Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Mais fluidez não oferece mais liberdade criativa? Mais liberdade criativa não encoraja os jogadores a se desviarem das suas tarefas se o acharem mais conveniente? Isto tudo deve resultar numa equipa mais imprevisível e eu gosto de ver equipas mais imprevisíveis, só que tenho noção que a equipa onde estou é algo fraquita por isso queria conciliar isso com um bloco baixo. Corrige-me se estiver enganado.

Em relação aos papéis e tarefas dos jogadores, achas que está equilibrado?

Mais fluidez representa mais liberdade criativa sim, mas mais liberdade criativa não significa que os jogadores se desviam das suas tarefas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens "defesa" e "ataque" a mais. Eu mudava o médio-centro defender para medio area a area/organizador movel/ mediocentro - apoiar, e um dos avançados interiores colava a apoiar e o lateral correspondente a atcar.

Já tenho um médio área-a-área, queria um jogador um pouco diferente ao seu lado. Vou optar por médio centro com função de apoiar e inverter os papéis dos homens do corredor direito. Organizador móvel está fora de questão, tal como Falso 9 e Raumdeuter, neste nível não há jogadores com capacidade em desempenhar essa função.

Acho que até optar por essa ideia vou inverter apenas os papéis do AI e Ala direitos. Tenho receito que um Ala a atacar deixe ali uma doca de leixões, assim um MC a defender sempre dá uma ajuda.

Isto são tudo conjeturas para já pois como devem imaginar a familiaridade tática ainda é fraca e enquanto assim for não me adianta de muito estar a fazer grandes correções.

Mais fluidez representa mais liberdade criativa sim, mas mais liberdade criativa não significa que os jogadores se desviam das suas tarefas.

Ok, de qualquer forma costuma resultar num jogo mais agradável de se ver :) Não sei se ainda é como antigamente, mas quando definias uma mentalidade mais conservadora, normalmente isso mexia com a mentalidade e liberdade criativa. Assim já fica um certo equilíbrio.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho um médio área-a-área, queria um jogador um pouco diferente ao seu lado. Vou optar por médio centro com função de apoiar e inverter os papéis dos homens do corredor direito. Organizador móvel está fora de questão, tal como Falso 9 e Raumdeuter, neste nível não há jogadores com capacidade em desempenhar essa função.

Acho que até optar por essa ideia vou inverter apenas os papéis do AI e Ala direitos. Tenho receito que um Ala a atacar deixe ali uma doca de leixões, assim um MC a defender sempre dá uma ajuda.

Isto são tudo conjeturas para já pois como devem imaginar a familiaridade tática ainda é fraca e enquanto assim for não me adianta de muito estar a fazer grandes correções.

Ok, de qualquer forma costuma resultar num jogo mais agradável de se ver :) Não sei se ainda é como antigamente, mas quando definias uma mentalidade mais conservadora, normalmente isso mexia com a mentalidade e liberdade criativa. Assim já fica um certo equilíbrio.

Não esquecer que quanto mais fluidez, mais niveladas as mentalidades dos jogadores, portanto uma mentalidade defensiva muito fluida significa que todos os jogadores têm uma mentalidade defensiva. É uma questão de pensares se é o que queres :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm...também significa que a diferença entre um jogador com tarefa de ataque é menor para um jogador de tarefa defensiva, certo? Vem daí o facto da equipa se comprimir verticalmente? Pois é exatamente isso que quero :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm...também significa que a diferença entre um jogador com tarefa de ataque é menor para um jogador de tarefa defensiva, certo? Vem daí o facto da equipa se comprimir verticalmente? Pois é exatamente isso que quero :)

pronto, o importante é descobrir o que se quer :)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais fluidez não oferece mais liberdade criativa? Mais liberdade criativa não encoraja os jogadores a se desviarem das suas tarefas se o acharem mais conveniente? Isto tudo deve resultar numa equipa mais imprevisível e eu gosto de ver equipas mais imprevisíveis, só que tenho noção que a equipa onde estou é algo fraquita por isso queria conciliar isso com um bloco baixo. Corrige-me se estiver enganado.

Em relação aos papéis e tarefas dos jogadores, achas que está equilibrado?

eu acredito que isso passe mais por teres mais funções mais bem casadas umas com as outras do que propriamente mais fluidez mas entendo o que dizes...por exemplo um ala ofensivo a jogar com um AI mais interior pode fazer um estrago no corredor em termos de dinâmica brutal, assim como o mesmo se passara com outras funções no meio campo, eu fiquei com a sensação que demasiada fluidez também os faz inventar demais e não fazem muitas coberturas, neste momento estou em flexível, mas dou instruções de modo a ficar com 3 atrás os dois dc e um mc mais defensivo e tenho o resto da equipa a jogar mais subida sendo que os dois alas dão largura e amplitude ao ataque e tenho praticamente dois mc no espaço entre linhas ofensivo, dando a construir jogo como ao mesmo tempo a fazer cobertura, e fico com os dois AI mais o PL dentro da area mais outro mc que aparece la para apoiar , do que vejo a equipa fica muito bem organizada a atacar outra coisa que já reparei é que demasiada pressão abre muitos buracos, uma pressão q.b ao contrario do que possa parecer é mais eficaz e ate recupera mais bolas do que ir a queima para roubar a bola e a defesa mantém-me mais solida por exemplo se a defesa não sair a pressionar, muitas das vezes ou quase sempre são os médios que vem pressionar o que faz a equipa ficar mais compacta a defender no espaço entre linhas

edit: acho que nao me fiz explicar bem em relaçao a pressao, nao quis dizer que todos devem pressionar menos os defesas, essa ideia é errada, pq a equipa parte no momento do processo defensivo, a equipa deve pressionar como um todo, de forma igual, para que se mantenha compacta, assim como a mentalidade das funçoes devem andar proximas umas das outras para nao haver grandes distancias a haver sempre linhas de passe

a minha equipa sao os vermelhos, aqui da para ver mais ou menos a forma como a minha equipa defende no espaço entre linhas deixando os medios responsaveis pela pressao, ficando os defesas a fazer cobertura, eles tambem pressionam mas so quando a area cai na zona deles para nao haver buracos, assim fica mais compacto

ec533b9bc458d41444c30c9c6a20779b.gif

alguém me pode ajudar a distuinguir um organizador móvel de um box-to-box? As funções parecem-me muito idêndticas...

o organizador móvel pega na bola atrás e corre com ela para o ataque, verticaliza o jogo e no ataque posiciona-se a entrada da área num dos flancos, o box to box faz o corredor central todo dando apoio, recua para apoiar a defesa e avança para apoiar o ataque, recupera bolas e faz assistências, da linhas de passe, basicamente liga os dois sectores

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

o organizador móvel pega na bola atrás e corre com ela para o ataque, verticaliza o jogo e no ataque posiciona-se a entrada da área num dos flancos, o box to box faz o corredor central todo dando apoio, recua para apoiar a defesa e avança para apoiar o ataque, recupera bolas e faz assistências, da linhas de passe, basicamente liga os dois sectores

Obrigado

Edit: é quase como se o OM fosse uma espécie de Imbula e o BTB uma espécie de Herrera?

Editado por djteixeira2000

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

de nada e o organizador como próprio nome indica constrói jogo, ou seja, os jogadores vão tentar constantemente dar-lhe a bola para que seja ele a organizar as jogadas

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode explicar o que é um radmeuter?

Para mim é tipo um avançado interior ma que joga sem bola.

Partindo da linha, procura espaços entre linhas para aparecer na area.

Defensivamente é uma nulidade, poor isso algum cuidado com a cobertura que tens nesse lido do campo.

Compartilhar este post

Link para o post

wJgYk8K.png

RuEqZym.png

Apos algumas tentativas estou neste momento assim, alguma recomendação?

Parece-me algumas contradições.... Ritmo alto e manter posse de bola, fintar mais e para o espaço...

Depois, talvez resulte melhor teres o avancado a apoiar, para crier espaço para a subida do criador de joga, ou entao coloca-lo como apoio e nao ataque.

Acho que tambem podias colocar os laterais como mais ofensivos, pelo menos o do lado esquerdo que tem a cobertura do medio defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me algumas contradições.... Ritmo alto e manter posse de bola, fintar mais e para o espaço...

Depois, talvez resulte melhor teres o avancado a apoiar, para crier espaço para a subida do criador de joga, ou entao coloca-lo como apoio e nao ataque.

Acho que tambem podias colocar os laterais como mais ofensivos, pelo menos o do lado esquerdo que tem a cobertura do medio defensivo.

Qual achas que seriam entao asmelhor opções? procuro uma equipa que crie muitas oportunidades sem comprometer defensivamente

Ate porque se podes jogar em posse e a um ritmo alto , dps aquilo da finta e do passe e para tentarem aquelas desmarcaçoes....

Editado por Lavrador

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

Edit: é quase como se o OM fosse uma espécie de Imbula e o BTB uma espécie de Herrera?

por exemplo sim se bem que eles tem actuado quase como dois BTB pq no porto nao tem muito o habito de correr com a bola no corredor centrar e o OM corre muito com bola

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é tipo um avançado interior ma que joga sem bola.

Partindo da linha, procura espaços entre linhas para aparecer na area.

Defensivamente é uma nulidade, poor isso algum cuidado com a cobertura que tens nesse lido do campo.

Obrigado pela ajuda Keyser

Compartilhar este post

Link para o post

Queria implementar uma táctica no Benfica, um 4-3-3, mas com muito futebol direto, ou seja, queria por exemplo que a defesa ganhasse a bola, desse nos médios e estes com dois ou três toques virassem o jogo e pusessem a bola na frente, mas não o tou a conseguir fazer, alguma ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post

Queria implementar uma táctica no Benfica, um 4-3-3, mas com muito futebol direto, ou seja, queria por exemplo que a defesa ganhasse a bola, desse nos médios e estes com dois ou três toques virassem o jogo e pusessem a bola na frente, mas não o tou a conseguir fazer, alguma ajuda?

Aumenta o ritmo de jogo e joga em Atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho pedir a vossa opinião...

Estou no Minas de Argozelo, uma equipa do distrito de Bragança muito fraquinha, até joga em terra batida :mrgreen:

Eu queria montar um 4-3-3 tendo por base um futebol positivo, mas é das piores equipas do CNS por isso vou optar por uma mentalidade mais defensiva (Contra-Ataque). Com base nessas nesses fatores, montei isto:

minas_argozelo.png

Na baliza, o típico GK.

Na defesa optei por dois centrais e dois Alas para darem profundidade ao corredor.

Um médio defensivo com tarefa de defender para, de certa forma, compensar eventuais ausências dos Alas, que são algo ofensivos.

No meio campo quero um médio mais conservador e outro que se chegue mais à frente para se conetar com o Avançado Recuado, que segura a bola à procura do envolvimento de dois avançados interiores. A única instrução à equipa que tenho é a de procurar sobreposições, com vista a envolver os Alas. A filosofia de equipa é Fluida justamente porque quero um futebol positivo. A questão de espaços verticais não me preocupa muito, até prefiro que a equipa se comporte como um bloco unido.

Que acham? Mudariam alguma coisa? Eu ainda só estou a fazer amigáveis e a compreensão da tática ainda é baixa, por isso ainda não consigo tirar conclusões a sério.

Aproveito para atualizar isto.

Mudei a tarefa do MD para defender (tinha mudado para suporte mas não resultou) e do MC para suporte. O meu avançado interior esquerdo também tem tarefa de suporte agora. Estou bastante contente com os resultados, é uma das equipas mais horríveis do CNS mas os resultados tem sido animadores. Acho que isto basicamente prova que não é preciso fazer ajustes em tudo quanto é lado para ter uma formação vencedora. Só uma instrução à equipa e zero instruções adicionais a jogadores. Não acredito, porém, que isto funcione num FC Porto ou Arsenal, o senso comum diz-me que para uma coisa funcionar bem no CNS tem de ser uma coisa simples, porque os jogadores não são de topo. É a razão pela qual nunca quis usar Falso 9, Pivô Ofensivo ou Defensivo, Raumdeuter e afins.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de uma ajudinha. Eu estou na primeira época no Sporitng, já vou em Janeiro. Estou a deparar-me com um problema que não consigo resolver. Apesar de eu ter as instruções Passe curto, Manter posse de bola e Intensidade mais baixa, a equipa tem sempre abaixo do 40% de posse por jogo, frente a equipas tipo o Tondela ou o Limianos....quando a equipa tem bola consegue jogar e até marca. O problema é que a maior parte do tempo não tem. Como é que resolvo?

QF5DsVq.png

rQQeSNO.png

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de uma ajudinha. Eu estou na primeira época no Sporitng, já vou em Janeiro. Estou a deparar-me com um problema que não consigo resolver. Apesar de eu ter as instruções Passe curto, Manter posse de bola e Intensidade mais baixa, a equipa tem sempre abaixo do 40% de posse por jogo, frente a equipas tipo o Tondela ou o Limianos....quando a equipa tem bola consegue jogar e até marca. O problema é que a maior parte do tempo não tem. Como é que resolvo?

Em atacante, os jogadores querem ao máximo atacar, rematar, imagina-te na posição dum médio, tens um passe arriscado e uma linha de passe segura, ele vai optar pela arrisca pq tu pedes urgência para marcar golo (...) Aconselho a começares em Controlar, se não conseguires marcar, aí sim passas ao ataque.

Quanto às instruções, se queres ter posse, tens de pressionar mais alto, eu uso muito mais por exemplo e funciona muito bem, no entanto é importante não manter isso o jogo todo senão os jogadores rebentam completamente.Como já jogas em fluido, aconselho a deixares a liberdade criativa por defeito, escolhe antes deambular das posições (origina linhas de passe) esquece o explorar os flancos, dá essa liberdade aos teus jogadores, construir o jogo no seu todo e quanto à intensidade, eu uso alta e gosto do que vejo, testa isso.

Outra cena importante é ires às instruções o teu redes e pedires para ele estender, jogar curto sempre que possível

Compartilhar este post

Link para o post

Em atacante, os jogadores querem ao máximo atacar, rematar, imagina-te na posição dum médio, tens um passe arriscado e uma linha de passe segura, ele vai optar pela arrisca pq tu pedes urgência para marcar golo (...) Aconselho a começares em Controlar, se não conseguires marcar, aí sim passas ao ataque.

Quanto às instruções, se queres ter posse, tens de pressionar mais alto, eu uso muito mais por exemplo e funciona muito bem, no entanto é importante não manter isso o jogo todo senão os jogadores rebentam completamente.Como já jogas em fluido, aconselho a deixares a liberdade criativa por defeito, escolhe antes deambular das posições (origina linhas de passe) esquece o explorar os flancos, dá essa liberdade aos teus jogadores, construir o jogo no seu todo e quanto à intensidade, eu uso alta e gosto do que vejo, testa isso.

Outra cena importante é ires às instruções o teu redes e pedires para ele estender, jogar curto sempre que possível

Muito obrigado! Vou experimentar e depois digo que correu. Disseste aí coisas muito interessantes que nunca me tinham ocorrido :compinchas:

EDIT: No primeiro jogo que fiz mudei tudo o que disseste menos a parte da mentalidade porque com a mentalidade controlar tinha 70% de posse de bola mas a equipa não era ofensiva. Mas já melhorou bastante

Editado por Steve™

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito para atualizar isto.

Mudei a tarefa do MD para defender (tinha mudado para suporte mas não resultou) e do MC para suporte. O meu avançado interior esquerdo também tem tarefa de suporte agora. Estou bastante contente com os resultados, é uma das equipas mais horríveis do CNS mas os resultados tem sido animadores. Acho que isto basicamente prova que não é preciso fazer ajustes em tudo quanto é lado para ter uma formação vencedora. Só uma instrução à equipa e zero instruções adicionais a jogadores. Não acredito, porém, que isto funcione num FC Porto ou Arsenal, o senso comum diz-me que para uma coisa funcionar bem no CNS tem de ser uma coisa simples, porque os jogadores não são de topo. É a razão pela qual nunca quis usar Falso 9, Pivô Ofensivo ou Defensivo, Raumdeuter e afins.

Como queres jogar em contra-ataque, presumo que queiras ser compacto defensivamente e venenoso no ataque certo? Se fosse eu punha um extremo a atacar e deixava um AI a apoiar. Na zona do meio campo como os jogadores são fracos, não consegues ter um organizador móvel... o que dava muito jeito! Eu optaria por pôr um construtor de jogo avançado a atacar, um BTB e um trinco para segurar aí as pontas na defesa. Depois a parte mais crucial: preferes que mesmo num contra ataque os laterais subam ou que fiquem a dar segurança? Se na primeria o melhor seria escolher Defesas Laterais em Automático (mais aconselhado se quiseres que tanto defendam como ataquem), na segundo o ideal era mesmo escolheres Laterais Limitados, que não é difícil de encontrar no CNS.

Espero ter ajudado, só não dou instruções porque nao sei se queres ficar com a bola quando a tens ou do estilo "bola para a frente que atrás vem gente" xD.

PS: se quiseres fortalecer o meio campo, em vez de um CJA, podes optar por um MRB

Compartilhar este post

Link para o post

Em vez de Alas Completos, eu mudaria para Alas, pois tal como a descrição indicam estão habituados a jogar sem extremos, sendo que estes seriam, neste caso, Avançados Interiores. Agora depende de como quiseres que a equipa funcione: se queres os extremos a servir como ponta de lança e a funcionar +/- como avançados recuados, se queres o PL a descer para abrir espaços para os AI. Na primeira hipótese poes os AI a apoiar um PL puro; na segundo poes os AI a atacar com um Avançado recuado/ Falso 9(ideal para arrastar defesas)/ Número10/ ou até mesmo Avançado defensivo. No meio campo, eu nunca jogo com 2 Construtores de Jogo; simplesmente não consigo :confuso:! É como se tivesses um Gerrard e um Lampard na mesma equipa, e neste caso como não tens MO, se fosse o meu caso, eu jogaria com um trinco/regista(se quiseres um homem mais agressivo) um BTB, indispensável para mim, porque liga a defesa ao ataque e um contrutor de jogo avançado com função de ataque.

Agora vem a parte se calhar mais confusa: se tens 3 médios, o ideal será teres um com função de defender, outro de apoiar e um a atacar. Se optares pelo regista, em vez do BTB escolhe um MRB com função de defender que compensa o avanço do regista(que tem função apoiar); se optares pelo trinco deixas o BTB.

Em qualquer um dos casos, o CJA tem a função de ataque.

Quanto às instruções, na parte da largura, um "sem extremos" ou "razoavemente estreito" são o apropriado, o ritmo convém NÃO baixar muito, caso contrário habilitas-te a ver a tua equipa trocar a bola na defesa e nada mais, a linha defensiva podes deixar "normal" ou "subir um pouco" usando sempre a "armadilha do fora de jogo", "mais" ou "muito mais" pressão; e se quiseres, "evitar a distribuição curta ao GR" desde que tenhas um meio campo com bons índices físicos para ganhar os balões do redes. Jogar SEMPRE a "partir da defesa", "manter a posse de bola" (obviamente xD), dependendo de ti se queres "passes mais curtos" ou "misto", ser mais "expressivo", "deambular das posições". Se quiseres jogar muito paciente, como o Guardiola, pões "ritmo baixo" e "driblar menos", se quiseres assumir a posse mas sem nunca deixar de procurar o golo metes "maior ritmo" com "enfrentar a defesa". Usar "sobreposições" de forma a compensar a largura perdida pelos extremos que estão na área e claro, "levar a bola até à área".

Não sei se era isto que tinhas mais ou menos ou se não pois enquanto escrevo não consigo ver as imagens que publicaste. No entanto, espero ter sido uma boa ajuda :biggrin:.

Boa sorte. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...