Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM16] Desafio Tático Pep Guardiola

Publicações recomendadas

Por agora estou assim e confortável, posse de bola média anda pelos 68%, toda a largura para abrir bem os adversários e aproveitar os corredores interiores que, basicamente, era uma das ideias-base do Guardiola no Barcelona (e no Bayern, apesar dos diferentes esquemas tácticos).

abKqC3Oaff.png

Como tens a temporização? Eu dei-me bem no FC Porto a jogar quase como tu jogas, com temporização em "mais alto". Uso, também, "Fluido" como filosofia, estou satisfeito com a exploração de espaços e ligação entre sectores.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tens a temporização? Eu dei-me bem no FC Porto a jogar quase como tu jogas, com temporização em "mais alto". Uso, também, "Fluido" como filosofia, estou satisfeito com a exploração de espaços e ligação entre sectores.

Começo com mais baixa, mas sempre passível de ser alterada consoante a necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não torna a tua equipa mais previsível?

Eu pessoalmente não gosto de jogar com temporização abaixo de 10 valores (de 0 a 20, como nos bons velhos sliders).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não torna a tua equipa mais previsível?

Eu pessoalmente não gosto de jogar com temporização abaixo de 10 valores (de 0 a 20, como nos bons velhos sliders).

Actualmente não existe 10 valores :) tens que esquecer isso dos sliders.

Normalmente, a circulação deveria ser relativamente rápida e com menor risco: a segunda parte pode ser proporcionada com uma mentalidade mais baixa; a primeira é proporcionada por uma mentalidade mais alta e como a uso, reduzo a intensidade para proporcionar mais tempo aos jogadores para decidirem melhor. Consoante as vicissitudes do jogo, altero o que for necessário.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe mas dá para perceber onde quero chegar, por exemplo quando uso mentalidade Atacante não ponho a temporização mais alta porque, nesse caso, a temporização normal já é relativamente alta.

São poucas as ocasiões onde ponho a temporização mais baixa (mesmo em Atacante), mas já reparei que, juntamente com o "Mais Expressivo", ajuda a desbloquear defesas.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

T_cticas_Vista_Geral.jpg

T_cticas_Vista_Geral_2.jpg

Calend_rio_Calend_rio_S_nior.jpg

alguma sugestão? até tava a começar bem a época, mas depois tem sido só empates e derrotas

Compartilhar este post

Link para o post

SLB_P_Ferreira_Selec_o_de_Equipa_do_SLB_Vis.png

SLB_P_Ferreira_Selec_o_de_Equipa_do_SLB_Vis.png

Calend_rio_Calend_rio_S_nior_2.png

Neste momento estou a jogar assim e o que acontece é que a equipa tem a bola, circula bem a bola tudo bonito mas na hora de fazer golo parece que andam a pisar ovos :cadeirada:

Defensivamente também estão um pouco lentos :estrelas:

O que acham que deva mudar para melhorar isso? :angry:

Agradeço desde já a ajuda.

Editado por TrafalgarLaw

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentar o ritmo de jogo, passar o AI para tarefa de ataque, tudo depende do que acontece em que cada jogo.

Por acaso já reparei que se usar um AI a atacar ou mesmo os dois a coisa melhora mas quando aumento o ritmo do jogo parece que fica tudo trapalhão e começam a mandar bolas para os pardais --"

Depois há o problema defensivo, por vezes sofro bolas nas costas da defesa isto no campeonato português então na Champions é por demais.

Compartilhar este post

Link para o post

e o modelo do JJ não é posse também?

Eu não li isto :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não li isto :facepalm:

ele há tempos não falou qualquer coisa sobre o Pep e sobre o Cruyff? e acho que já vi jogos do SCP este ano com 60% de posse ou acima... daí a dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

Guardiola iniciou sua trajetória gloriosa à frente do Barcelona, como técnico, com um time ofensivo. Mas não tão brilhante como o atual. De início, manteve o 4-3-3 de seu antecessor, Frank Rijkaard. Com o tempo, foi moldando o time ao seu modo. Do 4-3-3 clássico culé para o 4-2-3-1, enfim centralizando Messi, que antes não saía da ponta-direita. Hoje, há três temporadas na área técnica do Camp Nou, se baseia em uma de suas maiores inspirações profissionais: o holandês Johan Cruyff, ex-jogador e técnico do time.

A começar pelo 3-4-3 adotado recentemente. O primeiro time a obter sucesso jogando com esse desenho tático foi justamente o Barcelona de Cruyff, o famoso “Dream Team”, do qual o próprio Guardiola fez parte. O equilíbrio entre as mais diversas zonas do campo encantava todo o mundo. E inspira Guardiola até hoje. Tanto é que, desde que testou o novo esquema tático, não sentiu falta do 4-3-3, o desenho anterior da equipe.

A outra inspiração “cruyffiana” vem da Holanda de 74. Nenhum time do futebol conseguiu se movimentar tanto como os autores do “Futebol Total”. No Barcelona da década de 90, Cruyff tentou reproduzir aquela seleção. Quase conseguiu. Mas faltou planejamento e um material humano melhor, já que as noções de inversões de posição e improvisações não eram bem assimiladas por todos.

https://boleiragemtatica.wordpress.com/2011/12/18/as-influencias-de-cruyff-no-time-de-guardiola/

Compartilhar este post

Link para o post

Jorge Jesus teimava em utilizar o Barcelona de Johan Cruyff como referência para tudo.

O atual treinador do Benfica passou um mês na Catalunha a observar o trabalho do homólogo holandês, em 1993, e abraçou a metodologia. Fiel a conceitos inovadores em Portugal, conduziu o Felgueiras ao escalão principal e surpreendeu na primeira volta do campeonato.

«Ele era um apaixonado por Cruyff e pelo futebol do Barcelona. Então, todo o trabalho era feito na lógica do Barcelona, eram apresentados os nomes dos jogadores do Barça e substituídos pelos nossos nomes», explica Avelino, então guarda-redes da formação nortenha, ao Maisfutebol.

http://www.maisfutebol.iol.pt/quando-jesus-usava-conceicao-num-felgueiras-a-barcelona

Compartilhar este post

Link para o post

Guardiola iniciou sua trajetória gloriosa à frente do Barcelona, como técnico, com um time ofensivo. Mas não tão brilhante como o atual. De início, manteve o 4-3-3 de seu antecessor, Frank Rijkaard. Com o tempo, foi moldando o time ao seu modo. Do 4-3-3 clássico culé para o 4-2-3-1, enfim centralizando Messi, que antes não saía da ponta-direita. Hoje, há três temporadas na área técnica do Camp Nou, se baseia em uma de suas maiores inspirações profissionais: o holandês Johan Cruyff, ex-jogador e técnico do time.

A começar pelo 3-4-3 adotado recentemente. O primeiro time a obter sucesso jogando com esse desenho tático foi justamente o Barcelona de Cruyff, o famoso “Dream Team”, do qual o próprio Guardiola fez parte. O equilíbrio entre as mais diversas zonas do campo encantava todo o mundo. E inspira Guardiola até hoje. Tanto é que, desde que testou o novo esquema tático, não sentiu falta do 4-3-3, o desenho anterior da equipe.

A outra inspiração “cruyffiana” vem da Holanda de 74. Nenhum time do futebol conseguiu se movimentar tanto como os autores do “Futebol Total”. No Barcelona da década de 90, Cruyff tentou reproduzir aquela seleção. Quase conseguiu. Mas faltou planejamento e um material humano melhor, já que as noções de inversões de posição e improvisações não eram bem assimiladas por todos.

https://boleiragemtatica.wordpress.com/2011/12/18/as-influencias-de-cruyff-no-time-de-guardiola/

A percentagem de posse de bola não tem directamente a ver com o modelo x ou y, é simplesmente e neste caso uma consequência do modelo. Depois, é preciso não esquecer que o Guardiola adoptou as ideias do Cruyjff e de outros por considerar que o Barcelona defendia muito mal, logo o modelo começa desde logo por ser defensivo. Por oposição, o JJ evoluiu de outra forma pois perante a enorme agressividade ofensiva que o Benfica tinha, também descurava o processo defensivo ou, pelo menos, expunha-se excessivamente. Era (e falo do Benfica da 1ª época do JJ) uma equipa com enorme ritmo de jogo e bastante vertical.

Compartilhar este post

Link para o post

alguma sugestão? até tava a começar bem a época, mas depois tem sido só empates e derrotas

com avançados interiores é melhor usar alas, sobe a linha defensiva para reduzir os espaços ao adversário (tens bons jogadores, logo o risco de bolas nas costas é mais reduzido), podes baixar a mentalidade para promover a circulação de bola mais atrás, ou subi-la para aumentar a largura de jogo e a urgência nas decisões, tudo depende dos jogos. E convém observá-los :)

Compartilhar este post

Link para o post

só uma coisa que ainda não percebi, Altamente Estruturado, Estruturado, Fluido ou Muito Fluido? qual deles para jogar em posse?

Compartilhar este post

Link para o post

só uma coisa que ainda não percebi, Altamente Estruturado, Estruturado, Fluido ou Muito Fluido? qual deles para jogar em posse?

Lê isto Clique aqui . As coisas publicam-se aqui para serem lidas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Tenho jogado assim... as % de posse de bola são sempre acima de 65%, e até estava a correr bem....mas depois quebrou! Ajudas?

Depende do que provocou a quebra, por isso é que convém observar os jogos.

De qualquer modo, essa posse de bola é passiva, no sentido de apenas deixar passar tempo dado um ritmo de jogo tão baixo, portanto, os adversários têm a tarefa bastante facilitada. O facto de deixares tanto espaço nas alas, também ajuda.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que provocou a quebra, por isso é que convém observar os jogos.

De qualquer modo, essa posse de bola é passiva, no sentido de apenas deixar passar tempo dado um ritmo de jogo tão baixo, portanto, os adversários têm a tarefa bastante facilitada. O facto de deixares tanto espaço nas alas, também ajuda.

Penso que é necessário das rotatividade, porque houve alguns jogadores descontentes. Só se for disso...

Mas relativamente à tática? Mudavam algo?

Como é que podia resolver esses dois problemas?

Quanto às instruções tenho tudo a vermelho na pressão e desarme agressivo, pois quero sempre que a equipa tente rápido recuperar a bola! E tenho para jogarem sempre para o pé mais fraco!

Editado por pedrocairrao

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que é necessário das rotatividade, porque houve alguns jogadores descontentes. Só se for disso...

Mas relativamente à tática? Mudavam algo?

Como é que podia resolver esses dois problemas?

Quanto às instruções tenho tudo a vermelho na pressão e desarme agressivo, pois quero sempre que a equipa tente rápido recuperar a bola! E tenho para jogarem sempre para o pé mais fraco!

Aumentar o ritmo de jogo para a circulação de bola ser mais rápida, claro, e jogar com mais largura para obrigar o adversário também a estender-se.

Compartilhar este post

Link para o post

vi este video onde Thierry Henry explica o porque dele jogar aberto no Barcelona e achei interessante para quem gosta de posse de bola, para criar espaço

Compartilhar este post

Link para o post

vi este video onde Thierry Henry explica o porque dele jogar aberto no Barcelona e achei interessante para quem gosta de posse de bola, para criar espaço

Passando esses 3p's para o jogo, tem que haver uma exploração de jogo no meio certo? tendo em conta que os AI estão sempre abertos e assim que se abrem espaços e' que entram para o meio..tou correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...