Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Podes colocar o MC com tarefa defensiva.

Não há maneira do pessoal entender que em esquemas com dois médios, estes precisam de fazer muito trabalho defensivo. Se um deles deixa estas tarefas para ter mais fôlego ofensivo, o meio-campo ressente-se e, por consequência, a equipa é castigada. Depois acresce que a IA faz alterações durante os jogos, se não adaptam a equipa a essas mudanças, é natural que surja um golito.

Normalmente não faço alterações tácitas durante o jogo. Trabalho mais nas instruções individuais sobre os jogadores adversário, peço ao treinador adjunto para definir as instruções, depois valido e se necessário faço alguns ajustes. Ao longo do jogo em vários momentos faço uma pausa e repito este processo. Quando existe uma substituição do AI verifico o perfil do jogador e decido que instruções vou colocar.

Se um jogador tiver o atributo de técnica alto (>15) indico o desarme duro, a não ser que jogue numa função mais defensiva, é preciso ter cuidado porque pode resultar em cartões amarelos.

Evito pressionar um jogador com muita técnica, porque normalmente este tipo de jogadores lidam bem com a pressão e vão utilizar isso para ganha no um para um, abro excepção quando tem o atributo de decisão baixo (<12).

Faço marcação a jogadores mais posicionais. Se o ponta de lança for um jogador alvo faço marcação, jogador pouco móvel. Se for um número 10, jogador mais móvel não faço marcação porque ia forçar os defesas centrais a sair da sua posição, nessa situação escolho o desarme duro.

Com estas instruções vou tentando controlar o adversário independentemente das alterações tácticas que faça ao longo do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é importante fazer correções táticas, tal como acontece na vida real. A maioria delas até pode ser feita apenas nos primeiros 15/20 minutos de jogo.

As instruções ao adversário para mim não são tão importantes quanto isso, dependendo do jogo uso-as entre 0 a 4 jogadores, raramente passa disso. Pressão em jogadores fracos, levar para o pior pé em jogadores que só sabem jogar com um deles, marcação apertada em jogadores lentos. E não o faço em todos, apenas aqueles que estão em posições mais perigosas.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, é preciso ter algum cuidado com as instruções ao adversário porque podem fazer perder a postura da equipa, tal como se definiu previamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é uma questão de testar, mas pode haver alguém que me saiba responder. A instrução individual de abrandar carrinhos, afetará negativamente a eficácia da pressão e desarme por parte do jogador? Não quero que ele perca a eficácia, mas sim que tenha mais critério nas entradas que faz.

Quero retificar o facto de o meu Médio Defensivo ver quase todos os cartões amarelos da equipa. Em 19 jogos e cartões, os jogadores que fazem essa posição têm em conjunto 8 amarelos e 1 vermelho. O Samaris em 11 jogos que fez tem 5 amarelos e 1 vermelho. Os outros jogadores todos têm apenas 1 cartão, excluíndo o Vítor Andrade que já viu 3.

Não tenho nenhuma das instruções de desarme selecionadas, isto nas instruções de equipa.

Editado por xskydrone

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar isto como primeira táctica. Que acham? É baseado num 3-4-2-1

iZmN3S8.jpg

RTuJZtH.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael e Capone. Já mexi um pouco nas tarefas e dei mais liberdade à equipa, quanto à temporização e passe.

Porque é que há muita gente aqui a usar laterais automáticos?

talvez pq seja a funçao que mais da para mexer em termos de instruçoes nao sei, em automatico tens quase todas as instruçoes desponiveis para poderes escolher

Preciso mesmo da vossa ajuda pois tou a ficar com um melão desgraçado. Ofensivamente até ja atinei com a tatica, a equipa ataca bem pelo espaço e até é eficaz na finalizacção, agora na defesa, fds tou-me a passar. É que literalmente mamo golos de todas as formas e feitios, sofro sempre golos em todos os jogos. Ou é de contra ataque, ou os laterais são acéfalos e não sabem principios básicos de jogo, ou de canto, ou de bola parada, ou o Moreirense faz uma jogada digna de um Barcelona do Guardiola, os meus jogadores parece que teem medo de lhes tirar a bola. Nem que seja o Nogueirense e esteja a dar 7-0 o computador tem sempre o seu golinho de honra, faz sempre o 7-1 ou o 7-2. O que é que eu posso melhorar na defesa? (e no ataque, eu tou a gostar mas se tiverem dicas para melhorar sao sempre bem vindas)

assim derrepente da-me ideia que o teu pl anda muito afastado do meio campo mas so testanto é que da para saber, depois para procurares sobreposiçoes convem teres alas que subam e jogadores que venham mais dentro e mete a equipa a jogar pelos flancos , pelo menos do lado esquerdo em vez de lateral usa um ala e exprimenta usar marcaçao apertada, exprimenta passar o cja para atacar

Mas é importante fazer correções táticas, tal como acontece na vida real. A maioria delas até pode ser feita apenas nos primeiros 15/20 minutos de jogo.

As instruções ao adversário para mim não são tão importantes quanto isso, dependendo do jogo uso-as entre 0 a 4 jogadores, raramente passa disso. Pressão em jogadores fracos, levar para o pior pé em jogadores que só sabem jogar com um deles, marcação apertada em jogadores lentos. E não o faço em todos, apenas aqueles que estão em posições mais perigosas.

ate agora ainda nem usei...vou testar na segunda epoca

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é uma questão de testar, mas pode haver alguém que me saiba responder. A instrução individual de abrandar carrinhos, afetará negativamente a eficácia da pressão e desarme por parte do jogador? Não quero que ele perca a eficácia, mas sim que tenha mais critério nas entradas que faz.

Quero retificar o facto de o meu Médio Defensivo ver quase todos os cartões amarelos da equipa. Em 19 jogos e cartões, os jogadores que fazem essa posição têm em conjunto 8 amarelos e 1 vermelho. O Samaris em 11 jogos que fez tem 5 amarelos e 1 vermelho. Os outros jogadores todos têm apenas 1 cartão, excluíndo o Vítor Andrade que já viu 3.

Não tenho nenhuma das instruções de desarme selecionadas, isto nas instruções de equipa.

faz o jogador ser mais cauteloso no desarme nao ir a queima ficar mais na contençao, nao sei se ja jogaste FIFA mas é tipo como quando os jogadores pressionam a fazer contençao, é tipo pressionar sem meter o pé a bola digamos assim, so fechar o espaço, mas se tens o azar do jogador ultrapassar o teu esquece pq ele ja nao vai tentar recuperar a bola, podes pedir para evitar os carrinhos mas depois metes mais pressao e marcaçao apertada exprimenta assim, ou entao metes menos agressivo nas instruçoes a equipa e nas instruçoes ao jogador carregas mais na agressivida, tens que tentar encontrar o equilibrio, é uma questao de testares...creio que a liberdade creativa ai tambem influencia

o teu mdc esta a jogar a medio recuperar de bolas?

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas dificuldades em meter a equipa a jogar à bola...

b7270ecc213274f3248dca034208d0ed.png

d03affe425ddcb8d222bdd498967dbeb.png

Até temos mais bola, mas raramente chegamos à frente. Sinto muitas vezes os jogadores isolados, apesar de ter vários jogadores que deveriam, pelas instruções, dar opções de passe.

Por exemplo, nesta altura estou no intervalo de um amigável contra o Bordeaux, em que estou a perder 0-1 e com estas estatísticas:

ce0e63a93e778e62edf320dd02fadb85.png

É certo que a tática ainda está longe de estar aprendida, mas atualmente não estou a ver isto com jeito de chegar a bom porto...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar isto como primeira táctica. Que acham? É baseado num 3-4-2-1

se jogas com extremos e alas pq é que escolhes o levar a bola ate a area?

Compartilhar este post

Link para o post

o teu mdc esta a jogar a medio recuperar de bolas?

Foi isso mesmo que notei, perdeu um bocado a "garra", digamos assim. Vou testar a marcação apertada (se bem que não sou grande fã da instrução). A pressão está igual à equipa (Pressionar Mais), não sei até que ponto pressionar muito mais será excessivo.

Está a jogar como Médio Defensivo com a tarefa de Defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Até temos mais bola, mas raramente chegamos à frente. Sinto muitas vezes os jogadores isolados, apesar de ter vários jogadores que deveriam, pelas instruções, dar opções de passe.

Por exemplo, nesta altura estou no intervalo de um amigável contra o Bordeaux, em que estou a perder 0-1 e com estas estatísticas:

É certo que a tática ainda está longe de estar aprendida, mas atualmente não estou a ver isto com jeito de chegar a bom porto...

pelo que ja vi normalmente so os meus avançados é que entram na area e os extremos, sem nem jogas com avançados nem extremos, exprimenta dar mais funçoes de ataque a alguns jogadores para avançarem mais , esses avançados sombra entram na area?

Compartilhar este post

Link para o post

se jogas com extremos e alas pq é que escolhes o levar a bola ate a area?

Porque queria preencher a área do adversario. Os meus alas estão ambos a cruzar para o 2º poste.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste jogo não consegui sequer ter nada próximo duma oportunidade de golo para conseguir perceber isso. Foi inacreditável a quantidade de bolas perdidas no meio campo... perdemos 0-3!!!

1d375cdcf10331d8c0276c9f73cfd2a6.png

E o que dizer quando se sofre um golo na sequência duma perda de bola em que um jogador vai a correr com a bola e choca com um colega de equipa que estava parado?!

(há alguma forma de aumentar o tempo que o jogo carrega para o youtube da repetição de um golo?! Queria mostrar o início desse lance mas essa parte não aparece...)

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso mesmo que notei, perdeu um bocado a "garra", digamos assim. Vou testar a marcação apertada (se bem que não sou grande fã da instrução). A pressão está igual à equipa (Pressionar Mais), não sei até que ponto pressionar muito mais será excessivo.

Está a jogar como Médio Defensivo com a tarefa de Defender.

entao provavelmente teras desarme agressivo nas instruçoes a equipa e no jogador tambem, certo?

Porque queria preencher a área do adversario. Os meus alas estão ambos a cruzar para o 2º poste.

mas o levar a bola ate a area a unica coisa que faz é quando a bola esta nos flancos em vez de sair cruzamento sai passe para o meio por exemplo, se jogas com extremos nao deverias querer que eles correrem-se pela linha e cruzassem? para preencheres a area do adversario consegues isso é atraves das funçoes que usas se tiveres dois a entrada da area e mais dois dentro da area e um mais no flanco contrario por exemplo tens bastantes linhas de passe para preencheres o espaço no meio campo adversario...exprimenta la tirares o levar a bola ate a area

edit: afinal tens o guedes a AI nao tinha visto mas qualquer das maneiras a jogar do lado direito ele acaba por funcionar mais como extremo...

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

d3398534f26f830d87edca9324e60e0d.png

Mais um jogo miserável no que à criação de oportunidades diz respeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Neste jogo não consegui sequer ter nada próximo duma oportunidade de golo para conseguir perceber isso. Foi inacreditável a quantidade de bolas perdidas no meio campo... perdemos 0-3!!!

E o que dizer quando se sofre um golo na sequência duma perda de bola em que um jogador vai a correr com a bola e choca com um colega de equipa que estava parado?!

(há alguma forma de aumentar o tempo que o jogo carrega para o youtube da repetição de um golo?! Queria mostrar o início desse lance mas essa parte não aparece...)

joga pelos flancos e nao des demasiadas instruçoes de posse de bola senao a equipa agarra-se muito a bola e em evz de querer marcar so quer é trocar bola...

olha este golo demos 4 toques no maximo na bola para fazer golo

57d700d299b4e581b477a6651be717ca.gif

mas se queres ter esse estilo de posse, exprimenta fazer o que eu te disse da mais funçoes de ataque a ver se começam a subir mais...

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

entao provavelmente teras desarme agressivo nas instruçoes a equipa e no jogador tambem, certo?

Não, neste momento tenho o Médio Defensivo - Defender com as instruções: Menos Passes de Risco, Marcação Apertada e Abrandar Carrinhos, excluíndo as já implicitas pela função. Sem ter qualquer instrução de desarme selecionada para a equipa, até porque apenas quero mexer nesta posição. Toda a equipa Pressiona Muito Mais.

Compartilhar este post

Link para o post

5c815f16a028dde3d155b9a0b76f86cc.png

Há poucas coisas mais ridículas do que ser completamente inofensivo contra uma equipa da MLS... estou a ficar tentado a sacar a tática strikerless do Guido para tirar umas ideias. É que isto não me parece nada uma questão de habituação, simplesmente não conseguimos fazer uma jogada digna desse nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, neste momento tenho o Médio Defensivo - Defender com as instruções: Menos Passes de Risco, Marcação Apertada e Abrandar Carrinhos, excluíndo as já implicitas pela função. Sem ter qualquer instrução de desarme selecionada para a equipa, até porque apenas quero mexer nesta posição. Toda a equipa Pressiona Muito Mais.

penso que assim o problema das expulsoes ao mdc ja ficara resolvido

Capone, como é que dá para se pôr em gif como fazes? xD

atraves do gyazo mas so da 7 segundos

Há poucas coisas mais ridículas do que ser completamente inofensivo contra uma equipa da MLS... estou a ficar tentado a sacar a tática strikerless do Guido para tirar umas ideias. É que isto não me parece nada uma questão de habituação, simplesmente não conseguimos fazer uma jogada digna desse nome.

exprimenta la usares pl e extremos um 433 normal ou 41221 como quiserem chamar, ou entao usa assim como tens mas expimentar passares para atacar em vez de controlar e metes passe curto

Compartilhar este post

Link para o post

penso que assim o problema das expulsoes ao mdc ja ficara resolvido

Há 3 jogos que o Médio Defensivo não recebe qualquer cartão e tem feito bem o seu trabalho , vou continuar a testar até ao final de Dezembro. Obrigado pela ajuda :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a ficar completamente louco com esta m*rda... f*dasse, as defesas parece que têm medo de atacar a bola, e depois sofro golos que parecem manteiga... Como é que eu posso resolver isto? Tenho marcação apertada...

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogadores a partir do momento em que fazem um carrinho, perdem a capacidade de pressão ou de marcação.

Compartilhar este post

Link para o post

Os Alas é suposto sobreporem exactamente quem ?

Talvez estejas a dizer aos jogadores para circularem a bola demasiado depressa, hum, que tal ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...