Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

defesa super alta // jogar sem linha

manter a posse // passar para o espaço // enfrentar defesas // ritmo demasiado alto

tudo errado

laterais a apoiar e extremos a atacar, ficam a km's uns dos outros

sobreposições não resultam com laterais e extremos, tem de ser laterais e avançados interiores

Compartilhar este post

Link para o post

@ FranciscoBMTH:

Não sou nenhum expert, longe disso, e alias como podes ver no meu post anterior também tenho muitas duvidas e cometo muitos erros, mas a verdade é que a tua táctica tem tantas contradições que seria um milagre resultar.

Basta pensares com lógica nalguma nelas, como o Seth fez, e vez logo o que está mal. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ou mudas o extremo para outra função que liberte espaço para o ala; ou mudas o ala para lateral

O problema é que queria aproveitar o melhor dos dois, aí vou perder o melhor de um obrigatoriamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se este será o local certo para falar disto, mas como não sei outro, falarei aqui.

Não acham que há um 'nerf' absurdo às nossa equipas quando jogamos fora nas competições europeias? Quando jogo fora a minha equipa não parece a mesma, mantendo eu e o adversário a mesma tática e,praticamente, os mesmos jogadores. Em casa domino completamente, seja qual for o adversário, mas fora até para empatar é um suplício.

Exemplos (todos usando o Benfica);

Na minha primeira época apanhei o Real nos oitavos da champions. Fora fui completamente massacrado e tive a sorte de só perder por 2-0. Em casa, com um ligeiro ajuste tático da minha parte, ao intervalo estava a ganhar 2-0, na segunda parte um central foi expulso e no início do prolongamento outro central foi expulso também. Mesmo assim consegui ir aos penaltys e ser apenas eliminado aí.

Na segunda época:

Na fase de grupos, e em ambos os jogos tanto eu como eles usamos a mesma tática e jogadores, em casa ganhei 3-0 e fora perdi 5-0. O sturridge foi o pl deles em ambos os jogos. No primeiro jogo nao incomodou, no segundo apareceu 10 vezes isolado nas costas dos meus defesas e fez um hat-trick.

Nos oitavos apanhei o city. Em casa tive oprtunidades mais que suficientes para golear por 4 ou 5, mas graças ao desperdício da minha equipa e a um cabeceamento falhado pelo Lindelöf na única vez que o city atacou, apenas ganhei por 2-1. Depois desse jogo vi logo que iria ser eliminado. Fora não fui massacrado como eu os massacrei na 1ª mão, mas fui dominado e perdi 1-0, sendo eliminado. Tudo isto exatamente com as mesmas táticas. O Berardi (meu jogador), que tem 17 (!!) nos pebaltys falhou um nos últimos 10 minutos e o jogador deles que fez o penalty já tinha amarelo e não levou outro. Ah, e lesionaram-me 2 jogadores sem sem levarem cartão em nenhuma das vezes.

É só a mim que acontece isto?

Aqui é igualzinho. Acho que a solução passa por montar um esquema mais conservador para jogar fora, de contra-ataque ou até mesmo defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho absurdo, tenho uma tática em que jogo bem, crio muitas oportunidades mas raramente marco enquanto o adversário basta tirar um cruzamento que é golo. Sempre a mesma m*rda, alem dos bugs em que o ecra fica todo preto ou com a barra de processar, acho este FM bem fraquinho.

Adianta muito andar a ver táticas ou grémios táticos quando qualquer cruzamento desmonta um plano de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui é igualzinho. Acho que a solução passa por montar um esquema mais conservador para jogar fora, de contra-ataque ou até mesmo defender.

Mas torna-se ridículo o jogo assim... Se o adversário usa a mesma estratégia e os meus jogadores estão moralizados... enfim. Ah e lembrei-me que uma vez aconteceu-me ao contrário. Contra o SCP na meia-final da taça ganhei 8-2 fora (estando com menos um durante toda a segunda parte) e perdi 5-1 em casa (eles estiveram com 4 remates/ 4golos)... Por vezes parece que o jogo quer-nos obrigar a perder. Não sei, não faz sentido para mim. O que tu dizes é uma solução válida e com o decorrer do jogo fora com o city eu até me pus a contra-atacar, visto que estava a ser dominado, mas mesmo assim não resultou. Ah e na primeira época lembro-me de ter feito 30 remates contra 1. fora contra o Basileia, e ter apenas ganho 1-0 com um auto-golo muito estranho. Enfim, este 'nerf' ou o que quiserem chamar quase que obriga a que a primeira mão da eliminatória seja fora para conseguirmos passar

Compartilhar este post

Link para o post

Mas torna-se ridículo o jogo assim... Se o adversário usa a mesma estratégia e os meus jogadores estão moralizados... enfim. Ah e lembrei-me que uma vez aconteceu-me ao contrário. Contra o SCP na meia-final da taça ganhei 8-2 fora (estando com menos um durante toda a segunda parte) e perdi 5-1 em casa (eles estiveram com 4 remates/ 4golos)... Por vezes parece que o jogo quer-nos obrigar a perder. Não sei, não faz sentido para mim. O que tu dizes é uma solução válida e com o decorrer do jogo fora com o city eu até me pus a contra-atacar, visto que estava a ser dominado, mas mesmo assim não resultou. Ah e na primeira época lembro-me de ter feito 30 remates contra 1. fora contra o Basileia, e ter apenas ganho 1-0 com um auto-golo muito estranho. Enfim, este 'nerf' ou o que quiserem chamar quase que obriga a que a primeira mão da eliminatória seja fora para conseguirmos passar

Outra coisa que me acontece é a tática deixar de resultar tão bem a partir de certa altura da época. Andei a toque de goleadas durante umas 10 jornadas seguidas, agora para o final do campeonato ganhava sempre à rasquinha e fui perder as duas finais (Taça da Liga e de Portugal) contra Sporting e Porto quando durante a época andei a goleá-los aos dois.

Compartilhar este post

Link para o post

defesa super alta // jogar sem linha

manter a posse // passar para o espaço // enfrentar defesas // ritmo demasiado alto

tudo errado

laterais a apoiar e extremos a atacar, ficam a km's uns dos outros

sobreposições não resultam com laterais e extremos, tem de ser laterais e avançados interiores

Eu tinha um bocado de receio de jogar em linha porque o Paulo Oliveira lesionou-se mais de meio ano, e o Balanta - Naldo (dupla actual) estão a jogar juntos há apenas 2 semanas... Mas vou mudar isso, jogando com a armadilha do fora-de-jogo.

Isso do passar para o espaço foi mesmo estúpido da minha parte, nem sei porque seleccionei isso, mas vou tirar essa opção. Relativamente ao enfrentar defesas - ritmo demasiado alto, o que queres dizer?

Eu pus laterais a apoiar porque 90% dos golos que sofria eram sempre os extremos deles a irem à linha, cruzarem e pumba... os meus laterais sempre comidos em velocidade. Mas tens razão, ficam a grande distância uns dos outros.

Obrigadão pela ajuda, e vê se recuperas a tempo da WM eheh, abraço! :biggrin:

@ FranciscoBMTH:

Não sou nenhum expert, longe disso, e alias como podes ver no meu post anterior também tenho muitas duvidas e cometo muitos erros, mas a verdade é que a tua táctica tem tantas contradições que seria um milagre resultar.

Basta pensares com lógica nalguma nelas, como o Seth fez, e vez logo o que está mal. :)

For sure, tens toda a razão, ainda tenho algumas questões mas a ideia é essa. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal eu tenho jogado assim

eP6eMeT.png

Mas tenho tido alguns problemas com o ataque, raramente o PL faz golos, maior parte das vezes ponho o Slimani a Jogador Alvo para criar espaços e o Gutierrez a PL raramente faz golos...

As minhas instruções são estas

cOVUrjy.png

Devia de alterar alguma coisa na táctica ou deixo estar e mexo so nas instruçoes aos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha um bocado de receio de jogar em linha porque o Paulo Oliveira lesionou-se mais de meio ano, e o Balanta - Naldo (dupla actual) estão a jogar juntos há apenas 2 semanas... Mas vou mudar isso, jogando com a armadilha do fora-de-jogo.

Isso do passar para o espaço foi mesmo estúpido da minha parte, nem sei porque seleccionei isso, mas vou tirar essa opção. Relativamente ao enfrentar defesas - ritmo demasiado alto, o que queres dizer?

Eu pus laterais a apoiar porque 90% dos golos que sofria eram sempre os extremos deles a irem à linha, cruzarem e pumba... os meus laterais sempre comidos em velocidade. Mas tens razão, ficam a grande distância uns dos outros.

Obrigadão pela ajuda, e vê se recuperas a tempo da WM eheh, abraço! :biggrin:

é melhor arriscar com defesas piores jogar em linha se jogas alto, é que sendo mauzitos e a jogar subidos todos desalinhados vais passar mal. Faz a tática em relação ao que queres ver e um balanço com os jogadores que tens!

a cena do ritmo e do enfrentar defesas é que ao meteres "enfrentar defesas" os jogadores vão tentar fintar em vez de passar, o que para manter a posse é contraditório. Se mandares fintar menos eles vão passar mais a bola, claro que ficas mais previsível a atacar, mas bem mais seguro a defender ;)

o facto de teres os laterais e os extremos muito longe os dos outros é causa disso, os extremos adversários ficam sempre com muito espaço. Se os extremos tiverem em apoio já ajudam cá atrás. Eu nas minhas equipas os únicos jogadores com instrução de ataque são os laterais e um dos médios. O resto é apoio.

obrigado :mrgreen: mas só para o verão :(

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se este será o local certo para falar disto, mas como não sei outro, falarei aqui.

Não acham que há um 'nerf' absurdo às nossa equipas quando jogamos fora nas competições europeias? Quando jogo fora a minha equipa não parece a mesma, mantendo eu e o adversário a mesma tática e,praticamente, os mesmos jogadores. Em casa domino completamente, seja qual for o adversário, mas fora até para empatar é um suplício.

Exemplos (todos usando o Benfica);

Na minha primeira época apanhei o Real nos oitavos da champions. Fora fui completamente massacrado e tive a sorte de só perder por 2-0. Em casa, com um ligeiro ajuste tático da minha parte, ao intervalo estava a ganhar 2-0, na segunda parte um central foi expulso e no início do prolongamento outro central foi expulso também. Mesmo assim consegui ir aos penaltys e ser apenas eliminado aí.

Na segunda época:

Na fase de grupos, e em ambos os jogos tanto eu como eles usamos a mesma tática e jogadores, em casa ganhei 3-0 e fora perdi 5-0. O sturridge foi o pl deles em ambos os jogos. No primeiro jogo nao incomodou, no segundo apareceu 10 vezes isolado nas costas dos meus defesas e fez um hat-trick.

Nos oitavos apanhei o city. Em casa tive oprtunidades mais que suficientes para golear por 4 ou 5, mas graças ao desperdício da minha equipa e a um cabeceamento falhado pelo Lindelöf na única vez que o city atacou, apenas ganhei por 2-1. Depois desse jogo vi logo que iria ser eliminado. Fora não fui massacrado como eu os massacrei na 1ª mão, mas fui dominado e perdi 1-0, sendo eliminado. Tudo isto exatamente com as mesmas táticas. O Berardi (meu jogador), que tem 17 (!!) nos pebaltys falhou um nos últimos 10 minutos e o jogador deles que fez o penalty já tinha amarelo e não levou outro. Ah, e lesionaram-me 2 jogadores sem sem levarem cartão em nenhuma das vezes.

É só a mim que acontece isto?

Não faço ideia do que é um nerf, mas a situação em causa acontece com frequência no futebol, ou seja, nenhuma equipa tem a mesma postura nos jogos em casa e nos jogos fora. Depois, repara, no primeiro exemplo tu próprio reconheces que tiveste sorte em apenas perder 2-0, recuperaste a eliminatória na 2ª mão mas, paciência, tiveste de lidar com as expulsões. No segundo exemplo aconteceu-te na 1ª mão o mesmo que aconteceu ao Real Madrid contra ti, tal como tiveste oportunidades para ganhar por mais, também podias ter perdido por mais com o Real.

O penalty tem mais a ver com um bug que aguarda o patch para ser corrigido, de resto, tudo normal.

Boas,

Tenho ando a jogar este novo FM e a tentar arranjar uma táctica que me agrade em termos do futebol jogado.

Não sou particular fã de tácticas de grande posse de bola. Acho que é importante tê-la, mas limitar-me a trocar a bola por trocar nunca foi o meu género de táctica.

Esta ultima táctica de criei, depois de bater com a cabeça na parede muitas vezes têm me dado muito gozo. A equipa joga bem, e é muito interessante ver as triangulações no meu campo entre o extremo esquerdo e os dois homens do meio campo.

No entanto, e é por isso que venho aqui, não tenho gostado muito do comportamento defensivo da equipa.

Tenho sofrido um golo em praticamente todos os jogos, e apesar de geralmente marcar sempre mais, a ideia é sempre não sofrer nada.

O que noto, é alguma passividade pelo centro do terreno, com os avançados adversários a conseguirem entrar com alguma facilidade.

Não consegui ainda perceber o motivo, se pode estar relacionado com ter, ou não, desarme agressivo, ou com a marcação apertada relacionada com a pressão alta. No fundo, tenho receio de estar com algumas instruções incompatíveis, ou que entrem em conflito.

Por exemplo, devo ter os laterais a fazer marcação apertada, ou é preferível dar mais espaço e jogar com desarme duro?

Enfim, qualquer ajuda é bem vinda! :)

Em primeiro lugar, bem-vindo de volta :handclap:

Em segundo lugar, acho que o teu caso passa muito mais por esperares o patch de correcção, parece-me que estás a sofrer mais por causa de bugs do que por motivos tácticos ou estratégicos.

Bem pessoal, este post vem já numa condição de desespero total... não consigo atinar com as tácticas neste FM, sempre fiz umas 3/4 - normal em posse, normal em jogo directo, jogos europeus (contra tubarões) e uma que ia testando ao longo dos saves; é claro que, ia sempre evoluindo as minhas principais. Acontece que, neste FM não consigo fazer uma táctica minimamente decente e só autenticamente 'violado' pela esmagadora das equipas com quem joguei na pré-época. Fiz várias alterações mas parece não resultar, por isso vou aqui deixar a minha principal e a que quero ver ser eficaz o mais rapidamente possível.

A ideia é: jogar em posse, começar a construção de jogo a partir do primeiro terço do relvado e jogar a bola nos flancos para o cruzamento. A mentalidade é controlar, até porque estou no SCP e, na esmagadora maioria dos jogos da Liga, vou enfrentar equipas mais fracas e, como tal, a ideia é controlar e atacar.

Aqui está com a formação com instruções aos jogadores:

Aqui, as instruções gerais à equipa:

Talvez seja algum problema com as instruções aos jogadores, se acharem que sim, digam que eu coloco aqui as instruções individuais.

Desde já muito obrigado, abraço a todos! :wink:

Se a ideia é jogar para ter muita posse de bola, tens demasiadas tarefas de ataque na equipa. Tarefas de ataque dizem ao jogadores para proporcionarem muita verticalidade à equipa, são muito mais funcionais quando se pretende jogar em transições; tarefas de apoio potenciam mais a posse de bola, os jogadores estão mais perto uns dos outros facilitando a circulação da bola.

O problema é que queria aproveitar o melhor dos dois, aí vou perder o melhor de um obrigatoriamente.

para isso terias que partilhar o que é o melhor dos dois e exactamente o que pensas que vais perder.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho absurdo, tenho uma tática em que jogo bem, crio muitas oportunidades mas raramente marco enquanto o adversário basta tirar um cruzamento que é golo. Sempre a mesma m*rda, alem dos bugs em que o ecra fica todo preto ou com a barra de processar, acho este FM bem fraquinho.

Adianta muito andar a ver táticas ou grémios táticos quando qualquer cruzamento desmonta um plano de jogo.

É a mesma velha história porque é a mesma velha maneira de pensar, ou seja, vocês acham que para marcar muitos golos e ter uma equipa de ataque, precisam de uma mentalidade ofensiva com uma equipa cheia de tarefas de ataque e linha defensiva bem subida. Enquanto não desmontarem deste cavalo, vão cair sempre da mesma maneira, portanto, acho que a questão passa mais por: se as pessoas repetem os mesmos comportamentos, porque razão esperam obter resultados diferentes ?

Depois, a maioria das pessoas escolhe equipas de estatuto forte e nos campeonatos joga contra equipa mais fracas, logo estas equipas assumem uma postura de contra-ataque. Eu não conheço nenhuma equipa que seja imune a todas as transições ofensivas de todos os adversários e qualquer equipa que joga muito subida, deixa muito espaço nas costas. É óbvio que se o adversário consegue meter um ou dois contra-ataques a explorar esse espaço, tem muitas possibilidades de concretizar a oportunidade de golo; já o oposto, isto é, uma equipa que joga toda subida e compacta o adversário num espaço reduzido tem menos possibilidades de concretizar as oportunidades pelo excesso de jogadores (seus e do adversário) que existem num espaço já de si reduzido.

E como sabes que o adversário usa a mesma estratégia ?

Boa noite pessoal eu tenho jogado assim

Mas tenho tido alguns problemas com o ataque, raramente o PL faz golos, maior parte das vezes ponho o Slimani a Jogador Alvo para criar espaços e o Gutierrez a PL raramente faz golos...

As minhas instruções são estas

Devia de alterar alguma coisa na táctica ou deixo estar e mexo so nas instruçoes aos jogadores?

Isto agora é moda jogar sem largura na equipa ?

Usas um PL, põe os extremos a alimentar o PL em vez de andarem a circular a bola

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, penso que a opção de "Comprimento", no caso, "Sem extremos", pode levar á interpretação errada de comprimento vertical e não a largura horizontal.

Acho que é por aí que somos induzidos em erro. E pensamos que estamos a encurtar setores, mas na verdade estamos a afunilar o interior.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, penso que a opção de "Comprimento", no caso, "Sem extremos", pode levar á interpretação errada de comprimento vertical e não a largura horizontal.

Acho que é por aí que somos induzidos em erro. E pensamos que estamos a encurtar setores, mas na verdade estamos a afunilar o interior.

Tem que ser lido como comprimento horizontal :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

rt

Tem que ser lido como comprimento horizontal :biggrin:

Certíssimo, mas era só para diferenciar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

rt

Certíssimo, mas era só para diferenciar :mrgreen:

Fizeste bem em assinalar isso, já reportei no fórum da SI :)

Realmente traduzir "width" por "comprimento"... :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia jogadores.

Sou novo aqui no forum mas nem por isso no fm, jogando desde o velhinho cm 2001, e como sempre me consegui adaptar ao motor de jogo nunca precisei de grande ajuda apesar de seguir o vosso forum alguns anos.

Este ano não é diferente mas há uma coisa que não consigo resolver e por isso preciso da vossa ajuda.

Vamos a táctica:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral_zpsea6y5xen.png.html

Instruções:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-2_zps5p6etxz5.png.html

GR:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-3_zpsh6pcmgti.png.html

DC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-4_zpstddzbstx.png.html

MD:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-5_zps21sapka3.png.html

LD/E:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-6_zps94yvoqh2.png.html

MC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-7_zpsmwtywhsa.png.html

MO:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-8_zpsvromptus.png.html

EXT:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-9_zpskcriifku.png.html

PTL:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-10_zpsnjwgfwwg.png.html

Como podem ver jogo num 4-3-3 clássico baseado na posse de bola, no processo ofensivo a equipa ataca num 2-3-5 e em processo defensivo defende num 6-4-0 pois utilizo marcações individuais dos meus jogadores da frente para ajudarem a formar um bloco solido e coeso.

O PTL marca sempre o primeiro homem do meio campo, enquanto os EXT marcam os EXT da equipa adversaria, se a equipa não jogar com EXT ou medios ala normalmente marco os homens mais descaídos no meio campo para ter vantagem numérica.

Não esquecer os movimentos preferidos de cada jogador que ajudam sempre.

Fiz 3 meias épocas e sempre com bons resultados:

- Media de 2 a 3 golos por jogo

- São raros os jogos em que equipa sofre golos

- Media de 65% de posse de bola

- Media de 600 passes por jogo

- Media de 3 oportunidades flagrantes por jogo

Tudo isto me satisfaz mas queria aumentar a media de golos/oportunidades flagrantes por jogo, e o problema esta no meu falso 9 (penso eu -_-).

As exibições do meu jogador mais avançado são quase sempre fracas nas 3 meias épocas nunca chegou a uma media de 1 golo a cada dois jogos e os meus AVI são sempre os melhores marcadores.

É manifestamente pouco, muito pouco mesmo.

Se me puderem ajudar agradecia.

Obrigado e bons jogos treinadores!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que me acontece é a tática deixar de resultar tão bem a partir de certa altura da época. Andei a toque de goleadas durante umas 10 jornadas seguidas, agora para o final do campeonato ganhava sempre à rasquinha e fui perder as duas finais (Taça da Liga e de Portugal) contra Sporting e Porto quando durante a época andei a goleá-los aos dois.

Acontece-me exatamente isso. Mas não é só neste FM, já vem acontecendo há alguns anos e ainda não percebi porquê.

Não faço ideia do que é um nerf, mas a situação em causa acontece com frequência no futebol, ou seja, nenhuma equipa tem a mesma postura nos jogos em casa e nos jogos fora. Depois, repara, no primeiro exemplo tu próprio reconheces que tiveste sorte em apenas perder 2-0, recuperaste a eliminatória na 2ª mão mas, paciência, tiveste de lidar com as expulsões. No segundo exemplo aconteceu-te na 1ª mão o mesmo que aconteceu ao Real Madrid contra ti, tal como tiveste oportunidades para ganhar por mais, também podias ter perdido por mais com o Real.

O penalty tem mais a ver com um bug que aguarda o patch para ser corrigido, de resto, tudo normal.

Nerf digamos que é o jogo a prejudicar-me sem que eu tenha feito nada de errado, reduzir as minhas qualidades sem ser um erro meu.

Acontece no futebol, mas não é assim. Não vês uma equipa a massacrar em casa e quando joga fora parecem um bando de amadores. Para mim isso tá manifestamente exagerado e parece que é uma forma de equilibrar a balança que os criadores do jogo arranjaram, mas que não está nada bem feita. Desculpa mas eu não acho aceitável massacrar uma equipa e depois ser completamente dominado por essa mesma equipa. Se eles tivessem mudado a estratégia, ok ainda percebia, mas assim custa-me muito aceitar.

E como sabes que o adversário usa a mesma estratégia ?

Se eles usam o mesmo desenho tático e os mesmos jogadores... Ah e noto que têm por exemplo um médio mais subido que o outro ou um lateral mais subido que o outro em ambos os jogos.

Se achas que tudo isto é normal, como é que fazes para não teres o mesmo problema que eu? É que isto já me aconteceu no FM anterior e ainda não consegui fazer nada para que isto mude. Eu costumava mudar para uma tática mais defensiva mas acabava sempre a perder o jogo fora. Alías, no jogo contra o City sofri o golo depois de recuar a equipa. E repara, desde que mexi na tática (4-0 vs Real Madrid) tenho tido ótimos resultados, especialmente defensivos (algo em que nunca fui bom em FM's anteriores)

3136qev.png

4llog3.png

Bom dia jogadores.

Sou novo aqui no forum mas nem por isso no fm, jogando desde o velhinho cm 2001, e como sempre me consegui adaptar ao motor de jogo nunca precisei de grande ajuda apesar de seguir o vosso forum alguns anos.

Este ano não é diferente mas há uma coisa que não consigo resolver e por isso preciso da vossa ajuda.

Vamos a táctica:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral_zpsea6y5xen.png.html

Instruções:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-2_zps5p6etxz5.png.html

GR:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-3_zpsh6pcmgti.png.html

DC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-4_zpstddzbstx.png.html

MD:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-5_zps21sapka3.png.html

LD/E:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-6_zps94yvoqh2.png.html

MC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-7_zpsmwtywhsa.png.html

MO:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-8_zpsvromptus.png.html

EXT:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-9_zpskcriifku.png.html

PTL:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-10_zpsnjwgfwwg.png.html

Como podem ver jogo num 4-3-3 clássico baseado na posse de bola, no processo ofensivo a equipa ataca num 2-3-5 e em processo defensivo defende num 6-4-0 pois utilizo marcações individuais dos meus jogadores da frente para ajudarem a formar um bloco solido e coeso.

O PTL marca sempre o primeiro homem do meio campo, enquanto os EXT marcam os EXT da equipa adversaria, se a equipa não jogar com EXT ou medios ala normalmente marco os homens mais descaídos no meio campo para ter vantagem numérica.

Tudo isto me satisfaz mas queria aumentar a media de golos/oportunidades flagrantes por jogo, e o problema esta no meu falso 9 (penso eu -_-).

As exibições do meu jogador mais avançado são quase sempre fracas nas 3 meias épocas nunca chegou a uma media de 1 golo a cada dois jogos e os meus AVI são sempre os melhores marcadores.

Estou a milhas de ser um expert na matéria, mas também me acontecia o meu avançado não marcar golos e praticamente não ter remates durante o jogo. Num jogo experimentei meter a opção 'passar para o espaço' e ele voltou a ser o jogador com mais oportunidades durante o jogo e a marcar muito mais

Compartilhar este post

Link para o post

10opcvq.png

Estou a tentar criar uma tática que se baseia em contra-ataque e que consiga formar uma defesa imbatível, este foi o primeiro jogo "a contar", o modelo é um 4-4-2 clássico :carinhoso: (sou o Benfica antes de mais :mrgreen:)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia jogadores.

Vamos a táctica:

Instruções:

GR:

DC:

MD:

LD/E:

MC:

MO:

EXT:

PTL:

O papel do falso9 tem como prioridade baixar e ajudar na construção de jogo ofensivo, com isso ele arrasta os centrais abrindo assim espaço para os teus AV.Interiores. Apesar de não marcar golos, acredito que seja algo fundamental na tua tática no entanto podes sempre testar as funções Ponta de lança, Av.Completo e Av.Recuado, o Completo seria o ideal mas é preciso ter um jogador com essas caracteristicas, no caso do Jonas, Falso9 ou Av.Recuado penso que seja o ideal, é uma questão de experimentares

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia jogadores.

Vamos a táctica:

Muda o AI do lado esquerdo para atacar e o respectivo ala para apoiar, até porque desse lado já tens o organizador com tarefa de ataque

Acontece-me exatamente isso. Mas não é só neste FM, já vem acontecendo há alguns anos e ainda não percebi porquê.

Nerf digamos que é o jogo a prejudicar-me sem que eu tenha feito nada de errado, reduzir as minhas qualidades sem ser um erro meu.

Acontece no futebol, mas não é assim. Não vês uma equipa a massacrar em casa e quando joga fora parecem um bando de amadores. Para mim isso tá manifestamente exagerado e parece que é uma forma de equilibrar a balança que os criadores do jogo arranjaram, mas que não está nada bem feita. Desculpa mas eu não acho aceitável massacrar uma equipa e depois ser completamente dominado por essa mesma equipa. Se eles tivessem mudado a estratégia, ok ainda percebia, mas assim custa-me muito aceitar.

Se eles usam o mesmo desenho tático e os mesmos jogadores... Ah e noto que têm por exemplo um médio mais subido que o outro ou um lateral mais subido que o outro em ambos os jogos.

Se achas que tudo isto é normal, como é que fazes para não teres o mesmo problema que eu? É que isto já me aconteceu no FM anterior e ainda não consegui fazer nada para que isto mude. Eu costumava mudar para uma tática mais defensiva mas acabava sempre a perder o jogo fora. Alías, no jogo contra o City sofri o golo depois de recuar a equipa. E repara, desde que mexi na tática (4-0 vs Real Madrid) tenho tido ótimos resultados, especialmente defensivos (algo em que nunca fui bom em FM's anteriores)

O jogo não tem essa capacidade porque não faz distinção entre equipas do users e equipas da inteligência artificial.

O mesmo desenho táctico não tem nada a ver com a mesma estratégia, dois esquemas tácticos exactamente iguais podem ter dinâmicas e estratégias completamente diferentes.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Está a correr melhor do que esperava a minha tática de contra-ataque :carinhoso:

Companheiro, a ideia neste tópico é colocar dúvidas. Tens a secção geral para colocar resultados.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Companheiro, a ideia neste tópico é colocar dúvidas. Tens a secção geral para colocar resultados.

erro meu :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael o pessoal continua a ver o FM como ha uns anos atras....punhamos uma tactica e limpavamos tudo!

Meus amigos o FM de hj esta mt mais complexo!

Uma das coisas que estou a reparar neste FM é que o grau de adaptaçao do jogador á posiçao onde o pomos a jogar é mt importante! No Blackburn ate a equipa ficar familariazada cm o meu 4-3-3 levou um tempinho, mas agora com grande parte do meu onze titular, com o grau de habituaçao ás posiçoes bem acima de meio, a equipa joga mt mais!

Pra aquele pessoal que acha que para dominar tem de usar smp estrategias ofensivas, eu uso contra ataque e neste momento tenho o 2o melhor ataque e a melhor defesa smp com posse de bola acima dos 60%!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...