Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM16] Desafio Tático Pep Guardiola

Publicações recomendadas

A ideia é sempre a mesma: dar largura para esticar a defesa e abrir espaço no meio,tentar controlar a bola e superioridade no meio campo e quando a perdem por a defesa contrária estar subida e encurtar espaços fazer com que o Boateng faça passes longos como se viu no 1-0 e no 3-1( se nao me falha) do Bayern vs Borussia este ano

Essa largura, tradicional do Guardiola, é dada pelo Lahm (em termos de FM, um Ala (atacar) ) e pelo extremo do lado oposto. O Alaba esta época faz de terceiro central, mas na impossibilidade de fazer os centrais comportar-se como no futebol, seria mais um ala invertido.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa largura, tradicional do Guardiola, é dada pelo Lahm (em termos de FM, um Ala (atacar) ) e pelo extremo do lado oposto. O Alaba esta época faz de terceiro central, mas na impossibilidade de fazer os centrais comportar-se como no futebol, seria mais um ala invertido.

Eu acho que deviam inventar uma funçao para o defesa central chamada Alaba. Só a pensar na malta que gosta de replicar tácticas, embora secalhar essa nao seja a ideia original do jogo. O Alaba atua como central mas muitas vezes como médio centro. Faz o mesmo quando joga a lateral. O defesa ala invertido não transmite exatamente a funçao do Alaba simplesmente porque demora muito a passar da fase defensiva para a ofensiva e vice-versa enquanto o Alaba faz isso num sprint. Em termos de FM penso que seja só para nao despocicionar o resto da equipa mas nunca percebi o que eles tentaram fazer com o defesa ala invertido. Do lado direito tambem não sei se extremo é a melhor função porque o extremo parece que escolhe sempre os momentos errados para cortar para dentro ou ir a linha, o médio ala talvez seja melhor embora a funçao descrita no jogo nao seja a que Guardiola pede

Editado por drigaco

Compartilhar este post

Link para o post

O Guardiola e as altas percentagens de posse de bola é uma espécie de santo graal dos jogadores de FM e há situações simplesmente impossíveis de replicar. O Bayern costuma jogar com 3 defesas, mas na verdade dois são laterais e quando um ataca o outro fica atrás e vão alternando. Ora no FM isto não se consegue fazer, a não ser com dus tácticas e ir alterando entre uma e outra durante os jogos. Pouco prático, realmente.

Depois, há aspectos a melhorar na função dos jogadores: a questão do defesa ala invertido já se arrasta desde o fm15 e a saga parece continuar. Com movimentos preferidos, a coisa é capaz de melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, já ando para aqui a cozinhar umas coisas. Vamos ver como corre em mais uns testes.

screenshot_563.png

screenshot_559.png

screenshot_561.png

screenshot_562.png

screenshot_566.png

Posse de bola activa, sempre no meio campo do adversário.

screenshot_564.png

Este é o modelo, mais perto do 2-3-5 que o Guardiola usou. :wink:

screenshot_565.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, já ando para aqui a cozinhar umas coisas. Vamos ver como corre em mais uns testes.

Tinha que ser algum esquema estranho :) parecem ser os que melhor funcionam.

Entre a espera da versão completa do jogo, trabalho e a micas, tem sobrado pouco tempo, portanto ainda ando na base que costumo adoptar: um 433 puro com um médio defensivo e uma mentalidade baixa com uma circulação rápida de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha que ser algum esquema estranho :) parecem ser os que melhor funcionam.

Entre a espera da versão completa do jogo, trabalho e a micas, tem sobrado pouco tempo, portanto ainda ando na base que costumo adoptar: um 433 puro com um médio defensivo e uma mentalidade baixa com uma circulação rápida de bola.

Ya tinha que tentar equilibrar as posições. A mim o Controlar dá mais 15 a 20% de posse do que a Contenção. Não dá para recriar exactamente o 2-3-5, mas estou bastante satisfeito com os posicionamentos dos jogadores. Se houvesse mais liberdade no sistema táctico, ainda dava mais gozo, mas é o que temos. Claro que jogar desta forma, acarreta muitos riscos, mas "quem não arrisca não petisca". :mrgreen:

Estou curioso para ver este modelo implementado no Bayern. Às tantas ainda começo um save só para testar este modelo.

screenshot_568.png

Compartilhar este post

Link para o post

Quem sabe, sabe! :handclap:

Eu cá ando numa táctica também com um esquema estranho, tenho afinado aqui e ali. Não estou a desgostar.

Mas depois posto no Gérmio para tirar algumas duvidas. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Contenção não, a mentalidade contra-atacar é uma boa aposta na medida em que podes pressionar bem alto na mesma e fazes a circulação de bola mais recuado, onde há espaço. Tentar compactar o adversário num espaço reduzido e andar a circulá-la onde há uma multidão de pernas é que depois conduz aos contra-ataques que o pessoal tanto se queixa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ya tinha que tentar equilibrar as posições. A mim o Controlar dá mais 15 a 20% de posse do que a Contenção. Não dá para recriar exactamente o 2-3-5, mas estou bastante satisfeito com os posicionamentos dos jogadores. Se houvesse mais liberdade no sistema táctico, ainda dava mais gozo, mas é o que temos. Claro que jogar desta forma, acarreta muitos riscos, mas "quem não arrisca não petisca". :mrgreen:

Estou curioso para ver este modelo implementado no Bayern. Às tantas ainda começo um save só para testar este modelo.

screenshot_568.png

Só para ficar esclarecido o objetivo do tópico é recriar um sistema ( Guardiola) ou simplesmente criar um sistema baseado na posse no FM16?

Compartilhar este post

Link para o post

Só para ficar esclarecido o objetivo do tópico é recriar um sistema ( Guardiola) ou simplesmente criar um sistema baseado na posse no FM16?

É mesmo para o Guardiola.... só que o Guardiola muda de esquema como quem muda de camisa :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

É mesmo para o Guardiola.... só que o Guardiola muda de esquema como quem muda de camisa :biggrin:

Não quero 'tar armado em admin ou algo do género, é só porque não vejo o sentido em falar de posse num 4-4-2(por exemplo) quando o Bayern joga em 2-3-5 ou sei lá. Mas como é obvio as ideias do Lokito estão sempre no ponto no que toca a ter a bola no Football Manager.

Compartilhar este post

Link para o post

Não te admires muito se um dia vires o Bayern a jogar num 4-4-2. Dá uma formação ao Pep e ele diz-te como conseguir jogar em posse com ela.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Não te admires muito se um dia vires o Bayern a jogar num 4-4-2. Dá uma formação ao Pep e ele diz-te como conseguir jogar em posse com ela.

Eu não me admiro de certeza, e é essa a magia desse jogo também. Só estou a tentar dizer que o objetivo deste tópico é recriar o modelo do Pep no momento,com os seus sistemas. Criar um modelo só de posse não é o objetivo creio eu, senão o tópico podia-se chamar desafio tatico de Louis Van Gaal ou Marcelo Bielsa ou Vitor Pereira.

Compartilhar este post

Link para o post

O objetivo aqui é recriar as ideias dele, se quiserem podem recriar as táticas que ele usa atualmente, mas o 4-3-3 que usou nos primeiros anos no Bayern também é bem-vindo.

É possível adotar a sua filosofia a várias formações: jogar em posse, garantir estabilidade defensiva e muitas movimentações para mim são os três pilares fundamentais.

Compartilhar este post

Link para o post

O objetivo aqui é recriar as ideias dele, se quiserem podem recriar as táticas que ele usa atualmente, mas o 4-3-3 que usou nos primeiros anos no Bayern também é bem-vindo.

É possível adotar a sua filosofia a várias formações: jogar em posse, garantir estabilidade defensiva e muitas movimentações para mim são os três pilares fundamentais.

Recriar as ideias dele =/= ter 70% de posse de bola. Há muito mais como toda a gente sabe. Não quero estar a parecer implicativo dai ter perguntado se o objetivo era ou não recriar Guardiola,sejam bem-vindas todas e quaisquer ideias que o façam.

Editado por drigaco

Compartilhar este post

Link para o post

A posse de bola é só um dos aspetos importantes.

No caso do Lokito parece-me que também optou por uma equipa dinâmica, e a julgar pela diferença de golos no campeonato também será boa defensivamente. Assim sendo, acho que vai de encontro ao que o Pep defende.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do Lokito parece-me que também optou por uma equipa dinâmica, e a julgar pela diferença de golos no campeonato também será boa defensivamente. Assim sendo, acho que vai de encontro ao que o Pep defende.

Tambem vai de encontro o que qualquer treinador de futebol defende. Mas gostei da ideias do 2-3-0-5-1. A dificuldade está sempre em diferenciar o momento ofensivo ( com o 2-3-5) e o momento defensivo ( 4-1-4-1/4-2-3-1).

Compartilhar este post

Link para o post

Se defende não sei, mas acho que qualquer um gosta de ganhar tanto em resultado como em estatísticas :)

De qualquer forma não vejo mal algum se se quiserem desviar um pouco do Bayern dos últimos 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero 'tar armado em admin ou algo do género, é só porque não vejo o sentido em falar de posse num 4-4-2(por exemplo) quando o Bayern joga em 2-3-5 ou sei lá. Mas como é obvio as ideias do Lokito estão sempre no ponto no que toca a ter a bola no Football Manager.

Na imagem que o Lokito apresentou tens lá um 235, não se percebe essa do 442.

E como disse num post mais atrás, esta época o Guardiola já recorreu a 9 esquemas tácticos diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Se defende não sei, mas acho que qualquer um gosta de ganhar tanto em resultado como em estatísticas :)

De qualquer forma não vejo mal algum se se quiserem desviar um pouco do Bayern dos últimos 2 anos.

Eu tambem nao vejo nenhum mal nisso, dai ter perguntado se o objetivo era ou nao recriar as táticas do Pep. Se o objetivo é o mesmo que os tópicos do FM14 e FM15 criados pelo Michael Andrews melhor, acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem nao vejo nenhum mal nisso, dai ter perguntado se o objetivo era ou nao recriar as táticas do Pep. Se o objetivo é o mesmo que os tópicos do FM14 e FM15 criados pelo Michael Andrews melhor, acho eu.

Why not both? :)

Se quiserem usamos este tópico como continuação dos tópicos do MichaelAndrews e também para recriar as táticas do Pep.

Compartilhar este post

Link para o post

There seems to be some oddity going on at this point in time where the AI finds too many breaking occasions after winning possession in Control mentality. This results in players pumping the ball forward, disregarding more sensible passing options around them. No way to build up play in a, well, controlled fashion like that, sadly. While the general speed of transitioning feels fine, the frequency is way off.

That said, if you want to play in Control, make sure to reduce playmaking roles as far as possible. Every "more risky passes" will ruin your play in the big picture.

Algo a resolver num próximo patch, quem sabe

Compartilhar este post

Link para o post

screenshot_563.png

screenshot_559.png

screenshot_561.png

screenshot_562.png

screenshot_566.png

screenshot_564.png

screenshot_565.png

Lokito oi !! você pode colocar o link de download para sua tática !! isso parece ótimo Eu adoraria experimentá-lo.

Ps: desculpe pelos erros que eu sou francês

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não usei a táctica a época toda, apenas em alguns jogos, uma vez que o campeoanato já estava quase decidido. Mas de facto gostei do equilibrio entre a defesa e o ataque. Como é óbvio, para jogar desta forma os jogadores têm que ter qualidade e grande cultura táctica. :)

Na imagem que o Lokito apresentou tens lá um 235, não se percebe essa do 442.

E como disse num post mais atrás, esta época o Guardiola já recorreu a 9 esquemas tácticos diferentes.

Exacto. É o que mais admiro no gajo, consegue modificar o sistema mediante a necessidade da equipa (lesões e etc), e corre quase sempre bem. É um camaleão táctico (tirada à Freitas Lobo). :mrgreen:

Exacto bro. A ideia é POSSE. Quem lidera na posse é o Bayern, logo o pessoal associa aos seus modelos. Mas há outras equipas que jogam em posse e podem também ser aproveitados. ;)

Lokito oi !! você pode colocar o link de download para sua tática !! isso parece ótimo Eu adoraria experimentá-lo.

Ps: desculpe pelos erros que eu sou francês

Boas amigo. Eu ainda preciso de testar mais o sistema. Este ano muito dificilmente vou partilhar tácticas. ;) Vou jogar o jogo, apenas para me divertir.

Entretanto pausei esse modelo e voltei ao 4-4-2. Depois de ter lido o post do Michael, percebi que de facto a impressão que tinha sobre a mentalidade CONTROLAR, estava certa. Algo que não me parecia bem e não é só com os "Playmakers". :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...