Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

mas por exemplo. tens no Barça o Dani Alves

Verdade,

Mas em termos de Football Manager, nao confundir com futebol real porque tem pouco a ver, para teres um futebol de posse precisas essencialmente de ter muitos jogadores com função de suporte.

Ao colocares laterais muito ofensivos, vais esticar muito o jogo nas laterais, e se ainda considerares eles a fazerem sobreposições ainda esticas mais.

Podes claro, sempre balancear isso, com jogadores mais de suporte no meio campo, e nos extremos (avançados interiores em modo suporte), mas é sempre um equilibrio complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os que gostam de usar marcações individuais, é preciso algum cuidado nisso porque há actualmente um bug que faz com que o jogador abandone a marcação para ir pressionar a bola.

Exatamente, algo que me tem aziado profundamente

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês costumam colocar os jogadores da defesa com marcação apertada ou desarme duro, ou os 2?

E em termos de pressão costumam deixar a pressão "por defeito" ou reduzem nos jogadores da defesa?

Quando falo em jogadores da defesa, refiro-me aos laterais, centrais e se existir na táctica o médio defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade,

Mas em termos de Football Manager, nao confundir com futebol real porque tem pouco a ver, para teres um futebol de posse precisas essencialmente de ter muitos jogadores com função de suporte.

Ao colocares laterais muito ofensivos, vais esticar muito o jogo nas laterais, e se ainda considerares eles a fazerem sobreposições ainda esticas mais.

Podes claro, sempre balancear isso, com jogadores mais de suporte no meio campo, e nos extremos (avançados interiores em modo suporte), mas é sempre um equilibrio complicado.

:fixe:

eu comecei um save no SCP mas nem aos jogos amigáveis cheguei e tou a iniciar outro já com o patch. que posição é CWB em vez de lateral?

http://www.passion4fm.com/football-playing-styles-tactics-guide/

acham que isto tá bom para me orientar para criar modelo de posse?

Compartilhar este post

Link para o post

O Cleon do forum da SI fez um artigo excelente sobre futebol de posse.

Penso que já tinham colocado aqui o link, mas fica aqui mais uma vez

Artigo Forum SI

Tem excelentes ideias, e explica bem como podes fazer uma táctica de posse.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês costumam colocar os jogadores da defesa com marcação apertada ou desarme duro, ou os 2?

E em termos de pressão costumam deixar a pressão "por defeito" ou reduzem nos jogadores da defesa?

Quando falo em jogadores da defesa, refiro-me aos laterais, centrais e se existir na táctica o médio defensivo.

Desarme duro apenas, quanto à pressão, deixo estar conforme está definido pelas instruções à equipa

Marcação acho que não convém, imaginemos num central, se jogarmos contra um Falso9, o central é completamente arrastado e deixa um buraco na defesa (que é o que o treinador adversário pretende com o uso do f9)

É só comigo que os jogadores falham golos cantados ? Remates na pequena area e conseguem por a bola na bancada, a outra equipa basta um remate do meio da rua para marcar, está fantástico :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Eheheh,

Eu percebo o que dizes Michael, só que me parece que ele está a complicar demasiado as coisas.

É como se ele quisesse a comida nem muito salgada nem muito insossa, no ponto, mas em vez de meter sal na quantidade certa, não... Mete uma carrada de sal e depois para contrabalançar bebe uns valentes litros de água. :mrgreen:

:biggrin: boa analogia

Verdade,

Nem mais :) eu, tarefas de ataque, é só mesmo nos avançados interiores, bem abertos para puxar a defesa e os médios aproveitarem os corredores interiores. O Lucho mudou isto no Barcelona, o Messi fecha muito mais no interior para abrir o corredor ao Dani Alves, enquanto o Neymar faz o contrário do lado oposto, abre mais para ser um dos médios a entrar entra o lateral e o central.

Desarme duro nunca uso, muitas faltas, muitos amarelos, então na versão 16.1 era do piorio. Além disso, bons jogadores têm muito mais probabilidade de desarmar o adversário sem ser necessário recorrer ao desarme duro.

Marcação Apertada uso, quero que o espaço seja reduzido assim que o adversário entra no raio de acção do meu jogador.

:fixe:

eu comecei um save no SCP mas nem aos jogos amigáveis cheguei e tou a iniciar outro já com o patch. que posição é CWB em vez de lateral?

http://www.passion4fm.com/football-playing-styles-tactics-guide/

acham que isto tá bom para me orientar para criar modelo de posse?

Sim, é um bom guia. Aqui no fórum tens um tópico que procura reproduzir as ideias do Guardiola; na secção do FM15 tens um tópico específico para posse.

Desarme duro apenas, quanto à pressão, deixo estar conforme está definido pelas instruções à equipa

Marcação acho que não convém, imaginemos num central, se jogarmos contra um Falso9, o central é completamente arrastado e deixa um buraco na defesa (que é o que o treinador adversário pretende com o uso do f9)

É só comigo que os jogadores falham golos cantados ? Remates na pequena area e conseguem por a bola na bancada, a outra equipa basta um remate do meio da rua para marcar, está fantástico :handclap:

Marcação Apertada não é marcação h*h

Compartilhar este post

Link para o post

YwkhfEV.jpg

:facepalm:

EDIT :

McnRhqp.png

Depois uma pessoa azia, claro que azia :handclap:

Editado por diogomr2

Compartilhar este post

Link para o post

:biggrin: boa analogia

Desarme duro nunca uso, muitas faltas, muitos amarelos, então na versão 16.1 era do piorio. Além disso, bons jogadores têm muito mais probabilidade de desarmar o adversário sem ser necessário recorrer ao desarme duro.

Marcação Apertada uso, quero que o espaço seja reduzido assim que o adversário entra no raio de acção do meu jogador.

Mas usas em instruções na equipa, ou nas instruções individuais, ou ambas?

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo algumas contradições na tua táctica.

Por exemplo, queres manter a posse de bola, mas depois impões um ritmo alto e uma largura no máximo o que deixa os jogadores mais afastados, e depois ainda colocas o passe curto.

Pedes para haver sobreposições, o que num jogo de posse não é o mais aconselhável pois os laterais ficam muito ofensivos e só querem atacar.

E por falar em sobreposições... jogas com a largura no máximo, pedes para explorar os flancos e depois queres sobreposições? Por onde? Não estás a deixar espaço para os laterais subirem.

Em termos das funções que deste aos jogadores, Não desgosto e até está equilibrado, apesar de achar que possas ter alguns problemas no teu corredor esquerdo, onde basicamente ninguem defende. Mas lá está, para um futebol de posse ter os laterais tão ofensivos não é a melhor ideia.

Por fim, a posição 6. Talvez um jogador mais posicional, tipo médio defensivo ou trinco seja mais aconselhável para teres mais protecção.

O Ritmo Alto e a Largura no Máximo é como Michael já explicou a seguir ao teu comentário e não te esqueças que tenho a Formação da Equipa - Fluida ;) Relativamente às sobreposições, dpois de ter feito alguns jogos e depois da vossa opinião acabei por retirar ;) Em relação aos laterais, vou vendo qual a melhor opção (se Apoiar, se Atacar) ;)

Obrigado pelas dicas ;)

A sobreposição realmente não faz muito sentido, por um lado porque do lado direito o lateral já tem uma mentalidade mais ofensiva que o extremo; por outro lado, do lado esquerdo o Raumdeuter procura ocupar um espaço mais interior, libertando o corredor exterior para o Ala.

Desde que tenha bons jogadores, o ritmo mais alto até é recomendável como forma de desestabilizar o adversário, senão torna-se uma posse de bola passiva. Aliás, um modelo de passe / posse nunca teve a ver com baixos ritmos de jogo, mas sim com baixo risco de passe. Na situação em concreto, também é preciso levar em linha de conta a Mentalidade defensiva da equipa, que já por si implica um baixo ritmo e à qual acresce a instrução Manter a Posse de Bola, pois também também um ligeiro efeito em baixar mais o ritmo de jogo, portanto ao utilizar a instrução Mais Alto acaba por ser uma forma de equilibrar os automatismos gerados pela Mentalidade e pela instrução mencionada.

Como disse acima, retirei a opção sobreposições... optei depois por colocar a opção "levar a bola até à área"... Dizes que o resto parece estar +/- bem ?

Compartilhar este post

Link para o post

........

Marcação Apertada não é marcação h*h

Pergunta talvez idiota mas marcação h*h como se faz? É eu seleccionar marcação apertada nas instruções do jogador e indicar qual o jogador a marcar?

Marcação apertada é apenas seleccionar essa instrução?

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês falam aí de largura, mas neste estilo de jogo não costumam explorar o meio?

Uma coisa não implica a outra, imagina-te na equipa adversária, se estás a jogar contra uma equipa que só quer jogar pelo meio, não é fácil anular ? Basta jogares fechado, agora se houver largura e a bola também cair nas alas, a tua equipa tem de estar constantemente a ajustar-se defensivamente e é isso que cria espaços para haver linhas de passe e posteriormente, criar oportunidades de golo

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, na ultima táctica que criei e com a qual estou a jogar não optei nem por jogar pelas alas nem pelo meio.

Isto é claro depende muito da táctica que se utiliza, mas pus-me a pensar e cheguei à conclusão (certa ou errada logo se vê) que só em casos muitos específicos de tácticas é que se justifica dar a instruções ou jogar pelo meio ou jogar pelas alas.

Na generalidade, talvez faça mais sentido deixar ao critério dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o estilo de posse e aconselhável jogar com baixas mentalidades, não e? E os laterais costumam jogar mesmo como defesas laterais ou alas?

Compartilhar este post

Link para o post

O tópico do Cleon no forum da SI demonstra que não é obrigatório jogar com mentalidades baixas para termos um estilo de posse.

Ele criou uma táctica com mentalidade Controlar e com grande posse de bola (+60%).

Tudo depende das instruções e papeis que dás aos jogadores. Dá uma olhadela nesse tópico.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Mas usas em instruções na equipa, ou nas instruções individuais, ou ambas?

Uso as instruções ao adversários e os meus laterais, centrais e médio mais posicional todos treinam o movimento preferido marcação apertada

Pergunta talvez idiota mas marcação h*h como se faz? É eu seleccionar marcação apertada nas instruções do jogador e indicar qual o jogador a marcar?

A marcação h*h é definida nas instruções aos jogadores, mas apenas quando já estás no ecran pré-jogo. Para mantê-las tens que voltar a gravar a táctica, para que nos jogos seguintes assuma essas marcações. Claro que é preciso ter algum cuidado porque os adversários mudam os esquemas tácticos e depois ficas com as marcações erradas.

A Marcação Apertada é sempre zonal, só passa a ser h*h se o que disse antes for feito.

Para o estilo de posse e aconselhável jogar com baixas mentalidades, não e? E os laterais costumam jogar mesmo como defesas laterais ou alas?

Uma mentalidade mais baixa faz com que a equipa procure trocar a bola mais atrás, onde há mais espaço. Mas não é nenhuma regra, com uma mentalidade mais alta também se pode jogar.

No FM 15 utilizei Controlar, no 16 estou a usar contra-atacar, numa e outra a minha média anda muito perto dos 70% (incluindo jogos da liga dos campeões)

Compartilhar este post

Link para o post

Para os que gostam de usar marcações individuais, é preciso algum cuidado nisso porque há actualmente um bug que faz com que o jogador abandone a marcação para ir pressionar a bola.

isso nao é um bug, sempre foi assim e faz sentido, alias é assim é que se consegue jogar a simeone, JJ, Paulo Fonseca, etc etc...que é o jogador sai a pressionar na primeira fase de construção do adversario mas depois assim que a bola passa ela primeira linha de pressao ele recua e vai marcar o meio campo por exemplo, no caso de estarmos a falar de um PL

Exatamente, algo que me tem aziado profundamente

nao sei porque...

mas se queres que o teu jogador que esta a fazer marcaçao nao saia a pressionar tira-lhe a pressao ou usa as instruçoes ao adversario para isso

eu meto apertada e duro e mais pressao mas uso um sistema ultra mega ofensivo tem mesmo que ser assim , doutra maneira nao iria resultar...

antes do apito inicial se fores a instruçao do jogador tens la a opçao de escolher o jogador que queres que esse jogador marque

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei porque...

mas se queres que o teu jogador que esta a fazer marcaçao nao saia a pressionar tira-lhe a pressao ou usa as instruçoes ao adversario para isso

Quando há marcação H-H (normalmente usada na pressão alta) e por alguma razão, o portador da bola está sem marcação, ou ultrapassou o seu marcador, das duas, uma, ou há alguém que vai lá fazer a cobertura enquanto o jogador recupera, ou então a equipa mantém-se e tenta ganhar tempo o mais possível para o jogador que foi ultrapassado recuperar a sua posição. Deixar o homem que está a marcar é exatamente o que o portador da bola pretende, criar situações de dois para um já para não falar que destabiliza por completo a organização da equipa e neste fm nota-se muito isso

Compartilhar este post

Link para o post

Quando há marcação H-H (normalmente usada na pressão alta) e por alguma razão, o portador da bola está sem marcação, ou ultrapassou o seu marcador, das duas, uma, ou há alguém que vai lá fazer a cobertura enquanto o jogador recupera, ou então a equipa mantém-se e tenta ganhar tempo o mais possível para o jogador que foi ultrapassado recuperar a sua posição. Deixar o homem que está a marcar é exatamente o que o portador da bola pretende, criar situações de dois para um já para não falar que destabiliza por completo a organização da equipa e neste fm nota-se muito isso

depende do que pretendes, e onde usas essa marcaçao, eu quando jogo com dois avançados é exactamente isso que pretendo que eles façam marcaçao a homem no meio campo, mas que na primeira fase de construçao do adversario larguem esse marcaçao e saiam a pressionar, normalmente so assumem essa marcaçao quando a bola passou para o nosso meio campo e ai fico com a equipa toda atras da linha da bola e compacta, depois recupero e saiu a jogar em transiçao ofensiva rapida num futebol apoiado

Compartilhar este post

Link para o post

isso nao é um bug, sempre foi assim e faz sentido, alias é assim é que se consegue jogar a simeone, JJ, Paulo Fonseca, etc etc...que é o jogador sai a pressionar na primeira fase de construção do adversario mas depois assim que a bola passa ela primeira linha de pressao ele recua e vai marcar o meio campo por exemplo, no caso de estarmos a falar de um PL

É mesmo um bug

Michael e usas laterais ou alas?

Passa pelo tópico do desafio táctico do guardiola que tenho lá o esquema :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

É mesmo um bug

Passa pelo tópico do desafio táctico do guardiola que tenho lá o esquema :biggrin:

não me parece que isso seja um bug, pq é normal se estas a pedir a equipa para pressionar é normal que larguem a marcação para irem pressionar o portador da bola

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...