Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM16] Desafio Tático Pep Guardiola

Publicações recomendadas

Passando esses 3p's para o jogo, tem que haver uma exploração de jogo no meio certo? tendo em conta que os AI estão sempre abertos e assim que se abrem espaços e' que entram para o meio..tou correcto?

Depende, na ideia de jogo do Guardiola os extremos mantinham-se mais abertos para os médios aproveitarem os espaços interiores; na ideia de jogo do Enrique, só o Neymar fica mais aberto, por vezes nem isso, porque a ideia é serem os laterais a darem largura. De qualquer modo, neste FM, há péssimos posicionamentos dos jogadores como por exemplo, dos extremos (independentemente da função do jogador) dado que se posicionam muito por dentro e pode levar a que os laterais fiquem isolados, sem linhas de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, na ideia de jogo do Guardiola os extremos mantinham-se mais abertos para os médios aproveitarem os espaços interiores; na ideia de jogo do Enrique, só o Neymar fica mais aberto, por vezes nem isso, porque a ideia é serem os laterais a darem largura. De qualquer modo, neste FM, há péssimos posicionamentos dos jogadores como por exemplo, dos extremos (independentemente da função do jogador) dado que se posicionam muito por dentro e pode levar a que os laterais fiquem isolados, sem linhas de passe.

Acho que só os médio-alas se mantem sempre abertos mas depois fazer com que os laterais joguem mais por dentro é outra impossibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que só os médio-alas se mantem sempre abertos mas depois fazer com que os laterais joguem mais por dentro é outra impossibilidade.

estás a falar do pep ou do lucho ?

Compartilhar este post

Link para o post

estás a falar do pep ou do lucho ?

Do pep. Os extremos abrem e os laterais veem para dentro. O lahm por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho tentado jogado à Guardiola mas nao tem funcionado. A posse até está boa, a rondar os 60/65% e bastantes passes, mas nao crio oportunidades flagrantes quase nenhumas, as laterais parecem a via verde para o adversario (eu sei que o esquema que se mete é como a equipa defende, mas tava à espera que com a mentalidade defender isso fosse melhor. Quando a equipa adversaria tem a bola no meio campo o Douglas e o Coman até se metem mais ou menos na linha dos centrais, mas depois sobem à toa, o extremo nao ajuda e é so cruzar para o segundo poste que o extremo da outra linha ta todo aberto também. E também preciso de ajuda noutra coisa, tava a pensar mudar as tarefas ao Gotze, ao Muller e ao Lewandowski. O Gotze (ou o outro MOC que esteja a jogar, é so porque o gotze ta a titular) não rende um boi, o Muller até se safa mas tava a procura da tarefa ideal para ele, algum semelhante que ele faça na realidade (a que eu mais gostava para ele era o Raumdeuter mas para a direita ja tenho Robben). O Lewandowski, sinceramente, se o vejo a dar dois toques na bola o jogo todo já é muito (não tou a exagerar, ele simplesmente não aparece nos jogos, por isso e que queria mudar a tarefa). Queria ver se era neste fm que fazia uma tatica a Guardiola

Deixo aqui o link com as screens todas

http://imgur.com/a/ktL2Q

Editado por scallywag

Compartilhar este post

Link para o post

Esse era um tipo de esquema que no FM15 funcionava que nem ginjas, era praticamente uma "exploit tactic" porque aproveitava-se de debilidades no motor do jogo. No FM16, não funciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a usar uma tática muito semelhante ao que usei no fm 2015.

qpZt0PJ.jpg

TRkGHwm.jpg

Os resultados têm vindo a melhor estou com a tática à cerca de 10 jogos. A equipa ainda se está a adaptar à mesma.

VFCmzDo.jpg

bvDD8XQ.jpg

Temos que melhorar um pouco a defesa, mas não estou totalmente descontente, gosto bastante dos principios de jogo da tática

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse tipo de esquema, um dos principais problemas é com os organizadores abertos: no FM15 aguentavam a posição, daí funcionarem bem defensivamente; no FM16 têm "Deambular da Posição" como instrução activa o que destrói o esquema defensivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desculpa por estar a falar no sítio errado mas ninguém me responde lá (no da posse de bola para o FM15), visto que este é o tópico mais parecido, alguém conseguiu defender bem usando um defesa e o MDC à frente?

A táctica em questão cria bastantes oportunidades e tenho a posse de bola que quero, o problema é que esse MDC chega-se demasiado à frente. Se o puser em DC, ele não liga tanto a defesa ao meio-campo e não ataco como quero. Tenho-o a pivô defensivo btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse tipo de esquema, um dos principais problemas é com os organizadores abertos: no FM15 aguentavam a posição, daí funcionarem bem defensivamente; no FM16 têm "Deambular da Posição" como instrução activa o que destrói o esquema defensivamente.

A minha solução foi usar a função médio-ala e dar instruções individuais de movimentação interior e passe.

Aliás, médio-ala com tarefa de apoio permite dar as instruções que quisermos.

Compartilhar este post

Link para o post

So eu é que estou a achar que isto está super complicado em construir uma tatica capaz de ter bola e jogar bem?

Compartilhar este post

Link para o post

So eu é que estou a achar que isto está super complicado em construir uma tatica capaz de ter bola e jogar bem?

tenho achado o mesmo este ano...

Compartilhar este post

Link para o post

Um modelo que privilegia muita circulação de bola precisa de respeitar alguns conceitos fundamentais:

- bastantes e constantes apoios;

- redução das decisões de risco por parte dos jogadores;

- criação de espaços (para circular a bola onde há mais espaço);

Isto é facilmente conseguido com a totalidade - ou quase totalidade - de tarefas de apoio e uma mentalidade mais baixa

Compartilhar este post

Link para o post

Um modelo que privilegia muita circulação de bola precisa de respeitar alguns conceitos fundamentais:

- bastantes e constantes apoios;

- redução das decisões de risco por parte dos jogadores;

- criação de espaços (para circular a bola onde há mais espaço);

Isto é facilmente conseguido com a totalidade - ou quase totalidade - de tarefas de apoio e uma mentalidade mais baixa

No último ponto que falas (circular a bola onde há mais espaço), dizes que devemos pôr a Opção (passar para o espaço vazio) ?

Compartilhar este post

Link para o post

No último ponto que falas (circular a bola onde há mais espaço), dizes que devemos pôr a Opção (passar para o espaço vazio) ?

Não é uma instrução de base, mas poderá ser utilizada em casos excepcionais para ajudar a desbloquear adversários que estejam muito compactos, com as linhas baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma instrução de base, mas poderá ser utilizada em casos excepcionais para ajudar a desbloquear adversários que estejam muito compactos, com as linhas baixas.

O meu entender é que essa instrução funciona como a intrução individual "passes mais arriscados" que resultam nas bolas em profundidade. Estou errado? Se assim for não creio que se enquadre num estilo de posse e devia ser usada apenas em 2/3 jogadores. Deambular das posições parece-me uma melhor opção para criar espaços/ linhas de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu entender é que essa instrução funciona como a intrução individual "passes mais arriscados" que resultam nas bolas em profundidade. Estou errado? Se assim for não creio que se enquadre num estilo de posse e devia ser usada apenas em 2/3 jogadores. Deambular das posições parece-me uma melhor opção para criar espaços/ linhas de passe.

Não necessariamente, depende do comprimento do passe que se define e da capacidade em criar espaços. Agora, uma mentalidade mais ofensiva vai aumentar a urgência nesses passes, tornando-os mais verticais e arriscados podendo levar à perda de bola com mais frequência.

O deambular das posições exige ter jogadores muito bons para que no momento da transição defensiva a equipa saiba equilibrar-se, de outra forma o adversário facilmente encontra espaços e contra-ataca rapidamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que finalmente consegui criar uma tactica em posse, ofensiva e MUITO boa na defesa. A nivel de percentagem de posse, mais do que nas outras depende da mentalidade do adversario. Está em crescendo, depois atualizo isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que finalmente consegui criar uma tactica em posse, ofensiva e MUITO boa na defesa. A nivel de percentagem de posse, mais do que nas outras depende da mentalidade do adversario. Está em crescendo, depois atualizo isto.

Estás de volta :)

Ok, ficamos a aguardar essas novidades. :handclap:

Eu neste FM passei ao lado quanto à posse, o jogo está mais virado para transições, com muitos cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás de volta :)

Ok, ficamos a aguardar essas novidades. :handclap:

Eu neste FM passei ao lado quanto à posse, o jogo está mais virado para transições, com muitos cruzamentos.

Sim, este jgo está com dificuldade extrema a nivel de posse. Eu jogo em posse no entanto a minha posse no campeonato é 63,5%. Ou seja, domino o jogo, em média os jogos só 10% do jogo é passado no meu meio campo, no agregado das duas equipas, e repartido quase de igual forma no meio campo e no campo do adversário.

A tática para já é esta.

zyeTomN.jpg

xOFXjmz.jpg

W2bk1f8.jpg

Vamos assim:

xOFXjmz.jpg

ZpHRxNV.jpg

7Ai3l43.jpg

Reparei também num tempo muitoooooo maior de adaptação às tácticas, ve-se pelos resultados iniciais.

Vou mudando durante os jogos, o ritmo aumentando quando o jogo está mais equilibrado, diminuindo no fim das partidas para evitar maior desgaste, no levar a bola para a baliza e no passar para o espaço. Os alas vou sempre alterando, mas parece-me que o defesa lateral em apoio ou ataque são os mais competentes, se bem que em avaliação os alas completos tanto em apoio como ataque, são muito melhores avaliados por causa da pujança que dão no ataque.

Tenho umas coisas a mudar, como o facto de não marcarmos muitos golos porque tambem não temos nenhum elemento com tarefa de ataque, a não ser os laterais quando mudo a mentalidade dos mesmos.

Até ver, muito satisfeito. De salientar os 14 jogos seguidos a ganhar e 10 jogos sem golos sofridos seguidos.

E como vão os resultados por aí?

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa é dificultada porque os jogadores optam com bastante regularidade por passes a mudar de flanco ou diagonais, foi um dos vários aspectos que não chegou a merecer atenção pela SI, portanto este mero pormenor afecta desde logo a ideia de jogo e facilita bastante as transições e os cruzamentos. Foi algo generalizada pelos fóruns a questão dos grandes desempenhos por parte dos defesas laterais.

De resultados não me queixo, fiz duas boas épocas, a segunda sem derrotas no campeonato e muito poucos golos sofridos (10), uma boa prestação na Liga dos Campeões até aos 4ªs final e na 2ª época até aos 8ºs, perdendo com o Bayern Munique (3-2 em casa, 1-2 fora), mas lá está, dadas as circunstâncias, optei nesta edição por um jogo mais vertical e mais rápido, com menos bola. O mesmo com um clube menor como o Lusitano Vila Real Santo António, com um 442 semelhante ao utilizado pelo Simeone. Deixei o clube na II Liga e fui agora contratado pelo Stade Rennes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...