Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

boas pessoal,vinha aqui por a unica duvida que continuo a ter neste fm.

Jogando com dois avançados, sendo um mais fixo e outro falso 9/avançado recuado, como consigo fazer que o mais recuado de uma perninha na pressao do meio campo, em vez de ficar a beber um copo enquanto a equipa nao tem a bola?

Desde ja muito obrigado e bons jogos :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Jogando com dois avançados, sendo um mais fixo e outro falso 9/avançado recuado, como consigo fazer que o mais recuado de uma perninha na pressao do meio campo, em vez de ficar a beber um copo enquanto a equipa nao tem a bola?

infelizmente nao consegues...tens que recorrer a marcaçao a homem pores esse avançado mais recuado a marcar o medio defensivo do adversario por exemplo, ou entao usas ele a avançado defensivo a defender mas mesmo assim nao ira pressegir o meio campo como tanto pretendes

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da mentalidade da equipa, formação de equipa, função e tarefa do jogador. Um Falso 9 vem bastante atrás, pessoalmente não noto que não contribua para essa parte do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um 3-5-2 é possível usar dois extremos defensivos em vez de dois alas e não sofrer muitos golos? Estou a treinar em Itália onde há algumas equipas que usam táticas de três defesas, mas mesmo assim estou constantemente a conceder oportunidades pelas alas, porque os meus médios-ala não recuam nem marcam durante o processo defensivo e pelo meio porque os meus centrais deixam muito espaço entre eles.

Para além disso, é mais recomendado usar atacante em jogo direto ou controlar em jogo apoiado?

Compartilhar este post

Link para o post

Para um 3-5-2 é possível usar dois extremos defensivos em vez de dois alas e não sofrer muitos golos? Estou a treinar em Itália onde há algumas equipas que usam táticas de três defesas, mas mesmo assim estou constantemente a conceder oportunidades pelas alas, porque os meus médios-ala não recuam nem marcam durante o processo defensivo e pelo meio porque os meus centrais deixam muito espaço entre eles.

Para além disso, é mais recomendado usar atacante em jogo direto ou controlar em jogo apoiado?

Até é possível usar alas e não sofrer muitos golos, depende do equilíbrio da equipa.

Upload de imagem da táctica é que é mais recomendado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Até é possível usar alas e não sofrer muitos golos, depende do equilíbrio da equipa.

Upload de imagem da táctica é que é mais recomendado :)

Isto ainda é um bocado abstrato porque estou entre a 1ª e a 2ª época e estou à procura de sistema para usar, mas eu andei a jogar uma época quase inteira num 3-5-2 e nunca resultou muito bem.

O sistema da segunda metade da primeira época, no início o sistema era semelhante mas incluía dois homens-alvo na frente, um em apoiar, outro em atacar, bombear a bola em vez de jogar pela defesa, jogo direto em vez de jogo apoiado e antecipar cruzamentos em vez de overlaps.

vgbyaB3.png

8CZp5oQ.png

Aquilo que eu ando a projetar para a segunda:

Mr62gjS.png

UVcrW8E.png

Compartilhar este post

Link para o post

No primeiro esquema stás a esticar a equipa em demasia, dado que usas uma Mentalidade bastante ofensiva e que automaticamente já dá bastante largura de jogo, portanto, os jogadores estão de tal maneira afastados que o adversário aproveita o espaço nos corredores interiores.

Nesses esquemas não faz muito sentido Procurar Sobreposições: exactamente quem é que se deve sobrepor a quem ?

Não é necessariamente mau (ou bom) mas deves perguntar-te se queres que a tua equipa use um passe directo para os jogadores da frente, pois a utilização de um Jogador Alvo potencia a utilização de passes directos. O mesmo acontece que os Defesa Central Limitado. De qualquer modo, passaria os extremos defensivos para alas e o organizador móvel para um segundo médio de posição para bascular o meio-campo.

No segundo esquema, só usaria um organizador móvel, da forma como está o meio-campo fica muito enfraquecido na transição defensiva da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma pausa no meu save para criar um novo (mais rápido e tentar fazer uma tactica mais consistente). A tactica que tenho implementada até agora, faz um bom futebol, no entanto tem inúmeras lacunias, principalmente na defesa/meio campo, onde penso que seja o problema.

Fiz uma temporada no campeonato espanhol com o Barcelona, Malaga e Eibar (todos com a mesma tactica)

Barcelona fiquei em 2º a 2 pontos do Real Madrid, Malaga era previsto ficar a meio da tabela, terminei em 6º lugar com acesso à LE e o Eibar era previsto ficar em 17º e acabei em 13º. Com o Barcelona fiz cerca de 102 golos e sofri 32 apenas (2ª melhor defesa).

Penso que no ataque estou a tirar o melhor dos 3 (Neymar, Suarez e Messi), tendo cada um feito mais de 20 golos na liga.

Vou mostrar um exemplo, a equipa ataca ataca mas não marca.. os outros vão lá uma vez e levo golo, é um bocado frustante, já parece o FM de à uns tempos atrás.

Tinha aqui um jogo em que perdi 1-0, mas não consigo mostrar o detalhe completo do jogo mas lembro-me de ter feito 27 remates (apenas 3 de longe) e eles apenas 1 remate que deu golo. :facepalm: :estrelas:

Outros exemplos:

2jblch4.jpg

2ijnbb8.jpg

5zfbzo.jpg

2h4fi1z.jpg

Já alterei para médio defensivo, b2b mas continua tudo igual..

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade e formação de equipa ? Instruções à Equipa ?

À partida os alas em apoio não vão dar largura ofensiva suficiente, ter 3 jogadores na frente com a mesma função e tarefa também não é muito razoável, ou estão muito bem trabalhados com instruções e movimentos preferidos ou então caem os três mais abaixo no campo e depois não há ninguém que aproveite os espaços criados.

Compartilhar este post

Link para o post

2iv1GW.jpg

rjxVlA.jpg

Boas, era o seguinte.... Gostaria de implementar um Sistema de Posse (como a Maioria dos Jogadores de FM)... Gostaria de saber a vossa opinião a respeito da minha Táctica e Instruções....

Sistema de Posse no campo adversário, rápida recuperação de bola, criação de diversas oportunidades, laterais a ajudar o Ataque sem descompensar a defesa são algumas das ideias que quero impor....

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade e formação de equipa ? Instruções à Equipa ?

À partida os alas em apoio não vão dar largura ofensiva suficiente, ter 3 jogadores na frente com a mesma função e tarefa também não é muito razoável, ou estão muito bem trabalhados com instruções e movimentos preferidos ou então caem os três mais abaixo no campo e depois não há ninguém que aproveite os espaços criados.

My bad, esqueci-me dessa print

2hhdevd.jpg

Hmm,o que disseste faz todo o sentido e no inicio pensei exactamente o mesmo em relação aos 3 F9's e eu próprio comecei a tactica com 2 F9's e um avançado recuado mas acabei por mudar para F9 pois marcava mais golos assim.. As únicas diferenças entre os 3, são que os dois das pontas podem sair da sua posição livremente e o do meio não.

Obrigado :compinchas:

Editado por Luffy

Compartilhar este post

Link para o post

gJQhMl.jpg

ul8GrL.jpg

Boas pessoal! Estou na 2ª época no Mónaco e uso esta tática desde meio da 1ª época tendo ficado em 2º lugar e chegado à meias-finais da LE. Criei esta tática onde pretendia ter posse e criar muitas oportunidades, mas também queria uma equipa que sofresse poucos golos. O grande problema tem sido a falta de golos e por exemplo na época passada tive 11 empates.. outro dos pontos fracos da tática tem sido a falta de golos do avançado e já tentei usa-lo em diferentes diferentes posições..

Alguém tem alguma dica de como melhorar esta tática? Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

My bad, esqueci-me dessa print

Hmm,o que disseste faz todo o sentido e no inicio pensei exactamente o mesmo em relação aos 3 F9's e eu próprio comecei a tactica com 2 F9's e um avançado recuado mas acabei por mudar para F9 pois marcava mais golos assim.. As únicas diferenças entre os 3, são que os dois das pontas podem sair da sua posição livremente e o do meio não.

Obrigado :compinchas:

Bom, a partir daí há várias questões que deves colocar a ti próprio:

1) quero que toda a minha equipa tenha uma mentalidade atacante ?

2) quero jogar com a equipa tão junta e explorando apenas o centro do campo ?

3) de acordo com o esquema táctico que defini, é desta forma que quero a minha equipa posicionada a defender ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, era o seguinte.... Gostaria de implementar um Sistema de Posse (como a Maioria dos Jogadores de FM)... Gostaria de saber a vossa opinião a respeito da minha Táctica e Instruções....

Sistema de Posse no campo adversário, rápida recuperação de bola, criação de diversas oportunidades, laterais a ajudar o Ataque sem descompensar a defesa são algumas das ideias que quero impor....

Cumprimentos

Se a ideia é posse, está muito desequilibrada em termos de tarefas dos jogadores. A circulação de bola requer tarefas de apoio, transições rápidas requerem mais tarefas de ataque porque os jogadores dão verticalidade à equipa em movimentos sem bola.

O ritmo de jogo parece-me excessivamente elevado, o que vai levar a perdas de bola se os jogadores não forem mesmo bons

Boas pessoal! Estou na 2ª época no Mónaco e uso esta tática desde meio da 1ª época tendo ficado em 2º lugar e chegado à meias-finais da LE. Criei esta tática onde pretendia ter posse e criar muitas oportunidades, mas também queria uma equipa que sofresse poucos golos. O grande problema tem sido a falta de golos e por exemplo na época passada tive 11 empates.. outro dos pontos fracos da tática tem sido a falta de golos do avançado e já tentei usa-lo em diferentes diferentes posições..

Alguém tem alguma dica de como melhorar esta tática? Obrigado :)

Um Jogador Alvo não é uma boa opção para quem quer ter posse de bola, porque indica aos outros jogadores para recorrerem a passes mais longos (por isto mesmo é que se chama Alvo :mrgreen:) ; além disto, também não é um finalizador, mas sim um jogador que abre espaços para o outro avançado aproveitar e finalizar, portanto, é mais de utilizar em esquemas tácticos com dois avançados.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, a partir daí há várias questões que deves colocar a ti próprio:

1) quero que toda a minha equipa tenha uma mentalidade atacante ?

2) quero jogar com a equipa tão junta e explorando apenas o centro do campo ?

3) de acordo com o esquema táctico que defini, é desta forma que quero a minha equipa posicionada a defender ?

Respondendo às questões,

1) Toda a equipa não, quero que ela seja equilibrada, não tanto ofensiva mas também não tanto defensiva.

2) Sim, o objetivo era esse.. explorar e atacar pelo meio campo, daí optar por um comprimento mais fechado e não tão aberto. Os alas também fazem esse apoio para o meio campo e não pelo flanco.

3) Sim, a única alteração que poderia fazer era subir o trinco para o meio campo e talvez baixar o ala direito?!

Compartilhar este post

Link para o post

Se a ideia é posse, está muito desequilibrada em termos de tarefas dos jogadores. A circulação de bola requer tarefas de apoio, transições rápidas requerem mais tarefas de ataque porque os jogadores dão verticalidade à equipa em movimentos sem bola.

O ritmo de jogo parece-me excessivamente elevado, o que vai levar a perdas de bola se os jogadores não forem mesmo bons

Um Jogador Alvo não é uma boa opção para quem quer ter posse de bola, porque indica aos outros jogadores para recorrerem a passes mais longos (por isto mesmo é que se chama Alvo :mrgreen:) ; além disto, também não é um finalizador, mas sim um jogador que abre espaços para o outro avançado aproveitar e finalizar, portanto, é mais de utilizar em esquemas tácticos com dois avançados.

usava o Jogador alvo porque era a melhor posição do Guido Carrillo!

qual será então a melhor opção?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a dar em maluco com isto. Não consigo evitar ou diminuir as bolas nas costas de maneira nenhuma, que estupidez

Compartilhar este post

Link para o post

usava o Jogador alvo porque era a melhor posição do Guido Carrillo!

qual será então a melhor opção?

Além de Jogador Alvo, de certeza que tem outras opções no perfil. Como usas um Avançado Interior e um Extremo, tens mais margem para optar: um jogador mais posicional para fazer dupla com o Avançado Interior ou um jogador que se movimente mais para destabilizar os centrais.

Respondendo às questões,

1) Toda a equipa não, quero que ela seja equilibrada, não tanto ofensiva mas também não tanto defensiva.

2) Sim, o objetivo era esse.. explorar e atacar pelo meio campo, daí optar por um comprimento mais fechado e não tão aberto. Os alas também fazem esse apoio para o meio campo e não pelo flanco.

3) Sim, a única alteração que poderia fazer era subir o trinco para o meio campo e talvez baixar o ala direito?!

1) Então não devias usar uma formação de equipa Muito Fluido, certo ?

2) Não é uma boa opção, nem ofensiva nem defensivamente: por um lado estás a retirar opções de ataque à tua equipa e a facilitar a vida ao adversário; por outro, na fase de organização defensiva estás a comprometer o espaço nas alas

3) É importante que se perceba que o esquema táctico diz apenas respeito à fase defensiva da equipa; a fase ofensiva é definida pelas funções e tarefas

Estou a dar em maluco com isto. Não consigo evitar ou diminuir as bolas nas costas de maneira nenhuma, que estupidez

Nunca se consegue evitar ! Atenua-se com jogadores rápidos na defesa e com equilíbrios.

P.S. Há um bug nos laterais que os posiciona muito por dentro, deixando muito espaço nos flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, começei um desafio novo! Peguei o Blackburn e em vez de andar a adaptar jogadores á minha tactica, tentei fazer uma tactica para os jogadores que tenho!

Assim a tactica que mais me agradou foi um 4-3-3 á antiga Portuguesa! Nao me preocupo mt com posse, mas como nao tenho mta qualidade, em minha opiniao, nao posso pedir mta rapidez de execuçao, por isso optei por ter bola, ser paciente ate arranjar um buraco na defesa adversaria!

http://postimg.org/image/kkegrkbjt/

Este é o sistema de jogo!

Brighton_Blackburn_Selec_o_de_Equipa_do_

E estas as instrucçoes! Ainda tou numa fase inicial da epoca, a equipa ainda nao tem um conhecimento profundo da tactica, mas por agora estou a gostar..se alguem tiver alguma ideia que acha que possa melhorar....

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de dizer... até aos 20min da 1ª Parte... as Instruções são essas, depois mudo para Temporização para "Mais Alto", a Linha Defensiva para "Ligeiramente Mais Alta" e a Pressão para "Mais" !

Basicamente, estes primeiros 20 Min é para não deixarmos a Equipa Adversária respirar e para ficar-mos à frente do Marcador !

Em relação ao que tu dizes das Instruções dos Jogadores, os Laterais estão a Atacar para haver a tal sobreposição nas linhas, o CJA está Atacar para subir mais no terreno e depois é o PL que está a Atacar... Dizes que mesmo assim está desequilibrado ?

Eu até tenho gostado da táctica, mas melhorar é sempre bom e perceber onde podemos estar errados... Que dizes q devo mudar ?

Editado por AndréTotti

Compartilhar este post

Link para o post

recua a defesa nos jogos que vez que isso acontece

Boas pessoal, começei um desafio novo! Peguei o Blackburn e em vez de andar a adaptar jogadores á minha tactica, tentei fazer uma tactica para os jogadores que tenho!

Assim a tactica que mais me agradou foi um 4-3-3 á antiga Portuguesa! Nao me preocupo mt com posse, mas como nao tenho mta qualidade, em minha opiniao, nao posso pedir mta rapidez de execuçao, por isso optei por ter bola, ser paciente ate arranjar um buraco na defesa adversaria!

http://postimg.org/image/kkegrkbjt/

Este é o sistema de jogo!

Brighton_Blackburn_Selec_o_de_Equipa_do_

E estas as instrucçoes! Ainda tou numa fase inicial da epoca, a equipa ainda nao tem um conhecimento profundo da tactica, mas por agora estou a gostar..se alguem tiver alguma ideia que acha que possa melhorar....

visto que dizes que nao estas a ligar a posse nao aumentavas um pouco mais a temporizaçao? nao sei digo eu tambem ainda nao usei o controlar este ano, so exprimentando é que da para ver

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de dizer... até aos 20min da 1ª Parte... as Instruções são essas, depois mudo para Temporização para "Mais Alto", a Linha Defensiva para "Ligeiramente Mais Alta" e a Pressão para "Mais" !

Basicamente, estes primeiros 20 Min é para não deixarmos a Equipa Adversária respirar e para ficar-mos à frente do Marcador !

Em relação ao que tu dizes das Instruções dos Jogadores, os Laterais estão a Atacar para haver a tal sobreposição nas linhas, o CJA está Atacar para subir mais no terreno e depois é o PL que está a Atacar... Dizes que mesmo assim está desequilibrado ?

Eu até tenho gostado da táctica, mas melhorar é sempre bom e perceber onde podemos estar errados... Que dizes q devo mudar ?

Desequilibrado na medida em que pretendes um modelo de posse, circulação de bola, nesta perspectiva é que é mais recomendável usar mais tarefas de apoio e menos de ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Desequilibrado na medida em que pretendes um modelo de posse, circulação de bola, nesta perspectiva é que é mais recomendável usar mais tarefas de apoio e menos de ataque.

E então... Que mudanças sugeres quer nas Instruções à Equipa quer nas Instruções aos Jogadores ? :)

Compartilhar este post

Link para o post

E então... Que mudanças sugeres quer nas Instruções à Equipa quer nas Instruções aos Jogadores ? :)

Tal como disse antes, usa tarefas de apoio porque evita que os jogadores façam movimentos verticais sem bola. Jogar tão estreito também já fundamentei que não é uma boa opção, até porque tens a equipa completamente compactada em largura e toda esticada em comprimento. com os jogadores muito distantes, logo faz pouco sentido usar o passe curto: se queres a equipa mais compacta então deves optar por mais fluidez e convém jogar em largura para obrigar o adversário a esticar também as linhas, para aproveitares os corredores interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha (que é como quem diz, Michael :biggrin), vi este vídeo e gostaria de implementar um trio de ataque do género:

Basicamente, queria ter 3 jogadores na frente que, a defender fossem capazes de pressionar e condicionar a saída de bola do adversário, e que no ataque fizessem diagonais e desmarcações constantes.

72577266c94668d4ded7b19e142cba4f.png

Estava a pensar em algo deste género, mas não sei até que ponto as funções e tarefas dos 3 da frente (e do meio-campo, já agora) são as mais indicadas. Há pouco pensava que talvez fosse melhor ter um avançado e dois Avançados Sombra a vir de trás, mas penso que isso possa diminuir um pouco a capacidade pressionante da equipa, para além de que ainda não consegui ter sucesso na utilização de AS.

(Atenção que estou numa equipa das conferências, já estou a dar o desconto da qualidade dos jogadores :biggrin:)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...