Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

não me parece que isso seja um bug, pq é normal se estas a pedir a equipa para pressionar é normal que larguem a marcação para irem pressionar o portador da bola

Acredita que sei o que estou a dizer quando menciono que há este ou aquele bug

É só de mim ou está cada vez mais complicado de fazer uma tática simples, como um 4-3-3 ou um 4-2-3-1 sem ter buracos na tática?

Nunca foi complicado. Complicado é as pessoas construírem esquemas equilibrados.

Compartilhar este post

Link para o post

Que praticamente é o mesmo xD

Nem por isso, pode ser um sistema em forma de arvore, ou um sistema normal como os que referiste, desde que as funções façam sentido e se completem lá dentro, tudo pode correr bem (...) e com instruções que façam sentido claro

Compartilhar este post

Link para o post

há alguma maneira de quando o adversário vai fazer um lançamento lateral perto da área, termos mais gente dentro da área a defender?

Compartilhar este post

Link para o post

há alguma maneira de quando o adversário vai fazer um lançamento lateral perto da área, termos mais gente dentro da área a defender?

Sim há, os lançamentos laterais defensivos usam precisamente as mesmas instruções dos cantos defensivos, portanto, se mexeres nuns os outros alteram automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim há, os lançamentos laterais defensivos usam precisamente as mesmas instruções dos cantos defensivos, portanto, se mexeres nuns os outros alteram automaticamente.

então mas eu tenho os cantos defensivos toda a gente a defender dentro da área, e nos lançamentos a beneficiar o adversário eles assumem esta posição defensiva, como é que faço para meter esses que tem a bola preta dentro da área?

acHS9CA.jpg

assim vê-se melhor, eles assumem uma posição igual a táctica, neste caso é um 4231 e não estou a fazer qualquer tipo de marcação individual

qV0Igc6.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

então mas eu tenho os cantos defensivos toda a gente a defender dentro da área, e nos lançamentos a beneficiar o adversário eles assumem esta posição defensiva, como é que faço para meter esses que tem a bola preta dentro da área?

assim vê-se melhor, eles assumem uma posição igual a táctica, neste caso é um 4231 e não estou a fazer qualquer tipo de marcação individual

No FM15 funcionava como disse, alguma coisa pode ter mudado para o FM16 ou simplesmente ser algo que precise de ser revisto e melhorado.

Compartilhar este post

Link para o post

No FM15 funcionava como disse, alguma coisa pode ter mudado para o FM16 ou simplesmente ser algo que precise de ser revisto e melhorado.

hum ok obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso acontece sucessivamente, o melhor a fazer é abrires um tópico na secção de bugs do fórum da SI

Clique aqui

lol eu nao considero tudo bugs, isto pode ser a maneira como eles acham que a equipa se deve comportar a defender os lançamentos por exemplo, sei la, bug para mim era por exemplo aquela cena do jogador ficar a segurar a bola e o jogo parar ate xegar ao final, por exemplo, mas obrigado a mesma

Compartilhar este post

Link para o post

finalmente consegui arranjar solução para eles ficarem mais compactos nos lançamentos de linha lateral do adversário :celebracao:

iH4vwQo.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Venho aqui para ver se voces me podem ajudar.. Ja tentei tudo e mais alguma coisa mas nao consigo por a minha equipa e criar muitas oportunidades de golo e marcar. Defensiviamente gosto muito da minha equipa sofre poucos golos mas no ataque esta bem mal.

Jogo em 4-3-3 em controlar e altamente estruturado com MD, OM, CJA no meio campo e com AI e PL no ataque alguem pode me ajudar em por a minha equipa a criar mais oportunidades de golo?

GntXo7Z.png

f7Ezr2c.png

Como Podem ver sofro poucos golos, mas tambem nao marco muitos

gsAYwW7.png

Editado por M1893V

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Venho aqui para ver se voces me podem ajudar.. Ja tentei tudo e mais alguma coisa mas nao consigo por a minha equipa e criar muitas oportunidades de golo e marcar. Defensiviamente gosto muito da minha equipa sofre poucos golos mas no ataque esta bem mal.

Jogo em 4-3-3 em controlar e altamente estruturado com MD, OM, CJA no meio campo e com AI e PL no ataque alguem pode me ajudar em por a minha equipa a criar mais oportunidades de golo?

Upload das imagens da táctica e respectivas instruções,

Mas desde já posso dizer que Avançados Interiores a combinar com um PL nunca é uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Upload das imagens da táctica e respectivas instruções,

Mas desde já posso dizer que Avançados Interiores a combinar com um PL nunca é uma boa opção.

Ja coloquei as imagnes da tactica. Tambem ja tentei com Avancado Completo mas tambem nao funcionou la muito bem

Compartilhar este post

Link para o post

Ja coloquei as imagnes da tactica. Tambem ja tentei com Avancado Completo mas tambem nao funcionou la muito bem

Se usas avançados interiores, precisas sempre de um número 9 que crie espaço para as diagonais deles, portanto, a solução passará sempre por um Falso 9, Av. Recuado em apoio ou um Trequartista (N.º 10)

Compartilhar este post

Link para o post

Se usas avançados interiores, precisas sempre de um número 9 que crie espaço para as diagonais deles, portanto, a solução passará sempre por um Falso 9, Av. Recuado em apoio ou um Trequartista (N.º 10)

Okay vou tentar isso. Mas utilizar outra funcao em vez do CJA nao sera melhor para o meu meio campo? O Numero 9 e o CJA estao depois no mesmo sitio o estou a pensar mal?

Compartilhar este post

Link para o post

Okay vou tentar isso. Mas utilizar outra funcao em vez do CJA nao sera melhor para o meu meio campo? O Numero 9 e o CJA estao depois no mesmo sitio o estou a pensar mal?

Estás :) Quaisquer das funções que mencionei baixam mais para libertar espaço, mas não tanto assim. A ideia é arrastar os centrais adversários para criar o tal espaço.

Isto no futebol, tal como no FM, é fundamental: criar espaços tanto para as movimentações com bola e sem bola, portanto quando usas um avançado que é mais posicional, quando procuras compactar o adversário numa zona reduzida, estás a compactar espaço e não a criá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os avançados interiores da táctica dele estão com a função apoiar, por isso até acho que um avançando centro com um papel atacante pode funcionar.

Penso é que lhe falta apoio do meio campo.

Quer o criador de jogo avançado, quer o organizador móvel, têm pouca chegada na área.No geral acabas por isolar muito o avançado porque falta-te gente a entrar. Parece que todos apoiam e ninguém ataca.

Apostava em mexer um pouco nessa dupla do meio campo. Talvez colocando um médio centro com função de ataque, ou um box-to-box.

Daqui a pouco vou postar uma táctica que criei, com a qual estou a ter bons resultados. O sistema é muito idêntico ao que acabei de descrever.

Compartilhar este post

Link para o post

Os avançados interiores da táctica dele estão com a função apoiar, por isso até acho que um avançando centro com um papel atacante pode funcionar.

Penso é que lhe falta apoio do meio campo.

Quer o criador de jogo avançado, quer o organizador móvel, têm pouca chegada na área.No geral acabas por isolar muito o avançado porque falta-te gente a entrar. Parece que todos apoiam e ninguém ataca.

Apostava em mexer um pouco nessa dupla do meio campo. Talvez colocando um médio centro com função de ataque, ou um box-to-box.

Daqui a pouco vou postar uma táctica que criei, com a qual estou a ter bons resultados. O sistema é muito idêntico ao que acabei de descrever.

Mexer so num o nois dois? Eu antes tinha um box to box e um Ponta de Lanca a frente, mas tambem havia falta de golos. Com o Ponta de Lanca pedia OS AI para SE manterem abertos, agora com o Falso Nove estou a pedir para encurtar Linhas

Compartilhar este post

Link para o post

Venho pedir a vossa opinião...

Estou no Minas de Argozelo, uma equipa do distrito de Bragança muito fraquinha, até joga em terra batida :mrgreen:

Eu queria montar um 4-3-3 tendo por base um futebol positivo, mas é das piores equipas do CNS por isso vou optar por uma mentalidade mais defensiva (Contra-Ataque). Com base nessas nesses fatores, montei isto:

minas_argozelo.png

Na baliza, o típico GK.

Na defesa optei por dois centrais e dois Alas para darem profundidade ao corredor.

Um médio defensivo com tarefa de defender para, de certa forma, compensar eventuais ausências dos Alas, que são algo ofensivos.

No meio campo quero um médio mais conservador e outro que se chegue mais à frente para se conetar com o Avançado Recuado, que segura a bola à procura do envolvimento de dois avançados interiores. A única instrução à equipa que tenho é a de procurar sobreposições, com vista a envolver os Alas. A filosofia de equipa é Fluida justamente porque quero um futebol positivo. A questão de espaços verticais não me preocupa muito, até prefiro que a equipa se comporte como um bloco unido.

Que acham? Mudariam alguma coisa? Eu ainda só estou a fazer amigáveis e a compreensão da tática ainda é baixa, por isso ainda não consigo tirar conclusões a sério.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Mais fluidez não oferece mais liberdade criativa? Mais liberdade criativa não encoraja os jogadores a se desviarem das suas tarefas se o acharem mais conveniente? Isto tudo deve resultar numa equipa mais imprevisível e eu gosto de ver equipas mais imprevisíveis, só que tenho noção que a equipa onde estou é algo fraquita por isso queria conciliar isso com um bloco baixo. Corrige-me se estiver enganado.

Em relação aos papéis e tarefas dos jogadores, achas que está equilibrado?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens "defesa" e "ataque" a mais. Eu mudava o médio-centro defender para medio area a area/organizador movel/ mediocentro - apoiar, e um dos avançados interiores colava a apoiar e o lateral correspondente a atcar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...