho notado em praticamente todos os jogos, a equipa entra a dormir (será da mentalidade que tenho: controlar?!) e quando levamos o primeiro golo ou nos vemos em desvantagem, a equipa parece que acorda e vai em busca do golo (possibilidade do adversário retrair-se mais na defesa após estar em vantagem?!), isto aconteceu em jogos por ex, para a champions em que estava com 2 golos de desvantagem e fui ganhar 5-3; O último jogo contra o Arouca, tivemos a perder a meio da segunda parte e ainda fomos dar a volta. Eu até posso levar sempre golos e ganhar os jogos mas custa ver a equipa assim e andar sempre com o coração nas mãos, com vitórias alcançadas nos últimos minutos :mrgreen:

Agora os problemas que poderão estar afectar isto? Tinha os laterais como alas a apoiar o meio campo atacante, no entanto levava e continuo a levar muitos golos da mesma forma (já ponho print em baixo), pus-los como defesas laterais e a defender mas o problema persiste. Será por não ter marcação apertada?

Aqui podem ver, uma jogada que deu golo contra mim.. o lado direito parece uma auto-estrada para os adversários e neste caso o Gaitan surgiu praticamente sem oposição para fazer golo.

2s8jqwy.jpg

Nesta jogada, não deu golo por muito pouco.. o lado esquerdo parece uma auto-estrada e andam sempre assim.. cruzamentos de uma linha para a outra :estrelas:

2qzao.jpg

Poderá isto estar acontecer por jogar praticamente pelo meio estando mais sujeito aos extremos adversários?

Deixo em baixo as instrucções tacticas, haverá algo que não faz sentido ou que possa melhorar? Agradeço desde já qualquer colaboração :compinchas:

1265kwo.jpg

avpqf7.jpg

Creio que poderia melhorar também algumas instruções no meio campo ofensivo (os últimos 4), talvez não esteja a tirar o melhor de cada posição, o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Aumenta a temporização. Aumenta a pressão, mas nas instruções aos centrais metem pressionar menos, se não vão sair como malucos e vais levar com bolas nas costas.

Em relação depende do que pretendes e do esquema que tens... Eu também não sou dos que percebo mais disto, mas tenho lido e observando e posso dizer que melhorei bastante. Estou com o Benfica, tenho afinado aqui e ali e estou 10 pontos de avanço sobre o porto que é o segundo.

A LC estava numa altura de afinar, perdi e fui para a Liga Europa.

Estou na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

Vou agora entrar em Fevereiro, ainda é cedo para falar em sucesso.

Editado por FM93

Compartilhar este post

Link para o post

Controlar é mentalidade ofensiva, portanto, a equipa nunca poderia entrar nos jogos a dormir. O teu jogo é todo afunilado pelo meio do campo, ninguém dá largura para esticar o adversário e aproveitar os corredores interiores.

O GR deve ser um GR-L para diminuir o espaço entre ele e a defesa, devido à mentalidade ofensiva e à linha defensiva subida.

O meio-campo (que é só o sector mais importante de qualquer equipa) precisa de sérias melhorias: há um 6 a segurar o meio-campo e depois é uma imensidão de espaço à frente dele, o MCE abre todo o espaço do mundo, o MOC não pressiona, não ajuda na transição e organização defensiva, o MOCD é a referência atacante da equipa, mas cai no espaço do PL.

Os laterais precisam de dar largura e o meio-campo precisa seriamente de ser mais consistente: DL (atacar), o MCE poderia bem passar a MC (d), acompanhado por um BtB. Se na frente se mantiver o PL com o Falso 9, é preciso um jogador para os apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não dá para fazer marcação H-H? Só vejo a marcação apertada.

Quando estás em situação de jogo dá, mas fora disso acho que não

Compartilhar este post

Link para o post

Já não dá para fazer marcação H-H? Só vejo a marcação apertada.

tens que definir as marcações específicas no menu do jogo que vais disputar e gravar a táctica para assumir as marcações para futuros jogos

claro que se o adversário alterar o esquema, as marcações ficam baralhadas.

Compartilhar este post

Link para o post

o que fazer para os meus PLC começarem a marcar golos?jogo so com 1 Plc e quem marca quase sempre os golos ou sao os extremos ou os medios. estou com uma tactica a klopp :biggrin:11wfsqr.jpg

2ica4c9.jpg

Editado por sunaike8

Compartilhar este post

Link para o post

tens que definir as marcações específicas no menu do jogo que vais disputar e gravar a táctica para assumir as marcações para futuros jogos

claro que se o adversário alterar o esquema, as marcações ficam baralhadas.

0md1DF3.jpg

Isto, right?

Quando estás em situação de jogo dá, mas fora disso acho que não

Ya, já vi, obrigado. Andava feito urso à procura e estava ali mesmo em frente aos olhos. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei agora a 2ª época no Benfica, e desde a primeira que ando com um problema que me anda a comer a cabeça.

umpwmVF.png

YWOSz7Z.png

Os meus laterais estão constantemente a fechar muito ao meio, e com isso as alas ficam desprotegidas o que leva a que as equipas adversárias cruzem e marquem golo. Tenho sofrido muitos golos assim. Também sofria muitos com bolas entre os DC. Por isso mudei o comprimento de normal para relativamente estreito.

Compartilhar este post

Link para o post

Flexível = Foco nas tarefas = Extremos vão defender pouco. Além disso os dois médios poderão até por isso ter de trabalhar muito defensivamente no equilibrio do espaço (e o CJA nem vai estar a maior parte das vezes disponível em situações de perda em organização ofensiva numa fase mais de preparação da finalização.

Assim fica um grande espaço para ser coberto e equilibrado pelos laterais, visto que o Médio Def vai provavelmente ajudar a equilibrar quando os médios têm de sair nos corredores, etc... É natural que por vezes os laterais venham pressionar dentro para ajudar a este carrossel de gajos a saírem de posição.

Inicialmente poderás tentar uma pequena mudança que é passar os extremos para tarefa de suporte e a fluídez para muito fluída.

Depois há cenas que só vendo. Mete prints de quando acontecer para percebermos o que está a falhar.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...