Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Michael o pessoal continua a ver o FM como ha uns anos atras....punhamos uma tactica e limpavamos tudo!

Meus amigos o FM de hj esta mt mais complexo!

Uma das coisas que estou a reparar neste FM é que o grau de adaptaçao do jogador á posiçao onde o pomos a jogar é mt importante! No Blackburn ate a equipa ficar familariazada cm o meu 4-3-3 levou um tempinho, mas agora com grande parte do meu onze titular, com o grau de habituaçao ás posiçoes bem acima de meio, a equipa joga mt mais!

Pra aquele pessoal que acha que para dominar tem de usar smp estrategias ofensivas, eu uso contra ataque e neste momento tenho o 2o melhor ataque e a melhor defesa smp com posse de bola acima dos 60%!

Eu tb ando a usar a mentalidade contra-ataque num 4141 à la pep e tenho me safado muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Michael o pessoal continua a ver o FM como ha uns anos atras....punhamos uma tactica e limpavamos tudo!

Uma das coisas que estou a reparar neste FM é que o grau de adaptaçao do jogador á posiçao onde o pomos a jogar é mt importante! No Blackburn ate a equipa ficar familariazada cm o meu 4-3-3 levou um tempinho, mas agora com grande parte do meu onze titular, com o grau de habituaçao ás posiçoes bem acima de meio, a equipa joga mt mais!

Pra aquele pessoal que acha que para dominar tem de usar smp estrategias ofensivas, eu uso contra ataque e neste momento tenho o 2o melhor ataque e a melhor defesa smp com posse de bola acima dos 60%!

Continuam pois :biggrin:

Também culpa do jogo que já devia ter actualizado as indicações de forma a esclarecer melhor as pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a milhas de ser um expert na matéria, mas também me acontecia o meu avançado não marcar golos e praticamente não ter remates durante o jogo. Num jogo experimentei meter a opção 'passar para o espaço' e ele voltou a ser o jogador com mais oportunidades durante o jogo e a marcar muito mais

Obrigado por teres respondido Gonçalo e expert ou não postei a minha pergunta para isto mesmo para pudermos debater ideias pois eu tb não sou nenhum expert na matéria.

Em relação ao que dizes posso experimentar mas penso que isso vai afectar o meu estilo de jogo havendo mais passes de risco dos jogadores o que pode originar mais perdas de bola logo a % da posse vai baixar.

Mas se melhorar o desempenho do meu avançado ate nem me importo.

O papel do falso9 tem como prioridade baixar e ajudar na construção de jogo ofensivo, com isso ele arrasta os centrais abrindo assim espaço para os teus AV.Interiores. Apesar de não marcar golos, acredito que seja algo fundamental na tua tática no entanto podes sempre testar as funções Ponta de lança, Av.Completo e Av.Recuado, o Completo seria o ideal mas é preciso ter um jogador com essas caracteristicas, no caso do Jonas, Falso9 ou Av.Recuado penso que seja o ideal, é uma questão de experimentares

Obrigado por teres respondido Diogo.

A questão que me levou a colocar a minha pergunta não e tanto o numero de golos no entanto se ele marcasse mais ficava mais satisfeito, e mesmo mais as suas fracas exibições.

O meu falso 9 nas 3 meias épocas nunca chegou a uma qualificação media de 7.00 o que muito pouco mesmo com a excepção do GR ele e sempre o elo mais fraco.

Vou experimentar o AVC e o AVR.

O PTL não ficara muito amarrado na frente sem procurar a bola e participar na construção de jogo?

Muda o AI do lado esquerdo para atacar e o respectivo ala para apoiar, até porque desse lado já tens o organizador com tarefa de ataque

Obrigado Michael vou experimentar.

Continuam pois :biggrin:

Também culpa do jogo que já devia ter actualizado as indicações de forma a esclarecer melhor as pessoas.

Foi isso mesmo que me levou a colocar a minha duvida, no 2015 o meu falso 9 era muito mais matador e fazia grandes exibições, recordo me ate que numa das épocas consegui levar o jonas a bota de ouro com 36 golos, neste chega a Dezembro nem 10 tem -_-.

Compartilhar este post

Link para o post

Complexo.

Este jogo é dos mais fraquinhos que me lembro, é uma anedota. Os golos são todos iguais, é o vai à linha e cruza.

Até atualizar não pego mais nisto, como já não pego há uns dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Complexo.

Este jogo é dos mais fraquinhos que me lembro, é uma anedota. Os golos são todos iguais, é o vai à linha e cruza.

Até atualizar não pego mais nisto, como já não pego há uns dias.

O teu problema está mais nisto "crio muitas oportunidades mas raramente marco enquanto o adversário basta tirar um cruzamento que é golo. "

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por teres respondido Gonçalo e expert ou não postei a minha pergunta para isto mesmo para pudermos debater ideias pois eu tb não sou nenhum expert na matéria.

Em relação ao que dizes posso experimentar mas penso que isso vai afectar o meu estilo de jogo havendo mais passes de risco dos jogadores o que pode originar mais perdas de bola logo a % da posse vai baixar.

Mas se melhorar o desempenho do meu avançado ate nem me importo.

Vai definitivamente afetar o teu estilo de jogo. Eu se não me ter essa instrução o meu PL nem toca na bola. Metendo essa instrução ele acaba por ter várias oportunidades ao longo do jogo mas eu fico com menos posse de bola porque os jogadores do meio campo para a frente, do nada, fazem passes para as costas da defesa contrária sem critério. Umas vezes sai bem, outras não. Mas o desempenho do PL, no meu caso, melhorou. Eu tive o Jonas com 48 golos (em todas as competições) e bota de ouro europeu a avançado completo, experimenta dar-lhe essa instrução

Compartilhar este post

Link para o post

O teu problema está mais nisto "crio muitas oportunidades mas raramente marco enquanto o adversário basta tirar um cruzamento que é golo. "

Foste tu que decidiste onde está o meu problema?

Mas nao, o meu problema não está aí.

Isso não está só neste FM, eu já jogo isto desde o CM 3 e já sei o que a casa gasta. Aliás sempre lidei bem com o facto de os adversários terem mais eficácia.

Na minha opiniao este jogo não está bom, nem sequer aceitável, está um jogo anedótico que é feito à base de ganhar a linha para cruzar e de livres laterais.

Vais-me dizer que este jogo está minimamente realista? Eu devo andar a ver outro tipo de futebol. Onde os golos não têm variedade nenhuma, é sempre arroz, um cruzamento é mais perigoso que um jogador isolado, é mais perigoso que um remate à entrada da área e arrisco-me a dizer que os livres laterais são mais perigosos que um penalty onde o racio de concretização deve estar nos 50/50.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho que é o melhor Football Manager de sempre, não me lembrava de ter tanto gozo a jogar isto desde o 2007. Do 2008 ao 2015 introduziram imensas cenas interessantes mas o ME nunca me satisfazia. Desta vez sinto que consigo ter total controlo no que faço e consigo perceber com mais facilidade o que falha e porque falha.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não está só neste FM, eu já jogo isto desde o CM 3 e já sei o que a casa gasta. Aliás sempre lidei bem com o facto de os adversários terem mais eficácia.

Na minha opiniao este jogo não está bom, nem sequer aceitável, está um jogo anedótico que é feito à base de ganhar a linha para cruzar e de livres laterais.

Vais-me dizer que este jogo está minimamente realista? Eu devo andar a ver outro tipo de futebol. Onde os golos não têm variedade nenhuma, é sempre arroz, um cruzamento é mais perigoso que um jogador isolado, é mais perigoso que um remate à entrada da área e arrisco-me a dizer que os livres laterais são mais perigosos que um penalty onde o racio de concretização deve estar nos 50/50.

Sim é verdade o truque desta patch é cruzar da linha de fundo que da quase sempre golo, mas isso em todos os anos e em todas as patches sempre ouve a "maneira" de jogar como mais eficácia...sendo isto um jogo nem poderia ser de outra maneira, houve patches que eram pelo meio, outras que era com dois avançados, outras que era com estratégia A B OU C, esta é com cruzamentos da linha de fundo fazendo sobreposição...o jogo nunca poderá ser 100 % realista e haverá sempre maneiras de desmontar a AI, isso é inevitável, mesmo que saia outra patch que por exemplo meta os laterais a fechar mais os flancos , a fraqueza passara a ser outra qualquer, por exemplo passes em profundidade pelo meio, o ano passado numa das patches era essa a manha, na penúltima senão estou em erro...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é essa, eu sei que haverá sempre uma forma de desmontar o jogo. Agora parece-me evidente que este ano a variedade dos golos está extremamente reduzida, os cruzamentos estão altamente exagerados e valorizados e pelo menos a mim não me dá vontade nenhuma de jogar assim.

Mas há pessoas que gostam de jogar na mesma e que joguem, todos os anos é assim, há quem goste e quem não goste. Este FM simplesmente não me agrada e como tal, não jogo e só vim aqui deixar a minha opinião :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é essa, eu sei que haverá sempre uma forma de desmontar o jogo. Agora parece-me evidente que este ano a variedade dos golos está extremamente reduzida, os cruzamentos estão altamente exagerados e valorizados e pelo menos a mim não me dá vontade nenhuma de jogar assim.

Mas há pessoas que gostam de jogar na mesma e que joguem, todos os anos é assim, há quem goste e quem não goste. Este FM simplesmente não me agrada e como tal, não jogo e só vim aqui deixar a minha opinião :mrgreen:

eu percebo, e o que eu te quis dizer foi que possivelmente quando sair outra patch, algum ira dizer por exemplo "este jogo é ridiculo basta jogar pelo meio e meter passes em pronfundidade" por exemplo ou eventualmente ira surgir outro bug qualquer nos cantos e bla bla...ou seja aborrecete veres que ha muitos golos marcados dessas forma, na proxima patch ira te aborrecer que eles serao marcados de outra forma e por ai adiante sera...a mim erritava-me a cena dos cantos o ano passado com os extremos a jogar a original em 5 cantos marcavas uma media de 3 golos quase lol eu nao usava...mas é um jogo é que o ha temos que nos moldar ao motor de jogo,mas percebo que nao gostes de ver e te tire a pica de jogar, mas tenta arranjar formas de mudares isso , por exemplo tapas bem os flancos e fazes um estilo de jogo mais interior para que nao estejas constantemente a marcares golos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aposto as minhas fichas mais no FM17 por serem os 25 anos do jogo, este FM foi mais reorganizar o layout e alterações (mais ou menos conseguidas) do motor do jogo. Já por algumas vezes defendi que seria porventura mais adequado, tanto à SI, como aos seus clientes, lançar uma nova edição a cada dois anos e no intervalo lançarem um update com correções

De resto, o problema não é a falta de diversidade, o problema é actualmente haver um bug que faz os laterais fecharem muito por dentro, dando demasiado espaço aos extremos contrários.

Quanto ao teu problema, não, não fui eu que o decidi, foste tu que o revelaste com esse mito dos adversários terem mais eficácia. Podem ocorrer situações dessas, mas isso apenas porque os erros tácticos das pessoas são sempre os mesmos.

Já eu acho que é o melhor Football Manager de sempre, não me lembrava de ter tanto gozo a jogar isto desde o 2007. Do 2008 ao 2015 introduziram imensas cenas interessantes mas o ME nunca me satisfazia. Desta vez sinto que consigo ter total controlo no que faço e consigo perceber com mais facilidade o que falha e porque falha.

Já eu apenas gostava de o poder jogar :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens o jogo?

Tenho.

Opção A: jogos em 3d dá sempre crash dump no ecran pré-jogo quando os jogadores estão a aquecer;

Opção B: jogos em 2d dá sempre crash dump no ecran pós-jogo

Só me resta aguardar feedback da SI, da minha parte já tentei tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vos acontece na maioria dos jogos (ou pelo menos em muitos...) terem tipo 20-5 em faltas a vosso "favor", e com uns bónus de amarelos e vermelhos aqui e ali? Aconteceu-me na primeira época que fiz com o Benfica, e agora com uma equipa que é o underdog permanente em jogos mais complicados é certinho que acabo com 10, com um penaltyzito estúpido e com faltas pra caraças...

Costumo jogar sempre em 4x3x3, sendo os três do meio um triângulo invertido - 1MD, 2MC. Uso os DL a apoiar, DC a bloquear, MDC como MRB a defender... (os MC são CJA, um apoia o outro ataca). Algumas luzes?

Gostava de colocar SS mesmo das instruções, mas pelos vistos tirar SS neste FM é uma ciência...

Compartilhar este post

Link para o post

x2

nunca senti que as instruções surtissem tao o efeito pretendido como neste.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vos acontece na maioria dos jogos (ou pelo menos em muitos...) terem tipo 20-5 em faltas a vosso "favor", e com uns bónus de amarelos e vermelhos aqui e ali? Aconteceu-me na primeira época que fiz com o Benfica, e agora com uma equipa que é o underdog permanente em jogos mais complicados é certinho que acabo com 10, com um penaltyzito estúpido e com faltas pra caraças...

Costumo jogar sempre em 4x3x3, sendo os três do meio um triângulo invertido - 1MD, 2MC. Uso os DL a apoiar, DC a bloquear, MDC como MRB a defender... (os MC são CJA, um apoia o outro ataca). Algumas luzes?

Gostava de colocar SS mesmo das instruções, mas pelos vistos tirar SS neste FM é uma ciência...

Não vale a pena, há correcções a fazer na questão dos amarelos e vermelhos

Compartilhar este post

Link para o post

eu percebo, e o que eu te quis dizer foi que possivelmente quando sair outra patch, algum ira dizer por exemplo "este jogo é ridiculo basta jogar pelo meio e meter passes em pronfundidade" por exemplo ou eventualmente ira surgir outro bug qualquer nos cantos e bla bla...ou seja aborrecete veres que ha muitos golos marcados dessas forma, na proxima patch ira te aborrecer que eles serao marcados de outra forma e por ai adiante sera...a mim erritava-me a cena dos cantos o ano passado com os extremos a jogar a original em 5 cantos marcavas uma media de 3 golos quase lol eu nao usava...mas é um jogo é que o ha temos que nos moldar ao motor de jogo,mas percebo que nao gostes de ver e te tire a pica de jogar, mas tenta arranjar formas de mudares isso , por exemplo tapas bem os flancos e fazes um estilo de jogo mais interior para que nao estejas constantemente a marcares golos :mrgreen:

Mas eu sou uma equipa "pequena", ja fiz isso e em uns 10 jogos marquei 3 golos e sofri 0 :lol:

Nunca fui nenhum génio tático no FM, alias eu jogo isto para passar o (pouco) tempo que tenho disponivel. Por isso só quero uma tática estavel que me garanta resultados sem exageros. Por exemplo usei o teu 442, so tendo recuado o MO para MC no Allianz (sou o Dusseldorf) logo na 1ª epoca na Bundesliga e ganhei 4-0 com os 4 golos todos de cruzamentos de um ala para o outro/PL. Sinceramente não me dá pica assim.

Editado por Teddy Westside

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho.

Opção A: jogos em 3d dá sempre crash dump no ecran pré-jogo quando os jogadores estão a aquecer;

Muito chato, de facto...qual é a tua placa gráfica?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu sou uma equipa "pequena", ja fiz isso e em uns 10 jogos marquei 3 golos e sofri 0 :lol:

Nunca fui nenhum génio tático no FM, alias eu jogo isto para passar o (pouco) tempo que tenho disponivel. Por isso só quero uma tática estavel que me garanta resultados sem exageros. Por exemplo usei o teu 442, so tendo recuado o MO para MC no Allianz (sou o Dusseldorf) logo na 1ª epoca na Bundesliga e ganhei 4-0 com os 4 golos todos de cruzamentos de um ala para o outro/PL. Sinceramente não me dá pica assim.

Atao mas tu andas a usar as tacticas do Capo? Se jogas smp com tacticas de outros, ja á uma razao para nao t dar tanta pica! Se dizes que os golos sao smp de cruzamentos, que tal testares algo para contraiar isso?

Eu contra mim falo! Tb sou daqueles que so usa uma tactica, no maximo tenho duas, mas raramente uso a segunda...mas vou tentando ver o defeitos e testando para ver o que posso melhorar e como tenho esta filosofia e nao ando para trocar de tacticas e grandes alteraçoes durante o jogo, tento trabalhar diferentes movimentaçoes individuais em diferentes jogadores....todos os meus AI teem movimento diferentes com a ideia de criarem smp diferentes dificuldades ao adversario por exemplo!

Michael eu ate acho que o FM ta mt mais acessivel, ao contrario do FM15! Em minha opiniao quem nunca jogou FM, e pegar neste FM consegue criar uma tactica sem problemas! Tens la o erro do comprimento\largura, epa mas tens la o desenho e ves bem que aquilo se refere em comprimento horizontal e nao vertical!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho.

nao tera sido de alguma cena que tenhas instalado recentemente?

exprimenta assim, mete desarme duro em todos nas instruçoes ao adversario mas depois nas instruçoes a equipa metes evitar carrinhos e nas instruçoes dos jogadores tambem

mas isso é pq eu sabendo que o bug do motor de jogo é esse, criei uma tactica para explorar essa fraquesa do adversario lol mas isso tirate a pica estares constamente a marcar golos de cruzamentos para a area certo? entao mas podes sempre mudar....usas uma tactica com mais medios por exemplo e fazes mais jogo interior

Compartilhar este post

Link para o post

Atao mas tu andas a usar as tacticas do Capo? Se jogas smp com tacticas de outros, ja á uma razao para nao t dar tanta pica! Se dizes que os golos sao smp de cruzamentos, que tal testares algo para contraiar isso?

Eu contra mim falo! Tb sou daqueles que so usa uma tactica, no maximo tenho duas, mas raramente uso a segunda...mas vou tentando ver o defeitos e testando para ver o que posso melhorar e como tenho esta filosofia e nao ando para trocar de tacticas e grandes alteraçoes durante o jogo, tento trabalhar diferentes movimentaçoes individuais em diferentes jogadores....todos os meus AI teem movimento diferentes com a ideia de criarem smp diferentes dificuldades ao adversario por exemplo!

Michael eu ate acho que o FM ta mt mais acessivel, ao contrario do FM15! Em minha opiniao quem nunca jogou FM, e pegar neste FM consegue criar uma tactica sem problemas! Tens la o erro do comprimento\largura, epa mas tens la o desenho e ves bem que aquilo se refere em comprimento horizontal e nao vertical!

@el_capone

Eu já fiz isso. A cena é que com uma equipa pequena ao não aproveitar o "ponto fraco" do jogo os resultados são fraquinhos. A unica forma de conseguir bons resultados com uma equipa mais fraca é explorar o jogo exterior. E eu nem me importo de usar táticas sacadas, apesar de ter sacado essa só mesmo para testar porque com a minha tática de jogo mais pelo meio pouco marcava, nem me importo de ter de jogar mais por fora, chateia-me sim os golos surgirem todos de cruzamentos. E não são so os meus, os dos adversários idem.

Noutros FMs, por exemplo o dos bugs dos cantos eu não utilizava o ponto fraco mas mesmo assim safava-me bem. Neste é absolutamente impossivel porque mesmo apostando no jogo interior a bola praticamente tem de ir a linha para ser golo.

Editado por Teddy Westside

Compartilhar este post

Link para o post

@el_capone

Eu já fiz isso. A cena é que com uma equipa pequena ao não aproveitar o "ponto fraco" do jogo os resultados são fraquinhos. A unica forma de conseguir bons resultados com uma equipa mais fraca é explorar o jogo exterior. E eu nem me importo de usar táticas sacadas, apesar de ter sacado essa só mesmo para testar porque com a minha tática de jogo mais pelo meio pouco marcava, nem me importo de ter de jogar mais por fora, chateia-me sim os golos surgirem todos de cruzamentos. E não são so os meus, os dos adversários idem.

Noutros FMs, por exemplo o dos bugs dos cantos eu não utilizava o ponto fraco mas mesmo assim safava-me bem. Neste é absolutamente impossivel porque mesmo apostando no jogo interior a bola praticamente tem de ir a linha para ser golo.

mas tambem ha golos pela zona interior, a percentagem de eficacia é que nao é tanta, mas o ano passado houve uma patch que era exactamente o contrario, era pela zona interior que se criava mais perigo, agora é pelos flancos, mas tambem acho normal...é pelos flancos que se abrem sempre a lata, tens é aquele problema do lateral fazer muito jogo interior e dar muito espaço a quem cruza...mas pronto senao te da pica, tens que esperar por uma patch onde isso seja corrigigo

Compartilhar este post

Link para o post

@el_capone

Eu jogo num 4-3-3 onde jogo mais em posse, com estrategia de contra ataque e poucos cruzamentos faço, pq os meu AI por norma veem pa zona central e os laterais qd sobem normalmente nao cruzam. como jogo em contra ataque a equipa arrisca menos e eles por norma passam bola ou para a entrada da area ou para alguem que apareça numa diagonal!

Nao sei que equipa usas, mas eu estou com o Blackburn no Championship em Inglaterra, nas previsoes davam me como canditado á descida e a 7 jogos do final do campeonato estou em 2º e atençao sem fazer contrataçoes pq o Blackburn estava impedido de contratar jogadores ate dezembro. E tb t digo que nao sofro assim tantos golos de cruzamento, sofro sim de contra ataque, percas de bola a meio campo que originam contra ataques e como os meus defesas nao sao mt rapidos corro smp este risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, bem-vindo de volta :handclap:

Em segundo lugar, acho que o teu caso passa muito mais por esperares o patch de correcção, parece-me que estás a sofrer mais por causa de bugs do que por motivos tácticos ou estratégicos.

Obrigado pelas boas vindas.

Talvez exista um bug, mas de qualquer maneira consegui melhorar bastante a táctica com pequenas alterações no meio campo, sendo que a principal foi alterar o médio centro (ataque) para organizador de jogo (ataque).

Penso que o médio estava a descompensar muito o meio campo, obrigado depois quer o box to box quer o médio defensivo a sair muito das duas posições. Agora ficou mais equilbrado.

Desde que fiz estas alterações, em 10 jogos sofri apenas 2 golos, apesar de o calendario também nao ter sido muito mau, jogando com equipas do meio da tabela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...