Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Bom ano para todos e para os vossos !

Obrigado e igualmente para ti :compinchas:

Agora vamos ao que interessa xD

Boas.

Desde já peço desculpa pelo incomodo mas fico agradecido se me poderem ajudar.

Estou num save no FM16 a fazer o desafio Sir Alex Fergunson, calhou-me o Watford, equipa que até simpatizo, longe de ser a melhor da Premier mas também não é das piores.

O sistema que quero implementar, ou tentar pelo menos é um sistema de transições ofensivas, com elevado ritmo de jogo e uma elevada dinâmica da equipa, algo tipo os esquemas do Jorge Jesus se assim se pode dizer.

O desenho tático é esse não sei se dá para perceber os "papéis" de cada jogador mas é:

Guarda-Redes (Defender)

Defesa Lateral Esquerdo (Apoiar)

Defesa Lateral Direito (Atacar)

Defesas Centrais (Defender)

Trinco (Defender)

Extremo Esquerdo(Atacar)

Extremo Direito (Apoiar)

Box-to-Box (Apoiar)

Avançado Sombra (Atacar)

Ponta-Lança (Atacar)

T_cticas_Vista_Geral.png

As instruções dadas à equipa são as seguintes:

T_cticas_Vista_Geral_3.png

Agora mostro aqui as posições médias da equipa neste jogo para a taça:

Com Bola

Watford_Sheff_Utd_An_lise_Equipas.png

Sem Bola

Watford_Sheff_Utd_An_lise_Equipas_2.png

Agora a ajuda é no seguinte, o lado esquerdo da equipa até está a funcionar mais ou menos agora no lado direito o meu lateral e o meu extremo estão sempre "embrulhados" na mesma zona do campo. Outro problema é que o meu ponta de lança está sempre encostado nos flancos e na hora de marcar o golo raramente aparece alguém na área para finalizar.

O ritmo também não está bem a ser o que quero.

Será que me poderam dar uma mauzinha aqui nisto?

Agradeço desde já!

Cumprimentos, Fonseca :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O teu avançado sombra está a ocupar espaços que são do PL, precisas de um avançado que dê mais mobilidade de forma a criar espaços para o avançado sombra. Se queres sair rápido em transição ofensiva, não faz muito sentido que depois os extremos prendam a bola à espera dos laterais, até porque de uma forma natural e automática, o lateral direito já o vai fazer, enquanto o esquerdo é suposto ser um apoio. Por fim, podes estar a pedir demasiada rapidez à tua equipa, é preciso não esquecer os automatismos gerados pela Mentalidade e sendo atacante, o ritmo de jogo já vai ser bastante elevado.

Compartilhar este post

Link para o post

O teu avançado sombra está a ocupar espaços que são do PL, precisas de um avançado que dê mais mobilidade de forma a criar espaços para o avançado sombra. Se queres sair rápido em transição ofensiva, não faz muito sentido que depois os extremos prendam a bola à espera dos laterais, até porque de uma forma natural e automática, o lateral direito já o vai fazer, enquanto o esquerdo é suposto ser um apoio. Por fim, podes estar a pedir demasiada rapidez à tua equipa, é preciso não esquecer os automatismos gerados pela Mentalidade e sendo atacante, o ritmo de jogo já vai ser bastante elevado.

Já mudei o desenho tático para um 4-1-3-2 no papel, até ver está a funcionar tenho de ver agora nesta pré-época onde falta dar os retoques mas se precisar de ajuda venho aqui chatear a malta xD

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou a começar o meu primeiro save no FM16, e ainda estou um bocado perdido (ainda estou habituado ao 15) Gostava que me elucidassem um bocado. Já li alguns textos que a malta disponibilizou pelo fórum e tirei algumas ideias.

No que toca a minha equipa, quero uma equipa com muita troca de bola (posse de bola mas objectiva, não quero ter a bola só por ter) e uma equipa rematadora mas sem andar a disparar a 15/20/25 metros.

Em termos de desenho táctico foi este que escolhi, com base nas leituras que fui fazendo..estou com bastantes duvidas é no centro do terreno, a começar pelos centrais, não sei se os meta a cobrir ou mantenho-os a defender. Depois no meio campo não sei se deva optar por um construtor de jogo recuado (e assim o medio defensivo deixa de ser um construtor para um regista) e um construtor de jogo avançado, ou um OV organizador móvel e um CJA com um regista ou trinco atrás..

A2CFNp.jpg

Depois em termos de instruções à equipa, tenho na mentalidade controlar e na formação da equipa Altamente estruturada, com as seguintes instruções:

WDjr64.jpg

Cumprimentos e bons saves :adeus:

Compartilhar este post

Link para o post

há alguma forma de em vez de metermos os laterais a passar nas costas do avançado interior, ser o médio interior a fazê-lo? era uma das nuances táticas que queria implementar mas acho que o FM ainda não está preparado para esse tipo de jogadas

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como observares uns jogos para perceberes como a equipa se comporta e o que pode ser melhorado.

Para já, acho que vou adaptar algo que seja mais "familiar" aos jogadores nesta primeira época, pelo menos em termos posicionais, mas a troca de bola e o remate vou procurar implementar à mesma :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

há alguma forma de em vez de metermos os laterais a passar nas costas do avançado interior, ser o médio interior a fazê-lo? era uma das nuances táticas que queria implementar mas acho que o FM ainda não está preparado para esse tipo de jogadas

Considerando que as funções dos jogadores têm automaticamente instruções "embutidas", a melhor opção seria um MC pois é a função mais editável. O que também precisas ter em linha de conta, é quem vai compensar a ausência do médio da sua posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que as funções dos jogadores têm automaticamente instruções "embutidas", a melhor opção seria um MC pois é a função mais editável. O que também precisas ter em linha de conta, é quem vai compensar a ausência do médio da sua posição.

Mas que instruçoes devo dar? gostava que quando o A.I tivesse a bola puxasse para dentro, arrastando o lateral consigo e abrindo espaço para a entrada do medio interior que faria o movimento de rutura. uma especie de overlap

bom, isto é aplicado num 4-3-3 com 1 MD. sendo o MD naturalmente defensivo, e o outro medio CJR acho que equilibra bem o meio campo. para alem do mais, o lateral desse lado é defensivo, dai eu preferir o movimento do medio e nao do lateral...

Compartilhar este post

Link para o post

para o pessoal que anda com dificuldades em conseguir resultados positivos, tentem algo deste genero, ter no maximo so 3 a entrar na area, ter sempre um nas costas desse para o passe de morte, ter dois mais recuados nos espaços entre linhas para evitar contra ataques e ter dois laterais a dar amplitude, mas sem demasiada profundidade para nao dar azo a contra ataques venosos pelas alas, se conseguirem isto ja é meio caminho andando

hHni2s4.jpg

depois sugiro tipo estas combinaçoes:

controlar, muito extruturado, disiciplinado, muita pressao, manter a posse de bola , jogar apartir da defesa , ritmo normal ( faz com que a equipa escolha a altura em que deve aumnetar ou diminuir a intensidade ) passe misto nas instruçoes a equipa e passe directo nos jogadores, para que essa posse seja mais objectiva, esqueçam o levar a bola ate a area e o procurar sobreposiçoes e nao usem marcaçao apertada, e nas instruçoes ao adversario reforcem a pressao

e voila divirtam-se eheh

edit: eu ando a testar jogar aberto e estou a gostar mas isso depois fica ao criterio de cada um, façam testes e vejam o que gostam mais , criem incoerências que muitas delas ate sao soluçoes

o sistema é um 4231 mas ha varias sistemas em que voces conseguem ter esta dinamica

como podem ver ao contrario do que poderia parecer conseguem ter bastante posse de bola e criar oportunidades e eu nao tenho uma grande equipa, imagino se tivesse, tou tentado em testar isto no benfica

3RDyblR.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que instruçoes devo dar? gostava que quando o A.I tivesse a bola puxasse para dentro, arrastando o lateral consigo e abrindo espaço para a entrada do medio interior que faria o movimento de rutura. uma especie de overlap

bom, isto é aplicado num 4-3-3 com 1 MD. sendo o MD naturalmente defensivo, e o outro medio CJR acho que equilibra bem o meio campo. para alem do mais, o lateral desse lado é defensivo, dai eu preferir o movimento do medio e nao do lateral...

ir para zonas abertas

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença entre um CJ Recuado e um MC Defender, em termos de posicionamento e contribuição defensiva?

Compartilhar este post

Link para o post

capone, qual a razão para recomendares não usar marcação apertada?

Qual a diferença entre um CJ Recuado e um MC Defender, em termos de posicionamento e contribuição defensiva?

Calma, tás muito nervoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaste a ler a descrição das funções e tarefas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Após muita leitura e visionamento de jogos na tv (tou mm maluco com o novo FM lol) acho que consegui acertar com isto :)

Percebi que usar um esquema táctico na primeira época muito diferente daquilo a que os jogadores estão habituados ia ser um problema gigante, até que os jogadores se habituem é complicado, portanto optei pelo 4x3x3..já tive os 3 do meio campo a MC com função de apoiar, menos o do meio que estava a defender. Percebi que podia baixa-lo para MD e manter as funções desejadas, pressing alto, agressividade etc..

4GOEFT.jpg

cDnyzW.jpg

gqMEaD.jpg

A defesa neste momento está muito mais compacta, mas continuo a não conseguir por a equipa a disparar para o golo. Nos homens da frente não tenho nada assinalado no que toca a rematar mais ou menos, para não confundir o discernimento "na hora H", e vejo que os laterais fazem mt cerimónia para cruzar a bola. Tenho andado a ver o que pode estar a falhar mas não vejo onde posso estar "errado"..

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaste a ler a descrição das funções e tarefas ?

Claro -.- daí perguntar a diferença concreta entre os dois papéis, pq me parecem iguais.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro -.- daí perguntar a diferença concreta entre os dois papéis, pq me parecem iguais.

Para já, um é organizador de jogo, o outro não é, o que significa que a equipa procura o organizador para.... organizar o jogo (passo a redundância). Se a opção for pela tarefa defensiva, o organizador não vai apoiar o ataque, constrói o jogo a partir de atrás mas não se envolve na organização ofensiva. Um MC é função universalista (por oposição à anterior), como tal, apesar da tarefa defensiva pode envolver-se em todas as fases do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

capone, qual a razão para recomendares não usar marcação apertada?

eu deixei de usar pq notei que a equipa fica mais compacta a defender ficam mais nas costas dos adversários, com marcação apertada ficam muito em cima e o adversário roda e foge a marcação

Para já, um é organizador de jogo, o outro não é, o que significa que a equipa procura o organizador para.... organizar o jogo (passo a redundância). Se a opção for pela tarefa defensiva, o organizador não vai apoiar o ataque, constrói o jogo a partir de atrás mas não se envolve na organização ofensiva. Um MC é função universalista (por oposição à anterior), como tal, apesar da tarefa defensiva pode envolver-se em todas as fases do jogo.

a muito tempo que não concordava em algo contigo lol mas estou de acordo, no entanto neste caso o mc a que ele se refere estando com tarefa defensiva também não se ira envolver muito no ataque, a menos que esteja com uma mentalidade mega ofensiva

Compartilhar este post

Link para o post

eu deixei de usar pq notei que a equipa fica mais compacta a defender ficam mais nas costas dos adversários, com marcação apertada ficam muito em cima e o adversário roda e foge a marcação

Eu andei a experimentar nos centrais e foi o que me pareceu também. Pode ser deles serem maus, não sei, mas ficam nas covas frequentemente. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu andei a experimentar nos centrais e foi o que me pareceu também. Pode ser deles serem maus, não sei, mas ficam nas covas frequentemente. Obrigado.

para a marcação apertada funcionar tem que haver coberturas defensivas ou seja tem que haver sempre alguém nas costas de quem esta a marcar a homem um condiciona o movimento do adversário e o outro pressiona, isto é possível é uma questão de se fazer uma mistura entre marcações individuais e soltas juntamente com o casar de mais pressão e menos pressão

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal,

Não sei se devo falar sobre isso aqui ou criar um tópico. A questão é como usam as palestras durante o jogo?

Comprei o jogo ontem e está de facto mais exigente, vacilei um bocado na preparação das táticas durante a pré-época e tive algumas dificuldades para que as coisas corressem bem no início da temporada a sério.

Outra coisa que me tem irritado é a quantidade de foras-de-jogo que existem, em passes longos para o lateral ou em jogadas que tinham tudo para ser boas mas está no limite do fora-de-jogo e é anulada...

Também achei que as alterações que fizeram nas instruções foram mesmo muitas e tive muita dificuldade em montar o meu estilo de jogo porque também me falta muita cultura tática. Pensei em fazer o download de uma, nem que fosse para me basear mas não encontrei algo que procurava e mais valia começar do zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal,

Não sei se devo falar sobre isso aqui ou criar um tópico. A questão é como usam as palestras durante o jogo?

Comprei o jogo ontem e está de facto mais exigente, vacilei um bocado na preparação das táticas durante a pré-época e tive algumas dificuldades para que as coisas corressem bem no início da temporada a sério.

Outra coisa que me tem irritado é a quantidade de foras-de-jogo que existem, em passes longos para o lateral ou em jogadas que tinham tudo para ser boas mas está no limite do fora-de-jogo e é anulada...

Também achei que as alterações que fizeram nas instruções foram mesmo muitas e tive muita dificuldade em montar o meu estilo de jogo porque também me falta muita cultura tática. Pensei em fazer o download de uma, nem que fosse para me basear mas não encontrei algo que procurava e mais valia começar do zero.

Lê isto Os automatismos no FM

Quanto às palestras, nada de grandes elogios porque os jogadores entram logo na rebaldaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Lê isto Os automatismos no FM

Quanto às palestras, nada de grandes elogios porque os jogadores entram logo na rebaldaria.

Bom post, vou acabar de ler.

Estava-me a referir às palestras durante o jogo. No outro FM fazia já tinha um rotina:

Início dos jogos

Contra equipas mais fáceis -> Concentrar

Contra equipas difícieis/equilibradas -> Encorajar

Quando marco golo -> Concentrar

Quando sofro golo -> Mostrar alguma garra (comecei a usar agora no FM2016

Início da 2ª Parte

A ganhar -> concentrar

Empatado/a perder -> Encorajar

E agora no FM16 também costumo "pedir mais" quando algum jogador não está a render.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post, vou acabar de ler.

Estava-me a referir às palestras durante o jogo. No outro FM fazia já tinha um rotina:

Início dos jogos

Contra equipas mais fáceis -> Concentrar

Contra equipas difícieis/equilibradas -> Encorajar

Quando marco golo -> Concentrar

Quando sofro golo -> Mostrar alguma garra (comecei a usar agora no FM2016

Início da 2ª Parte

A ganhar -> concentrar

Empatado/a perder -> Encorajar

E agora no FM16 também costumo "pedir mais" quando algum jogador não está a render.

Durante o jogo começo logo a encorajar, no início da segunda parte peço mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...