Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Em vez de Alas Completos, eu mudaria para Alas, pois tal como a descrição indicam estão habituados a jogar sem extremos, sendo que estes seriam, neste caso, Avançados Interiores. Agora depende de como quiseres que a equipa funcione: se queres os extremos a servir como ponta de lança e a funcionar +/- como avançados recuados, se queres o PL a descer para abrir espaços para os AI. Na primeira hipótese poes os AI a apoiar um PL puro; na segundo poes os AI a atacar com um Avançado recuado/ Falso 9(ideal para arrastar defesas)/ Número10/ ou até mesmo Avançado defensivo. No meio campo, eu nunca jogo com 2 Construtores de Jogo; simplesmente não consigo :confuso:! É como se tivesses um Gerrard e um Lampard na mesma equipa, e neste caso como não tens MO, se fosse o meu caso, eu jogaria com um trinco/regista(se quiseres um homem mais agressivo) um BTB, indispensável para mim, porque liga a defesa ao ataque e um contrutor de jogo avançado com função de ataque.

Agora vem a parte se calhar mais confusa: se tens 3 médios, o ideal será teres um com função de defender, outro de apoiar e um a atacar. Se optares pelo regista, em vez do BTB escolhe um MRB com função de defender que compensa o avanço do regista(que tem função apoiar); se optares pelo trinco deixas o BTB.

Em qualquer um dos casos, o CJA tem a função de ataque.

Quanto às instruções, na parte da largura, um "sem extremos" ou "razoavemente estreito" são o apropriado, o ritmo convém NÃO baixar muito, caso contrário habilitas-te a ver a tua equipa trocar a bola na defesa e nada mais, a linha defensiva podes deixar "normal" ou "subir um pouco" usando sempre a "armadilha do fora de jogo", "mais" ou "muito mais" pressão; e se quiseres, "evitar a distribuição curta ao GR" desde que tenhas um meio campo com bons índices físicos para ganhar os balões do redes. Jogar SEMPRE a "partir da defesa", "manter a posse de bola" (obviamente xD), dependendo de ti se queres "passes mais curtos" ou "misto", ser mais "expressivo", "deambular das posições". Se quiseres jogar muito paciente, como o Guardiola, pões "ritmo baixo" e "driblar menos", se quiseres assumir a posse mas sem nunca deixar de procurar o golo metes "maior ritmo" com "enfrentar a defesa". Usar "sobreposições" de forma a compensar a largura perdida pelos extremos que estão na área e claro, "levar a bola até à área".

Não sei se era isto que tinhas mais ou menos ou se não pois enquanto escrevo não consigo ver as imagens que publicaste. No entanto, espero ter sido uma boa ajuda :biggrin:.

Boa sorte. :compinchas:

Obrigado pelas sugestões. Vou experimentar algumas coisas, nomeadamente isso que tu disseste do meio campo. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Como queres jogar em contra-ataque, presumo que queiras ser compacto defensivamente e venenoso no ataque certo? Se fosse eu punha um extremo a atacar e deixava um AI a apoiar. Na zona do meio campo como os jogadores são fracos, não consegues ter um organizador móvel... o que dava muito jeito! Eu optaria por pôr um construtor de jogo avançado a atacar, um BTB e um trinco para segurar aí as pontas na defesa. Depois a parte mais crucial: preferes que mesmo num contra ataque os laterais subam ou que fiquem a dar segurança? Se na primeria o melhor seria escolher Defesas Laterais em Automático (mais aconselhado se quiseres que tanto defendam como ataquem), na segundo o ideal era mesmo escolheres Laterais Limitados, que não é difícil de encontrar no CNS.

Espero ter ajudado, só não dou instruções porque nao sei se queres ficar com a bola quando a tens ou do estilo "bola para a frente que atrás vem gente" xD.

PS: se quiseres fortalecer o meio campo, em vez de um CJA, podes optar por um MRB

A única questão com o trio ofensivo é que se colocar um AI a apoiar e um extremo a atacar, deixa de fazer algum sentido ter um Avançado Recuado, pelo menos na vida real. É que assim segura a bola para nada, o AI não penetra tantas vezes na grande área e o extremo vai à linha cruzar.

De qualquer forma são ideias que vou por em prática na próxima pré-época, para já está tudo ok ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A única questão com o trio ofensivo é que se colocar um AI a apoiar e um extremo a atacar, deixa de fazer algum sentido ter um Avançado Recuado, pelo menos na vida real. É que assim segura a bola para nada, o AI não penetra tantas vezes na grande área e o extremo vai à linha cruzar.

De qualquer forma são ideias que vou por em prática na próxima pré-época, para já está tudo ok ;)

Sim, não referi que, de facto, o ponta lança poderá ter de passar para um PL puro; assim tens um avançado a jogar mais por dentro que pode auxiliar em fase contrutiva e ser mais um elemento na área quando o outro extremo cruza

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, comprei o FM16 agora no Natal e comecei um save no Gafanha. Não sou grande génio da tática mas consigo normalmente fazer as minhas e melhorá-las ao longo do jogo, no entanto, não tenho conseguido grandes resultados e, mesmo tendo jogadores algo fracos, penso que o problema está na minha abordagem.

Desenho Tático:

c9bc6bd88765bc1b343c8119a62b6e26.png

Instruções:

ed382354879e34e0dfccb426f95321e0.png

Passo agora a explicar o porquê de cada tarefa e as instruções:

GR -> Já joguei com ele a GRL devido a ter uma linha mais alta, sofri muitos golos devido ao seu mau posicionamento e portanto decidi metê-lo como GR simples, só com a instrução para distribuir para os centrais.

DC -> O Diogo Lobo tem um passe razoavél (12) e, de forma a avançar um pouco mais e chamar o adversário ficou como Defesa c/ Bola, quanto a quem joga a seu lado, quero que seja um defesa simples, não só cortar e jogar como seja, daí o DC

DD / DL -> Do lado esquedo, o lateral dá largura e, quando à segurança, sobreprõe-se ao desse lado, o defesa direito tem também uma tarefa parecida e visto que o Extremo está a apoiar, meti-o a Atacar para dar mais uma opção no último terço

Médios -> O MC(D) fica do lado direito para compensar as subidas do lateral, o seu companheiro, pretendo alguém que ataque, mas que também seja algo conservador e não tome muitos riscos, o BTB seria a tarefa perfeita, só que os jogadores não são muito bons com essas tarefas

Médios Ofensivos / Extremos: O Mateus Régis é a estrela do plantel, tem muito bom desarme para a sua posição e por isso eu deixei-o em suporte, mas após alguns jogos reparei que no ataque não dava o contributo que eu desejava e normalmente encontrava-se atrás da bola, agora está com tarefa de ataque e esse problema melhorou um pouco. Os extremos, no lado direito tenho uma Ex(Ap) porque não quero que o ataque fique muito desligado do resto do jogo e quero que dê um pouco mais de largura ao ataque (talvez o DL(A) já trate disto e o extremo devia passar a avançado interior ou Médio Ala com encurtar linhas), do outro lado, o AI(A) é suposto ser um dos 3 principais homens golo (ele, o ponta de lança e o médio ofensivo), sendo que não tinha ninguém com um bom pé esquerdo, meti um jogador destro desse lado e aproveito isso para ele usar o seu pé mais forte quando corta para dentro

PL -> Pretendo alguém que seja uma referência na área e ao mesmo tempo seja algo movél, o PL tem o jogar pelos flancos, logo penso que serve para essa tarefa. Vejo-o várias vezes isolado do jogo e como tenho algum medo que aquele trio (AI, CJA, PL) acabem no mesmo espaço, estou a pensar em deixá-lo como AvR(At) ou mesmo em AvR(Ap).

Jogar a Partir da Defesa -> Não quero a equipa a meter a bola no ar e fé em deus, prefiro que construam em segurança e de forma curta, com os laterais e os médios a virem ligar o jogo.

Levar Bola até à Área -> Reparei que a equipa fazia muitos cruzamentos desnecessários, bem como remates quase do meio campo. Temo que esta instrução agrave ainda mais as vezes em que o "trio mortal" se encontra no mesmo sítio

Jogar Aberto -> Quero esticar as defesas dos adversários já que a maioria deles utiliza um quarteto defensivo todo a defender e ainda 1 médio com tarefa defensiva

Linha defensiva muito alta e em linha -> Quero pressão alta e deixar o adversário com pouco espaço para construir e ter de mandar longo, tenho defesas altos que, na maioria das vezes, resolvem esses passes mais diretos, como também não jogo com MD preciso que a defesa seja mais alta para o espaço entre as linhas ser menor. A defesa em linha vêm da minha experiência de que pressão alta sem defesa alinhada é muito propícia a suícidios mentais.

Mentalidade -> Não quero algo muito ofensivo ou defensivo, penso que o Normal dê esse equilibrio. Já tive em Contra-Ataque, mas achei que a equipa trocava muito a bola onde não interessava (zona defensiva)

Fluido -> Prefiro a equipa a jogar como um todo e com cada jogador a ajudar os outros, reparei que o PL não se isolava tanto já que vinha mais atrás para ajudar a defender.

Tenho notado que a equipa tem muita dificuldade em chegar à área, mesmo sem trabalhar mais a bola até essa zona, e vejo muitos erros da defesa, provavelmente da pressão alta.

Ideias que tenho para melhorar a equipa: O PL passa para Avr(At), continua avançado e ao mesmo tempo recua mais um pouco sem bola, não gosto muito de ter um PL a segurar a bola, mas já que tenho 2 corredores para a área penso que se vai dar bem; Os centrais, apesar de terem características técnicas, devem-se dar melhor como centrais ou até mesmo centrais limitados; Recuar um pouco a linha defensiva e passá-la para só ligeiramente mais alta, vejo que a maioria dos golos vem do contra-ataque e pelo meio, aproveitando o enorme espaço atrás da defesa.

Editado por TaCs6

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite Amigos,

Fiz uma tática e estou gostando dela, porém estou com problemas na defesa, tomo gol todos os jogos...

Poderiam me dar dicas onde posso melhorar?

dbqpna.jpg

2mmth1j.jpg

j7wxv6.jpg

Tenho dois pontas rápidos e um finalizador muito bom, faço bastante gols em contra-ataques, com bolas cruzadas pelos pontas.

Estou com dificuldade de acertar a defesa, volantes. pois estou tomando muitos gols bobos.

Desde já agradeço

Feliz Ano Novo !

Editado por Brasileirando

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, comprei o FM16 agora no Natal e comecei um save no Gafanha. Não sou grande génio da tática mas consigo normalmente fazer as minhas e melhorá-las ao longo do jogo, no entanto, não tenho conseguido grandes resultados e, mesmo tendo jogadores algo fracos, penso que o problema está na minha abordagem.

Desenho Tático:

c9bc6bd88765bc1b343c8119a62b6e26.png

Instruções:

ed382354879e34e0dfccb426f95321e0.png

[...]

Boa noite.

Não sei se preferes um jogo mais interior ou mais aberto, mas como tens um extremo e um AI no mesmo desenho, considero que o melhor a escolheres na parte da largura seria um "equilibrado", dando tanto largura como jogo interior. Caso queiras continuar com o extremo, aconselho-te a não tirares o PL puro nem a substituí-lo por um AvR, pois ficarias com falta de presença na área e os cruzamentos do primeiro seriam desperdiçados.

Na parte do meio campo, experimenta substituir, de facto, o MC a apoiar por um BTB. Podes não ter nenhum BTB puro no teu plantel, mas não é difícil de encontrar algum bastante promissor que possa até estar sem clube (esses são sempre os melhores :mrgreen: ), e que se torne uma peça fulcral do jogo. De forma a dares mais consistência à defesa, caso precises, claro xD, podes também modificar a função do MC a defender para um médio recuperador de bolas a defender, cuja sua principal função será a da roubar a posse ao adversário logo que a tua equipa a perca.

Na defesa, sugiro que não tenhas nenhum defesa com bola, pois estes só são aconselháveis em equipas que queiram dominar o jogo e cujos defesas tenham para além do passe, boa visão de jogo, decisões e alguma técnica também.

Quanto às instruções, eu deixava estar a linha defensiva no "normal", pois podes arriscar-te a sofrer muitos golos de bolas longas da equipa adversária, a não ser, obviamente, que tenhas centrais rápidos. Já que queres os laterais a envolverem-se no ataque, eu punha a "procurar sobreposicões" . São apenas estas as alterações que eu faria.

Espero ter ajudado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite Amigos,

Fiz uma tática e estou gostando dela, porém estou com problemas na defesa, tomo gol todos os jogos...

Poderiam me dar dicas onde posso melhorar?

dbqpna.jpg

2mmth1j.jpg

j7wxv6.jpg

Tenho dois pontas rápidos e um finalizador muito bom, faço bastante gols em contra-ataques, com bolas cruzadas pelos pontas.

Estou com dificuldade de acertar a defesa, volantes. pois estou tomando muitos gols bobos.

Desde já agradeço

Feliz Ano Novo !

Boas,

Primeiro de tudo, aviso desde já que só irei falar do capítulo da defesa, pois se dizes que o ataque está bem oleado não vale a pena mexer certo :laugh:?

Não sei de que maneiras estarás a sofrer os golos, isso tens de ser tu a ver, mas deixarei as soluções para os erros mais frequentes que a nossa defesa comete.

1)Bola para as costas da defesa:

--- Neste caso convém baixar a linha defensiva para "ligeiramente mais profunda". Caso os problemas subsistam, baixar ainda mais e mudar os laterais para terem a função "defender"

2)Contra-ataque

--- Bem ,não há muito que se posso fazer nestes casos; se forem muito recorrentes põe "pressionar menos" e recua a linha defensiva um pouco

3)Passes mal efetuados

--- Isto pode acontecer pelo facto de adotares a estratégia do "Carro sem Travões", isto é, bola sempre para a frente e sem cerimónias; diretamente para onde se quer que a bola esteja. A solução, será alterares os tipos de passe para mais direto ou até mesmo misto.

Observação: quando tens 3 médios, deves sempre ter um com função de defesa, outro a apoiar e outro a atacar. Como tu jogas com dois médios defensivos, sugiro-te duas propostas que são capazes de promover também a segurança da tua defesa.

1)Mudar o MRB de "apoiar" para "defender", dando assim segurança à tua linha defensiva

2)A que eu acho mais adequada à tua estratégia, será a de mudares o MRB para Pivô Defensivo, ou seja, por outras palavras é como se fosse um central mais à frente dos outro e, agora já depende da qualidade dos teus jogadores e até das tuas preferências, mudar o OV para um regista: não perdes rigor defensivo e ganhas mais um na fase de construção de jogo.

Observação2: como tens os extremos/pontas a atacar, não era descartável mudares os teus Laterais de "automático" para "apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Primeiro de tudo, aviso desde já que só irei falar do capítulo da defesa, pois se dizes que o ataque está bem oleado não vale a pena mexer certo :laugh:?

Não sei de que maneiras estarás a sofrer os golos, isso tens de ser tu a ver, mas deixarei as soluções para os erros mais frequentes que a nossa defesa comete.

1)Bola para as costas da defesa:

--- Neste caso convém baixar a linha defensiva para "ligeiramente mais profunda". Caso os problemas subsistam, baixar ainda mais e mudar os laterais para terem a função "defender"

2)Contra-ataque

--- Bem ,não há muito que se posso fazer nestes casos; se forem muito recorrentes põe "pressionar menos" e recua a linha defensiva um pouco

3)Passes mal efetuados

--- Isto pode acontecer pelo facto de adotares a estratégia do "Carro sem Travões", isto é, bola sempre para a frente e sem cerimónias; diretamente para onde se quer que a bola esteja. A solução, será alterares os tipos de passe para mais direto ou até mesmo misto.

Observação: quando tens 3 médios, deves sempre ter um com função de defesa, outro a apoiar e outro a atacar. Como tu jogas com dois médios defensivos, sugiro-te duas propostas que são capazes de promover também a segurança da tua defesa.

1)Mudar o MRB de "apoiar" para "defender", dando assim segurança à tua linha defensiva

2)A que eu acho mais adequada à tua estratégia, será a de mudares o MRB para Pivô Defensivo, ou seja, por outras palavras é como se fosse um central mais à frente dos outro e, agora já depende da qualidade dos teus jogadores e até das tuas preferências, mudar o OV para um regista: não perdes rigor defensivo e ganhas mais um na fase de construção de jogo.

Observação2: como tens os extremos/pontas a atacar, não era descartável mudares os teus Laterais de "automático" para "apoiar.

djteixeira2000 , muito obrigado ... vou testar suas dicas.

gols to tomando de todos os jeitos kkkkkkkk

agradeço de novo e depois venho postar o resultado das dicas... obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

djteixeira2000 , muito obrigado ... vou testar suas dicas.

gols to tomando de todos os jeitos kkkkkkkk

agradeço de novo e depois venho postar o resultado das dicas... obrigado

É um prazer :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, bem eu já não sei o que fazer já tentei a posse e a equipa jogava muito pouco, tentei tirar ideias do topico do modelo de jogo do guardiola e continuava a jogar pouco, então decidi optar pelas transiçoes e continuo com o mesmo problema, a equipa cria rarissimas oportunidades de golo, alguma dica do que devo/posso mudar? jogo em fluido, tambem nao percebo bem se para transiçoes é melhor estruturado ou fluido

jlVtABY.png UM4fenT.png

Editado por LDC92

Compartilhar este post

Link para o post

Que acham, para atacar os primeiros 4 lugares da BPL? :compinchas:

Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-7_zpsmirqsndx.png

Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-8_zpsm40amvow.png

Tenho mais dificuldade na ligação defesa ataque... Experimentei agora um OM para ajudar, e estou a treinar os meus dois F9 para baixar e vir buscar jogo a ver como corre. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Deves ter cuidado com esse meio-campo, o MRB, mesmo com tarefa defensiva, é um jogador que larga muito a posição e deixa espaço livre, o Organizador Movél também não vai ajudar muito, visto que é um jogador que se move muito e facilmente deixa a sua posição. Num 4-4-2, os 2 médios devem ter responsabilidades defensivas, por isso, recomendo um CJ (S) / (D), para ligar o jogo, e um MC(S) ou um BTB se quiseres alguém que dê mais apoio na área.

Depois queres jogar com extremos, mas pedes para o jogo se afunilar mais no meio, talvez seja melhor aumentares a largura da equipa para Razoalvelmente Largo, ou como a mentalidade que escolhes é, por defeito, mais larga, deixa mesmo em Equilibrado. Agora não há melhor coisa a fazer que experimentar e perceber o que funciona e não funciona :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, bem eu já não sei o que fazer já tentei a posse e a equipa jogava muito pouco, tentei tirar ideias do topico do modelo de jogo do guardiola e continuava a jogar pouco, então decidi optar pelas transiçoes e continuo com o mesmo problema, a equipa cria rarissimas oportunidades de golo, alguma dica do que devo/posso mudar? jogo em fluido, tambem nao percebo bem se para transiçoes é melhor estruturado ou fluido

O que me salta logo à vista é que utilizas um PL Fixo, um homem que pouco se move na área, e ao mesmo tempo um Avançado Sombra, que pretende subir do meio campo ofensivo e ocupar espaços livres na área. É bem possível que acabem por ocupar as mesmas posições, portanto experimenta com um avançado mais movél, tipo um AvR ou um F9.

A instrução de "Procurar Sobreposições" torna-se redudante já que os teus laterais já têm uma mentalidade mais ofensiva que os extremos. Não sei se concordo muito com o "Bombear a Bola para a Área" e com um ritmo elevado, o jogo acabará por ser muito direto e os jogadores ficam sem tempo para pensar e tomam uma decisão má.

Outra coisa, já tendo uma formação Fluida não vale a pena teres "Ser Expressivo" e "Deambular das Posições", a criativade assim fica num nivél muito grande e isso não é necessariamente bom.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me salta logo à vista é que utilizas um PL Fixo, um homem que pouco se move na área, e ao mesmo tempo um Avançado Sombra, que pretende subir do meio campo ofensivo e ocupar espaços livres na área. É bem possível que acabem por ocupar as mesmas posições, portanto experimenta com um avançado mais movél, tipo um AvR ou um F9.

A instrução de "Procurar Sobreposições" torna-se redudante já que os teus laterais já têm uma mentalidade mais ofensiva que os extremos. Não sei se concordo muito com o "Bombear a Bola para a Área" e com um ritmo elevado, o jogo acabará por ser muito direto e os jogadores ficam sem tempo para pensar e tomam uma decisão má.

Outra coisa, já tendo uma formação Fluida não vale a pena teres "Ser Expressivo" e "Deambular das Posições", a criativade assim fica num nivél muito grande e isso não é necessariamente bom.

Obrigado, vou já por em pratica os conselhos e ir experimentando

Compartilhar este post

Link para o post

Podem explicar uma coisa, este ano a parte da Formação da equipa como está a funcionar? Por exemplo se metermos mais estruturado eles estão dar mais espaço, é que eu li isso não sei onde.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem explicar uma coisa, este ano a parte da Formação da equipa como está a funcionar? Por exemplo se metermos mais estruturado eles estão dar mais espaço, é que eu li isso não sei onde.

Há um tópico sobre isso no forum da SI. Eles dizem que é mais ou menos isto:

Very Fluid = Most Compact

Fluid = Compact

Flexible = Default

Structured = More Depth

Highly Structured = Much More Depth

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, é o meu primeiro post no forum mas ja jogo fm à alguns anos e sempre consegui fazer e melhorar as minhas taticas ate alcançar grandes feitos com equipas nao tao reconhecidas. Mas este ano estou me a deparar com alguns problemas, tento utilizar um 4x3x3 normal em equipas de meio da tabela e nao obtenho resultados. Jogo com os dois laterais a apoiar, os centrais a defender, jogo com CJ a medio defensivo e os dois medios centros sao CJA e MAA, o primeiro a atacar o segundo a apoiar respetivamente, os extremos jogam a atacar e jogo com ponta de lança.

Nas instruções jogo com a defesa ligeiramente alta, comprimento razoavelmente largo, marcação apertada e manter a posse de bola, jogar a partir da defesa e explorar os flancos, ser mais expressivo, enfrentar defesa, procurar sobreposições e levar a bola ate à area

Desculpem o texto mas ainda nao sei por fotos aqui, se me pudessem ajudar agradecia, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vindo a jogar muito em 4-4-3 nos ultimos FM's mas quero implementar um 4-4-2 à uns tempos.

A ideia de jogo é jogar um futebol em passe curto, rapido de forma a que a bola chegue com alguma facilidade e relativa rapidez à area adversária.

Tenho tido alguma dificuldade em que dê certo e estou a ter dificuldade em perceber porque razão não tem funcionado:

O sistema tactico é este:

image.jpg

Estás são as instruções à equipa:

image.jpg

Tenho tentado seguir algumas instruções que têm dado aqui mas parece-me que continuo a fazer alguma coisa mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vindo a jogar muito em 4-4-3 nos ultimos FM's mas quero implementar um 4-4-2 à uns tempos.

A ideia de jogo é jogar um futebol em passe curto, rapido de forma a que a bola chegue com alguma facilidade e relativa rapidez à area adversária.

Tenho tido alguma dificuldade em que dê certo e estou a ter dificuldade em perceber porque razão não tem funcionado:

O sistema tactico é este:

image.jpg

Estás são as instruções à equipa:

image.jpg

Tenho tentado seguir algumas instruções que têm dado aqui mas parece-me que continuo a fazer alguma coisa mal.

1º o que significa "dificuldade em que dê certo" ? ou seja, o que é que especificamente não dá certo ?

2º porque optas por não ter meio-campo ?

3º se queres um jogo de passe de curto, porque usas na frente um jogador que pede passe longo / directo ?

4º porquê Manter a Posse se queres que a equipa recorra mais a transições ofensivas ?

5º porquê tanta largura de jogo, abrindo tanto espaço nos corredores interiores e ainda por cima, novamente, sem um meio-campo consistente ?

Compartilhar este post

Link para o post

1º o que significa "dificuldade em que dê certo" ? ou seja, o que é que especificamente não dá certo ?

2º porque optas por não ter meio-campo ?

3º se queres um jogo de passe de curto, porque usas na frente um jogador que pede passe longo / directo ?

4º porquê Manter a Posse se queres que a equipa recorra mais a transições ofensivas ?

5º porquê tanta largura de jogo, abrindo tanto espaço nos corredores interiores e ainda por cima, novamente, sem um meio-campo consistente ?

1º A equpa não obtem resultados consistentes, mas acredito que seja mesmo por o sistema tatico ter varias falhas.

2º Porque não tenho meio Campo ? Por ter um Pivô demasiado descido no terreno e um Medio que sai do Meio Campo para recuperar bolas ? Realmente tens razão. Mas se tiver um MC (def) qual será a melhor posição para dar ao seu companheiro ? CJ (ap) ?

3º O jogador que falas é o Jogador Alvo ?

4º O manter a posso foi devido a dois jogos em que exprimentei retirar essa opção e tive % de posso de bola a rondar os 30% e não senti que tinha o jogo muito controlado (apesar de ter ganho)

5º A largura seria para dar espaço e possibilidade aos Laterais e subirem e abrirem linhas para a sobreposição, mas já percebi que será tudo menos benefico.

A minha questão agora prende-se com o seguinte:

1º Um meio campo de MC (def) e CJ (ap) será suficientemente equilibrado ? Ou é melhor optar por um Medio Recuperador de Bolas ?

2º Posso dar-me ao luxo de por os laterais e subir num sistema tactico assim ?

Obrigado desde já pela ajuda Michael ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, é o meu primeiro post no forum mas ja jogo fm à alguns anos e sempre consegui fazer e melhorar as minhas taticas ate alcançar grandes feitos com equipas nao tao reconhecidas. Mas este ano estou me a deparar com alguns problemas, tento utilizar um 4x3x3 normal em equipas de meio da tabela e nao obtenho resultados. Jogo com os dois laterais a apoiar, os centrais a defender, jogo com CJ a medio defensivo e os dois medios centros sao CJA e MAA, o primeiro a atacar o segundo a apoiar respetivamente, os extremos jogam a atacar e jogo com ponta de lança.

Nas instruções jogo com a defesa ligeiramente alta, comprimento razoavelmente largo, marcação apertada e manter a posse de bola, jogar a partir da defesa e explorar os flancos, ser mais expressivo, enfrentar defesa, procurar sobreposições e levar a bola ate à area

Desculpem o texto mas ainda nao sei por fotos aqui, se me pudessem ajudar agradecia, obrigado!

Experimenta trocar os extremos por Avançados Interiores

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta trocar os extremos por Avançados Interiores

Vou experimentar obrigado! Já agora podes me dizer como se coloca fotos aqui? Sou novo nestas andanças

Compartilhar este post

Link para o post

Boas noites

Comecei hoje no fm 16 e estou a ter algumas dificuldades neste novo sistema de táticas... gosto dum jogo que previligie a posse e estou a conseguir isso facilmente o problema é que crio pouco.. tenho muita posse mas crio poucas oportunidades...

Jogo com 1 extremo interior a apoiar outro a organizador avançado a apoiar e um f9, no meio campo 1 MD a apoiar, um organizador móvel a apoiar e o box to box..

Algum dica ?

Compartilhar este post

Link para o post

1º A equpa não obtem resultados consistentes, mas acredito que seja mesmo por o sistema tatico ter varias falhas.

2º Porque não tenho meio Campo ? Por ter um Pivô demasiado descido no terreno e um Medio que sai do Meio Campo para recuperar bolas ? Realmente tens razão. Mas se tiver um MC (def) qual será a melhor posição para dar ao seu companheiro ? CJ (ap) ?

3º O jogador que falas é o Jogador Alvo ?

4º O manter a posso foi devido a dois jogos em que exprimentei retirar essa opção e tive % de posso de bola a rondar os 30% e não senti que tinha o jogo muito controlado (apesar de ter ganho)

5º A largura seria para dar espaço e possibilidade aos Laterais e subirem e abrirem linhas para a sobreposição, mas já percebi que será tudo menos benefico.

A minha questão agora prende-se com o seguinte:

1º Um meio campo de MC (def) e CJ (ap) será suficientemente equilibrado ? Ou é melhor optar por um Medio Recuperador de Bolas ?

2º Posso dar-me ao luxo de por os laterais e subir num sistema tactico assim ?

Obrigado desde já pela ajuda Michael ;)

1º Isso é uma generalização, o teu papel é observar os jogos precisamente para perceberes o que está a correr mal;

2º Não tens meio-campo porque usas dois jogadores que abrem espaços, um por ter como prioridade recuperar a bola e outro que tem como prioridade procurar espaços para estar sempre em condições de a receber e jogar. Num meio-campo com duas unidades, precisas SEMPRE de dois médios posicionais.

3.º Sim, é !

4.º Não tens esquema tactico para recorrer a um modelo de posse / passe

5.º A largura afecta toda a equipa, não afecta apenas os laterais, quanto mais largura, mais espaço nos corredores interiores. Obviamente que isto não significa que vais retirar a largura toda, porque neste caso, abrias espaço nas alas. Geralmente é uma instrução que se utiliza mais no decorrer de um jogo e alarga-se ou estreita-se consoante o que esse jogo em concreto pede, portanto, se queres jogar com uma mentalidade mais ofensiva, deixa a largura por defeito (que já é bem larga)

6º Sim é melhor, mas podes usar dois MC (d) e afinares o que queres deles personalizando-os nas instruções aos jogadores

7º Pode-se sempre usar laterais ofensivos, desde que haja a devida compensação dessas subidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Para colocar imagens:

a) clicar nas teclas Alt e F9 para gravar a imagem que pretendes na pasta screenshots (que se encontra em Meus Documentos \ Sports Interactive \ Football Manager 2016 \

b) Fazer upload da imagem por exemplo em postimage.org

c) clicar no ícone que diz "imagem" - no post que escreves aqui, claro - e copiar o link do site anterior (a opção que diz link directo)

1- Qual a mentalidade e formação de equipa ?

2- Que equipa estás a treinar ?

Alterar os extremos para avançados interiores não é uma boa opção. Dado que usas um PL, os avançados interiores vão ocupar os espaços interiores e retirar raio de acção ao PL, ou seja, numa zona do campo onde é fundamental criar espaço, vais reduzi-lo.

Boas noites

Comecei hoje no fm 16 e estou a ter algumas dificuldades neste novo sistema de táticas... gosto dum jogo que previligie a posse e estou a conseguir isso facilmente o problema é que crio pouco.. tenho muita posse mas crio poucas oportunidades...

Jogo com 1 extremo interior a apoiar outro a organizador avançado a apoiar e um f9, no meio campo 1 MD a apoiar, um organizador móvel a apoiar e o box to box..

Algum dica ?

Upload das imagens da táctica e respectivas instruções

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...