Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Comecei agora a 2ª época no Benfica, e desde a primeira que ando com um problema que me anda a comer a cabeça.

Os meus laterais estão constantemente a fechar muito ao meio, e com isso as alas ficam desprotegidas o que leva a que as equipas adversárias cruzem e marquem golo. Tenho sofrido muitos golos assim. Também sofria muitos com bolas entre os DC. Por isso mudei o comprimento de normal para relativamente estreito.

exprimenta pores marcaçao apertada na equipa e nos jogadores a ver se os teus laterais em situaçao defensiva ficam mais pero dos extremos e escolhe a instruçao para eles jogarem mais abertos nas instruçoes do jogador

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou no primeiro save, em início de campeonato, mas não estou a acertar bem com isto. Tento instruir à minha equipa um pressiona fortíssimo, na reacção à perda de bola, um pouco a seguir o conceito conhecido de "counterpressing", para tentar encostar as cordas os adversários, mas a equipa não responde como quero. Estou com o Benfica.

Alguém está a conseguir fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

exprimenta pores marcaçao apertada na equipa e nos jogadores a ver se os teus laterais em situaçao defensiva ficam mais pero dos extremos e escolhe a instruçao para eles jogarem mais abertos nas instruçoes do jogador

Sem apoio dos extremos e com o meio campo desposicionado os laterais podem acabar a marcar apertado num interior mais ofensivo ou assim... talvez o jogar mais aberto individualmente resolva, mas n sei. Melhor eram prints.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado infinito e Capone :compinchas:

Vou experimentar essas alterações, e se acontecer, meto print ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou no primeiro save, em início de campeonato, mas não estou a acertar bem com isto. Tento instruir à minha equipa um pressiona fortíssimo, na reacção à perda de bola, um pouco a seguir o conceito conhecido de "counterpressing", para tentar encostar as cordas os adversários, mas a equipa não responde como quero. Estou com o Benfica.

Alguém está a conseguir fazer isso?

Depende sempre da mentalidade da equipa, funções e tarefas dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho reparado que ao chegar a uma equipa nova, a táctica principal é a que demora mais tempo a ser implementada. Por exemplo, a equipa começou a treinar as tácticas há pouco mais de um mês, tenho jogado sempre em 4231, tenho os jogadores a praticarem a táctica na preparação para os jogos e ainda assim é a táctica com menor preparação. Ainda dava de borla que o 442 tivesse melhor preparação por ser uma táctica usual mas o 253?

eHx8V6U.png

DhJT1EA.png

Alguém tem explicação para isto? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho reparado que ao chegar a uma equipa nova, a táctica principal é a que demora mais tempo a ser implementada. Por exemplo, a equipa começou a treinar as tácticas há pouco mais de um mês, tenho jogado sempre em 4231, tenho os jogadores a praticarem a táctica na preparação para os jogos e ainda assim é a táctica com menor preparação. Ainda dava de borla que o 442 tivesse melhor preparação por ser uma táctica usual mas o 253?

isso tem a ver com a formaçao da equipa no jogo por defeito, ou seja, todas as equipas tem uma tactica base, e essa sera sempre aquela em que os jogadores se sentem mais confortaveis, todas as outras terem de ser treinadas para la xegar, é provavel que esse equipa por defeito no jogo se se de melhor com 2-5-3 , tens que ir treinando as outras ate passar a ser uma das outras a ser a mais natural

Compartilhar este post

Link para o post

É simples, de início NUNCA se deve treinar mais de uma táctica. Quando as barras de familiaridade estiverem cheias, então sim adopta-se um segundo e terceiros esquemas. Começar dessa forma apenas faz com que os jogadores demorem mais tempo a identificar-se com os esquemas.

Compartilhar este post

Link para o post

A ver se metem isto nessas cabeçorras:

O esquema táctico que definem diz apenas respeito à postura defensiva da equipa, é apenas a forma como a equipa se posiciona a defender. Ou, dito de outra forma, é a organização defensiva da equipa.

As funções e tarefas dos jogadores definem a organização ofensiva.

Ou seja, se querem um esquema em 4231 não é preciso desenhá-lo em 4231 porque isto significa que em organização defensiva terão sempre 4 jogadores que pouco ou nada vão ajudar nesta fase do jogo. Pelo contrário, um 4231 pode ser esquematizado em 4411 e através das funções e tarefas dos jogadores adquire uma dinâmica em organização ofensiva de 4231.

Percebido ? Arre!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

'Tá dito crl !!!!!

Ridículo. Eu só não entendo é porquê que, visto que essas perguntas te irritam tanto, continuas a responder. É só mesmo para o pessoal perceber que tu é que és buéda treinador e eles não percebem nada disto ? Ou é só porque gostas de escrever ? Pá, já chega, não ?

Que postura de m*rda, completamente arrogante e sem necessidade nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

'Tá dito crl !!!!!

Ridículo. Eu só não entendo é porquê que, visto que essas perguntas te irritam tanto, continuas a responder. É só mesmo para o pessoal perceber que tu é que és buéda treinador e eles não percebem nada disto ? Ou é só porque gostas de escrever ? Pá, já chega, não ?

Que postura de m*rda, completamente arrogante e sem necessidade nenhuma.

Ninguém perguntou, apeteceu-me repetir porque é um aspecto fundamental e fica perdido entre tantas páginas e um discurso que agite mais as águas, por vezes, produz um melhor efeito... mas também é preciso não ter uma postura de m*rda para compreender esta parte. Enfim, cada um tem a postura que pode ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Após 10 empates em 19 jogos da liga, meu Valencia finalmente começou a ganhar jogos.

Fiz a tática dessa forma:

znv6ns.jpg

4iopl1.jpg

Porém, meu meia mais avançado não rende nunca (no caso está o Cazares, mas o titular é o Caneles que tirei justamente por notas ruins)

Antes meu atacante usava como atacante completo, mudei para jogador alvo justamente para o meia ser de fato o grande organizador.

No resto do time estou satisfeito....os laterais tem rendido bem, demais meias....Só esse bendito meia atacante que raramente tira uma nota 7

Compartilhar este post

Link para o post

ja reparaste que tens o treino das tacticas quase no minimo? assim nem no final da epoca vais ter a barra da tactica cheia

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, porque não crias um tutorial para explicar algumas particularidades do jogo ao pessoal? Assim, a informação ficava condensada num só local.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, porque não crias um tutorial para explicar algumas particularidades do jogo ao pessoal? Assim, a informação ficava condensada num só local.

É uma questão de se saber quais as particularidades.

O fórum da SI, na secção de Tácticas, tem vários manuais, eu por aqui também já lancei vários tutoriais inclusive dedicado à questão da negociação em transferências e contratos.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de se saber quais as particularidades.O fórum da SI, na secção de Tácticas, tem vários manuais, eu por aqui também já lancei vários tutoriais inclusive dedicado à questão da negociação em transferências e contratos.

Com as particularidades que consideres mais importantes, foi só uma sugestão. Por exemplo, vejo que estás muito por dentro da questão tática, podias apostar nisso.

Eu conheço o fórum da SI e acho que a outra malta daqui também, mas pessoalmente não vou lá porque não tenho tempo. Por isso, se houvesse algo desse género por aqui seria muito benéfico. É importante não só saber as coisas, mas também partilhar o conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Flexível = Foco nas tarefas = Extremos vão defender pouco.

Isto não é exatamente ao contrário? Se é flexível (ou fluido), cada jogador tende a fazer mais do que a sua tarefa/função... ou estou a confundir?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não é exatamente ao contrário? Se é flexível (ou fluido), cada jogador tende a fazer mais do que a sua tarefa/função... ou estou a confundir?

Flexível não é fluido

Com as particularidades que consideres mais importantes, foi só uma sugestão. Por exemplo, vejo que estás muito por dentro da questão tática, podias apostar nisso.

Eu conheço o fórum da SI e acho que a outra malta daqui também, mas pessoalmente não vou lá porque não tenho tempo. Por isso, se houvesse algo desse género por aqui seria muito benéfico. É importante não só saber as coisas, mas também partilhar o conhecimento.

É o que se vai fazendo :) o tópico dos contratos e transferências está na secção geral do FM15, dado que não tem a ver com questões tácticas. Na secção de tácticas do fm14 e do fm15 há tópicos sobre questões tácticas e de treino, era um questão de algum Moderador reunir a informação e juntá-la num único tópico. E tudo o mais que anda perdido pelos Grémios Tácticos.

Compartilhar este post

Link para o post

É simples, de início NUNCA se deve treinar mais de uma táctica. Quando as barras de familiaridade estiverem cheias, então sim adopta-se um segundo e terceiros esquemas. Começar dessa forma apenas faz com que os jogadores demorem mais tempo a identificar-se com os esquemas.

Obrigado pela dica.

ja reparaste que tens o treino das tacticas quase no minimo? assim nem no final da epoca vais ter a barra da tactica cheia

Verdade, deixei-me enganar pela disposição gráfica da coisa! :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

A ver se metem isto nessas cabeçorras:

O esquema táctico que definem diz apenas respeito à postura defensiva da equipa, é apenas a forma como a equipa se posiciona a defender. Ou, dito de outra forma, é a organização defensiva da equipa.

As funções e tarefas dos jogadores definem a organização ofensiva.

Ou seja, se querem um esquema em 4231 não é preciso desenhá-lo em 4231 porque isto significa que em organização defensiva terão sempre 4 jogadores que pouco ou nada vão ajudar nesta fase do jogo. Pelo contrário, um 4231 pode ser esquematizado em 4411 e através das funções e tarefas dos jogadores adquire uma dinâmica em organização ofensiva de 4231.

Percebido ? Arre!!!!!!

Estou muito longe de ser um entendido disto, mas deixa-me perguntar uma coisa.

Baseado no que dizes, em organização defensiva, é completamente indiferente ter na posição de médio direito um Extremo Defensivo (defender) ou um Extremo (atacar), o que não me parece de todo verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não percebo o extremismo. Da mesma maneira que se pode transformar um 4411 em 4231 ofensivamente, também se pode transformar um 4231 em 4411 a defender.

Fica aqui um exemplo de como actuam defensivamente os meus 3 homens atrás do avançado à perda da bola e contra-ataque rápido:

04DDLED.gif

A legenda para ajudar:

- Eu sou os vermelhos, eles os verdes.

- Eles jogam em 442, o 3 e o 26 são os médios, o 12 e o 15 os laterais;

- O meu 24 é o médio centro box-to-box, daí tentar aparecer em zona de finalização e recuperar rápido quando a equipa perde a bola;

- O 18 e o 20 são avançados interiores a "apoiar" e na imagem acompanham os médios alas adversários;

- O 8 é o médio ofensivo por isso apenas corta a linha de passe para o médio defensivo.

Diga-se que estou a jogar na penúltima divisão inglesa por isso os atributos tácticos dos jogadores são fraquíssimos.

Já agora, o que é que corrigiram ali? O meu lateral esquerdo (17) acabou por cair na zona central deixam uma situação de 2x1 na zona do cruzamento. Mas parece-me uma situação pontual, difícil de corrigir e acho que o 13 ou até o 8 sairiam à bola caso fosse passada para trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Após 10 empates em 19 jogos da liga, meu Valencia finalmente começou a ganhar jogos.

Fiz a tática dessa forma:

znv6ns.jpg

4iopl1.jpg

Porém, meu meia mais avançado não rende nunca (no caso está o Cazares, mas o titular é o Caneles que tirei justamente por notas ruins)

Antes meu atacante usava como atacante completo, mudei para jogador alvo justamente para o meia ser de fato o grande organizador.

No resto do time estou satisfeito....os laterais tem rendido bem, demais meias....Só esse bendito meia atacante que raramente tira uma nota 7

Alguém tem uma dica pra melhorar o rendimento desse meia atacante???

Único perdido no esquema

Compartilhar este post

Link para o post

Estou muito longe de ser um entendido disto, mas deixa-me perguntar uma coisa.

Baseado no que dizes, em organização defensiva, é completamente indiferente ter na posição de médio direito um Extremo Defensivo (defender) ou um Extremo (atacar), o que não me parece de todo verdade.

Não percebi como é que retiras isso do que eu escrevi, dá aí uma ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não percebo o extremismo. Da mesma maneira que se pode transformar um 4411 em 4231 ofensivamente, também se pode transformar um 4231 em 4411 a defender.

Fica aqui um exemplo de como actuam defensivamente os meus 3 homens atrás do avançado à perda da bola e contra-ataque rápido:

A legenda para ajudar:

- Eu sou os vermelhos, eles os verdes.

- Eles jogam em 442, o 3 e o 26 são os médios, o 12 e o 15 os laterais;

- O meu 24 é o médio centro box-to-box, daí tentar aparecer em zona de finalização e recuperar rápido quando a equipa perde a bola;

- O 18 e o 20 são avançados interiores a "apoiar" e na imagem acompanham os médios alas adversários;

- O 8 é o médio ofensivo por isso apenas corta a linha de passe para o médio defensivo.

Diga-se que estou a jogar na penúltima divisão inglesa por isso os atributos tácticos dos jogadores são fraquíssimos.

Já agora, o que é que corrigiram ali? O meu lateral esquerdo (17) acabou por cair na zona central deixam uma situação de 2x1 na zona do cruzamento. Mas parece-me uma situação pontual, difícil de corrigir e acho que o 13 ou até o 8 sairiam à bola caso fosse passada para trás.

Há situações a corrigir quanto a esse posicionamento dos laterais, até sair um patch de correcção temos que viver com isso.

Na situação concreta dos teus avançados, é mais viável que actuem defensivamente devido à tarefa de apoio. Esta é também uma das opções para que os extremos tenham mais participação defensiva, é uma queixa muito comum do pessoal. E obviamente que há essa flexibilidade que referiste de um 4231 ter uma dinâmica 4411, depende sempre das funções e tarefas dos jogadores. O importante a reter é que o esquema pelo qual optamos tem a ver exclusivamente com o posicionamento defensivo (organização defensiva) da equipa e a postura ofensiva (organização ofensiva) é determinada pelas funções e tarefas.

Alguém tem uma dica pra melhorar o rendimento desse meia atacante???

Único perdido no esquema

O que é um meia atacante ???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...