Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM16] Desafio Tático Pep Guardiola

Publicações recomendadas

Certamente será diferente no actual Bayern, mas o Lucho parece ter recuperado uma prática do Guardiola nos tempos do Barcelona: o extremo do lado esquerdo funciona muito mais como médio (tal como o Loucopegui pretende com o André2x). Assim aconteceu em Madrid com o Sergi Roberto a funcionar mais como 4º médio e Neymmar bem aberto no outro flanco.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como estás em termos de funções dos laterais nesse sistema?

Alas interiores.

Certamente será diferente no actual Bayern, mas o Lucho parece ter recuperado uma prática do Guardiola nos tempos do Barcelona: o extremo do lado esquerdo funciona muito mais como médio (tal como o Loucopegui pretende com o André2x). Assim aconteceu em Madrid com o Sergi Roberto a funcionar mais como 4º médio e Neymmar bem aberto no outro flanco.

Ya. A equipa já não quer tanta posse e já se vê mais verticalidade, mas a qualidade é tanta naquele plantel (principalmente naqueles 3 terrores da frente), que acabam por ter sempre a bola na mesma. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas eu estou no Bayern e estou a tentar fazer o jogo do Guardiola mas estou com um problema, não consigo por o lewa a marcar golos e os extremos andam meio tremidos nas exibições

Tatica:

Clique aqui

Instruções:

http://i.imgur.com/hDKsJFN.png?1

Se fosse possivel alguns conselhos era bom. Obrigado pessoal !! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Alas interiores.

Ya. A equipa já não quer tanta posse e já se vê mais verticalidade, mas a qualidade é tanta naquele plantel (principalmente naqueles 3 terrores da frente), que acabam por ter sempre a bola na mesma. :biggrin:

Até me enganei, é o extremo do lado direito que funciona como médio (Messi) :biggrin:

É uma excelente imagem que demonstra bem a diversidade táctica, podemos interpretá-la como um 4141, como um 235 ou como um 2323

Compartilhar este post

Link para o post

Boas eu estou no Bayern e estou a tentar fazer o jogo do Guardiola mas estou com um problema, não consigo por o lewa a marcar golos e os extremos andam meio tremidos nas exibições

Tatica:

Instruções:

Se fosse possivel alguns conselhos era bom. Obrigado pessoal !! :compinchas:

Não me parece que o Lewandowski seja o tipo de avançado que faz de tudo, é um jogador que se movimenta bem entre os flancos (corredores interiores) e um finalizador.

Dizer aos jogadores para optarem mais pela finta e menos pelo passe, também não encaixa bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que o Lewandowski seja o tipo de avançado que faz de tudo, é um jogador que se movimenta bem entre os flancos (corredores interiores) e um finalizador.

Dizer aos jogadores para optarem mais pela finta e menos pelo passe, também não encaixa bem.

Em relação ao lewa achas que fica melhor a função PL? para ir pelos flancos e abrir espaço aos AI ?

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao lewa achas que fica melhor a função PL? para ir pelos flancos e abrir espaço aos AI ?

Se vais usar dois AI nunca deves usar um PL porque acabam os 3 a ocupar os mesmos espaços, portanto é combiná-los com um Trequartista, Av. Recuado (ap.) ou Falso 9; se vais usar um Extremo e um AI então o PL já faz mais sentido. De qualquer modo, o Coman não é o extremo clássico de ir à linha e cruzar (em tarefa de apoio).

Compartilhar este post

Link para o post

Se vais usar dois AI nunca deves usar um PL porque acabam os 3 a ocupar os mesmos espaços, portanto é combiná-los com um Trequartista, Av. Recuado (ap.) ou Falso 9; se vais usar um Extremo e um AI então o PL já faz mais sentido. De qualquer modo, o Coman não é o extremo clássico de ir à linha e cruzar (em tarefa de apoio).

pois um dos meus problemas é aí fazer os 3 da frente meter medo aos adversários mas obrigado pela ajuda ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

pois um dos meus problemas é aí fazer os 3 da frente meter medo aos adversários mas obrigado pela ajuda ;-)

O erro mais comum começa por a maioria das pessoas utilizar tácticas com uma mentalidade ofensiva - o que desde logo implica em mais decisões de risco por parte dos jogadores e uma maior urgência em colocar a bola em zonas adiantadas - com uma linha defensiva bastante subida, que, por consequência, faz com que fique compactada num espaço de terreno reduzido e agrava-se a situação quando nesse espaço reduzido acabam por amontoar mais dois ou três jogadores da sua equipa. O futebol, tal como o FM, requer criar espaços, ou exteriores, ou interiores, portanto, ou há jogadores que fornecem largura de jogo (juntamente com um PL que arrasta os centrais) para que um médio e / ou um extremo apareça em zonas de finalização (bem como o PL, claro) - sendo que esta era a opção do Guardiola no Barcelona - ou se juntas mais jogadores no meio, precisas de jogadores muito ofensivos nas alas para aproveitarem o espaço (dado que neste caso, os laterais adversários fecham o corredor interior juntando-se mais aos centrais) - e sendo esta a opção actual do Barcelona com o Lucho (e mais a assimetria proporcionada pela dupla Messi / Neymar)

Compartilhar este post

Link para o post

O erro mais comum começa por a maioria das pessoas utilizar tácticas com uma mentalidade ofensiva - o que desde logo implica em mais decisões de risco por parte dos jogadores e uma maior urgência em colocar a bola em zonas adiantadas - com uma linha defensiva bastante subida, que, por consequência, faz com que fique compactada num espaço de terreno reduzido e agrava-se a situação quando nesse espaço reduzido acabam por amontoar mais dois ou três jogadores da sua equipa. O futebol, tal como o FM, requer criar espaços, ou exteriores, ou interiores, portanto, ou há jogadores que fornecem largura de jogo (juntamente com um PL que arrasta os centrais) para que um médio e / ou um extremo apareça em zonas de finalização (bem como o PL, claro) - sendo que esta era a opção do Guardiola no Barcelona - ou se juntas mais jogadores no meio, precisas de jogadores muito ofensivos nas alas para aproveitarem o espaço (dado que neste caso, os laterais adversários fecham o corredor interior juntando-se mais aos centrais) - e sendo esta a opção actual do Barcelona com o Lucho (e mais a assimetria proporcionada pela dupla Messi / Neymar)

No meu caso é a primeira coisa que disseste é 3 jogadores no mesmo sitio, muitas vezes tenho o robben,lewa e coman juntos e era algo que queria reparar também sendo que depois tenho o alaba bem aberto no lado esquerdo e o dani alves no lado direito

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso é a primeira coisa que disseste é 3 jogadores no mesmo sitio, muitas vezes tenho o robben,lewa e coman juntos e era algo que queria reparar também sendo que depois tenho o alaba bem aberto no lado esquerdo e o dani alves no lado direito

Abres mais os jogadores nos flancos, os laterais funcionam como apoio e colocas um dos médios a aventurar-se mais no ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Abres mais os jogadores nos flancos, os laterais funcionam como apoio e colocas um dos médios a aventurar-se mais no ataque.

Certo vou tentar fazer o que disseste e observar como funcionam nos jogos

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou às mesmas conclusões que já tinhamos chegado aqui: estrutura rígida para criar logo à partida mais espaço entre os jogador e facilitar a circulação de bola (obrigado Lokito); muitas tarefas de apoio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a tentar jogar em posse, e até estou a conseguir, mas o mais importante que é marcar golos e criar ocasioes de golo...nada :confuso:

A minha equipa tem a bola mas só aparece ataques dos adversários e nem sequer faço um remate á baliza, nao percebo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a tentar jogar em posse, e até estou a conseguir, mas o mais importante que é marcar golos e criar ocasioes de golo...nada :confuso:

A minha equipa tem a bola mas só aparece ataques dos adversários e nem sequer faço um remate á baliza, nao percebo...

Chuta aí a tática e as instruções, talvez te possamos ajudar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Chuta aí a tática e as instruções, talvez te possamos ajudar :compinchas:

Eu estive a alterar umas coisas, vou testar agora num amigável.

Mas eu vou postar para que me possam ajudar :biggrin:

HzcPGwY.png

7A8HQ5m.png

Compartilhar este post

Link para o post

1º Procurar Sobreposições é completamente irrelevante porque os teus laterais já têm uma mentalidade mais ofensiva que os médios

2º Um AvRecuado em apoio é um jogador que segura a bola à espera de algum jogador para o desmarcar. Não tens jogadores que rompam a defesa adversária para receber esse passe.

3º A equipa não tem largura, está toda afunilada no meio. Sim, certo, os alas jogam mais abertos mas só o fazem no contexto da equipa, ou seja, quanto maior a largura da equipa, mais aberto jogam os alas, portanto, nesse caso, a largura é muito curta.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Procurar Sobreposições é completamente irrelevante porque os teus laterais já têm uma mentalidade mais ofensiva que os médios

2º Um AvRecuado em apoio é um jogador que segura a bola à espera de algum jogador para o desmarcar. Não tens jogadores que rompam a defesa adversária para receber esse passe.

3º A equipa não tem largura, está toda afunilada no meio. Sim, certo, os alas jogam mais abertos mas só o fazem no contexto da equipa, ou seja, quanto maior a largura da equipa, mais aberto jogam os alas, portanto, nesse caso, a largura é muito curta.

Então o que recomendas?

Compartilhar este post

Link para o post

Mudas as tarefas dos laterais e médios ou retiras as sobreposições; dá largura a equipa para desequilibrar mais o adversário. O avançado depende do queiras do jogador e também o que se adequa mais a ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudas as tarefas dos laterais e médios ou retiras as sobreposições; dá largura a equipa para desequilibrar mais o adversário. O avançado depende do queiras do jogador e também o que se adequa mais a ele.

Vou fazer isso, vamos lá ver como me safo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia jogadores.

Sou novo aqui no forum mas nem por isso no fm, jogando desde o velhinho cm 2001, e como sempre me consegui adaptar ao motor de jogo nunca precisei de grande ajuda apesar de seguir o vosso forum alguns anos.

Este ano não é diferente mas há uma coisa que não consigo resolver e por isso preciso da vossa ajuda.

Vamos a táctica:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral_zpsea6y5xen.png.html

Instruções:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-2_zps5p6etxz5.png.html

GR:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-3_zpsh6pcmgti.png.html

DC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-4_zpstddzbstx.png.html

MD:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-5_zps21sapka3.png.html

LD/E:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-6_zps94yvoqh2.png.html

MC:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-7_zpsmwtywhsa.png.html

MO:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-8_zpsvromptus.png.html

EXT:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-9_zpskcriifku.png.html

PTL:

http://s304.photobucket.com/user/Dmgc91/media/Taacutecticas_%20%20Vista%20Geral-10_zpsnjwgfwwg.png.html

Como podem ver jogo num 4-3-3 clássico baseado na posse de bola, no processo ofensivo a equipa ataca num 2-3-5 e em processo defensivo defende num 6-4-0 pois utilizo marcações individuais dos meus jogadores da frente para ajudarem a formar um bloco solido e coeso.

O PTL marca sempre o primeiro homem do meio campo, enquanto os EXT marcam os EXT da equipa adversaria, se a equipa não jogar com EXT ou medios ala normalmente marco os homens mais descaídos no meio campo para ter vantagem numérica.

Não esquecer os movimentos preferidos de cada jogador que ajudam sempre.

Fiz 3 meias épocas e sempre com bons resultados:

- Media de 2 a 3 golos por jogo

- São raros os jogos em que equipa sofre golos

- Media de 65% de posse de bola

- Media de 600 passes por jogo

- Media de 3 oportunidades flagrantes por jogo

Tudo isto me satisfaz mas queria aumentar a media de golos/oportunidades flagrantes por jogo, e o problema esta no meu falso 9 (penso eu -_-).

As exibições do meu jogador mais avançado são quase sempre fracas nas 3 meias épocas nunca chegou a uma media de 1 golo a cada dois jogos e os meus AVI são sempre os melhores marcadores.

É manifestamente pouco, muito pouco mesmo.

Se me puderem ajudar agradecia.

Obrigado e bons jogos treinadores!

Resolvi o meu problema com os conselhos que me deram o meu falso nove passou a marcar mais e a fazer exibições melhores com a instrução de passar para o espaço e passei tb o meu AVI/E para atacar e o meu ALC/E para apoiar.

Mas com isso veio outro problema ou melhor 2.

Passei a sofrer mais golos principalmente do lado esquerdo e a media de golos por jogo baixou apesar das oportunidades flagrantes terem aumentado ligeiramente por jogo.

Com isso vieram mais falhas, falho muito golo daqueles descarados, será apenas coincidência, falta de sorte ou algo mais?

Algum conselho para os problemas acima?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...