Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Falta o fundamental: Mentalidade, Formação de Equipa, Funções e Tarefas

pVAbPle.jpg

4AcBSvh.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tantas vezes que se diz que os dois médios têm que ser mais posicionais :)

Ainda para mais na última conferência, com jogadores de qualidade duvidosa... :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião pessoal vossa.

Estou na Roma, e tou a ter dificuldades numa coisa. Tento ao maximo que os jogadores joguem com passes curtos e tenho o Dzeko como jogador alvo. O que acontece é que ao fazer isso eles procuram jogar direto no Dzeko e pouco jogo curto tenho. Não digo que por vezes não seja bom, no entanto maior parte das vezes podem tocar ao lado e nada, direto po Dzeko. O que aconselham?

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, ja ha um tempinho que aqui nao vinha! O FM2015 tinha perdido a pica...mas mm assim ja nos finalmentes começei a ensaiar um 4-4-2, tipo JJ que agora tento por em pratica!

Este é o esquema:

GMHDEkm.png

Estas as instrucçoes:

aJs2lzc.png

Passo a explicar a ideia. Esta ideia de jogo nao é a do JJ actual é mais um apanhado das ultimas 2\3 epocas do JJ!

Começe mos pela defesa, tenho uma linha defensiva profunda, á imagem do que o usava o JJ qd ficou sem Garay no Benfica, com dois laterais ofensivos que fazem todo o corredor! A equipa qd nao tem a bola baixa o bloco e nao pressiona como se nao houvesse amanha, para se manter equilibrada!

No meio campo, uso um medio defensivo, mais ha imagem de um Matic ou um Samaris, jogadores que sabiam sair a jogar. Á frente do medio defensivo um box to box tipo Enzo Perez ou Adrien.

No ataque esta a minha maior dificuldade....gosto de equipas a jogar a toda a largura do campo. Nas alas uso dois Avançados Interiores em apoio, á imagem de um Bryan Ruiz, a pegar a bola junto a linha e fugir para o meio para aproveitar as subidas dos alas, na frente um falso 9 e um ponta de lança e aqui esta a minha maior lacuna, ja que tanto o F9 e o PL pouco ou nda ajudam a defender e nos jogos com equipas superiores a mim tenho smp inferioridade no meio campo! Vou começar a estudar que movimentos posso treinar para melhorar isto! Alguem tem alguma sugestao?

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião pessoal vossa.

Estou na Roma, e tou a ter dificuldades numa coisa. Tento ao maximo que os jogadores joguem com passes curtos e tenho o Dzeko como jogador alvo. O que acontece é que ao fazer isso eles procuram jogar direto no Dzeko e pouco jogo curto tenho. Não digo que por vezes não seja bom, no entanto maior parte das vezes podem tocar ao lado e nada, direto po Dzeko. O que aconselham?

mete a avançado completo

Compartilhar este post

Link para o post

Não é como rende mais....

falas por experiência própria ou pelos relatórios dos adjuntos?

Compartilhar este post

Link para o post

falas por experiência própria ou pelos relatórios dos adjuntos?

Por relatorios de adjuntos e pelas caracteristicas dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Por relatorios de adjuntos e pelas caracteristicas dele.

não tenho o fm aberto, mas tenho ideia que os atributos dele não devem fugir muito aos do Kane, e o Kane comigo joga imenso nessa função.

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, ja ha um tempinho que aqui nao vinha! O FM2015 tinha perdido a pica...mas mm assim ja nos finalmentes começei a ensaiar um 4-4-2, tipo JJ que agora tento por em pratica!

Este é o esquema:

Estas as instrucçoes:

Passo a explicar a ideia. Esta ideia de jogo nao é a do JJ actual é mais um apanhado das ultimas 2\3 epocas do JJ!

Começe mos pela defesa, tenho uma linha defensiva profunda, á imagem do que o usava o JJ qd ficou sem Garay no Benfica, com dois laterais ofensivos que fazem todo o corredor! A equipa qd nao tem a bola baixa o bloco e nao pressiona como se nao houvesse amanha, para se manter equilibrada!

No meio campo, uso um medio defensivo, mais ha imagem de um Matic ou um Samaris, jogadores que sabiam sair a jogar. Á frente do medio defensivo um box to box tipo Enzo Perez ou Adrien.

No ataque esta a minha maior dificuldade....gosto de equipas a jogar a toda a largura do campo. Nas alas uso dois Avançados Interiores em apoio, á imagem de um Bryan Ruiz, a pegar a bola junto a linha e fugir para o meio para aproveitar as subidas dos alas, na frente um falso 9 e um ponta de lança e aqui esta a minha maior lacuna, ja que tanto o F9 e o PL pouco ou nda ajudam a defender e nos jogos com equipas superiores a mim tenho smp inferioridade no meio campo! Vou começar a estudar que movimentos posso treinar para melhorar isto! Alguem tem alguma sugestao?

aconselhava-te a ires para o losango com medios alas, nao é facil fechar o espaço entre o extremo e o lateral nesse sistema, mas tenta...

Compartilhar este post

Link para o post

aconselhava-te a ires para o losango com medios alas, nao é facil fechar o espaço entre o extremo e o lateral nesse sistema, mas tenta...

Capo o meu problema nem é esse espaço, pq como uso um bloco baixo a equipa recolhe toda e os AI veem defender mt perto dos laterais! A minha dificuladade esta qd jogo com equipas do mesmo nivel ou superiores a mim que usam um meio campo com 3 jogadores, ai os meus dois medios parecem malucos a crer marcar o adversario e eles teem smp um jogador a mais naquela zona! Querio que o F9 apoia se mais no meio campo defensivo, mas nao me parece que de!

Parece me a mim que nesse jogos terei de usar um avançado sombra em vez de um F9! Talvez perca em termos ofensivos mas ganho consistencia defensiva! Nem sou uma equipa que sofra mts golos, mas noto que nessa fase poderia melhorar!

Compartilhar este post

Link para o post

desde logo, jogar com a defesa acima do normal na linha defensiva, e não a usar em linha é pedir para ser comido. Depois tens um lateral a atacar, outro em apoio, o médio defensivo a apoiar e não a defender, e um médio recuperador de bola em apoio, logo vais ter muitas dificuldades em ter coesão defensiva e os centrais vão ficar sozinhos muitas vezes nos contra-ataques dos outros. Convém ter sempre pelo menos 3 jogadores exclusivamente em tarefas defensivas. Não recomendo usar um médio recuperador num 433 quando já se usa um 6. Só reparei agora, mas ala completo a atacar numa defesa a 4 sem um médio propriamente defensivo é suícidio a jogar fora de casa :mrgreen:

Depois, se o CJA-A tiver do mesmo lado do AI-A, vão cair sempre no espaço um do outro e atrapalhar-se um outro.

Jogar em ataque rápido sem extremos é uma má ideia. Se queres jogar com avançados interiores e ou CJA no sítio dos extremos, recomendo-te uma futebol mais pausado e uma estratégia controlar ou normal, pelo menos no início dos jogos. E há cenas como teres um defesa lateral a apoiar um avançado interior a atacar que levam que os jogadores fiquem muito longe uns dos outros.

Obrigado.

Realmente fora de casa fui o descalabro. Ganhei 7 jogos só na Liga fora e quando levei 3-0 em Setubal apercebi-me que algo não devia estar muito bem :mrgreen:

Agora tenho testado um 4-2-3-1 e na pré-época estou-me a safar até... Mas sinceramente gosto mais do 4-3-3 mas neste FM não estou a conseguir implementar um que se traduza em muitas oportunidades de golo.

Compartilhar este post

Link para o post

Capo o meu problema nem é esse espaço, pq como uso um bloco baixo a equipa recolhe toda e os AI veem defender mt perto dos laterais! A minha dificuladade esta qd jogo com equipas do mesmo nivel ou superiores a mim que usam um meio campo com 3 jogadores, ai os meus dois medios parecem malucos a crer marcar o adversario e eles teem smp um jogador a mais naquela zona! Querio que o F9 apoia se mais no meio campo defensivo, mas nao me parece que de!

Parece me a mim que nesse jogos terei de usar um avançado sombra em vez de um F9! Talvez perca em termos ofensivos mas ganho consistencia defensiva! Nem sou uma equipa que sofra mts golos, mas noto que nessa fase poderia melhorar!

eu acho que nao da, qaunto muito talvez com um avançado defensivo a defender, ou entao sim baixas o f9 para avançado sombra

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que nao da, qaunto muito talvez com um avançado defensivo a defender, ou entao sim baixas o f9 para avançado sombra

Capo tenho andado a ver o que posso fazer! ate ao momento fiz 3 alteraçoes que me parecem que fizeram aquela zona defensiva! Pus a equipa mais curta, em termos defensivos parece me que os jogadores fecham mais a zona central, aumentei a pressao e retirei a marcaçao apertada! Ja gosto mais do que vejo....os dois avançados, ja veem pressionar no meu meio campo e os meus medios ficaram mais posicionais!

Compartilhar este post

Link para o post

Capo tenho andado a ver o que posso fazer! ate ao momento fiz 3 alteraçoes que me parecem que fizeram aquela zona defensiva! Pus a equipa mais curta, em termos defensivos parece me que os jogadores fecham mais a zona central, aumentei a pressao e retirei a marcaçao apertada! Ja gosto mais do que vejo....os dois avançados, ja veem pressionar no meu meio campo e os meus medios ficaram mais posicionais!

nice eheh essa de tirar a marcaçao apertada ja me tinha ocorrido para eles nao estarem sempre colados aos DC, tiraste nos PL ou na equipa? ou nos dois?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez manteres o esquema que usas para quando jogas contra equipas mais fortes (que parece resultar) e gravares as alterações para funcionarem como segundo esquema a utilizar contra equipas mais fracas.

Treina o Falso 9 para vir buscar jogo atrás.

Opinião pessoal vossa.

A utilização de um jogador alvo diz à equipa para jogar rapidamente nele, portanto, é natural que haja muito mais passe longo, portanto, ou queres jogar com um jogador alvo (e com as consequências dessa opção) ou queres jogar mais em passe curto. Quanto a esta parte, depende sempre das funções e tarefas dos outros jogadores e do que pretendes que o jogador nessa posição faça.

Atacante e fluido

O meu problema esta na posição "10" o jogador tem quase sempre uma classificação inferior a 6,5 e o meu avancado seja ele qual for raramente marca golos. A tactica em si funciona pois ja fui campeão com o Benfica com relativa facilidade, tenho é estes 2 problemas, alguma sugestão?

São dois jogadores que vão ocupar o mesmo espaço, logo nunca é uma boa combinação. Ou a posição 10 tem uma tarefa de apoio ao PL, ou a posição 9 tem uma tarefa de apoio ao Avançado Sombra.

O teu problema não está na posição 10, o teu problema está na posição 10 e em muitas mais: não tens meio-campo, mais de metade da equipa ataca (aliás, toda a equipa ataca porque só existe um bloco de Mentalidade), pedes aos centrais que joguem curto mas utilizas centrais que querem meter bolas longas.... e podíamos continuar :)

Este é o esquema:

Estas as instrucçoes:

Extremo do lado do PL, a dar largura

Compartilhar este post

Link para o post

São dois jogadores que vão ocupar o mesmo espaço, logo nunca é uma boa combinação. Ou a posição 10 tem uma tarefa de apoio ao PL, ou a posição 9 tem uma tarefa de apoio ao Avançado Sombra.

Será que colocar a posição 10 com a função construtor de jogo avancado com funcao de atacar e o PL com a funcao Avancado completo melhora alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Será que colocar a posição 10 com a função construtor de jogo avancado com funcao de atacar e o PL com a funcao Avancado completo melhora alguma coisa?

Não consigo perceber a "panca" com as tarefas de ataque, mesmo, ainda gostava que me explicassem porque é que acham que uma táctica precisa de ter imensas tarefas de ataque para ser ofensiva.

Todos os teus jogadores têm uma mentalidade ofensiva, portanto, quem é que defende, quem é que trata da construção do jogo ?

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

usualmente nas minhas táticas os únicos jogadores com instruções de ataque são os laterais e um dos médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber a "panca" com as tarefas de ataque, mesmo, ainda gostava que me explicassem porque é que acham que uma táctica precisa de ter imensas tarefas de ataque para ser ofensiva.

Todos os teus jogadores têm uma mentalidade ofensiva, portanto, quem é que defende, quem é que trata da construção do jogo ?

Eu não tenho preocupaçoes defensivas portanto nao percisas de as ter por mim, a minha tactica resulta perfeitamente, apenas perciso de ajuda com aquelas 2 posições, qual a melhor função para que o meu PL seja mais goleador qual a melhor função para a posição 10 não ser inutil na minha tactica, nada mais

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho preocupaçoes defensivas portanto nao percisas de as ter por mim, a minha tactica resulta perfeitamente, apenas perciso de ajuda com aquelas 2 posições, qual a melhor função para que o meu PL seja mais goleador qual a melhor função para a posição 10 não ser inutil na minha tactica, nada mais

Mais uma vez: não existe isso do melhor. O que conta é: 1) quais as funções que encaixam no jogador (está descrito no relatório) e 2) o que é que o treinador pretende do jogador

Se queres um PL finalizador, não pode ser a posição 10 a principal referência de ataque, nem um jogador que vá ocupar espaços que são do PL, logo a posição 10 terá funcionar como um apoio ao PL, para assisti-lo em situações de finalização. "ah e tal, mas eu quero o 10 a marcar golos"... pois, então, o PL vai ter que funcionar como apoio, Av. Recuado (apoiar) ou um Falso 9

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez: não existe isso do melhor. O que conta é: 1) quais as funções que encaixam no jogador (está descrito no relatório) e 2) o que é que o treinador pretende do jogador

Se queres um PL finalizador, não pode ser a posição 10 a principal referência de ataque, nem um jogador que vá ocupar espaços que são do PL, logo a posição 10 terá funcionar como um apoio ao PL, para assisti-lo em situações de finalização. "ah e tal, mas eu quero o 10 a marcar golos"... pois, então, o PL vai ter que funcionar como apoio, Av. Recuado (apoiar) ou um Falso 9

Sim mas eu nao quero que o 10 marque golos o que eu quero é percisamente o que esta em bold

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...