Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kanye

Sá Pinto deixa o comando técnico do Belenenses

Publicações recomendadas

Descartes,

Ok, não deve servir de desculpa mas é natural que a sobrecarga de jogos prejudique no campeonato. Por algum motivo rara é a equipa (tirando os 3 grandes e Braga) que se qualifica para as CE em dois anos seguidos.

Condições para lutar pelo 5º lugar significa o quê? Que têm o quinto melhor plantel do campeonato? Pois, é que Guimarães, Maritimo, Nacional e Rio Ave também têm bons plantéis. Acho que vocês têm boa equipa mas se ficarem num 8º/9º lugar não se pode dizer que é um fracasso face aos vossos recursos.

Eu vi 2/3 jogos do Belenenses esta época. E fiz essa ressalva no meu primeiro comentário, que "estava a ver de fora". Acredito que a qualidade de jogo seja má mas qualificar a campanha europeia como "pouco mais que sofrível" parece-me bastante injusto. Não tinham obrigação de ganhar aos polacos e a derrota como a Fiore foi normal. No entanto, aceito que "como" se perde têm muita influência.

Em resumo, ou o Sá Pinto pegava de estaca ou não haveria tolerância para uma série menos positiva. Se fosse um treinador aceite pela massa adepta provavelmente não haveria essa contestação que, supostamente, foi o motivo que levou à saída do gajo.

Ah, só para acrescentar que não considero o Sá Pinto um bom treinador. O meu ponto é que os resultados não eram assim tão maus ao ponto de terem que trocar de treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpar resultados internos com a presença europeia é só isso. Uma desculpa. Por um lado não há dados concretos que comprovem essa teoria. Muito pelo contrário não faltam exemplos de boas carreiras europeias acompanhadas por boas prestações internas.

Vamos lá ver.

Guimarães

2002/2003 - 4º lugar

2003/2004 - Nesta altura do campeonato nem 10 pontos tinha. Com 5 ou 6 jornadas tinha 1 ponto. Acabou em 14º

2004/2005 - Guimarães 5º lugar

2005/2006 - Desceu.

Paços de Ferreira

2006/2007 - 6º lugar, tentou ir à Europa levou no pelo.

2007/2008 - Só não desceu porque o Boavista sofreu um ataque maléfico das forças do mal.

2012/2013 - 3º lugar

2013/2014 - PlayOff despromoção.

E estes eram os casos que fui ver porque me lembrava, certamente aqui para o meio há mais qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá ver.

Guimarães

2002/2003 - 4º lugar

2003/2004 - Nesta altura do campeonato nem 10 pontos tinha. Com 5 ou 6 jornadas tinha 1 ponto. Acabou em 14º

2004/2005 - Guimarães 5º lugar

2005/2006 - Desceu.

Paços de Ferreira

2007/2008 - Só não desceu porque o Boavista sofreu um ataque maléfico das forças do mal.

2012/2013 - 3º lugar

2013/2014 - PlayOff despromoção.

E estes eram os casos que fui ver porque me lembrava, certamente aqui para o meio há mais qualquer coisa.

:lol:

Convém verificar porque motivo isso aconteceu. Colocar os segundos dados do Paços é ridículo e só prova que isso é areia para os olhos das pessoas.

Já agora, gostava que me desses os dados das equipas técnicas que conseguiram o apuramento e as equipas técnicas que começaram a época seguinte. Peço também as vendas e compras de jogadores.

Se quiseres fazer uma análise como deve ser, arranja isso.

É que não é preciso recuar muitos anos para se provar o contrário, o Estoril manteve a equipa técnica e o núcleo duro da equipa que foi à Europa no 1º ano e conseguiu estar nas competições europeias e voltar a qualificar-se.

Mas boa tentativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo,

O Estoril não manteve o núcleo duro. Pelo contrário, até perdeu bastantes jogadores. Licá, Vitória, C.Eduardo, Jefferson...

Boa, arranjaste um exemplo de uma equipa que conseguiu manter o nível depois do apuramento para as CE. Engraçado que só arranjaste um. Porquê? Porque raramente (ou seja, também acontece) essa situação se verifica. Não é uma "boa tentativa", é apresentar factos e depois cada um tira as suas próprias conclusões.

Agora se queres fazer um estudo aprofundado dos motivos que levam a que isso ocorra... Epá peço desculpa mas não tenho capacidades para isso :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes,

Ok, não deve servir de desculpa mas é natural que a sobrecarga de jogos prejudique no campeonato. Por algum motivo rara é a equipa (tirando os 3 grandes e Braga) que se qualifica para as CE em dois anos seguidos.

Condições para lutar pelo 5º lugar significa o quê? Que têm o quinto melhor plantel do campeonato? Pois, é que Guimarães, Maritimo, Nacional e Rio Ave também têm bons plantéis. Acho que vocês têm boa equipa mas se ficarem num 8º/9º lugar não se pode dizer que é um fracasso face aos vossos recursos.

Eu vi 2/3 jogos do Belenenses esta época. E fiz essa ressalva no meu primeiro comentário, que "estava a ver de fora". Acredito que a qualidade de jogo seja má mas qualificar a campanha europeia como "pouco mais que sofrível" parece-me bastante injusto. Não tinham obrigação de ganhar aos polacos e a derrota como a Fiore foi normal. No entanto, aceito que "como" se perde têm muita influência.

Em resumo, ou o Sá Pinto pegava de estaca ou não haveria tolerância para uma série menos positiva. Se fosse um treinador aceite pela massa adepta provavelmente não haveria essa contestação que, supostamente, foi o motivo que levou à saída do gajo.

Ah, só para acrescentar que não considero o Sá Pinto um bom treinador. O meu ponto é que os resultados não eram assim tão maus ao ponto de terem que trocar de treinador.

Conversa... A sobrecarga de jogos tem as costas largas mas não explica levar 6 secos do Benfica, 4 da Fiorentina, do Porto e do Braga, 3 do V. Setúbal em casa, ser eliminado pelo Portimonense com 3 golos sofridos, sofrer outros 3 em casa com o Rio Ave e levar mais 4 agora da Académica.

Condições para lutar pelo 5º lugar significa andar por lá em termos de tabela classificativa não é andar no 13º lugar. Ficar em 8º ou 9º tanto pode ser bom como pode ser um fracasso, depende do contexto. Andar a lutar pela permanência é que não é bom de certeza.

Não ter obrigação é uma coisa. Dizer que uma campanha foi boa porque se perderam e empataram jogos em que não havia obrigação de ganhar é outra. Para mim boa campanha seria se o Belenenses tivesse ganhado jogos em que não estava obrigado a ganhar. E isso só aconteceu em Basileia. Foi insuficiente para poder ser considerada uma boa campanha.

Paços de Ferreira

:lolada:

Bandidos dos holandeses do AZ que obrigaram os moços de Paços de Ferreira a trabalhos forçados nos 2 jogos que disputaram contra eles cansando-os tanto que durou toda a época...

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo,

O Estoril não manteve o núcleo duro. Pelo contrário, até perdeu bastantes jogadores. Licá, Vitória, C.Eduardo, Jefferson...

Boa, arranjaste um exemplo de uma equipa que conseguiu manter o nível depois do apuramento para as CE. Engraçado que só arranjaste um. Porquê? Porque raramente (ou seja, também acontece) essa situação se verifica. Não é uma "boa tentativa", é apresentar factos e depois cada um tira as suas próprias conclusões.

Agora se queres fazer um estudo aprofundado dos motivos que levam a que isso ocorra... Epá peço desculpa mas não tenho capacidades para isso :wink:

Na mesma situação do Belenenses nos últimos 10 anos tivemos estas equipas.

Nacional

2008/09 - 4º lugar

2009/10 - 7º lugar a 2 pontos das competições europeias

Paços

2012/13 - 3º lugar

2013/14 - 15º lugar

Marítimo

2011/12 - 5º lugar

2012/13 - 10º lugar a 7 pontos das competições europeias

Estoril

2012/13 - 5º lugar

2013/14 - 4º lugar

2014/15 -12º lugar

Agora vamos analisar as mudanças.

Em 2008/09 o Nacional apura-se para as competições europeias treinados por Manuel Machado que se mantém em 2009/10 e falha o apuramento para as competições europeias porque decide empatar os últimos 3 jogos do campeonato estupidamente e perder o seu lugar europeu.

O Paços em 2012/13 apura-se para as competições europeias treinado por Paulo Fonseca. No ano seguinte começa a época treinado por Costinha, sendo que passaram ainda mais 2 treinadores pelo Paços nesse mesmo ano (Jorge Costa e Henrique Calisto). Acabaram a disputar o playoff de despromoção.

O Marítimo apura-se em 2011/12 para as competições europeias comandado por Pedro Martins que se mantém na época seguinte fazendo depois um 10º lugar no campeonato.

O Estoril em 2012/13 treinado por Marco Silva apura-se para as competições europeias. No ano seguinte começa a época sob o comando do mesmo treinador, e além de disputar a fase de grupos volta a apurar-se para as competições europeias.

Em 2014/15 troca de treinador e terminam no 12º lugar.

Mas podemos analisar ainda mais, o Nacional da Madeira em 2009/10 (ano em que disputa a fase de grupos da LE e mantém o treinador) na 13ª jornada encontrava-se em 4º lugar.

O Paços de Ferreira em 2013/14 (ano em que disputa a fase de grupos da LE e o treinador é diferente) na 13ª jornada encontrava-se em último.

O Marítimo em 2012/13 (ano em que disputa a fase de grupos da LE e o treinador é o mesmo) na 13ª jornada encontrava-se em 9º lugar.

O Estoril em 2013/14 (ano em que disputa a fase de grupos da LE e o treinador é o mesmo) na 13ª jornada encontrava-se em 4º lugar.

O Estoril em 2014/15 (ano em que disputa a fase de grupos da LE e o treinador é diferente) na 13ª jornada encontrava-se em 11º lugar.

Portanto, não. Não existe uma relação directa entre quem disputa fase de grupos das competições europeias e maus resultados no campeonato. Existe sim uma relação directa entre incompetência, trocas de treinadores e consequentes maus resultados.

É perfeitamente possível disputar fases de grupos de provas europeias e manter o nível no campeonato, prova disso é que das 5 vezes que isso aconteceu, em 3 delas as equipas encontravam-se à 13ª jornada a lutar pelo apuramento para as competições europeias.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pobre argumentação, ele tem razão. O Belenenses não tem plantel para andar em tantas competições.

Compartilhar este post

Link para o post

Pobre argumentação, ele tem razão. O Belenenses não tem plantel para andar em tantas competições.

Pois. Deviamos desistir de algumas.

Espera... Já está. Das 4 que havia já desistimos de 3 antes do Natal. Falta só uma e se ficarmos em 8º ou 9º na que resta devemos fazer uma bela festa e agradecer ao Sá Pinto coração de leão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pois. Deviamos desistir de algumas.

Espera... Já está. Das 4 que havia já desistimos de 3 antes do Natal. Falta só uma e se ficarmos em 8º ou 9º na que resta devemos fazer uma bela festa e agradecer ao Sá Pinto coração de leão.

Os Belenenses, crónico candidato a ganhar competições ou a chegar longe nas mesmas.

A diferença entre o Belenenses e o Vit.Setúbal por exemplo que todos apregoam estar a fazer um grande campeonato é de ... 5 pontos. A diferença é que o Belenenses tem um calendário muito melhor. Se o Belenenses chegasse ao final da primeira volta em 5/6/7º e com a fase de grupos que fez estava uma época muito boa para o plantel que têm.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

E estou eu a esgrimir argumentos com um adepto de um clube que despediu um treinador depois da conquista da Taça de Portugal por justa causa por não ter vestido a fatiota certa... E muitos dos adeptos (a maioria?) deram saltos de contente porque a equipa fazia muitos cruzamentos e eles não gostavam...

Nem sei o que lhe fariam se mamassem 4 golos jogo sim, jogo não...:roll:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ai é para jogar ao "adepto do clube que"? Consegues fazer melhor, vá lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E o Braga desde, praí, 2005 ou 2006? Sempre com boas performances na Europa, e na Liga continuavam bem. Até quando fomos à final da Liga Europa e os jogadores já estavam com a cabeça nas eliminatórias finais, a equipa continuou a lutar pelo 3º lugar, que foi perdido na última jornada para o Sporting ;) Claro que me vais dizer que o Braga tem melhores condições para formar um plantel competitivo do que os outros clubes, mas nem sempre foi assim. É uma questão de competência, apenas e só.

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo,

Acho que fazer comparações "à 13ª jornada" não faz muito sentido. O que importa, como bem sabes, são os resultados finais.

O meu ponto mantém-se e nem preciso de ir ver os dados. Rara é a equipa que repete uma qualificação europeia.Foi apenas isso que referi, nem falei da competência de X ou Y. Não estou a dizer que isso se deve apenas à sobrecarga de jogos mas, obviamente, terá alguma influência. Provavelmente, o Sporting do Jardim não teria feito um campeonato tão bom se tivesse o desgaste da CE.

Descartes,

Boa campanha é ganhar os jogos que não estavam obrigados. Pobre Barcelona, nunca poderá fazer uma boa campanha, visto que é a "melhor equipa do mundo", logo terá que ganhar todos os jogos. Sinceramente, acho que nem tu próprio acreditas nisso.

O Arouca está em 9º lugar, com mais 3 pontos do que o Belenenses. Também está a lutar pela permanência?

Mas a melhor é essa do "já fomos eliminados de 3 competições". Como se o Belenenses fosse um clube que aspirasse a lutar por Títulos. Não me lembro de um único treinador, fora os 3 grandes, que fosse despedido por má campanha nas taças. Eu mantenho a minha opinião. Estão ligeiramente abaixo das expectativas no campeonato mas não vejo uma situação tão insustentável ao ponto de levar a que o treinador se demita. Isto em termos de resultados, uma vez que não conheço a qualidade de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas a defender o Sá Pinto porque o Belenenses não consegue mais :lol:

Espero que decidam bem desta vez, merecem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mantenho a minha opinião. Estão ligeiramente abaixo das expectativas no campeonato mas não vejo uma situação tão insustentável ao ponto de levar a que o treinador se demita. Isto em termos de resultados, uma vez que não conheço a qualidade de jogo.

Pois, esse é que é o problema.

Os resultados estão abaixo do esperado e a qualidade de jogo é terrível, portanto é óbvio que tinha de ir para a rua.

Compartilhar este post

Link para o post

É natural que uma equipa que se apure para a Liga Europa se vá um pouco abaixo no ano seguinte, devido ao calendário mais apertado e ao entra-e-sai do plantel. É natural que se vá um pouco abaixo. Um pouco.

O Belenenses está em 13º lugar a 3 pontos da despromoção, tem 30 golos sofridos (mais 12 do que o Tondela) e tem apenas 3 vitórias, todas elas em casa contra o Moreirense, o Tondela e o União da Madeira. Fora de casa conseguiu...2 pontos. A boa campanha na Liga Europa é inegável, mas não desculpa o péssimo arranque da (ex) equipa de Sá Pinto.

Acredito que com um treinador minimamente competente podem subir vários lugares na classificação e lutar pelo 6º lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Até quando é que vão insistir nesta falácia? Não é verdade. Temos, sim. Claro que temos. Temos plantel para não perder com o Portimonense no último minuto, para não levar 3 do Vitória, 4 da Académica, perder vantagem de dois golos a 15 minutos o fim com o Rio Ave e com o Arouca; para não levar 6 do Benfica and so on. Temos jogadores para muito mais que esta miséria. Está à vista de todos o futebol que o Belenenses praticava. As 3 vitórias que temos foram conseguidas frente a clubes ainda piores. Muito simples. Não é por repetirem uma mentira muitas vezes que passa a ser verdade.

Fala-se do Couceiro... :lol: . Se ele viesse, merecíamos descer. Simples. É dos piores treinadores que anda para aí e quando esteve cá fez um trabalho mais que miserável. Porém, a mais forte hipótese é ser estrangeiro.

EDIT: Ok, não vai ser o Couceiro. Estrangeiro será.

EDIT2: Segundo o Record, Julio Velásquez é o eleito. Não conheço.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que me vais dizer que o Braga tem melhores condições para formar um plantel competitivo do que os outros clubes, mas nem sempre foi assim. É uma questão de competência, apenas e só.

Melhores condições? Tem é uma boa câmara, tem um bom patrocinio num estádio que nem é deles... Depois ainda vêm os outros falar de concorrência desleal...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a fazer um bom trabalho no Bétis antes de ter sido despedido pelo novo presidente, o ano passado. Estavam em 6º lugar aquando da sua saída.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...