Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

edit: tens aqui outro exemplo de outro jogo que tive que mexer, como disse os jogos não são todos iguais, depende muito dos sistemas e das características dos jogadores

13. Desmontar sistemas fechados, quando eles não dão espaço

Neste caso passei a primeira parte toda a analisar o jogo e vi que eles estavam a fechar muito o corredor central, ao intervalo optei por usar dois extremos bem abertos e passei a jogar aberto mesmo assim a coisa não desmontava,notei que eles tinham os laterais amarelados e tentei aproveitar melhor os flancos e como vi que os avançados deles estavam a jogar mal resolvi arriscar e ao minuto 60 meti mais um avançado e la conseguimos desmontar a defesa deles pq ao ter dois avançados havia situações que tinha 3 homens a jogar no flanco de ataque obrigando a defesa deles a desmontar e eu aproveitava e virava o flanco e num cruzamento para a área meti-a la dentro :celebracao:

xVcl3CI.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

num sistema de 4231 se quiser usar o MOC a avançado sombra qual a melhor tarefa para o PL para combinar?

Compartilhar este post

Link para o post

num sistema de 4231 se quiser usar o MOC a avançado sombra qual a melhor tarefa para o PL para combinar?

Eu por acaso tenho usado um AS com um avançado completo e tenho me safado bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Um avançado móvel que arraste os centrais, Falso 9, Av. Recuado em apoio, Nº10

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta usar laterais a apoiar os extremos, em vez de alas.

Observa alguns jogos, essas sobreposições podem não funcionar pelo facto de os laterais / alas servirem apenas como apoio. Cuidado com o passe muito curto em simultâneo com um ritmo de jogo tão alto, porque vais ter os jogadores muito afastados uns dos outros (isto por causa da estrutura rígida), portanto, indicando uma circulação de bola tão rápida com um passe curto pode levar a ausência de linhas de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael, está ainda em testes e vou ter essas dicas em consideração ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Assim de repente, que vos parece:

Primeiro, não acho que faça sentido usar alas quando usas extremos, ala é alguém que faça a lateral toda, fazia sentido se em vez de extremos usasses A.Interiores ou outra função que procura o jogo por dentro (....)

Segundo, pedes para explorar os flancos e tens a largura no minimo, compreendo que defensivamente queiras uma equipa coesa e compacta mas vais perder muito volume ofensivo e pelo que percebi, até vai contra a tua ideia de jogo (usar os extremos flancos)

Eu vi isso muito de passagem portanto pode me estar a escapar mais alguma coisa, deixo só aqui duas sugestões de, uma vez que queres usar os flancos, penso que ganhavas se em vez de usares o Pizzi como CJA, o usasses como A.Sombra (o Jonas deve funcionar bem nessa função), assim terias mais presença na área(com cja em apoio, só vais lá ter o PL) e davas mais utilidade ao teu 10 uma vez que jogando pelos flancos, ele com a função atual não creio que te fosse servir de muito. Por fim, a chave dum 4-2-3-1 está no equilibrio do meio-campo e acho que o teu está desiquilibrado no momento defensivo, olhemos ao Benfica que jogou esta semana contra o Atlético, o Fejsda era quase como um trinco, destruía e era simples nas construção aka médio recuperador de bolas, já o Renato era a chave que ligava toda a equipa em termos de construção, ligava a defesa e o ataque bastante bem portanto acho que um cjr em apoio iria funcionar nessa tática, mas testa também em defesa (ao invés de apoio) e usa o que achares melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael, está ainda em testes e vou ter essas dicas em consideração ;)

Nem reparei na largura :facepalm: qual a lógica de uma coisa dessas ????

Compartilhar este post

Link para o post

Assim de repente, que vos parece:

eu fazia aquilo que o Michael disse dos laterais e tirava o procurar sobrepovoes, não é uma instrução muito boa para jogar em contra ataque

Primeiro, não acho que faça sentido usar alas quando usas extremos, ala é alguém que faça a lateral toda, fazia sentido se em vez de extremos usasses A.Interiores ou outra função que procura o jogo por dentro (....)

Segundo, pedes para explorar os flancos e tens a largura no minimo, compreendo que defensivamente queiras uma equipa coesa e compacta mas vais perder muito volume ofensivo e pelo que percebi, até vai contra a tua ideia de jogo (usar os extremos flancos)

Eu vi isso muito de passagem portanto pode me estar a escapar mais alguma coisa, deixo só aqui duas sugestões de, uma vez que queres usar os flancos, penso que ganhavas se em vez de usares o Pizzi como CJA, o usasses como A.Sombra (o Jonas deve funcionar bem nessa função), assim terias mais presença na área(com cja em apoio, só vais lá ter o PL) e davas mais utilidade ao teu 10 uma vez que jogando pelos flancos, ele com a função atual não creio que te fosse servir de muito. Por fim, a chave dum 4-2-3-1 está no equilibrio do meio-campo e acho que o teu está desiquilibrado no momento defensivo, olhemos ao Benfica que jogou esta semana contra o Atlético, o Fejsda era quase como um trinco, destruía e era simples nas construção aka médio recuperador de bolas, já o Renato era a chave que ligava toda a equipa em termos de construção, ligava a defesa e o ataque bastante bem portanto acho que um cjr em apoio iria funcionar nessa tática, mas testa também em defesa (ao invés de apoio) e usa o que achares melhor.

Nao ha problema nenhuma em ter a largura no minimo, se ele quiser que os extremos joguem mais dentro e quem de largura sejam os laterais, isso depende do modelo de jogo

HQT3Wxa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçam tudo aquilo para trás, mudei a tática, com alguns dos vossos conselhos, e o resultado foi este :mrgreen:

urtZ4Kz.png

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçam tudo aquilo para trás, mudei a tática, com alguns dos vossos conselhos, e o resultado foi este :mrgreen:

carrega!!!! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

eu fazia aquilo que o Michael disse dos laterais e tirava o procurar sobrepovoes, não é uma instrução muito boa para jogar em contra ataque

Nao ha problema nenhuma em ter a largura no minimo, se ele quiser que os extremos joguem mais dentro e quem de largura sejam os laterais, isso depende do modelo de jogo

HQT3Wxa.jpg

Capo nao te esqueças que ele joga em contra ataque e estruturado! A equipa so por si ja vai ficar fechada, se lhe poes largura no minimo....

Eu jogo em contra ataque e jogo com a largura pre definida... e usando dois avançados interiores, no meu processo ofensivo, jogo praticamente com 3 avançados, pq os AI cortam para a zona central e quem me da largura sao os laterais e por vezes acho que afunilamos demais o jogo...se ponho a largura no minimo....

Compartilhar este post

Link para o post

Capo nao te esqueças que ele joga em contra ataque e estruturado! A equipa so por si ja vai ficar fechada, se lhe poes largura no minimo....

Eu jogo em contra ataque e jogo com a largura pre definida... e usando dois avançados interiores, no meu processo ofensivo, jogo praticamente com 3 avançados, pq os AI cortam para a zona central e quem me da largura sao os laterais e por vezes acho que afunilamos demais o jogo...se ponho a largura no minimo....

Fechada em largura, esticada em comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Fechada em largura, esticada em comprimento.

O comprimento ja depende um pouco da tua linha defensiva! Nao achas?

Compartilhar este post

Link para o post

O comprimento ja depende um pouco da tua linha defensiva! Nao achas?

Não :) a linha defensiva é apenas uma referência a partir da qual os defesas se posicionam no campo. O comprimento da equipa tem a ver com o distanciamento entre sectores, quanta mais rígida a estrutura, maior o distanciamento, portanto, a equipa estica-se mais (em comprimento) no campo. Isto deve-se à formação de mais blocos / conjuntos de mentalidades. Por oposição, mais fluidez significa sectores mais juntos, mais coesão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não :) a linha defensiva é apenas uma referência a partir da qual os defesas se posicionam no campo. O comprimento da equipa tem a ver com o distanciamento entre sectores, quanta mais rígida a estrutura, maior o distanciamento, portanto, a equipa estica-se mais (em comprimento) no campo. Isto deve-se à formação de mais blocos / conjuntos de mentalidades. Por oposição, mais fluidez significa sectores mais juntos, mais coesão.

Michael isto sao apenas ideias minhas, que poderao estar mais erradas ou nao! O que noto é que na 1a fase defensiva, qd perdes a bola, qd jogas cm uma defesa subida tiras largura á equipa o que é logico, mas isto tb te vai ajudar mt em termos de pressao e recuperaçao de bola!

Em termos ofensivos, usando maior rigidez, teras que jogar com as tarefas dos jogadores! Por exemplo num meio campo a 3, teres um jogador defensivo, outro em apoio e outro a atacar....Falo no meio campo, pq é o elo de ligaçao de toda a equipa...mas isto tudo depende dps da ideia de jogo de cada um

Compartilhar este post

Link para o post

carrega!!!! :compinchas:

Estou a gostar daquilo que tenho visto, foram umas modificações significativas, e agora é tentar aperfeiçoar. Contra o Real foram perfeitos.

Mudei para Flexível - Controlar, mais uma ou outra modificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael isto sao apenas ideias minhas, que poderao estar mais erradas ou nao! O que noto é que na 1a fase defensiva, qd perdes a bola, qd jogas cm uma defesa subida tiras largura á equipa o que é logico, mas isto tb te vai ajudar mt em termos de pressao e recuperaçao de bola!

Em termos ofensivos, usando maior rigidez, teras que jogar com as tarefas dos jogadores! Por exemplo num meio campo a 3, teres um jogador defensivo, outro em apoio e outro a atacar....Falo no meio campo, pq é o elo de ligaçao de toda a equipa...mas isto tudo depende dps da ideia de jogo de cada um

Em termos de FM (e não de futebol) a coisa resume-se a:

- Mais espaçamento em Largura (horizontal): Jogar Mais Largo / Jogar Mais Estreito + Funções / Tarefas dos Jogadores;

- Mais espaçamento em Comprimento (vertical): Formação de Equipa Rígida / Muito Rígida + tarefas dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de FM (e não de futebol) a coisa resume-se a:

- Mais espaçamento em Largura (horizontal): Jogar Mais Largo / Jogar Mais Estreito + Funções / Tarefas dos Jogadores;

- Mais espaçamento em Comprimento (vertical): Formação de Equipa Rígida / Muito Rígida + tarefas dos jogadores

O Michael tem razão, em termos de fm, a equipa posiciona-se conforme a tua linha defensiva, se está profunda, vão posicionar-se atrás, se estiver alta, à frente(Tem de ser, não fazia sentido ficar uns 20 mim de distância entre os setores). O comprimento da equipa está dependente das suas funções e da filosofia

Compartilhar este post

Link para o post

Desde a ultima vez que aqui vim, segui as dicas do Michael e resultaram bem. Deixei a linha def e a temporização default da mentalidade atacante e a equipa ganhou outra solidez.

Agora estou com um problemazito nos papéis dos jogadores. Tenho Nelson Semedo e Salvio, um Ala por natureza e um Extremo puro. Como conjugar ambos para não ocuparem o mesmo espaço?

Compartilhar este post

Link para o post

Desde a ultima vez que aqui vim, segui as dicas do Michael e resultaram bem. Deixei a linha def e a temporização default da mentalidade atacante e a equipa ganhou outra solidez.

Agora estou com um problemazito nos papéis dos jogadores. Tenho Nelson Semedo e Salvio, um Ala por natureza e um Extremo puro. Como conjugar ambos para não ocuparem o mesmo espaço?

Ou mudas o extremo para outra função que liberte espaço para o ala; ou mudas o ala para lateral

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se este será o local certo para falar disto, mas como não sei outro, falarei aqui.

Não acham que há um 'nerf' absurdo às nossa equipas quando jogamos fora nas competições europeias? Quando jogo fora a minha equipa não parece a mesma, mantendo eu e o adversário a mesma tática e,praticamente, os mesmos jogadores. Em casa domino completamente, seja qual for o adversário, mas fora até para empatar é um suplício.

Exemplos (todos usando o Benfica);

Na minha primeira época apanhei o Real nos oitavos da champions. Fora fui completamente massacrado e tive a sorte de só perder por 2-0. Em casa, com um ligeiro ajuste tático da minha parte, ao intervalo estava a ganhar 2-0, na segunda parte um central foi expulso e no início do prolongamento outro central foi expulso também. Mesmo assim consegui ir aos penaltys e ser apenas eliminado aí.

Na segunda época:

Na fase de grupos, e em ambos os jogos tanto eu como eles usamos a mesma tática e jogadores, em casa ganhei 3-0 e fora perdi 5-0. O sturridge foi o pl deles em ambos os jogos. No primeiro jogo nao incomodou, no segundo apareceu 10 vezes isolado nas costas dos meus defesas e fez um hat-trick.

Nos oitavos apanhei o city. Em casa tive oprtunidades mais que suficientes para golear por 4 ou 5, mas graças ao desperdício da minha equipa e a um cabeceamento falhado pelo Lindelöf na única vez que o city atacou, apenas ganhei por 2-1. Depois desse jogo vi logo que iria ser eliminado. Fora não fui massacrado como eu os massacrei na 1ª mão, mas fui dominado e perdi 1-0, sendo eliminado. Tudo isto exatamente com as mesmas táticas. O Berardi (meu jogador), que tem 17 (!!) nos pebaltys falhou um nos últimos 10 minutos e o jogador deles que fez o penalty já tinha amarelo e não levou outro. Ah, e lesionaram-me 2 jogadores sem sem levarem cartão em nenhuma das vezes.

É só a mim que acontece isto?

Compartilhar este post

Link para o post

IMG_0055.png

IMG_0056.png

Boas,

Tenho ando a jogar este novo FM e a tentar arranjar uma táctica que me agrade em termos do futebol jogado.

Não sou particular fã de tácticas de grande posse de bola. Acho que é importante tê-la, mas limitar-me a trocar a bola por trocar nunca foi o meu género de táctica.

Esta ultima táctica de criei, depois de bater com a cabeça na parede muitas vezes têm me dado muito gozo. A equipa joga bem, e é muito interessante ver as triangulações no meu campo entre o extremo esquerdo e os dois homens do meio campo.

No entanto, e é por isso que venho aqui, não tenho gostado muito do comportamento defensivo da equipa.

Tenho sofrido um golo em praticamente todos os jogos, e apesar de geralmente marcar sempre mais, a ideia é sempre não sofrer nada.

O que noto, é alguma passividade pelo centro do terreno, com os avançados adversários a conseguirem entrar com alguma facilidade.

Não consegui ainda perceber o motivo, se pode estar relacionado com ter, ou não, desarme agressivo, ou com a marcação apertada relacionada com a pressão alta. No fundo, tenho receio de estar com algumas instruções incompatíveis, ou que entrem em conflito.

Por exemplo, devo ter os laterais a fazer marcação apertada, ou é preferível dar mais espaço e jogar com desarme duro?

Enfim, qualquer ajuda é bem vinda! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pessoal, este post vem já numa condição de desespero total... não consigo atinar com as tácticas neste FM, sempre fiz umas 3/4 - normal em posse, normal em jogo directo, jogos europeus (contra tubarões) e uma que ia testando ao longo dos saves; é claro que, ia sempre evoluindo as minhas principais. Acontece que, neste FM não consigo fazer uma táctica minimamente decente e só autenticamente 'violado' pela esmagadora das equipas com quem joguei na pré-época. Fiz várias alterações mas parece não resultar, por isso vou aqui deixar a minha principal e a que quero ver ser eficaz o mais rapidamente possível.

A ideia é: jogar em posse, começar a construção de jogo a partir do primeiro terço do relvado e jogar a bola nos flancos para o cruzamento. A mentalidade é controlar, até porque estou no SCP e, na esmagadora maioria dos jogos da Liga, vou enfrentar equipas mais fracas e, como tal, a ideia é controlar e atacar.

Aqui está com a formação com instruções aos jogadores:

AlrM4e8.jpg

Aqui, as instruções gerais à equipa:

RotcEyF.jpg

Talvez seja algum problema com as instruções aos jogadores, se acharem que sim, digam que eu coloco aqui as instruções individuais.

Desde já muito obrigado, abraço a todos! :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...