Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM16] Desafio Tático Pep Guardiola

Publicações recomendadas

Já experimentaste colocar os laterais em função de ala ataque e os extremos a jogarem como avançados interiores?

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentaste colocar os laterais em função de ala ataque e os extremos a jogarem como avançados interiores?

Sim, eu assim foi a foram como encontrei um equilíbrio maior. E a forma como me agradou mais de ver jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Dada a complexidade de reproduzir as variaçõe utilizadas pelo Bayern Munique, a ideia passa mais pelo Barcelona de há uns anos.

É fundamental a noção de espaço e da sua criação, o que requer uma troca de bola mais paciente e onde o tal espaço existe mais. Isto é suposto ser efectuado nas zonas 2 e 3 que, como se pode observar, são as que incluem um maior número de jogadores.

Picture1.png

Em termos de FM, estou hoje convencido que a mentalidade Contra-Atacar é mais adequada para o que se pretende. É importante não nos deixarmos levar pelos rótulos das Mentalidades disponíveis, pois são apenas isso, títulos, rótulos. O universo do FM acaba por se focar neles e depois chegam a conclusões que para defender, precisam de uma mentalidade defensiva e para atacar, precisam de uma mentalidade ofensiva. As mentalidades, em simultâneo com os automatismos criados em termos de instruções e com a mentalidade dos jogadores, representam acima de tudo graus de risco e de verticalidade na forma como a equipa aborda o jogo (mais conhecida por pontapé para a frente). Neste sentido, convém não esquecer que "Controlar" é uma mentalidade que aborda as transições rápidas, é suposto a equipa ser cautelosa para prevenir contra-ataques, mas é a primeira das mentalidades ofensivas e, como tal, privilegia a transição e não a circulação. Em alternativa, se nos lembrarmos que o tal "tiki-taka" não é nem ofensivo, nem defensivo, então a mentalidade terá (ou poderá) ser "Normal".

De seguida, temos a formação de equipa, algo sempre complexo e alvo de muitas interpretações. Já dei aqui (ou algures) o exemplo, mas vou repeti-lo: imaginem que têm uma empresa de limpezas em que cada elemento tem a sua função, um limpa o pó, outro aspira, outro lava janelas, outro afaga o chão, outro trata da jardinagem e assim por diante. Ora, se pretendemos que cada um execute cada uma das suas funções, temos uma equipa Muito Estruturada, sem autonomia quanto àquilo que executa. Se pretendemos, por exemplo, que o elemento que aspira também ajude a lavar janelas e que quem trata do chão também ajude na jardinagem, temos uma equipa Mais Fluida, com maior autonomia dos elementos. Reparem que cada elemento não deixa de executar a sua função, simplesmente divide o seu tempo nas restantes tarefas, logo também necessita de ter mais capacidade (atributos) para o fazer.

Começámos por dizer que a noção de espaço é fundamental e efectivamente assim é, seja na sua criação entre as linhas do adversário para criar desequilíbrios, seja entre os nossos jogadores. No caso específico e que tenha eu memória, não me lembro de ver no Barcelona os defesas a atacar e os atacantes a defender. Haverá casos pontuais - como as situações de bola parada - mas não tenho ideia de ver, por exemplo, o Puyol a construir jogo a partir de trás ou a aparecer em zonas de finalização, portanto, descartamos desde logo a hipótese "Muito Fluido". Em sentido oposto, sabemos que temos à disposição jogadores mental e tecnicamente evoluídos, logo não são nenhuns robots que executam fiel e cegamente o que lhes é indicado, é preciso permitir-lhes potenciar essa evolução mental e técnica, por isso, colocamos também de parte o "Muito Estruturado". Assim, julgo que "Flexível" permite o pretendido: liberdade criativa até certo ponto e um espaço entre sectores equilibrado, evitando demasiada distância mas também aglomeração de jogadores num espaço reduzido.

Outras opções a considerar:

Picture2.png

Picture3.png

São variações que se podem utilizar consoante o decorrer do jogo e / ou alterações que o adversário faça.

Quanto aos jogadores, o Avançado Interior do lado direito ocupa mais o espaço interior libertado pelo CJ (ap.), enquando o Avançado Interior do lado esquerdo joga mais aberto para que o CJA aproveite o corredor interior entre o central e o lateral.

Por fim, quanto a instruções: Jogar a Partir da Defesa, Manter a Posse de Bola, Linha Defensiva Mais Subida, Marcação Apertada, Pressionar às Vezes (*), Defesa em Linha, Evitar Distribuição Curta do GR, Levar a Bola até à Área, Deambular das Posições, Ser Mais Expressivo (o tal aproveitamento dos atributos mentais e técnicos dos jogadores.)

Compartilhar este post

Link para o post

Como se têm safado aqui na posse? Neste momento comecei a experimentar um 4141 mas sinto que além de não chegar a ter muito posse, não terei muitas oportunidades, alguma ajuda?

G4k9InR.png?1

Formação:(Instruções - Além das que aparecem tenho pressionar muito mais, comprimento equilibrado, intensidade mais alta, defesa em linha e evitar distribuição curta do redes.)

X7UK2Ns.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Tens poucas oportunidades por causa da mentalidade mais reduzida do avançado e médios de função ofensiva. As mentalidades defensivas, juntamente com uma formação muito fluida, provocam isso mesmo: reduzem a mentalidade dos jogadores de ataque (avançados e funções e/ou tarefas atacantes) e aumentam a mentalidade dos jogadores defensivos (idem aspas), portanto, verticalmente tens os jogadores todos demasiadamente juntos, o que facilita bastante a tarefa dos adversários quanto a tua equipa está em organização ofensiva. Defensivamente pode ser útil, porque tens a equipa mais coesa, com as linhas / sectores mais juntas (os). Uma opção para dar maior dinâmica à equipa ofensivamente será recorrer a Deambular das Posições, de forma a que os jogadores tenham maior liberdade para abandonar as suas posições de origem, arrastarem marcações e abrirem / criarem espaços. Claro que esta opção também acarreta maiores perigos em transição defensiva.

O 4141 entende-se, é o posicionamento defensivo que a equipa vai procurar assumir. A partir daqui a ideia será atribuir funções e tarefas que posicionem a equipa em 433 / 4231 / 343 / 2323 / 361, enfim, o esquema é bastante versátil, na medida em que se por um lado proporciona uma maior segurança defensiva pelo posicionamento de base dos jogadores, por outro, há ofensivamente uma grande variedade de opções disponíveis. No entanto, pelas escolhas que fizeste repara com o teu lado direito é bastante débil defensivamente: um lateral que funciona como um extremo, um médio posicionado à sua frente que abandona a sua posição e um médio centro do lado direito também não dá cobertura. Por isso, desde logo, devias trocar as funções dos teus MC e o CJR deveria ocupar o lado direito pois é um médio muito mais posicional e protege-te mais a equipa no momento da perda da bola.

A Linha Defensiva deve ser alta para retirar espaço aos adversários, caso contrário, utilizando a linha defensiva automática associada à mentalidade convém que os centrais estejam em linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, como é possível recriar o lateral que entra por dentro, funcionando como um falso médio? Acho que já experimentei todas as opções e não é possível...falha minha ou impossibilidade do MJ? :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Ja experimentaste um ala invertido?

Sim, foi logo a primeira opção, pelo que diz na descrição é o que mais se enquadra, porém, na prática não faz exatamente o que lá está escrito...

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tb concordo, a defender pode até funcionar como um defesa lateral como se diz na teoria mas a atacar funciona como box to box com instrução de fintar mais/chegar longe, resumindo isto dá-nos um buraco enorme na defesa, contra equipas pequenas é capaz de funcionar e mesmo assim ainda vais sofrendo uns golos da prache, contra grandes é cada contra ataque cada golo. Isto só deve funcionar com laterais na posição ao pé dos médios como organizadores abertos/medios alas.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

No FM passado os organizadores abertos até defendiam, neste está uma desgraça ahah

Os médios alas ainda não testei por acaso :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, como é possível recriar o lateral que entra por dentro, funcionando como um falso médio? Acho que já experimentei todas as opções e não é possível...falha minha ou impossibilidade do MJ? :smilie_cmpt:

O Ala Invertido aguarda que o seu comportamento em campo seja melhorado, actualmente não funciona como é indicado. A alternativa será um Ala em modo automático ou em apoio, com as instruções adequadas e movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, quais os movimentos preferidos adequados?

Pensei no: "vir para dentro a partir de ambos os corredores laterais quando surge essa oportunidade", mas acho que é um movimento com bola

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, quais os movimentos preferidos adequados?

Pensei no: "vir para dentro a partir de ambos os corredores laterais quando surge essa oportunidade", mas acho que é um movimento com bola

Sim, é um movimento com bola, mas a ideia é essa através de movimentos e instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, instruções num ala (mesmo a jogar a ala) até é simples de entender: encurtar linhas e cortar para dentro.

Os movimentos preferidos é que não estou a ver quais os adequados, penso que só existem movimentos com bola...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, instruções num ala (mesmo a jogar a ala) até é simples de entender: encurtar linhas e cortar para dentro.

Os movimentos preferidos é que não estou a ver quais os adequados, penso que só existem movimentos com bola...

Sem bola não há um movimento que indique ao jogador para ocupar zonas centrais, quanto muito podes mandar atacar o espaço entre o lateral e o central. Além disso, quando a equipa não tem a bola, os jogadores posicionam-se automaticamente mais perto uns dos outros (a largura é reduzida).

Compartilhar este post

Link para o post

Em todos os FM's, tento criar uma tatica ao estilo do Pep Guardiola e a partir dai, faço vários saves em varias equipas.

Está tatica foi testada no Porto e no Porto B. Com otimos resultados, ganhei tudo o que tinha para ganhar no Porto, e apostei nos jovens da formação, para tornar ainda mais difícil.

Escusado será dizer que, a tatica consiste em posse de bola e na consistência defensiva.

O modelo é este:

A formação é Muito Fluida e a Mentalidade varia entre Controlar,Contra atacar e Contenção, dependendo do momento do jogo.

edd16b8547627d0ad2f19bbb83e9c1be.png

SS de alguns jogos:

Final da Liga dos Campeões:

ceb260745fcb93664efa73565f81bbf9.png

vs Benfica na Luz:

09e415e80f2c1db16085a481d166ec06.png

vs Benfica no Dragão:

9e73f3f08ad61c5267164370bf035c0e.png

Média Posse de bola:

955e9beaee2a78344225fc3c45e34fc6.png

Com equipa B:

Classificação:

b40b3a7fbbdece061f56010e6549f5e4.png

Média Posse de bola:

3d17de7cbe5b15771c4c1b749e73f1ec.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bons números, já agora, quais são as instruções à equipa que dás? :compinchas:

O básico para um jogo de posse. Queres saber alguma instrução em especifico?

SS do jogo mais recente para o campeonato:

c723d1689278247b80396046f2276c26.png

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom! Usas muita largura?

Já agora, utilizas alguma instrução ao adversário? Boa continuação ahah :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom! Usas muita largura?

Já agora, utilizas alguma instrução ao adversário? Boa continuação ahah :handclap:

A largura está sem extremos, por mais que eu queira jogar com muita largura, não saía beneficiado com essa função.

Instruções ao adversário está assim:

8e626d689419cedd03be9f58bef9e68a.png

5220537b69a19353bbbe15b9981e63aa.png

Final do campeonato de mundo de clubes:

20304a9132ff95ac117eae4b988dff31.png

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo é este:

A formação é Muito Fluida e a Mentalidade varia entre Controlar,Contra atacar e Contenção, dependendo do momento do jogo.

edd16b8547627d0ad2f19bbb83e9c1be.png

Parabéns pelo trabalho.

Vendo a tactica e imaginando como deve ser o jogo praticado, pergunto-te se é possível baixar os defesas laterais a fim de se fazer uma linha de 4... é que gostava de experimentar no meu dartford e os laterias que tenho podem jogar nessas posições embora os suplentes não lol. Se sim, quais as indicações ou basta mudar com o rato, gravar com outro nome e já está?!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...