Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Há uma diferença enorme se usares Controlar/Estruturado(ou Muito Estruturado) ou Controlar/Fluído(ou Muito Fluído)

Sim, há diferença mas não em termos de a equipa ser mais ou menos ofensiva. São coisas diferentes.

Penso que muita gente se ilude por causa do nome "controlar". Pensa que é uma mentalidade conservadora para controlar os jogos, mas na realidade é uma mentalidade ofensiva.

Se querem realmente controlar o jogo, então é melhor ir para a de conter ou a standard.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma diferença enorme se usares Controlar/Estruturado(ou Muito Estruturado) ou Controlar/Fluído(ou Muito Fluído)

A ver se nos entendemos: tu perguntaste se foi reportado no fórum da SI alguma coisa sobre Fluido / Muito Fluido. Ainda não disseste nada sobre o que há para ser reportado nesse aspecto !!! Mencionaste que a tua equipa dá chutões para a frente, mas pese o exagero colocar a bola na frente rapidamente é algo natural com mentalidades ofensivas. Afinal, há algum problema com o Fluido / Muito Fluido ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, há diferença mas não em termos de a equipa ser mais ou menos ofensiva. São coisas diferentes.

Penso que muita gente se ilude por causa do nome "controlar". Pensa que é uma mentalidade conservadora para controlar os jogos, mas na realidade é uma mentalidade ofensiva.

Se querem realmente controlar o jogo, então é melhor ir para a de conter ou a standard.

Em estruturado a equipa joga bastante mais simples, mais organizada no entanto sinto um distanciamento entre os setores que não quero, já em fluído a equipa anda mais em bloco que é o que eu pretendo mas jogam mais direto pq a filosofia dá-lhes essa liberdade (...)

Eu já cheguei a jogar em Atacar/Fluido e conseguir controlar o jogo nos outros fm's, neste não consigo.

A ver se nos entendemos: tu perguntaste se foi reportado no fórum da SI alguma coisa sobre Fluido / Muito Fluido. Ainda não disseste nada sobre o que há para ser reportado nesse aspecto !!! Mencionaste que a tua equipa dá chutões para a frente, mas pese o exagero colocar a bola na frente rapidamente é algo natural com mentalidades ofensivas. Afinal, há algum problema com o Fluido / Muito Fluido ?

Correto, perguntei exatamente isso pq sinto diferenças comparativamente a outras edições do fm que usava o Fluído/Mais Fluído, a minha pergunta foi para saber se mais alguém também sentiu isso e reportou entendes ?

Edit : Saiu um novo update, reiniciem a steam para fazer o download do mesmo :compinchas:

Editado por diogomr2

Compartilhar este post

Link para o post

Em estruturado a equipa joga bastante mais simples, mais organizada no entanto sinto um distanciamento entre os setores que não quero, já em fluído a equipa anda mais em bloco que é o que eu pretendo mas jogam mais direto pq a filosofia dá-lhes essa liberdade (...)

Eu já cheguei a jogar em Atacar/Fluido e conseguir controlar o jogo nos outros fm's, neste não consigo.

Correto, perguntei exatamente isso pq sinto diferenças comparativamente a outras edições do fm que usava o Fluído/Mais Fluído, a minha pergunta foi para saber se mais alguém também sentiu isso e reportou entendes ?

Edit : Saiu um novo update, reiniciem a steam para fazer o download do mesmo :compinchas:

É natural que haja diferenças, o motot do jogo foi mexido. Mas para reportar alguma coisa é preciso que seja algo concreto e com exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , não consigo enviar-te pm. Penso que foste tu que meteste as camisolas de volta na tática, invés daqueles quadrados.. Dá p explicares como fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , não consigo enviar-te pm. Penso que foste tu que meteste as camisolas de volta na tática, invés daqueles quadrados.. Dá p explicares como fazer?

Isso já qualquer skin trás, eu estou na andromeda v1.9

Podes é adicionar o panel para ver as funções e tarefas dos jogadores adversários durante os jogos.

Clique aqui

Basta colocar na pasta panels da skin que usas. A ver se em breve também se consegue que apareça a Mentalidade e Formação de Equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre usei fluído e controlar, e a equipa realmente controlava o jogo, neste fm só querem atacar e mandar chutão para a frente

a estratégia controlar, troca a bola pacientemente apenas ate encontrar o espaço assim que ha espaço a bola cai nesse espaço, ou seja, se a bola estiver na posse de um defesa vai sair chutao para a frente pq a ideia é colocar a bola nesse espaço...eu presumo que tu queiras é jogar apoiado ate chegar ao ultimo terço, isso aconselhava-te a usares a estratégia Normal

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, depois de actualizar para o Novo Update... Decidi começar do zero neste FM16... Mais uma vez queria o futebol de posse, mas sempre atentos so contra ataques das equipas adversário (ou, seja.. fazer pressão nos momentos iniciais à perda de bola e caso não conseguirmos recuperar a bola, fecharmos logo de seguida)... Tive a ler as vossas opiniões e sugestões e pensei experimentar assim...

buPddO.jpg

KdGaQ4.jpg

Que dizem ?.. Opiniões ?... Sugestões ?... O que devia mudar ?

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, depois de actualizar para o Novo Update... Decidi começar do zero neste FM16... Mais uma vez queria o futebol de posse, mas sempre atentos so contra ataques das equipas adversário (ou, seja.. fazer pressão nos momentos iniciais à perda de bola e caso não conseguirmos recuperar a bola, fecharmos logo de seguida)... Tive a ler as vossas opiniões e sugestões e pensei experimentar assim...

buPddO.jpg

KdGaQ4.jpg

Cumprimentos

Esse teu lado esquerdo está muito desequilibrado, muitos jogadores ofensivos, aconselhava-te a pÔr o teu ala esquerdo a apoiar, depois nas instruções eu tiraria o driblar menos, porque penso que a equipa vai mastigar demasiado o jogo, o resto em uma questão de veres como a tua equipa joga e dizeres o que correu mal...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teu lado esquerdo está muito desequilibrado, muitos jogadores ofensivos, aconselhava-te a pÔr o teu ala esquerdo a apoiar, depois nas instruções eu tiraria o driblar menos, porque penso que a equipa vai mastigar demasiado o jogo, o resto em uma questão de veres como a tua equipa joga e dizeres o que correu mal...

Mhmm, essa é uma das minhas dúvidas.. Vou jogar ali com o Braihimi como Raumdeuter (não sei se deve jogar com CJA - Apoiar)... Mas o Ala tem que ser Atacante, uma vez que o Braihimi vai descair para o meio, o que vai originar espaços nesse lado esquerdo.... Em contrapartida, tenho nesse lado o Box-to-Box que pode vir a compensar as subidas do lateral, não ?

Outra das dúvidas, é a posição 6 (como CJR - Defender), acham que é a melhor Opção ?

Vou analisar a opção de retirar o "driblar menos" ;)

Obrigado... Mais sugestões são bem vindas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O ala a apoiar com a instrução manter-se aberto vai dar a largura necessária, o BtB chega-se muito á frente logo não compensa se o ala atacar, quanto ao cjr d acho que é uma boa opção...

Compartilhar este post

Link para o post

O ala a apoiar com a instrução manter-se aberto vai dar a largura necessária, o BtB chega-se muito á frente logo não compensa se o ala atacar, quanto ao cjr d acho que é uma boa opção...

Obrigado e vou ter isso em conta ;)

Michael e Capone, alguma coisa ?

Compartilhar este post

Link para o post

buPddO.jpg

KdGaQ4.jpg

Cumprimentos

Tas a jogar em Contra Ataque, a equipa e os jogadores por defeito ja vao manter mt mais a bola, jogando so pela certa....se pedes posse de bola vais mastigar mt o jogo! Tb acho que nao é preciso as sobre posiçoes pq pegando pelo que ja t disse. se dizes para os extremos esperarem pelo alas, vais ainda parar mais o jogo.

Em termos de posiçoes tens que ver o que mais te agrada, mas falta t em minha opiniao uma posiçao ofensiva no meio campo. Exprimenta o CJA com opçao atacar em vez de apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Cumprimentos

Como disse o Passonov, precisas de alguém mais ofensivo no meio-campo senão vais-te limitar a trocar a bola para os lados e para trás, podes também testar o Regista em vez de CJ, faz-te uma maior pressão no momento de saída de bola adversária do que o CJr habitual (...) Se vires a equipa muito fixa, aconselho-te a tentar o deambular das posições e o também já dito, retirar do "driblar menos", de resto parece-me bem

Compartilhar este post

Link para o post

Tas a jogar em Contra Ataque, a equipa e os jogadores por defeito ja vao manter mt mais a bola, jogando so pela certa....se pedes posse de bola vais mastigar mt o jogo! Tb acho que nao é preciso as sobre posiçoes pq pegando pelo que ja t disse. se dizes para os extremos esperarem pelo alas, vais ainda parar mais o jogo.

Em termos de posiçoes tens que ver o que mais te agrada, mas falta t em minha opiniao uma posiçao ofensiva no meio campo. Exprimenta o CJA com opçao atacar em vez de apoio.

Eu quero mesmo é posse de bola, claro que não a do Lopetegui -.-' mas sim comandar no jogo quando temos bola... acho que vou tirar a opção "driblar menos", em relação às sobreposições, acho que vou manter, uma vez que só o Extremo Direito é que tem opção de Apoiar.... Vou também optar pelo CJA - Atacar ;)

Como disse o Passonov, precisas de alguém mais ofensivo no meio-campo senão vais-te limitar a trocar a bola para os lados e para trás, podes também testar o Regista em vez de CJ, faz-te uma maior pressão no momento de saída de bola adversária do que o CJr habitual (...) Se vires a equipa muito fixa, aconselho-te a tentar o deambular das posições e o também já dito, retirar do "driblar menos", de resto parece-me bem

Tal como disse acima, vou optar por um CJA - Atacar para dar mais verticalidade ao jogo e vou ver qual a opção que mais vou gostar, Regista ou CJR (se bem que o que tu disseste faz sentido para eu ter aquela pressão asfixiante mal perdemos a bola)... Em relação ao "driblar menos" tbém concordo contigo e ao "deambular das posições", não sei não... como jogo fluido, a equipa já não assume um pouco isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como disse acima, vou optar por um CJA - Atacar para dar mais verticalidade ao jogo e vou ver qual a opção que mais vou gostar, Regista ou CJR (se bem que o que tu disseste faz sentido para eu ter aquela pressão asfixiante mal perdemos a bola)... Em relação ao "driblar menos" tbém concordo contigo e ao "deambular das posições", não sei não... como jogo fluido, a equipa já não assume um pouco isso ?

Em principio sim, mas também pedes mais disciplina na liberdade criativa o que pode restringir um pouco isso, é bom que encontres um equilibrio, vai testando isso, quanto ao deambular, eu disse que te aconselhava no caso de sentires a equipa muito estática, se vires que está a funcionar bem assim, não alteres nada

Compartilhar este post

Link para o post

Em principio sim, mas também pedes mais disciplina na liberdade criativa o que pode restringir um pouco isso, é bom que encontres um equilibrio, vai testando isso, quanto ao deambular, eu disse que te aconselhava no caso de sentires a equipa muito estática, se vires que está a funcionar bem assim, não alteres nada

Ok, Obrigadão pelas dicas ;) Em princípio vou pôr o "6" em função Regista ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, uma dúvida estúpida: faz sentido, num meio-campo com um MD e 2 MC's, ter um MC como CJA e o outro MC com CJ? Não vão estar a fazer o mesmo? Ou será melhor ter um CJA e o outro como organizador móvel?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, uma dúvida estúpida: faz sentido, num meio-campo com um MD e 2 MC's, ter um MC como CJA e o outro MC com CJ? Não vão estar a fazer o mesmo? Ou será melhor ter um CJA e o outro como organizador móvel?

Se fizessem o mesmo não havia necessidade de haver duas funções distintas :biggrin: Leste o que diz na descrição sobre cada uma das funções ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não há problema nenhum, como disse o Michael, mas tudo depende do que tu queres que o teu meio campo faça.

Um meio campo com 1 médio defensivo e depois médios a sua frente logo à partida garante uma boa qualidade defensiva, por causa do jogador mais recuado. Ou seja, podes ser, caso queiras, mais audaz com os dois médios centro.

Agora é como disse, tudo depende de como queres a tua táctica. Se queres uma táctica mais de posse então ter dois criadores de jogo não é má ideia pois são ambos jogadores pouco verticais.

Se queres ter uma táctica mais ofensiva e vertical, então teres por exemplo um médio centro ofensivo e um box to box é uma excelente combinação.

E podes ainda ser mais equilibrado, com por exemplo um médio criador (CJA) e um box to box como move to channels (nao sei a tradução na versão tuga) activado para aproveitar os passes dos CJA.

Resumindo, dá para tudo... depende do que queiras fazer do teu meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

buPddO.jpg

KdGaQ4.jpg

Cumprimentos

Vejo algumas contradições na tua táctica.

Por exemplo, queres manter a posse de bola, mas depois impões um ritmo alto e uma largura no máximo o que deixa os jogadores mais afastados, e depois ainda colocas o passe curto.

Pedes para haver sobreposições, o que num jogo de posse não é o mais aconselhável pois os laterais ficam muito ofensivos e só querem atacar.

E por falar em sobreposições... jogas com a largura no máximo, pedes para explorar os flancos e depois queres sobreposições? Por onde? Não estás a deixar espaço para os laterais subirem.

Em termos das funções que deste aos jogadores, Não desgosto e até está equilibrado, apesar de achar que possas ter alguns problemas no teu corredor esquerdo, onde basicamente ninguem defende. Mas lá está, para um futebol de posse ter os laterais tão ofensivos não é a melhor ideia.

Por fim, a posição 6. Talvez um jogador mais posicional, tipo médio defensivo ou trinco seja mais aconselhável para teres mais protecção.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os que gostam de usar marcações individuais, é preciso algum cuidado nisso porque há actualmente um bug que faz com que o jogador abandone a marcação para ir pressionar a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

A sobreposição realmente não faz muito sentido, por um lado porque do lado direito o lateral já tem uma mentalidade mais ofensiva que o extremo; por outro lado, do lado esquerdo o Raumdeuter procura ocupar um espaço mais interior, libertando o corredor exterior para o Ala.

Desde que tenha bons jogadores, o ritmo mais alto até é recomendável como forma de desestabilizar o adversário, senão torna-se uma posse de bola passiva. Aliás, um modelo de passe / posse nunca teve a ver com baixos ritmos de jogo, mas sim com baixo risco de passe. Na situação em concreto, também é preciso levar em linha de conta a Mentalidade defensiva da equipa, que já por si implica um baixo ritmo e à qual acresce a instrução Manter a Posse de Bola, pois também também um ligeiro efeito em baixar mais o ritmo de jogo, portanto ao utilizar a instrução Mais Alto acaba por ser uma forma de equilibrar os automatismos gerados pela Mentalidade e pela instrução mencionada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eheheh,

Eu percebo o que dizes Michael, só que me parece que ele está a complicar demasiado as coisas.

É como se ele quisesse a comida nem muito salgada nem muito insossa, no ponto, mas em vez de meter sal na quantidade certa, não... Mete uma carrada de sal e depois para contrabalançar bebe uns valentes litros de água. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo algumas contradições na tua táctica.

Por exemplo, queres manter a posse de bola, mas depois impões um ritmo alto e uma largura no máximo o que deixa os jogadores mais afastados, e depois ainda colocas o passe curto.

Pedes para haver sobreposições, o que num jogo de posse não é o mais aconselhável pois os laterais ficam muito ofensivos e só querem atacar.

E por falar em sobreposições... jogas com a largura no máximo, pedes para explorar os flancos e depois queres sobreposições? Por onde? Não estás a deixar espaço para os laterais subirem.

Em termos das funções que deste aos jogadores, Não desgosto e até está equilibrado, apesar de achar que possas ter alguns problemas no teu corredor esquerdo, onde basicamente ninguem defende. Mas lá está, para um futebol de posse ter os laterais tão ofensivos não é a melhor ideia.

Por fim, a posição 6. Talvez um jogador mais posicional, tipo médio defensivo ou trinco seja mais aconselhável para teres mais protecção.

mas por exemplo. tens no Barça o Dani Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...